A História de Ray Kroc

Infográfico feito por engrandece.com






Ray Kroc Hambúrgueres ou Imóveis? Raymond Alexander Kroc, mais conhecido como Ray Kroc, nasceu em 5 de outubro de 1902 em San Diego, na Califórnia. Ray Kroc foi o grande responsável por tornar a marca McDonald’s uma potência mundial e uma empresa multibilionária. E apesar do que muitas pessoas pensam, Ray não teve nenhum grande sucesso no início da carreira, ele começou a">

Infográfico feito por engrandece.com






Ray Kroc Hambúrgueres ou Imóveis? Raymond Alexander Kroc, mais conhecido como Ray Kroc, nasceu em 5 de outubro de 1902 em San Diego, na Califórnia. Ray Kroc foi o grande responsável por tornar a marca McDonald’s uma potência mundial e uma empresa multibilionária. E apesar do que muitas pessoas pensam, Ray não teve nenhum grande sucesso no início da carreira, ele começou a">[Infográfico] A História de Ray Kroc – Engrandece.com

[Infográfico] A História de Ray Kroc

a história de Ray Kroc

Gostou da história de Ray Kroc?
Compartilhe este infográfico no seu site!

Ray Kroc
Hambúrgueres ou Imóveis?

Raymond Alexander Kroc, mais conhecido como Ray Kroc, nasceu em 5 de outubro de 1902 em San Diego, na Califórnia.

Ray Kroc foi o grande responsável por tornar a marca McDonald’s uma potência mundial e uma empresa multibilionária.

E apesar do que muitas pessoas pensam, Ray não teve nenhum grande sucesso no início da carreira, ele começou a realmente empreender quando tinha 50 anos da idade. Até aquele momento Ray Kroc vivia vendendo máquinas que faziam milk-shakes.

Na adolescência, Ray Kroc desistiu do ensino médio e passou a trabalhar como vendedor. Durante praticamente toda a vida Ray Kroc foi vendedor de artigos relacionados a lanchonetes

Ray Kroc era tão determinado que, ao longo dos anos, pediu todos os direitos para efetuar a venda do multimixer, um aparelho que fazia milk-shakes por conta própria. Ray conseguiu adquirir os direitos e teve um grande sucesso vendendo aquela máquina que era bastante cobiçada. Ele vendeu a máquina por cerca de 15 anos de sua vida.

Em um dado momento, Ray Kroc percebeu que um cliente em específico costumava comprar grandes quantidades do aparelho, e isso rapidamente fez a sua atenção se voltar para aquela lanchonete. A lanchonete se chamava McDonald’s.

O McDonald’s foi criado por dois irmãos, Richard McDonald e Maurice McDonald. E Ray Kroc percebeu que a empresa tinha um conceito completamente inovador. Toda a lanchonete funcionava como uma espécie de linha de montagem de hambúrgueres.

Naquele momento, Ray Kroc ficou completamente encantado com a forma que os irmãos conduziam o negócio e rapidamente percebeu a grandeza e a possibilidade de escalar o negócio.

O McDonald’s foi uma das primeiras lanchonetes do mundo a adotar o verdadeiro conceito de fast food. Todos os pedidos que eram feitos na loja eram entregues em menos de um minuto, o que era inimaginável em uma época onde os pedidos costumavam levar de 10 a 30 minutos para serem entregues.

Como era vendedor, Ray Kroc rapidamente percebeu que pela quantidade de produtos que podiam ser vendidos e fabricados aquele negócio poderia se tornar uma grande rede de lanchonetes que geraria um lucro absurdamente alto.

Então ele perguntou para os irmãos donos da até então desconhecida lanchonete se existia a possibilidade de começar um programa de franquias. Ele queria expandir o nome da lanchonete e todo o processo de produção que a loja original usava. Em troca, os irmãos McDonald ganhariam uma parte dos lucros de cada nova lanchonete aberta.

Em abril de 1955 Ray Kroc inaugurou a primeira franquia do McDonald’s no mundo.

Com a intenção de criar vários diferenciais que fariam com que as pessoas fossem atraídas pela lanchonete, Ray Kroc ficou obcecado por cada mínimo detalhe, como o tempo de entrega do pedido, o tamanho das carnes dos hambúrgueres, os pães, e todos os outros acompanhamentos que viriam nos lanches.

Foi ali que começou a surgir a importante característica de padronização das franquias. Ray Kroc utilizou aquela primeira loja como uma espécie de case de sucesso para conseguir vender a ideia para os novos franqueados. No final do primeiro ano ele conseguiu vender 18 franquias por todos os Estados Unidos.

Só que apesar do sucesso estrondoso das lojas por todo o país, o contrato de negócios de Ray Kroc não era eficiente. Ele recebia cerca de 2% de todo o lucro bruto das lojas. Mas desses 2%, cerca de 1,5% era entregue aos irmãos McDonald.

Então ele tentou fazer o mesmo que tinha feito com o criador do multimixer, comprar todos os direitos autorais da marca McDonald’s. Só que os irmãos McDonald não cederam.

Naquele momento Ray Kroc procurou uma nova alternativa em que pudesse fazer dinheiro sem envolver a venda de hambúrgueres. Foi aí que um famoso consultor financeiro americano ajudou o Ray Kroc a criar uma nova empresa.

A empresa compraria os terrenos onde as novas lanchonetes iriam abrir. A partir disso, Ray Kroc faria o leasing do terreno, a locação financeira, que é uma espécie de aluguel com a possibilidade de compra ao término do contrato.

Um dos sonhos mais famosos do empreendedor era abrir 1.000 franquias em todo o território dos Estados Unidos, um número inimaginável para a época.

Com o novo modelo de negócios, Ray Kroc conseguiu atingir esse objetivo. Só tinha uma coisa, Ray ainda não estava nem um pouco satisfeito com os irmãos McDonald, que na verdade pouco faziam para abrir novas lojas.

Com todo o sucesso, com os negócios indo extremamente bem e com Ray Kroc faturando, ele deu a cartada final e comprou todos os direitos do McDonald’s por U$2.7 milhões, o que equivaleria hoje a cerca de U$20 milhões.

O McDonald’s foi a primeira empresa do ramo de fast food a ir para a bolsa de valores e se tornar uma companhia de capital aberto.

Quando isso aconteceu, a empresa tinha cerca de duas mil unidades em todo os Estados Unidos e o seu valor na bolsa dobrou em questões de semanas, o fez com que Ray Kroc se tornasse multimilionário em tempo recorde.

Em 1984 Ray Kroc faleceu aos 81anos de idade. Até aquela data, Ray Kroc tinha atingido um dos maiores sucessos empresariais que o mundo já presenciou. O McDonald’s era a maior empresa do ramo alimentício do mundo, havia se expandido para vários países e abria novas franquias em questão de horas.

Frases de Ray Kroc

  1. “Sorte é um dividendo do suor, quanto mais você suar, mais sorte você tem.”
  2. “É fácil ter princípios quando se é rico. O valor está em ter princípios quando se é pobre.”
  3. “Eu sempre acreditei que todo mundo faz sua própria felicidade e é responsável por seus próprios problemas.”
  4. “A qualidade de um líder é refletida nos níveis de exigência que ele define para si próprio.”
  5. “Se você trabalha apenas por dinheiro, você nunca vai conseguir, mas se você ama o que está fazendo e sempre coloca o cliente em primeiro lugar, o sucesso será seu.”
  6. “Cuide do cliente, e ele cuidará do seu negócio.”
  7. “Embora a educação formal seja uma vantagem importante, não é uma garantia de sucesso e, sua ausência, não é um obstáculo intransponível.”

Gostou da história de Ray Kroc? Você também pode gostar da história de Roger Federer.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket