A História de Elon Musk





Infográfico feito por engrandece.com





Elon Musk Acelerando o Futuro Existem empreendedores que mudam mercados e existem empreendedores que mudam o mundo. Elon Musk se encontra na intersecção entre esses dois grupos. Elon Reeve Musk nasceu em 28 de junho de 1971 em Pretória, na África do Sul. Desde criança Musk amava ler sobre praticamente qualquer tema e devorava livros sobre qualquer coisa que">





Infográfico feito por engrandece.com





Elon Musk Acelerando o Futuro Existem empreendedores que mudam mercados e existem empreendedores que mudam o mundo. Elon Musk se encontra na intersecção entre esses dois grupos. Elon Reeve Musk nasceu em 28 de junho de 1971 em Pretória, na África do Sul. Desde criança Musk amava ler sobre praticamente qualquer tema e devorava livros sobre qualquer coisa que">[Infográfico] A História de Elon Musk – Engrandece.com

[Infográfico] A História de Elon Musk

[Infográfico] A História de Elon Musk 1

Gostou da história de Elon Musk?
Compartilhe este infográfico no seu site!

Elon Musk
Acelerando o Futuro

Existem empreendedores que mudam mercados e existem empreendedores que mudam o mundo. Elon Musk se encontra na intersecção entre esses dois grupos.

Elon Reeve Musk nasceu em 28 de junho de 1971 em Pretória, na África do Sul. Desde criança Musk amava ler sobre praticamente qualquer tema e devorava livros sobre qualquer coisa que chamasse sua atenção.

Aos 10 anos Elon teve contato com um dos melhores computadores dos anos 80: um Commodore VIC-20. Espantado com as possibilidades, Musk dedicou toda a sua energia para aprender a programar na linguagem BASIC, a linguagem de programação base de todo o sistema operacional do computador.

Em menos de uma semana Musk conseguiu dominar toda a linguagem e em pouco espaço de tempo, fez um teste de aptidão de programação pela IBM. O seu resultado foi um dos maiores que a empresa já tinha visto, sendo que o teste era o mesmo aplicado em adultos.

Com 11 anos de idade Elon Musk conseguiu programar um jogo por completo. O jogo “Blast” foi um dos primeiros produtos que Elon colocou no mercado.

Nos anos 90 Elon decidiu sair do seu país de origem e foi para o Canadá. Lá ele passou por vários empregos até entrar na universidade.

Após dois anos cursando a faculdade, Musk pediu e conseguiu transferência para a Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Quando estava nos Estados Unidos, Elon chegou a realizar estágios em empresas do Vale do Silício e gostou muito daquela região.

Por isso, dois anos após se formar na faculdade, Musk e seu irmão se mudaram para o Vale do Silício e decidiram empreender.

A ideia inicial da empresa, a Zip2, era criar uma espécie de páginas amarelas digital, onde qualquer pessoa com acesso à internet poderia visualizar vários negócios e empresas que solucionassem seus problemas.

Com muitas dificuldades, a empresa foi evoluindo e atraindo investidores. Em 1999, a Compaq comprou a Zip2 por mais de U$300 milhões. A venda deixou Elon Musk com U$22 milhões.

Naquela época, todas as transações financeiras eram feitas através de meios físicos. Observando esse fato, Musk decidiu investir seu dinheiro para empreender no mundo das transações financeiras.

Inicialmente fundada como X.com, a empresa se fundiu com sua maior concorrente e em 2001 mudou o nome para PayPal.

Em 2002 a empresa PayPal foi vendida para o eBay por U$1.5 bilhão e Musk saiu do negócio com U$250 milhões.

Ainda em 2002, Musk investiu U$100 milhões do próprio bolso e fundou a SpaceX, uma empresa com foco na construção de foguetes que visa baratear as viagens espaciais. Porém, o grande intuito da SpaceX e a missão de Elon é levar o homem a colonizar Marte.

Em 2003, uma empresa chamada Tesla Motors foi criada, não por Musk, mas por empreendedores que chegaram até ele solicitando investimento. Elon investiu U$6.5 milhões e se tornou presidente e maior acionista da companhia que constrói carros elétricos.

Em 2006, Elon Musk se tornou o maior acionista de uma empresa chamada SolarCity, criada por seus primos. A SolarCity instala painéis solares e naquele momento havia atingido valor de mercado bilionário após se tornar a maior instaladora dos Estados Unidos.

Apesar de muitas dificuldades, tanto na SpaceX como na Tesla, mesmo gastando muito dinheiro e não entregando os produtos anunciados, Musk e suas empresas conseguiam avançar a passos lentos no desenvolvimento das tecnologias.

No entanto, em 2008, Elon se deparou com grandes problemas. Além da crise financeira que atingiu o mundo naquele ano, a Tesla precisava de um investimento muito maior para que sobrevivesse não só à crise, como também para conseguir manter a sua própria produção, que havia encarecido mais do que o dobro.

Para completar, a SpaceX tinha falhado em 2 lançamentos de foguetes ao espaço, o que tirou toda a credibilidade da empresa perante o mercado, credibilidade que praticamente já não existia.

Aquele período da vida de Elon Musk foi marcado por uma intensa busca de equilíbrio financeiro aliada à batalha para manter a sua credibilidade.

Com a mentalidade de sobreviver à escassez, tudo o que a Tesla não precisava era cortado. Só que, mesmo com os cortes e com outros vários ajustes, a Tesla não conseguia se manter financeiramente saudável. Então, em uma atitude desesperada, Elon Musk pegou U$40 milhões emprestados da SpaceX e injetou na Tesla.

Foi aí que, após quase quebrar, a Tesla começou a se erguer vendendo o seu primeiro carro, o Roadster. Enquanto isso, a SpaceX, que tinha conseguido lançar o seu primeiro foguete na quarta tentativa, fechou uma parceria com a NASA por U$1.2 bilhão.

É difícil explicar com exatidão, porém podemos supor que a característica de Elon Musk em arriscar tudo foi o que transformou os ânimos do mercado financeiro em relação às suas empresas.

Em toda a história, pouquíssimas pessoas conseguiram fazer algo parecido. Musk assumiu altíssimos riscos e colheu altíssimas recompensas.

Atualmente, as 3 principais empresas de Elon Musk são mundialmente reconhecidas e apresentam notável sucesso.

Musk ainda está à frente do sistema de transporte de alta velocidade chamado Hyperloop, da empresa de pesquisa em inteligência artificial sem fins lucrativos OpenAI, da Neuralink, uma empresa de inicialização de neurotecnologia, e da empresa The Boring Company.

Frases de Elon Musk

  1. “As pessoas trabalham melhor quando sabem qual o objetivo e porquê. É importante que as pessoas trabalhem e realmente gostem disso.”
  2. “A vida é curta demais para desentendimentos de longo prazo.”
  3. “Algumas pessoas não gostam de mudanças, mas você precisa abraçar a mudança se a alternativa for desastrosa.”
  4. “Se você se levantar de manhã e pensar que o futuro será incrível, terá um dia brilhante. Caso contrário, não o terá.”
  5. “Quando algo é importante o suficiente, você o faz, mesmo se as chances não estiverem a seu favor.”
  6. “As pessoas devem perseguir aquilo pelo que são apaixonadas. Isso as tornará mais felizes do que qualquer outra coisa.”
  7. “Quando eu estava na faculdade, queria estar envolvido em coisas que mudariam o mundo.”
  8. “Qualquer produto que precise de um manual para funcionar está malfeito.”
  9. “Fracasso é uma possibilidade por aqui. Se as coisas não estão fracassando, você não está inovando o suficiente.”
  10. “Se você fizer um retrospecto, o que damos por certo hoje pareceria mágico há centenas de anos – ser capaz de conversar com pessoas a longas distâncias, transmitir imagens, voar, acessar grandes quantidades de dados como um oráculo. Todas essas coisas seriam consideradas mágicas, algumas centenas de anos atrás.”

Gostou da história de Elon Musk? Você também pode gostar da história de Michael Jordan.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket