Como Lidar Com o Fracasso: 7 Passos Indispensáveis

Você sente que fracassou e vem fracassando em vários projetos da vida?

Você já teve pensamentos como “eu sou um fracasso”“não sei fazer nada direito” e, por conta disso, você não sabe como lidar com o fracasso?

Embora não seja nada agradável, é normal que em determinados momento da vida você se depare com o fracasso e não saiba como lidar com ele.

Eu já senti que fracassei muito e já me senti um fracasso total. O fato é que, não importa quem você seja, é inevitável sentir a dor do fracasso.

Muitas vezes é difícil lidar com o fracasso, mas entender melhor sobre esse sentimento e se comprometer em vencer o fracasso é o que faz você transformar o fracasso em sucesso.

O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo.

Winston Churchill

Por isso você vai descobrir agora quais são os 7 passos que você deve dar para vencer e superar o fracasso.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

1º Passo
Fracassou/Fracassado?

Como Lidar Com o Fracasso: 7 Passos Indispensáveis 1

O primeiro passo para você aprender como vencer o fracasso é observar a si mesmo e entender se você sente que fracassou ou sente que é um fracassado.

É muito importante distinguir “eu sou um fracassado” de “eu fracassei”.

Com qual das duas frases você mais se identifica?

Você planejou e trabalhou muito em algo que não deu certo, como uma carreira pretendida ou empreendimento que faliu?

Os seus relacionamentos não vão para frente? Você foi traído? Você tem dificuldades em manter relacionamentos estáveis ou amizades confiáveis?

Você está acima do peso e não consegue sair dessa situação? Você sente muita vergonha e não se expressa direito? Você não consegue nem tentar fazer as coisas?

Você não consegue mudar a sua situação e se sente estagnado? Você acredita que não tem boas ideias e que não consegue fazer nada diferente? Você acredita que não consegue fazer algo incrível com a sua vida?

Independentemente do que tenha dado errado na sua vida, é preciso entender como você encara a relação entre o fracasso e você mesmo.

Uma pessoa que acredita que fracassou entende que o problema não está nela. Por outro lado, uma pessoa que se sente fracassada acredita que o problema está nela – provavelmente por baixa autoestima, autoaceitação e autoconfiança.

Por exemplo, alguém que quebrou uma empresa pode entender que faliu o negócio porque não soube fazer marketing, porque o mercado estava em baixa ou porque o produto era ruim.

Outra pessoa, que também quebrou uma empresa, pode acreditar que não nasceu para empreender.

Uma pessoa que não consegue manter um relacionamento amoroso por muito tempo pode entender que as outras pessoas não eram maduras o suficiente para estares em um relacionamento.

Já um outro indivíduo, que também não consegue manter um relacionamento estável, pode acreditar que nasceu assim e não consegue de jeito nenhum se relacionar.

Você entende o que eu quero dizer?

Sendo assim, você acredita que fracassou ou que é um fracassado?

Se você acredita que fracassou, então você deve:

  • Estudar mais para se aprimorar e se desenvolver;
  • Criar novas metas;
  • Criar novas estratégias e agir.

Se você fracassou, você apenas ainda não aprendeu o caminho do sucesso. Ele existe. Só depende de você encontrá-lo.

Porque como dizia Benjamin Barber:

Eu não divido o mundo entre o fraco e o forte, ou os sucessos e os fracassos. Eu divido o mundo entre os aprendizes e os não aprendizes.

Por outro lado, se acredita que é um fracassado, você deve tirar imediatamente este pensamento da sua cabeça.

Porque não existem pessoas fracassadas, existem pessoas que fracassam. E indo além, não existem pessoas que fracassam, existem pessoas que desistem.

Não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

Augusto Cury

Eu sei que, no início, pode ser difícil pensar dessa maneira.

Mas é possível.

Um grande passo para você conseguir adotar esta mentalidade é aumentar a sua autoestima, por isso eu escrevi um artigo sobre como desenvolver a autoestima.

De qualquer maneira, superar o fracasso é um processo interno.

Lembre-se sempre que você nunca, em qualquer hipótese, é um fracasso. Você pode fracassar, mas você nunca será um fracassado – a não ser que você aceite ser.

2º Passo
Equação

Como Lidar Com o Fracasso: 7 Passos Indispensáveis 3

O fracasso não é o contrário de sucesso. O fracasso está dentro da equação do sucesso.

Esta é uma lição antiga sobre sucesso e fracasso, mas que sempre é importante lembrar: o fracasso faz parte do sucesso.

Você constantemente se esquece, ou talvez até não saiba, que o sucesso sempre vem depois de muitas derrotas. As pessoas bem-sucedidas fracassam antes de vencer.

É fundamental ter a consciência que, para ter sucesso, você será obrigado a passar por muitos fracassos. Não há outro caminho. Não existe outra alternativa.

Você pode até estar pensando que essa é apenas uma conversa motivacional sem valor. Mas basta estudar e observar a vida das pessoas que fizeram história no mundo para você perceber que é um fato, é comprovado.

Não pense que você é especial, ou seja, que só você erra e fracassa – ou até que só você se sente um fracassado. Definitivamente, você não é uma exceção.

Você não chegará ao sucesso sem fracassar consideravelmente.

Você vive somente a sua vida, conhece profundamente apenas a sua história, percebe apenas a sua realidade. E assim você pode acreditar que todos conseguem, menos você.

Só que isso não é verdade.

Porque aquilo que você vê na vida de uma pessoa de sucesso é apenas a ponta do iceberg, um pequeno retrato da verdadeira realidade, uma pequena peça de um imenso quebra-cabeça.

Não confunda o palco dos outros com os seus bastidores.

Ou seja, você tem a tendência de comparar os seus bastidores com o palco de uma pessoa de sucesso. Mas nos bastidores da pessoa de sucesso também existe muita bagunça, dificuldades, problemas, fracassos e superação.

Por isso é muito importante que você conheça as histórias das pessoas de sucesso, porque assim você se conscientiza de que o fracasso faz parte do sucesso e que todos são obrigados a passar por ele.

Fracassar é normal. Faz parte.

Obrigatoriamente você vai enfrentar o fracasso.

Nenhum sucesso é construído da noite para o dia, sem fracassos, medos, rejeição e problemas.

3º Passo
Professor

Como Lidar Com o Fracasso: 7 Passos Indispensáveis 5

Se há uma coisa muito certa é na vida é que os seus maiores fracassos são os seus maiores professores.

Pense na sua vida. Lembre dos seus grandes fracassos e você perceberá como foram eles que fizeram você crescer e chegar até aqui.

Porque o fracasso o obriga a se desenvolver e evoluir.

O fracasso ensina muito mais do que a vitória.

Cada adversidade, cada fracasso, cada dor de cabeça carrega consigo a semente de um benefício igual ou maior.

Napoleon Hill

Por isso, quando você fracassar, perceba o que você pode aprender com o seu fracasso.

E sem sentimentalismo, seja racional.

Pegue uma folha e uma caneta e escreva uma lista com tudo o que você fez de errado. Perceba o que deu errado e o porquê deu errado. Assim você aprende tudo o que não deve mais ser feito e tudo o que você deve passar a fazer.

Quando eu fiz o lançamento do meu primeiro produto digital, ele foi um fracasso total de vendas.

E você sabe o que aconteceu? Eu senti a dor do fracasso, mas, como já estava preparado, eu sentei e fiz esse exercício.

O resultado foi que aquele fracasso representou a maior virada no meu negócio porque eu entendi o que eu realmente precisava fazer para construir uma empresa digital próspera, sustentável e duradoura.

Além disso, conheci o meu maior mentor de negócios digitais. E nada disso teria acontecido se eu não tivesse fracassado.

O fracasso é apenas um indicativo que mostra onde você errou. E quando você sabe onde errou, você aprende o que não deve mais fazer, assim como o que deve passar a fazer.

Por isso, toda vez que fracassar, aprenda com o seu fracasso. Use o fracasso como um impulsionador para o seu sucesso – e não como um desestimulador.

4º Passo
Capacitação

Como Lidar Com o Fracasso: 7 Passos Indispensáveis 7

Outro passo extremamente importante para vencer o fracasso é desenvolver as suas capacidades.

Porque, como já sabe, ou você sente que fracassou ou se sente um fracassado, certo?

Nos dois casos, desenvolver as suas capacidades é fundamental.

Se fracassou, você apenas não desenvolveu as capacidades necessárias para chegar ao seu sucesso específico. Então desenvolva as capacidades que precisam ser desenvolvidas.

Quais são as capacidades que você precisa desenvolver?

Elas são específicas.

Pense nessas capacidades e procure por cursos, livros e vídeos que façam com que você consiga aprimorá-las.

Mas se você se sente um fracassado, como eu já falei, o principal é desenvolver a sua autoestima, autoconfiança e autoaceitação – e todas são habilidades emocionais.

Então da mesma maneira procure por cursos, livros, vídeos e qualquer material disponível no mundo para que você consiga se desenvolver.

Quando eu era mais novo, eu tinha baixa autoestima e baixa autoconfiança. Naquela época eu nunca teria criado um canal no YouTube ou um blog.

Eu fui criar os meus canais de mídia a respeito de desenvolvimento pessoal somente depois de ter desenvolvido muito a minha autoconfiança e autoestima.

E quando eu criei, no começo, os meus artigos eram muito ruins e os meus vídeos eram péssimos. Não apenas na questão da qualidade de conteúdo, mas também na qualidade de escrita nos textos e imagem e áudio nos vídeos.

Sabe o que eu fiz?

Cursos e mais cursos, livros e mais livros. Todos com o intuito de desenvolver as minhas capacidades como escritor, orador e criador de vídeos.

Faça você o mesmo também.

5º Passo
Resiliência

Como Lidar Com o Fracasso: 7 Passos Indispensáveis 9

Desenvolver a sua resiliência é fundamental para passar por cima do fracasso.

Resiliência é a capacidade de se adaptar aos momentos difíceis da vida e superá-los. É a capacidade de aprender a cair e continuar a se levantar até quando for preciso.

Até quando for preciso. Ouviu bem?

Mais uma vez, a resiliência também é uma habilidade emocional – e toda habilidade é treinável.

Sabe qual é a maneira mais poderosa para desenvolver a sua resiliência? Levar porrada. Não no sentido literal, mas no sentido figurado.

E meu caro amigo, minha cara amiga, se você está aqui, provavelmente você é uma pessoa que levou bastante porrada da vida. Então o seu nível de resiliência já é elevado.

Só o fato de você procurar por informações sobre como lidar com o fracasso comprova que você tem a resiliência desenvolvida. Afinal você vem levando baques, mas continua persistindo na luta. Você continua se levantando, não é?

Outra maneira de desenvolver a resiliência é descobrir o sentido da sua vida, e eu escrevi um artigo falando sobre qual é o sentido da vida.

Você também aumenta a sua resiliência quando aprende a ser flexível. Quanto mais flexibilidade você tem, mais apto você está para responder diante das adversidades.

Os seus planos nunca serão perfeitos, sempre existirão imprevistos no meio do caminho. Tem dias que tudo dará errado mesmo. É por isso que desenvolver a resiliência é importantíssimo.

Você pode – e deve – iniciar novos projetos e sonhos com expectativas altas. Mas deve também desenvolver maturidade emocional suficiente para saber que a vida nem sempre acontece como você espera, pelo menos no tempo que você espera.

Ao se preparar mentalmente e antecipadamente para tudo isso, automaticamente você se torna mais resiliente.

Outro jeito para aumentar a resiliência é desenvolvendo o seu otimismo. Eu escrevi um texto falando sobre como superar o pessimismo e se tornar mais otimista.

Ter resiliência é muito importante porque você não pode eliminar os fracassos da vida, mas você pode lidar com eles da maneira mais assertiva possível.

Porque você vai fracassar muitas vezes. Não há como mudar este fato. Mas você pode desenvolver a resiliência até que seja capaz de superar todos os fracassos pelos quais inevitavelmente irá passar.

6º Passo
Significado

Como Lidar Com o Fracasso: 7 Passos Indispensáveis 11

Para você, o que significa a palavra “fracasso”?

Geralmente, acreditamos que fracasso é sinônimo de derrota. Inclusive, no dicionário você vai encontrar “ruína” e “desgraça” como significados de “fracasso”.

Mas e se você mudasse o significado da palavra “fracasso”?

Já pensou nisso?

No livro Poder Sem Limites, Anthony Robbins diz o seguinte:

Não há essa coisa chamada fracasso. Há somente resultados. Esta crença é quase um corolário do número um, e é também importante em si mesma. Muitas pessoas em nossa cultura foram programadas para temer essa coisa chamada fracasso. No entanto, todos nós podemos pensar em ocasiões em que quisemos uma coisa e conseguimos outra. Fomos todos reprovados num teste, sofremos por um romance frustrante que não deu certo, montamos um plano de negócios para ver tudo sair errado. Usei as palavras “efeito” e “resultados” porque é o que as pessoas bem-sucedidas veem. Elas não veem fracasso. Não acreditam nele. Isso não conta. As pessoas sempre conseguem alcançar algum tipo de resultado. Os supersucessos de nossa cultura não são pessoas que não falham, mas simplesmente pessoas que sabem que se tentarem alguma coisa e não obtiverem o resultado desejado, pelo menos tiveram uma experiência de aprendizado. Elas usam o que aprenderam e tentam alguma outra coisa. Tomam algumas novas medidas e produzem alguns novos resultados. Pense nisso. Qual é o único item, o único benefício que você tem hoje, a mais que ontem? A resposta, claro, é experiência. Pessoas que temem o fracasso fazem com antecedência representações internas do que poderá não funcionar. É isso que não lhes permite tomar a única medida que poderia assegurar o cumprimento de seus desejos. Você tem medo de fracasso? Bem, como se sente sobre o aprendizado? Você pode aprender com cada experiência humana e pode, por meio disso, ter sucesso em qualquer coisa que faça.

Então, a partir de hoje, mude o significado da palavra “fracasso” para “resultado”, “experiência” ou “aprendizado”.

Você não fracassou, você obteve um resultado. Você não fracassou, você adquiriu experiência. Você não fracassou, você aprendeu.

É assim que eu encaro a vida.

7º Passo
Blindagem

Como Lidar Com o Fracasso: 7 Passos Indispensáveis 13

Um grande problema que pode fazer com que você sinta que fracassou, ou que é um fracassado, é a insegurança gerada pela opinião de outras pessoas.

O que as pessoas pensam de você, querendo ou não, afeta a maneira como você pensa e age. E assim, muitas vezes, você muda a sua percepção baseado naquilo que determinadas pessoas pensam ou pensarão a seu respeito.

Então mesmo que você tenha modificado a sua forma de enxergar sucesso e fracasso e tenha aprendido como lidar com o fracasso, as pessoas mais próximas de você continuam com as próprias percepções de mundo e continuam julgando você – o que pode destruir a sua capacidade de ir adiante e superar todos os fracassos.

Você pode sentir medo até mesmo de tentar porque sabe que, se falhar, será bastante criticado. Assim você pode se sentir um fracasso ou sentir que fracassou não por si próprio, mas por influência alheia.

Então é preciso aprender a lidar com a opinião das outras pessoas blindando-se emocionalmente. É preciso criar barreiras emocionais que diminuam o impacto dos julgamentos alheios.

É necessário desenvolver a percepção correta para distinguir críticas construtivas de críticas destrutivas.

É fundamental saber ouvir as críticas construtivas para avaliar se realmente existe alguma coisa que você tem feito de errado que possa ser melhorada. São críticas que ajudam você a enxergar a situação de uma nova forma.

Por outro lado, as críticas destrutivas servem apenas para destruir os seus sonhos e frear o seu avanço. Essas críticas precisam ser combatidas com um escudo blindado.

Você consegue amenizar as críticas destrutivas tendo a clareza do seu contexto.

Porque os outros não estão na sua pele, não vivem a sua vida, não sabem do que você é capaz, não imaginam quem é você e o que pretende realizar. Só você tem a consciência.

Então quando você entende que os outros não sabem o que você sabe e não desenvolveram a inteligência estratégica e emocional que você desenvolveu, você aprende a aceitar a opinião alheia e segue em frente, inabalável.

Tenha a certeza de que você sempre estará cercado de pessoas dizendo o que você deve ou não fazer, e até mesmo o que você deve ou não pensar. Muitas vezes, além de emitirem opiniões contrárias, as pessoas irão desestimular e desanimar você.

Só que como isso não é algo que você possa mudar, é necessário aprender a lidar internamente com essas situações. Não tente mudar as opiniões alheias, transforme a maneira como você interpreta as opiniões de terceiros.

Se você tem a certeza de que vale a pena persistir, não importa que outras pessoas digam que você fracassou ou que é um fracassado – porque você se torna mais poderoso.

Conclusão

É inevitável ter que lidar com os fracassos da vida.

Por isso é muito importante aprender como lidar com o fracasso de maneira eficaz. Porque ou você aprende a lidar com o fracasso, um fato inevitável, ou o fracasso vai aniquilar todas as suas forças, a sua motivação e os seus sonhos.

O que você decide?

Lembre-se que você não é um fracasso, no máximo você fracassou.

Além disso, o fracasso faz parte do sucesso e é um grande mestre que está pronto para ensinar a você as lições do sucesso.

A vida não é perfeita e você vai fracassar. Só que quando você se capacita, desenvolve a sua resiliência, muda o significado da palavra “fracasso” e se blinda emocionalmente contra críticas destrutivas, você se torna muito poderoso diante do fracasso.

Vencer o fracasso é uma escolha sua. Somente sua. A recompensa é viver uma vida sem limites. Porque quando se torna capaz de superar qualquer fracasso você se torna capaz de realizar qualquer sonho que tiver na vida.

Ao chegar nesse nível, nada mais será capaz de pará-lo.

E para ajudá-lo ainda mais na sua jornada de desenvolvimento pessoal eu quero te convidar a conhecer o meu treinamento online avançado de desenvolvimento humano.

Você tem interesse em evoluir 10 anos em 15 horas?

Então é só entrar aqui e conhecer!

Um grande abraço e até mais!

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket