A História de Sam Walton

Infográfico feito por engrandece.com







Sam WaltonQualidade de Vida Eleito pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo, condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade (Presidential Medal of Freedom – a maior medalha que um cidadão americano pode receber), Sam Walton definitivamente se tornou um ícone americano e uma das pessoas responsáveis pelo estilo de vida moderno em todo o mundo. Sua principal obra">

Infográfico feito por engrandece.com







Sam WaltonQualidade de Vida Eleito pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo, condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade (Presidential Medal of Freedom – a maior medalha que um cidadão americano pode receber), Sam Walton definitivamente se tornou um ícone americano e uma das pessoas responsáveis pelo estilo de vida moderno em todo o mundo. Sua principal obra">[Infográfico] A História de Sam Walton – Engrandece.com

[Infográfico] A História de Sam Walton

A História de Sam Walton

Gostou da história de Sam Walton?
Compartilhe este infográfico no seu site!

Sam Walton
Qualidade de Vida

Eleito pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo, condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade (Presidential Medal of Freedom – a maior medalha que um cidadão americano pode receber), Sam Walton definitivamente se tornou um ícone americano e uma das pessoas responsáveis pelo estilo de vida moderno em todo o mundo.

Sua principal obra foi o Walmart, e sua missão principal foi diminuir o custo de vida do americano comum no período após a Segunda Guerra Mundial.

Durante toda a sua vida, Sam não só vivia a mensagem que pregava, mas também se preocupava significativamente com todas as pessoas que conhecia.

Até os dias de hoje, o Walmart continua em franca expansão ao redor do mundo. Todas as lojas geram um número considerável de empregos e praticam a antiga missão de Sam Walton: promover a melhora na qualidade de vida das pessoas através de pequenos preços.

Desde cedo Sam Walton passou a demonstrar qualidades básicas de um empreendedor nato. Durante toda sua infância e adolescência Sam já liderava pequenos grupos e lidava com pequenos negócios.

Até terminar o High School, um equivalente ao Ensino Médio brasileiro, Sam Walton teve uma dezena de “pequenos empregos”, fato que era noticiado por seus professores e por todas as pessoas ao seu redor.

Apesar de vários empregos, todos eles se baseavam em uma premissa fundamental: a venda de produtos. Walton vendeu leite, ovos, jornais etc.

Um ponto fundamental de toda a sua trajetória como vendedor é que Sam já aplicava custos reduzidos em alguns dos seus primeiros “negócios” como vendedor. Essa característica permaneceu por toda a sua vida, e foi decisiva no crescimento do seu maior empreendimento.

Após se formar na Universidade de Missouri, Sam Walton procurou por emprego em uma famosa loja varejista da época que existe até os dias de hoje nos Estados Unidos, a J.C Penney.

Na loja, Walton descobriu a importância do atendimento ao consumidor, e durante todo o tempo que permaneceu como funcionário da empresa, Walton passou a refinar cada vez mais suas habilidades básicas como vendedor e líder.

Após a Segunda Guerra Mundial, Sam e seu irmão James decidiram iniciar suas vidas empreendedoras. A principal escolha dos inseparáveis irmãos foi abrir uma franquia da rede Ben Franklin – uma pequena rede de varejistas que estava crescendo.

Em pouco tempo, os irmãos Walton levaram uma pequena loja da rede a se tornar um dos maiores sucessos comerciais da pequena cidade de Newport. A loja, que antes era quase insignificante porque que vivia no vermelho, se tornou uma das maiores unidades de toda a franquia no país.

Mas após o sucesso estrondoso, o proprietário do imóvel decidiu encerrar a parceria e acabar com a locação do estabelecimento – provavelmente para tomar o lugar dos irmãos Walton no “novo” lucrativo negócio.

Esse foi um dos maiores “golpes” que Sam e Bud Walton receberam. Mas apesar do contratempo, Sam Walton continuou com o objetivo de fazer o que gostava – afinal, ele e seu irmão sabiam exatamente como atingir o sucesso.

Os irmãos Walton se mudaram para outra pequena cidade do Arkansas e, começando do zero, compraram uma pequena loja. O estabelecimento se chamou “Walton’s” e seguiu tudo aquilo que Sam e Bud Walton acreditavam: um excelente atendimento ao consumidor e a prática dos preços com descontos.

Naquele momento, com sua pequena loja em funcionamento, Sam Walton incluiu em sua rotina uma de suas principais características empreendedoras: visitar os concorrentes para fazer uma pesquisa de campo.

Com boa vontade e excelentes modos para tratar as pessoas, Walton passou a visitar uma série de lojas varejistas da região perguntando para os pequenos comerciantes sobre o que costumava funcionar e o que não funcionava.

Certo dia, Sam Walton conseguiu encontrar uma loja que se deparava com um conceito muito parecido com o seu. Essa loja era a Kmart.

A loja praticava pequenos preços, tinha uma grande variedade de produtos e dava ao cliente uma grande liberdade de conseguir buscar e comprar o que procurava sem a necessidade de um funcionário para auxiliar todo esse processo. O conceito se tornou o famoso e conhecido autosserviço, que nos dias de hoje é o padrão da indústria.

Com o novo conceito e visão, Sam Walton criou o Walmart.  O primeiro Walmart foi fundado em 2 de julho de 1962 na cidade de Rogers, Arkansas.

A escolha e preferência por pequenas cidades para abrir suas lojas não eram mera coincidência. Todas as lojas que Sam Walton havia aberto até aquele momento tinham sido em pequenas cidades por dois motivos: concorrência minúscula e a possibilidade de crescimento do negócio que aquelas regiões permitiam.

Em dois anos o Walmart se tornou um sucesso estrondoso. A pequena loja havia se expandido para 24 estabelecimentos em diversas localidades.

Mas Sam Walton havia feito mais do que criar uma marca de sucesso. Seu novo negócio era tão diferente e inovador para a época que acabou se tornando um modelo de negócios disruptivo para todo o mercado varejista.

Em pouco tempo, muitos concorrentes de Sam Walton entraram em falência devido aos pequenos preços, ao atendimento de excelência e a grande variedade de produtos que o Walmart apresentava.

Sam Walton era um homem com fortes valores. Ele se encontrava com seus funcionários nas próprias lojas e fazia questão de inserir seus principais valores na cultura da empresa.

Walton também dava prioridade à contratação de funcionários que apresentavam algumas de suas características principais, como a capacidade de ser proativo e a capacidade de querer sempre melhorar.

Sam Walton acreditava fortemente que as pessoas poderiam melhorar a qualidade de vida, caso conseguissem comprar quaisquer produtos que precisassem a um preço baixo.

A missão de Walton em mudar a qualidade de vida das pessoas começou a se tornar escalável com a expansão da empresa. Durante os anos que se seguiram, o Walmart abriu cerca de 100 lojas por ano. E até o ano da morte de Sam Walton a rede contava com mais de 1.000 lojas espalhadas em todo o país.

Sam Walton foi um dos maiores empreendedores de todos os tempos. Sua visão e missão foram fundamentais para gerar mudanças econômicas e sociais ao redor do mundo.

Walton era conhecido por ser uma pessoa humilde e sincera com todos que encontrava. Sam acreditava fielmente que todas as pessoas eram iguais e que a melhor maneira de viver era como uma pessoa de classe média. Repetidamente, Sam Walton dizia que todo o dinheiro que ganhava não era seu, mas sim de sua amada empresa.

Sam Walton faleceu aos 74 anos de idade, no dia 5 de abril de 1992.

Frases de Sam Walton

  1. “Nada pode verdadeiramente substituir pequenas palavras de sincero apreço, bem escolhidas e ditas no momento certo. São grátis e valem uma fortuna.”
  2. “Grandes líderes mudam de estilo para levantar a autoestima de suas equipes. Se as pessoas acreditam nelas mesmas, é impressionante o que elas conseguem realizar.”
  3. “Muitas das nossas oportunidades foram criadas pela necessidade. Um dos segredos do sucesso do Walmart foi devido ao hábito de nadar contra a correnteza. Fomos obrigados a aprender e fazer, por termos começado com pouco financiamento e capital.”
  4. “Existe apenas um chefe, o cliente. E ele pode demitir todos na empresa, desde o presidente, simplesmente gastando o dinheiro em outro lugar.”
  5. “Assim como a evolução natural, também vale para as empresas o pensamento que não são os mais fortes que sobrevivem, e sim os que se adaptam mais rapidamente as mudanças.”
  6. “Não tenha medo de errar. Se depois perceber que errou, deixe o que estava fazendo de lado e parta em outra direção.”

Gostou da história de Sam Walton? Você também pode gostar da história de Richard Branson.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket