Como Acabar Com a Preguiça: 12 Hacks de Fácil Implementação

Você tem preguiça para estudar? Preguiça para trabalhar? Preguiça para fazer exercícios?

Enfim, você sente que para fazer qualquer coisa, trava uma guerra mental constante que geralmente é perdida por você?

Em muitos momentos da vida nós sentimos preguiça, é normal.

Não há como evitar sentir preguiça, mas você pode conscientemente acabar com a preguiça através de uma série de inteligentes estratégias.

Porque se você não aprender como acabar com a preguiça, ela vai acabar com você, comprometendo os resultados da sua vida.

Vencer a preguiça é a primeira coisa que o homem deve procurar, se quiser ser dono do seu destino.

Thomas Atkinson

É por isso que neste artigo você vai descobrir:

  • O que é preguiça?
  • Por que sentimos preguiça?
  • Como deixar de ser preguiçoso de uma vez por todas?

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

O Que é Preguiça?

Como Acabar Com a Preguiça: 12 Hacks de Fácil Implementação 1

Segundo o dicionário, preguiça significa:

Como Acabar Com a Preguiça: 12 Hacks de Fácil Implementação 3

Acredito que a segunda definição é que mais caiba no seu contexto.

Porque você não estaria aqui, caso fosse o preguiçoso malandro, aquele que deixa tudo para depois e propositalmente não faz as coisas.

Você sente preguiça, mas quer mudar. Certo?

Você quer fazer as suas atividades, mas é difícil porque a preguiça parece ser mais forte do que você. Então você precisa de uma solução.

Mas para encontrar uma solução, antes você precisa descobrir a causa.

Por Que Sentimos Preguiça?

Como Acabar Com a Preguiça: 12 Hacks de Fácil Implementação 5

A preguiça vem acompanhada de falta de vontade e motivação para realizar as atividades diárias. Mas por que você sente isso?

Os seres humanos podem sentir preguiça por causa de alguns fatores.

Instinto de Sobrevivência

Existe uma moldagem cerebral nos seres humanos, que foi desenvolvida em nossos ancestrais em épocas de extrema escassez de comida, que é difícil de ser enganada.

Como nosso cérebro se desenvolveu em um ambiente de miséria, fomos moldados para comer o máximo possível e depois ficar parados.

Então hoje, mesmo sem escassez de comida, o seu cérebro ainda realiza uma de suas funções primárias: preservação energética para a sobrevivência.

É por isso que muitas vezes, com a intenção de preservar energia, você sente preguiça. O seu cérebro não quer que você gaste energia porque ele quer preservar a sua vida.

Predisposição Genética

Outro fator pode ser uma inclinação genética para sentirmos preguiça. Foi isso o que os pesquisadores J. Timothy Lightfoot e Trudy Moore-Harrison constaram em um estudo que apontou que a genética parece influenciar moderadamente o nível de atividade física.

O nível de atividade física, indo do inativo até o vigoroso, pode ser regulado por regiões genômicas. Além disso, idade e sexo também podem regular a herdabilidade do nível de atividade.

São apenas hipóteses, então não adianta usar a genética como desculpa para justificar a sua preguiça. Os genes não determinam se você será preguiçoso ou não, eles agem sobre a sua vontade de fazer as coisas.

E mesmo que as suposições sejam verdadeiras, é possível driblar as suas inclinações genéticas.

Metabolismo

O metabolismo representa o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no organismo. Todas as transformações bioquímicas dentro do seu organismo ocorrem por causa do metabolismo.

Basicamente, o seu metabolismo quebra os alimentos e os transforma em energia para o seu corpo através da digestão e da eliminação de resíduos.

Como o metabolismo sofre várias alterações ao longo do dia, nos momentos em que ele estiver menos ativo, você pode sentir preguiça.

Estados Mentais

O estado mental que você se encontra também pode desencadear a preguiça. E muitos dos seus estados mentais são gerados através dos ambientes nos quais que você está.

Se você está em um ambiente onde todos produzem com muita energia, você tende a se sentir energizado e produzir da mesma maneira.

Já os ambientes “preguiçosos”, ou aqueles aos quais você não se adapta, podem gerar preguiça.

Por exemplo, quando você se sente pressionado para estudar ou trabalhar muito, pode sentir preguiça diante da forte pressão das exigências.

Outro ambiente pode ser um que não valorize os seus esforços. Você se esforça e produz ao máximo, dando o seu melhor, mas não é reconhecido e valorizado à altura, então se sente desestimulado e gradativamente passa a ser preguiçoso.

Mas não são apenas os ambientes que influenciam.

Quando você está em um estado mental negativo, como a insegurança ou tristeza, tende a não confiar em si mesmo e por isso não faz o que deve fazer por medo de fracassar, medo de ser julgado e medo de não conseguir cumprir as responsabilidades assumidas e medo das consequências provenientes disso.

A falta de vontade de tentar gera a preguiça.

Doenças

A preguiça é uma doença?

Não existem definições médicas ou psiquiátricas que classifiquem a preguiça como uma doença. Mas a preguiça pode surgir por causa de uma doença.

Nem toda pessoa preguiçosa possui uma doença, mas pessoas doentes podem sentir preguiça como sendo um dos sintomas da patologia.

Por exemplo, a preguiça é um sintoma de:

  • Depressão: melancolia elevada.
  • Anemia: falta de ferro no organismo.
  • Síndrome da fadiga crônica: exaustão extrema.
  • Narcolepsia: sonolência excessiva.
  • Apneia do sono: distúrbio nas vias respiratórias durante o sono.
  • Diabetes: alto nível de glicose sanguínea.
  • Distúrbios na tireoide: hipertireoidismo ou hipotireoidismo
  • Doença cardíaca: bombeamento sanguíneo inadequado.
  • Fibromialgia: dor e fraqueza muscular generalizada.

Quando a sua preguiça é de origem patológica, geralmente você já acorda cansado, preguiçoso e sem vontade de fazer nada.

Se esse for o seu caso, o que você deve fazer é marcar uma consulta médica.

Por outro lado, se não está doente e mesmo assim sente preguiça, você vai aprender agora 12 hacks fáceis para entender como se livrar da preguiça.

Como Deixar de Ser Preguiçoso

1º Hack
A Real Causa

Como Acabar Com a Preguiça: 12 Hacks de Fácil Implementação 7

A primeira e mais importante estratégia é descobrir o real motivo de você estar sentindo preguiça. Porque é a partir da causa que você consegue interferir de forma eficaz na raiz do problema.

A preguiça é o sintoma, não o problema em si. Na maioria das vezes é um detalhe específico. Por isso que encontrar a real causa é o principal a ser feito.

Então o que realmente está acontecendo?

Você está dormindo pouco e consequentemente se sentindo cansado? Você está trabalhando até a exaustão todos os dias?

Você está com medo, se sentindo oprimido? Está sofrendo por algo específico? Você sente a preguiça chegar em algum horário particular do dia? Você não se inspira naquilo que faz?

Não tem como deixar de ser preguiçoso sem saber qual é o motivo que gera a preguiça.

Então primeiro você tem que entender, ou pelo menos supor, a causa da preguiça. Porque é a partir do momento que descobre a causa que você consegue usar estratégias para tratar a causa, que é o problema, e não para tratar o sintoma, que é a preguiça.

2º Hack
O Seu Corpo

Como Acabar Com a Preguiça: 12 Hacks de Fácil Implementação 9

Você pode até ter preguiça para fazer exercícios físicos, mas você não consegue ter preguiça depois de fazer exercícios físicos.

Os exercícios físicos liberam endorfina, um neurotransmissor que gera prazer e bem-estar, por isso você fica mais feliz e mais disposto.

Além disso, os exercícios físicos aquecem o seu corpo, uma máquina perfeita que precisa ser aquecida para ter energia. Os exercícios fazem o seu sangue fluir e aceleram o seu metabolismo. E tudo isso manda a preguiça embora.

Então se você está com preguiça de fazer alguma coisa específica, pratique algum exercício físico antes de fazer o que você precisa realizar.

3º Hack
A Sua Mente

Como Acabar Com a Preguiça: 12 Hacks de Fácil Implementação 11

Uma mente sempre agitada e alerta sente estresse e exaustão. A exaustão pode gerar preguiça excessiva, você pode começar a levar o dia como um “zumbi”, empurrando tudo com a barriga e torcendo para que ele termine logo.

A solução? Diminuir o estresse.

Seja meditando, tirando momentos do dia para ficar em silêncio, entrando em contato com a natureza, brincando com os animais, se desconectando completamente da internet ou apenas parando para respirar profundamente por alguns minutos, reduza o estresse.

É preciso realizar tomar atitude diária que tenha como foco diminuir o seu estresse. Lembre-se que a preguiça surge de um problema específico. É esse problema que você precisa combater. Se for o estresse, foque em se desestressar.

4º Hack
O Ambiente

Como Acabar Com a Preguiça: 12 Hacks de Fácil Implementação 13

Como você entendeu, o ambiente é capaz de mudar o seu estado mental. E quando você permanece em um ambiente negativo, o seu estado mental tende a se tornar negativo.

Por isso, se esse for o caso, seja simples e brutal. Saia do ambiente. Mude rapidamente de ambiente. Vá estudar em outro local. Vá trabalhar em outro local. Vá produzir em outro ambiente.

Mas se você não puder mudar de ambiente, converse com as pessoas responsáveis, aquelas que podem mudá-lo de local, e diga o que está acontecendo.

Só que se mesmo assim não for possível mudar de ambiente, mude o ambiente. Sim, não mude de ambiente, mude o ambiente.

Você precisa transformar o ambiente ruim em um ambiente propício para gerar estados mentais positivos.

5º Hack
Economizar o Cérebro

Como Acabar Com a Preguiça: 12 Hacks de Fácil Implementação 15

A sua preguiça pode estar sendo ocasionada pelo excesso de demanda que você possui no dia a dia. São tantas coisas para ver, pensar e fazer, que você pode estar se sentindo sobrecarregado.

O resultado disso é que você tem preguiça até para pensar no que fazer. Então, para resolver esse problema, comece a economizar o seu cérebro e o gasto de energia dele.

Por exemplo, você vai praticar exercícios físicos amanhã de manhã? Então qual roupa você vai usar? Escolhe hoje à noite a roupa que você vai usar amanhã de manhã. Não espere para isso amanhã de manhã.

Escolha hoje à noite o que você vai comer no café da manhã, se é que você toma café da manhã.

Além disso, comece a sistematizar a sua vida. Crie sistemas. Como você pode sistematizar ao máximo a sua vida? Crie sistemas porque sistemas poupam energia e poupam parte do seu trabalho.

E você pode até pensar que são pequenas coisas, mas todas essas coisas somadas fazem uma grande diferença.

6º Hack
Cafezinho

Como Acabar Com a Preguiça: 12 Hacks de Fácil Implementação 17

O velho e bom cafezinho. Sim, ele realmente pode ajudar você.

Beber café ou bebidas que contenham cafeína podem mandar a sua preguiça embora rapidamente.

A cafeína é uma substância que pode estimular a liberação de certos neurotransmissores como a dopamina e adrenalina, por exemplo, que agem diretamente no aumento do humor, foco e motivação.

Mas tome cuidado, este é um hack que não cura a causa do problema, mas que apenas alivia o sintoma - a preguiça.

Por isso use o café somente em momentos decisivos e cruciais. Beba café apenas nas horas em que sérias consequências negativas podem surgir, caso você não faça o que precisa ser feito.

7º Hack
Faça Primeiro

Como Acabar Com a Preguiça: 12 Hacks de Fácil Implementação 19

Se existe preguiça na sua vida, também existe força de vontade.

Então você precisa aprender a utilizar a sua força de vontade com inteligência, de maneira estratégica, para acabar com a preguiça.

O que você está fazendo com preguiça? O que você está deixando de fazer por conta da preguiça? Qual é, especificamente, a atividade?

A força de vontade começa em alta no dia e vai diminuindo com o passar do tempo. Por isso você não pode deixar para fazer no final do dia aquela atividade que mais gera preguiça em você.

Use toda a sua força de vontade para realizar no início do dia aquela atividade que você está deixando de fazer ou está fazendo com muita preguiça.

A manhã é a hora em que a força de vontade ganha da preguiça.

8º Hack
Lista de Tarefas

Como Acabar Com a Preguiça: 12 Hacks de Fácil Implementação 21

Muitas vezes você tem preguiça porque não sabe o que fazer. Eu já sofri muito com isso. Falta de clareza gera falta de vontade.

Parece simples demais, mas pode ser esse pequeno detalhe que está tornando você preguiçoso.

O cérebro também fadiga. Muitos pensamentos fazem que você gaste energia cerebral à toa. E quando você força o seu cérebro a fazer uma escolha, ele se acalma. Então aumente a energia cerebral e force o seu cérebro a fazer uma escolha criando uma lista de tarefas.

Quais são as atividades que você vai fazer amanhã, em ordem de execução?

Essa é uma atitude bem simples e extremamente eficaz contra a preguiça.

9º Hack
Banho Frio

Como Acabar Com a Preguiça: 12 Hacks de Fácil Implementação 23

Você já pensou em tomar um banho frio quando está com preguiça? Um belo banho gelado pela manhã pode ser altamente eficaz para você iniciar o seu dia.

Eu tomo banho gelado todas as manhãs - até no inverno. Porque a maioria das coisas que eu faço tem um propósito específico: me autodesenvolver.

O banho frio aumenta o seu autocontrole, a sua força de vontade, a sua resistência emocional, reduz o estresse e, para você que está lutando para vencer a preguiça, o banho frio acelera o seu metabolismo e coloca você em estado de alerta.

Enfim, o banho frio é mais um poderoso hack. Aliás, você sabe o que significa biohacking?

10º Hack
Mudar o Estado Mental

Como Acabar Com a Preguiça: 12 Hacks de Fácil Implementação 25

Um outro hack muito simples para vencer a preguiça é mudar o seu estado mental quando você estiver em um estado negativo.

Lembre-se que estados negativos induzem a preguiça por uma série de fatores, então o que você deve fazer é sair do estado negativo através de atitudes físicas.

Pule sem parar e grite como um ogro. Várias e várias vezes.

Quando você faz isso, você acelera os seus batimentos cardíacos. E quando o seu coração começa a bater rapidamente, não há como ficar em um estado mental negativo.

Dessa maneira você mostra para o seu cérebro e para o seu corpo que você precisa de energia, e eles enviam.

11º Hack
Analisar a Refeição

Como Acabar Com a Preguiça: 12 Hacks de Fácil Implementação 27

Você já percebeu se a preguiça que sente sempre vem acompanhada de uma refeição?

Sentir preguiça depois de uma grande refeição é normal. No processo digestivo, o sangue libera ácidos no estômago para que você consiga digerir os alimentos.

O problema é que a diminuição de ácidos também diminui o fluxo sanguíneo cerebral, fazendo com que o cérebro trabalhe em um ritmo mais lento e você sinta preguiça.

Nesse caso você pode testar alimentos para ver quais são aqueles que deixam você mais disposto, diminuir a quantidade de comida ou ainda testar o jejum intermitente.

A resposta também pode estar no pico de insulina que você tem depois de uma refeição. Lá no meu artigo sobre como ser uma pessoa mais produtiva eu falo a respeito disso.

12º Hack
Micronutrientes

Como Acabar Com a Preguiça: 12 Hacks de Fácil Implementação 29

Os micronutrientes são as vitaminas e o sais minerais, indispensáveis para o bom funcionamento do seu corpo e do seu cérebro.

O problema é que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% da população tem deficiência em alguns tipos de micronutrientes.

Além disso, uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Nutrologia mostrou que o brasileiro piorou a alimentação.

A maioria das pessoas entrevistadas infelizmente acreditam que tem uma alimentação saudável, o que é um grande engano.

Uma alimentação – e muitas vezes uma suplementação – que supra a quantidade necessária de vitaminas e minerais que você precisa durante o dia é essencial para que você tenha a mínima qualidade de vida.

A preguiça pode estar sendo gerada por este motivo: falta de micronutrientes. Nutrientes você terá que suprir, de uma forma ou de outra, seja pela alimentação, suplementação ou a combinação da alimentação com a suplementação.

Conclusão

Sentir preguiça é normal. Só não é normal não vencer a preguiça. Não é normal e não é benéfico. Porque ou você acaba com a preguiça ou ela acaba com você e com a sua vida.

Exceto se a sua preguiça for sintoma de uma doença, não existe mais a possibilidade de aceitar continuar a ser preguiçoso. Concorda?

Afinal de contas, você entendeu como acabar com a preguiça de uma vez por todas.

Não importa se a preguiça que você sente tem origem no seu instinto de sobrevivência, em uma possível predisposição genética, no funcionamento do seu metabolismo ou em um estado mental, porque neste momento você dispõe de estratégias práticas para se livrar da preguiça independentemente da origem dela.

Cada um dos hacks apresentados, quando utilizados nos momentos propícios, são capazes de fazer com que você transforme a sua vida vencendo a preguiça.

E as suas estratégias para acabar com a preguiça? Quais são? O que você faz para vencer a falta de vontade de fazer as coisas? Deixe o seu comentário!

Por último, como eu sempre falo, se você quer mudar de vida radicalmente, conheça o meu método passo a passo de mudança de vida.

Descubra como mudar de vida radicalmente e passo a passo.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

4 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket