Como Conseguir Acordar Cedo e Disposto: 4 Dicas Matadoras

O despertador toca às 6h e você leva um susto. Não pode ser, esse desgraçado não para de encher o seu saco.

Quando ouve mais uma vez aquele som, que já se tornou infernal, você sente uma vontade muito grande de jogar o celular na parede, mas você é obrigado a levantar, mesmo todo errado e morrendo de sono.

Talvez você até aperte no botão “soneca” algumas vezes, até perceber que já ficou tarde demais e que provavelmente você vai perder o horário de novo.

Ou ainda, quem sabe, o despertador toca e você acorda com muito sono, vira para o lado e volta a dormir, acordando 3 horas depois. O dia já aconteceu e mais uma vez você ficou dormindo.

Você só queria saber como conseguir acordar cedo e disposto.

Mas como acordar mais cedo?

Por que é tão difícil conseguir acordar cedo e disposto?

Eu lembro quando eu precisava acordar cedo na minha época de colégio e faculdade. Era uma guerra conseguir acordar mais cedo e levantar bem-disposto.

Mas hoje eu acordo todos os dias às 5h com muita disposição, porque eu aprendi como fazer isso.

É exatamente isso que você vai descobrir neste artigo: como conseguir acordar cedo e disposto através de 4 dicas extremamente valiosas.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

1ª Dica
É Possível?

Como Conseguir Acordar Cedo e Disposto: 4 Dicas Matadoras 1

Para conseguir acordar cedo, é preciso entender qual é a sua realidade atual.

Existem muitas razões que podem estar impedindo você de acordar cedo com disposição. Por exemplo, assistir séries até tarde, sair com os amigos pela noite ou levar trabalho para casa e ficar produzindo até de madrugada.

Por isso você precisa se questionar.

A sua realidade, que é pautada nas prioridades da sua vida, possibilita que você consiga acordar cedo?

É realmente realista para você conseguir acordar cedo?

Você precisa parar e pensar a respeito da relação entre as suas prioridades e o seu desejo de conseguir acordar cedo e disposto.

O seu estilo de vida permite que você realmente acorde cedo? É possível acordar cedo, baseado nas prioridades que comandam a sua vida hoje?

Além disso, o quanto você está disposto a modificar as suas prioridades? Você está disposto a abrir mão das séries, ou seja lá o que você faça, passar a sair com menos frequência com os amigos e parar de levar trabalho para casa?

Ou quem sabe, você está disposto a mudar os horários que realiza as atividades que fazem com que você durma mais tarde?

No momento atual da sua vida, o que é prioridade para você? Por que você está querendo entender como conseguir acordar cedo?

Porque não adianta tentar acordar cedo, indo dormindo extremamente tarde. O seu organismo precisa de um número específico de horas de sono diariamente. Não há como dormir tarde e acordar cedo sem ter consequências negativas.

Então, antes de tudo, é preciso ser honesto e realista.

Será que você precisa mesmo acordar cedo?

Por que você quer acordar mais cedo? Quais são as prioridades que o levam a pensar em acordar cedo? E, além do mais, por que você dorme tarde? Quais são as prioridades que o levam a dormir tarde?

Colocando as prioridades na balança, quais pesam mais?

Além disso, como as pessoas ao seu redor vão reagir à sua nova rotina? Como isso vai impactar todos os outros que moram com você?

Reflita. Pare e pense um pouco a respeito.

A partir dessas reflexões você descobre se, dentro da sua realidade e das suas prioridades, existe a verdadeira possibilidade de acordar mais cedo.

Refletiu? Ok!

Então é realmente viável começar a acordar mais cedo?

Se é realmente possível que você acorde cedo, confira a próxima dica.

2ª Dica
Horas de Sono

Como Conseguir Acordar Cedo e Disposto: 4 Dicas Matadoras 3

Você já sabe que existe um número específico de horas de sono necessárias para que você consiga acordar disposto de manhã cedo.

Apesar do sono ser afetado pela sua saúde e estilo de vida, existem alguns parâmetros básicos que você deve seguir.

A National Sleep Foundation, um instituto de pesquisa sem fins lucrativos dos Estados Unidos, publicou recomendações gerais a respeito das horas de sono diárias de acordo com cada faixa etária:

  • De 0 a 3 meses: entre 14 e 17 horas.
  • De 4 a 11 meses: entre 12 e 15 horas.
  • De 1 a 2 anos: entre 11 e 14 horas.
  • De 3 a 5 anos: entre 10 e 13 horas.
  • De 6 a 13 anos: entre 9 e 11 horas.
  • De 14 a 17 anos: cerca de 10 horas.
  • De 18 a 25 anos: entre 7 e 9 horas.
  • De 26 a 64 anos: entre 7 e 9 horas.
  • De 65 anos para cima: entre 7 e 8 horas.

Bem, nós já estamos cansados de ouvir sobre isso. Você que está lendo este artigo, provavelmente se enquadra no período entre 7 e 9 horas de sono por dia.

Mas você já descobriu quantas horas você – especificamente você – precisa?

De acordo com o seu estilo de vida, existe uma grande diferença entre 7 ou 9 horas. Eu, por exemplo, sou um atleta, eu treino pesado. Então com 7 horas de sono eu não me recupero completamente, eu preciso dormir entre 8 e 9 horas.

Mas e você?

Qual é a sua quantidade de horas de sono ideal por dia?

Sabe como você descobre? Testando. Não há outra maneira. É preciso testar até encontrar o seu tempo ideal de horas de sono diariamente.

Teste até descobrir quantas horas você precisa dormir, em média, para acordar descansado e disposto. Porque é nesse número que você deve focar.

3ª Dica
Ciclo de Sono

Como Conseguir Acordar Cedo e Disposto: 4 Dicas Matadoras 5

Você já passou pela experiência de dormir 8 horas em uma noite e acordar extremamente cansado e indisposto, enquanto que em outro dia você dormiu 7 horas e 30 minutos, mas acordou tranquilo e bem-disposto?

Com certeza você já passou por isso. Isso acontece porque o sono funciona a partir de ciclos.

O sono é dividido em 5 fases: 1, 2, 3, 4 e fase REM – do inglês, rapid eye movement, ou seja, rápido movimento dos olhos.

Cada fase possui um tempo de duração e características distintas.

A atividade cerebral é diferente em cada uma das fases e as ondas emitidas em cada estágio implicam em reações diferentes no sono. Cada fase pode aumentar ou diminuir a sua frequência cardíaca e a sua respiração, por exemplo.

Todas as fases do sono juntas formam um ciclo. Você passa por todas as fases até chegar à fase REM. Quando chega à fase REM o ciclo reinicia e você volta, geralmente, para a fase 2.

Um ciclo de sono leva aproximadamente 90 minutos para ser completado.

Para que um adulto acorde disposto, é preciso ter um sono com aproximadamente 5 ou 6 ciclos por noite.

Fazendo as contas:

  • 5 x 90 minutos = 7 horas e 30 minutos de sono.
  • 6 x 90 minutos = 9 horas de sono.

Você entende agora porque esses números de horas fazem sentido?

É por isso que, muitas vezes, ao dormir 7 horas e 30 minutos você acorda melhor do que quando dorme 8 horas por noite.

Porque com 7 horas e 30 minutos você termina o sono exatamente quando acaba um ciclo, ou seja, em um momento que o seu sono está leve, por isso é fácil despertar.

Só que quando você não está terminando o ciclo de sono e o despertador toca você pode acordar grogue, completamente cansado e indisposto.

Você já acordou com o despertador bem no meio do seu sonho? Pois é.

Tem coisa pior? Acordar no meio do sonho é o pior momento porque quando está sonhando você está em um sono muito profundo.

A melhor hora para acordar é no fim de um ciclo de sono porque o sono está leve.

Para a maioria das pessoas, geralmente o ciclo de sono fica em 90 minutos. Então se um dia você precisar optar por dormir entre 6 horas ou 6 horas e 30 minutos, opte pelas 6 horas, porque será o momento em que você terminará um ciclo de sono.

Só que, como você já sabe, existem particularidades biológicas. Para a maioria das pessoas funciona em 90 minutos, mas para você pode ser diferente.

Então o que fazer?

Mais uma vez, testar!

E aqui vai um detalhe importantíssimo: é fundamental calcular a partir da hora que você dorme, e não do momento em que você deita na cama para dormir.

Você leva, em média, quanto tempo para adormecer?

Por exemplo, se você leva cerca de 30 minutos para adormecer, não vá deitar as 22:30h pensando em acordar às 6:00h. Porque assim você vai dormir só pelas 23:00h, dormirá por 7 horas e acordará no meio de um ciclo de sono, cansado.

Nesse caso, vá dormir as 22:00h porque assim você adormecerá às 22:30h, acordará às 06:00h no fim de um ciclo de sono e, consequentemente, muito bem-disposto e descansado.

Mas como eu disse, é preciso testar.

Qual é o tempo ideal do seu ciclo de sono? Só você pode responder essa pergunta.

Se você estiver com dificuldades para calcular e testar, existe um site interessante que pode ajudá-lo: sleepyti.me

4ª Dica
Padrão de Sono

Como Conseguir Acordar Cedo e Disposto: 4 Dicas Matadoras 7

Não há como fugir de uma regra: para conseguir acordar cedo e disposto você precisa dormir cedo.

E para que você consiga dormir e acordar cedo de maneira consistente, criando o hábito de acordar cedo, é preciso criar um padrão.

O cérebro funciona na base de rotinas e padrões. Ele adora isso.

Existem basicamente 3 maneiras para criar um padrão de sono.

1. Horários Fixos

Nesse padrão você deve ir dormir e acordar todos os dias exatamente nos mesmos horários.

Você define um horário para dormir e um horário para acordar, de acordo com o seu tempo e ciclo de sono ideais, e começa a cumprir os horários com extrema disciplina.

Talvez no início seja difícil, caso você comece a deitar para dormir em um horário muito mais cedo do que estava acostumado. Mas com o tempo você se acostuma.

É um padrão excelente porque realmente funciona. O seu relógio biológico se adapta e começa a entender perfeitamente a sua hora de dormir e acordar.

Esse é um padrão que funciona melhor para quem tem uma rotina bem organizada e planejada, para quem é mais metódico e sistemático.

2. Ritmo Natural

O segundo padrão é o do ritmo natural.

Ou seja, é deixar que o sono ocorra espontaneamente, dormindo a hora que der sono e acordando quando o seu corpo quiser.

Simplesmente você vai dormir quando sente que precisa dormir e acorda naturalmente, sem impor horários ou programar um despertador.

Da mesma maneira você vai criar um padrão onde o seu organismo vai entender que quando estiver cansado você deve descansar, e quando estiver revigorado você deve levantar.

Mas para a maioria das pessoas se torna inviável criar este padrão, porque a vida não permite que elas façam isso.

Seguir o ritmo natural funciona melhor para pessoas que tenham uma rotina flexível, sem horários fixos. Pessoas que não têm a obrigação de estarem em tal lugar em um determinado horário.

3. Meio-termo

A terceira maneira para criar um padrão é utilizar um meio-termo entre os 2 padrões anteriores.

Nesse caso você não vai ter um horário fixo para dormir, mas sim para acordar. Você dorme no momento que estiver cansado, mas programa um despertador para acordar sempre em um horário específico.

Digamos que hoje você decida começar a introduzir este padrão. No início, talvez você durma tarde. E amanhã você precisa acordar cedo.

E por alguns dias isso pode se repetir. Você dorme tarde, acorda cedo. Dorme tarde, acorda cedo. Dorme tarde, acorda cedo.

O interessante é que, em pouco tempo, naturalmente o seu corpo começará a se adaptar conforme os dias forem passando.

Porque se você dorme tarde e acorda cedo, depois de um dia atribulado é normal que você esteja bastante cansado. E assim o seu corpo vai pedir para que você durma.

Então você começa a dormir mais cedo de forma completamente espontânea, sem precisar forçar a barra.

Esse padrão funciona bem para as pessoas que não querem seguir um horário rígido para dormir, mas precisam acordar cedo no outro dia.

O mais importante de tudo é experimentar até encontrar o padrão que funcione melhor para você.

Quando encontrar a melhor abordagem para você, aí sim você deve começar a focar no seu padrão ideal até que ele se torne um hábito.

Assim, conseguir dormir cedo e acordar disposto vai se tornar tão fácil quanto escovar os dentes.

Conclusão

Como conseguir acordar cedo e disposto? Não existe mágica. Mas sabe por que é tão difícil? Por que você não sabia como fazer isso.

Antes de tudo, entenda que você precisa dormir. Não há como dormir tarde e acordar cedo e disposto.

Você até pode dormir tarde e acordar cedo, mas em médio e longo prazo você não vai acordar com disposição.

Esqueça essa ideia de que você vai conseguir dormir apenas 4 horas por noite e acordar cedo e com disposição. Cedo ou tarde, a conta chega.

Qualquer pessoa consegue acordar cedo, mas não há como fugir da natureza. Não existe um remédio ou dica capaz de fazer com que você acorde cedo e disposto, se você não estiver comprometido a fazer o que precisa ser feito.

Para conseguir acordar cedo, você precisa:

  1. Entender se dentro da sua realidade realmente é possível acordar cedo.
  2. Descobrir qual é a sua quantidade ideal de horas de sono por noite.
  3. Aprender como o seu ciclo de sono funciona.
  4. Criar um padrão até formar o hábito.

É assim que eu consigo acordar todos os dias às 05:00h bastante disposto.

Hoje, que eu acordo cedo, a minha vida é muito melhor do que na época em que eu acordava tarde ou acordava cedo tendo dormido pouco.

O fato é que acordar cedo o torna muito mais produtivo, feliz e realizado, porque você passa a ter mais tempo e maior controle da sua vida.

E você, dorme e acorda que horas atualmente? Quais são as suas dicas para acordar cedo ou as suas maiores dificuldades para acordar cedo?

Se você deseja dar o próximo passo na sua escalada em direção ao topo da sua vida, pegue um atalho conhecendo o meu treinamento avançado de desenvolvimento humano.

Descubra como mudar de vida radicalmente e passo a passo.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

7 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket