A História de Jorge Paulo Lemann







Infográfico feito por engrandece.com







Jorge Paulo Lemann O Homem Mais Rico do Brasil Jorge Paulo Lemann é um empresário, economista e pentacampeão brasileiro de tênis nascido na cidade do Rio de Janeiro, em 26 de agosto de 1939. Hoje ele mora próximo à Zurique, mas sua ascendência suíça se dá pelo fato de seus pais terem imigrado">







Infográfico feito por engrandece.com







Jorge Paulo Lemann O Homem Mais Rico do Brasil Jorge Paulo Lemann é um empresário, economista e pentacampeão brasileiro de tênis nascido na cidade do Rio de Janeiro, em 26 de agosto de 1939. Hoje ele mora próximo à Zurique, mas sua ascendência suíça se dá pelo fato de seus pais terem imigrado">[Infográfico] A História de Jorge Paulo Lemann – Engrandece.com

[Infográfico] A História de Jorge Paulo Lemann

[Infográfico] A História de Jorge Paulo Lemann 1

Gostou da história de Jorge Paulo Lemann?
Compartilhe este infográfico no seu site!

Jorge Paulo Lemann
O Homem Mais Rico do Brasil

Jorge Paulo Lemann é um empresário, economista e pentacampeão brasileiro de tênis nascido na cidade do Rio de Janeiro, em 26 de agosto de 1939. Hoje ele mora próximo à Zurique, mas sua ascendência suíça se dá pelo fato de seus pais terem imigrado da região de Emmental, na Suíça.

Foi neste país que Lemann recebeu a educação básica, por meio dos ensinos da Escola Americana do Rio de Janeiro. Além disso, desde pequeno os valores dos pais de Jorge Paulo formaram pilares sólidos em sua vida. Eles tinham princípios baseados na frugalidade, no trabalho e na disciplina.

Posteriormente, ele foi buscar sua graduação no exterior. Aos 18 de idade Jorge Paulo Lemann desembarcou em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos, para tentar uma vaga na universidade de Harvard.

Lá em Harvard, Lemann começou a ter outras perspectivas do mundo, ele diz que começou a ler Sócrates, Platão, e outros filósofos.

Ele entrou em contato com mundos que nem sonhava que existiam e isso transformou sua visão. Os sonhos de Jorge Paulo se tornaram muito maiores.

Jorge Paulo Lemann se formou em Harvard e, aos 22 anos, foi para o mercado de trabalho buscando uma oportunidade no mercado financeiro, conseguindo uma vaga em uma empresa chamada Deltec, no Rio de Janeiro.

Depois de um tempo, Jorge Paulo viu que o mercado de capitais brasileiro era muito novo e acabou desanimando por pensar que seria difícil prosperar por aqui, então ele viajou para a Suíça e conseguiu um estágio no Banco Credit Suisse.

Só que na opinião dele, o banco era engessado demais. Novamente desanimado, Lemann saiu do banco em 7 meses e retornou para o Brasil.

Naquela época Jorge Paulo Lemann atuava praticamente como um tenista profissional, chegando a disputar os maiores campeonatos do mundo.

Ele percebeu que era um tenista muito bom, mas não bom o suficiente para se tornar um dos melhores do mundo, então desistiu da carreira porque não queria ganhar a vida em uma atividade que não fosse um dos melhores do mundo.

Ao regressar para o Brasil, começou sua carreira como economista ao passar por uma financeira chamada Invesco. Ele se tornou sócio da empresa, que acabou fechando as portas pouco tempo depois.

Saindo da Invesco Lemann trabalhou na corretora Libra e, depois de 3 anos, sem chance de aumentar a participação na corretora, decidiu deixar a empresa e partir para o tudo ou nada.

Jorge Paulo saiu da corretora vendendo a sua participação para os principais donos, juntou-se com outras pessoas e comprou uma corretora de valores chamada Garantia, em 1971.

Posteriormente, a corretora virou um banco, o banco de investimentos Garantia. A partir daquele momento a história empreendedora de extremo sucesso de Jorge Paulo Lemann começou.

Enquanto estava à frente do Garantia, Lemann contou com o apoio de mais dois colegas que se tornaram seus maiores sócios, Marcel Telles e Beto Sicupira. O trio se tornou imbatível e implacável nos projetos que empreenderam.

Em 1982 eles compraram as Lojas Americanas.

Quase no final da década de 1980, em 1989, o trio deu início às operações da São Carlos Empreendimentos, por meio da qual investiam e administravam imóveis comerciais.

Ainda em 1989, compraram a marca de cerveja Brahma.

Contando com o suporte de Telles e Sicupira, Lemann se tornou não somente o fundador, mas também membro do conselho da Fundação Estudar.

Trata-se de uma organização que visa formar jovens líderes brasileiros, dando-lhes a oportunidade de experimentar a vida acadêmica no exterior enquanto decidem qual carreira seguir. Desde 1991, a Fundação Estudar possui como objetivo o despertar do potencial por meio da educação.

Em 1993, Jorge Paulo e seus dois sócios criaram a GP Investimentos, uma empresa pioneira em private equity no Brasil.

Em 1998, Lemann, Telles e Sicupira decidiram vender o banco Garantia, o qual haviam comprado há quase 3 décadas.

Em 1999, Jorge Paulo e seus sócios compraram a Antarctica, formando a Ambev.

Em 2002, novamente Lemann mostrou todo o seu interesse pela educação, ao comunicar o surgimento oficial da Fundação Lemann, sua organização sem fins lucrativos que trabalha para garantir educação de qualidade para todas as crianças brasileiras, através de uma série de projetos distintos.

No mesmo ano, Lemann deixou transparecer sua paixão pelo tênis e assumiu ser um dos idealizadores do Instituto Tênis. Para ele e seus fundadores, o esporte deve ser mais difundido no Brasil.

O projeto é pautado algo com o que Lemann está muito familiarizado – o mundo dos negócios. Os atletas recebem incentivo para chegarem ao topo dos rankings mundiais se estiverem de acordo com os princípios meritocráticos do instituto.

Em 2003, parte da GP Investimentos foi vendida e o controle foi entregue a alguns de funcionários de longa data.

O próximo passo do trio foi fundar a 3G Capital, em 2004. A empresa estabeleceu duas sedes, sendo que uma delas ficou no Rio de Janeira e outra em Nova Iorque.

Não muito tempo se passou até que a Ambev anunciasse a sua fusão com a Interbrew, uma gigante belga das bebidas, resultando na InBev.

Depois de um tempo, a gigante Anheuser-Busch, produtora da famosa cerveja Budweiser, foi adquirida pela Inbev, dando origem àquela que passaria a ser conhecida como a maior cervejaria do mundo, a AB InBev.

Depois disso, a liderança no setor cervejeiro se consagrou com mais uma jogada de mestres, porque a sul-africana SABMiller também foi adquirida.

As empreitadas de Lemann não pararam por aí. No ano de 2010, a 3G Capital investiu em uma nova aquisição: a rede de fast food Burger King.

Lemann continuou investindo e, graças a uma transação bilionária ocorrida em fevereiro de 2013, adquiriu a fabricante de ketchup H J Heinz Company. A transação se tornou possível pela parceria firmada entre a Berkshire Hathaway, do famoso investidor Warren Buffet, e a 3G Capital.

A Tim Hortons, uma famosa rede canadense de restaurantes fast food também foi adquirida, em 2014, resultando na fusão da rede Burger King com a mesma, e consequentemente no surgimento da Restaurant Brands International.

Em 2015, ocorreu a fusão entre a Kraft Foods e a Heinz, e todos passaram a conhecer a Kraft Heinz.

Em 2017, Lemann e seus sócios adquiriram outra rede de fast food, a norte-americana Popeyes.

Além disso, outros fundos recebem a atenção de Lemann, como a Innova Capital, que investe em startups com potencial, e a Gera Venture Capital, que possui foco na área da educação, e possibilitou o surgimento da Eleva Educação, focada em construir uma rede de escolas que oferecem educação de alta qualidade.

O modo pioneiro e visionário de administrar, aliado à genuína preocupação com a educação e o acesso democrático à mesma, fazem de Jorge Paula Lemann uma figura de imensa relevância e de memorável contribuição para a sociedade.

Foi, inclusive, escrito e publicado um livro a respeito dele, chamado Sonho Grande.

Frases de Jorge Paulo Lemann

  1. “Sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno.”
  2. “O maior risco é não tomar risco. Não dá para ficar sem tomar nenhum risco, senão você não faz nada.”
  3. “A coisa nunca é uma linha reta, sempre tem altos e baixos. O importante é sempre aprender com as dificuldades e sempre ver nas dificuldades uma oportunidade.”
  4. “Não desanimem quando cometerem erros. Continuem tentando, aprendam como eu aprendi com todos esses pequenos fracassos que tive.”
  5. “Eu acho que os empreendedores salvarão o Brasil. Peço que eles não desanimem na primeira dificuldade, peço que eles continuem.”
  6. “Eu descobri que é difícil fazer algo sozinho: se você tem o time certo, vai mais longe. Tem que tentar atrair as melhores pessoas.”

Gostou da história de Jorge Paulo Lemann? Você também pode gostar da história de Bruce Lee.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

25 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket