A História de Henry Ford





Infográfico feito por engrandece.com





Henry Ford Cavalos Mais Rápidos Henry Ford é um dos homens mais conhecidos do mundo e, certamente, um dos mais influentes e importantes de toda a humanidade. Ford não só revolucionou o mundo automotivo, como também deixou uma marca que permanece até os dias de hoje em qualquer empresa que faça produção de bens em massa. Foi com Ford">





Infográfico feito por engrandece.com





Henry Ford Cavalos Mais Rápidos Henry Ford é um dos homens mais conhecidos do mundo e, certamente, um dos mais influentes e importantes de toda a humanidade. Ford não só revolucionou o mundo automotivo, como também deixou uma marca que permanece até os dias de hoje em qualquer empresa que faça produção de bens em massa. Foi com Ford">[Infográfico] A História de Henry Ford – Engrandece.com

[Infográfico] A História de Henry Ford

A História de Henry Ford

Gostou da história de Henry Ford?
Compartilhe este infográfico no seu site!

Henry Ford
Cavalos Mais Rápidos

Henry Ford é um dos homens mais conhecidos do mundo e, certamente, um dos mais influentes e importantes de toda a humanidade.

Ford não só revolucionou o mundo automotivo, como também deixou uma marca que permanece até os dias de hoje em qualquer empresa que faça produção de bens em massa.

Foi com Ford que o mundo conheceu a linha de montagem, assim como a padronização de equipamentos e dos processos de fabricação.

Henry Ford nasceu em 30 de julho de 1863 em Dearborn, Michigan, Estados Unidos, em uma família rural com poucas condições financeiras.

Seu primeiro contato com a engenharia e com a mecânica foi na própria fazenda do pai, onde Henry costumava consertar e melhorar significativamente o funcionamento de várias máquinas a vapor.

Aos 12 anos de idade Ford se deparou com a primeira máquina a vapor com rodas e assim ele começou a estudar os carros automotores.

Em 1879, com 16 anos de idade, Ford se mudou para a cidade de Detroit e começou a trabalhar como aprendiz de operador de máquinas.

Aos 19 anos Henry Ford foi trabalhar na Companhia Westinghouse consertando e montando máquinas automotoras a vapor.

Em 1885, com 22 anos, Ford trabalhou como mecânico nas oficinas da Eagle Motors Work e começou a desenvolver interesse pelos motores a explosão.

Em 1887 Ford construiu seu primeiro motor a explosão, que era movido por gasolina.

Em 1888 Henry Ford se casou com Clara Jane Bryant e, 5 anos depois, em 1893, nasceu o primeiro e único filho de Henry Ford, Edsel Bryant Ford.

Em 1890 Ford foi contratado pela prestigiada Edison Illuminating Company, a famosa empresa que Thomas Edison fundou, como engenheiro maquinista.

Em 1893 Henry Ford se tornou engenheiro chefe da empresa de Edison e foi a partir daquele momento que tudo começou a acontecer.

Como engenheiro chefe de uma das maiores empresas da cidade, Ford passou a ter capital e tempo para se dedicar aquilo que mais amava.

Em 1896 Ford construiu o chamado Quadriciclo, um veículo movido por um motor a gasolina que se tornou o embrião dos carros automotivos. O modelo foi criado a partir de rodas de bicicleta e de um motor de trator.

Em 1899 Henry Ford deu início a sua primeira aventura empreendedora sendo um dos fundadores da Detroit Automobile Company, uma empresa que acabou falindo em 1901 em função de discordâncias de Ford com os investidores.

Em 1903, em um movimento de altíssimo risco, Ford tentou iniciou outra empresa, a Henry Ford Company, mas Ford fracassou novamente. Ele foi demitido por se voltar para a fabricação de carros de corrida.

Só que Ford não desistiu e, em conjunto com um projetista chamado Harold Wills, montou um carro denominado 999. Na época, Barney Oldfield, um dos pioneiros do automobilismo, foi campeão com o 999 e divulgou o carro em todo país.

O rendimento financeiro que surgiu do sucesso do carro trouxe suporte para as ideias e capital para que Ford criasse, juntamente com outros 11 investidores, a Ford Motor Company, em 1903, aos 40 anos de idade.

Em 1908 surgiu o modelo automobilístico mais importante de toda a história, o Ford Model T, o modelo T. O carro apresentava o volante no lado esquerdo, motor de 4 cilindros totalmente fechado, câmbio fechado e uma suspensão com duas molas semielípticas

E apesar de todas as características extremamente modernas para a época, o carro era muito simples de dirigir e tinha uma manutenção muito barata.

O carro era tão barato em 1908, custando U$825, que na década de 1920 quase todos os motoristas norte-americanos aprenderam a dirigir o Modelo T.

Em 1918 metade dos carros da América do Norte eram Modelos T. Henry Ford fazia questão de baixar o preço do veículo a cada ano. Em 1927 o Modelo T chegou a ser vendido por incríveis U$295.

Ford conseguiu implementar com sucesso um modelo de produção em massa que funcionava com uma linha de montagem, que consistia em uma fila com vários funcionários que realizavam cada um apenas uma tarefa na produção do veículo.

Ao fim de todo o processo, um carro era montado em menos tempo e com uma qualidade muito superior, tendo em vista que todos os funcionários ficavam extremamente hábeis em desempenhar a sua pequena tarefa. Todo o processo diminuía consideravelmente o tempo de produção de um veículo na fábrica.

Este engenhoso processo de linha de montagem ficou conhecido como “Fordismo” e foi uma das razões que fizeram a Ford Motor Company ter tanto sucesso.

O “Fordismo” pregava a completa padronização dos veículos. Como dizia o próprio Ford: “O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que ele seja preto.”

Henry Ford pagava altíssimos salários para os trabalhadores de sua fábrica. O preço chegava a incríveis 5 dólares por dia, o dobro do normal para a época.

Além de pagar um alto salário, Ford também reduziu a jornada de trabalho para 5 dias da semana e 8 horas de trabalho em cada dia de serviço.

Além da inovação na engenharia, Ford se tornou um inovador nato na administração e na maneira como os seus negócios eram conduzidos. As suas mudanças foram tão impactantes que se tornaram o padrão para todo o mundo.

Uma liderança baseada em novos paradigmas, que visava manter seus melhores funcionários na empresa e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores em geral, teve como nome “capitalismo de bem-estar social”.

Com o enfraquecimento das vendas do Modelo T, por volta de 1926, Ford decidiu criar um novo modelo de automóvel. O resultado foi o Modelo A, que também foi um sucesso de vendas até 1931, quando parou de ser produzido.

Posteriormente, a Ford Motor Company adotou um sistema parecido ao dos fabricantes de carros de hoje, criando um novo modelo a cada ano.  

Ford ainda apostou em uma companhia de aviões durante a Primeira Guerra Mundial. A Ford Airplane Company atingiu relativo sucesso, até interromper as atividades durante a Grande Depressão.

Henry Ford se tornou um grande marco, um ícone mundial, em função de todas as ideias implementadas que modificaram os pensamentos e os rumos do mundo todo. Ford morreu em 7 de abril de 1947 vítima de uma hemorragia cerebral.

Frases de Henry Ford

  1. “O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência.”
  2. “Não encontre defeitos, encontre soluções. Qualquer um sabe queixar-se.”
  3. “Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele.”
  4. “Estar decidido, acima de qualquer coisa, é o segredo do êxito.”
  5. “O passado serve para evidenciar as nossas falhas e dar-nos indicações para o progresso do futuro.”
  6. “O melhor uso do capital não é fazer dinheiro, mas sim fazer dinheiro para melhorar a vida.”
  7. “A única história que vale alguma coisa é a história que fazemos hoje.”
  8. “Há mais pessoas que desistem, do que pessoas que fracassam.”
  9. “Há dois tipos de pessoas que não interessam à uma boa empresa: as que não fazem o que se manda e as que só fazem o que se manda.”
  10. “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.”

Gostou da história de Henry Ford? Você também pode gostar da história de Sam Walton.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket