Como Lidar Com Pessoas Difíceis: 7 Temperamentos e 7 Dicas

Existem algumas pessoas, um tanto difíceis, com as quais obrigatoriamente você precisa conviver.

Seja no seu trabalho, na faculdade, no grupo de amigos ou até na sua família, você sempre vai encontrar pessoas complicadas para se relacionar.

Por isso, já que não é possível simplesmente excluir essas pessoas da sua vida, você se torna obrigado a aprender como lidar com pessoas difíceis.

Muitas vezes uma pessoa é difícil por conta de suas características próprias, o que acaba dificultando todos os relacionamentos que ela possui.

Em outros casos, os problemas de relacionamento surgem porque as suas características não combinam com as características da outra pessoa.

O ideal é que você não mantenha relacionamentos com aqueles que parecem estar sempre dificultando a sua vida e despertando os seus defeitos, porém, como eu falei, nem sempre é possível se afastar dessas pessoas.

Pode ser desgastante lidar com pessoas difíceis, mas não é impossível, desde que você esteja disposto a desenvolver a sua inteligência socioemocional para aprender como facilitar o convívio com essas pessoas.

Por isso eu vou mostrar agora para você duas coisas:

  • Os temperamentos mais comuns das pessoas difíceis.
  • Como lidar com pessoas difíceis de forma eficaz.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

1º Temperamento
Não Sabe Dialogar

Como Lidar Com Pessoas Difíceis: 7 Temperamentos e 7 Dicas 1

Esse é um dos temperamentos mais complicados. Porque para que você consiga manter um bom relacionamento é necessário dialogar.

Só que muitas pessoas não conseguem expor seus pontos de vista de forma clara e entendível, e assim acabam aderindo a outras formas para “dialogar”.

É complicado lidar com pessoas que agridem verbalmente ou constantemente são irônicas, sarcásticas e debochadas.

Além disso, sempre existe aquela pessoa que, por conta da dificuldade em se expressar, pensa que você precisa aprender a ler toda a linguagem corporal dela para descobrir o que ela quer e precisa.

Mas toda comunicação se baseia em dois fatores: falar e ouvir.

A pessoa que não sabe dialogar dificilmente aceita o ponto de vista da outra pessoa. Além de não saber se expressar, ela também não sabe ouvir.

Esse tipo de pessoa tem muita dificuldade em aceitar pontos de vista divergentes, não consegue sentir empatia e é rápida em julgar.

Uma pessoa assim também não sabe aceitar críticas. Assim, quando você tenta fazer uma crítica construtiva, arruma uma grande discussão.

Mas mesmo com esse risco, é necessário que alguém mostre para a pessoa que não sabe dialogar que ela precisa melhorar.

Pode ser que a pessoa fique irritada inicialmente, mas depois ela pode começar a refletir e quem sabe até mesmo começar a perceber que é por isso que muitos de seus relacionamentos são complicados.

Se essa pessoa não for alguém muito próximo de você, talvez realmente não valha a pena falar nada. Então você apenas se esquiva ao máximo de situações em que precisa dialogar com a pessoa.

2º Temperamento
Nunca Cede

Como Lidar Com Pessoas Difíceis: 7 Temperamentos e 7 Dicas 3

Outro tipo complicado é aquela pessoa que não aceita ceder em nenhum momento. As coisas sempre precisam ser feitas do jeito dela e quando ela quer.

Esse tipo de pessoa não sabe como trabalhar em grupo e por isso é difícil de lidar com ela em ambientes profissionais, onde muitas vezes você precisa abrir mão de algumas coisas para conseguir produzir um bom resultado em conjunto.

Mas não é somente dentro do ambiente profissional que você encontra dificuldades com esse tipo de personalidade.

Uma pessoa com essa característica também pode ser um péssimo marido ou uma péssima esposa. Porque dentro de um relacionamento amoroso é necessário saber fazer concessões para chegar em um ponto de equilíbrio.

Aquele que sempre quer tudo do próprio jeito e no tempo que deseja dificulta muito as coisas para as duas partes porque a pessoa que nunca abre mão acaba se sentindo constantemente insatisfeita e irritada porque o outro não atende aos seus desejos.

Ao mesmo tempo, o outro fica sempre desgastado por tentar fazer a outra pessoa feliz e nunca conseguir.

Esse tipo de personalidade é muito baseado no “eu”, ou seja, é uma pessoa egoísta. Ela acredita que os outros sempre devem estar dispostos a fazer o que ela quiser, quando ela quiser e como quiser.

Conviver com uma pessoa assim é absolutamente prejudicial para a sua saúde mental e emocional.

3º Temperamento
Só Sabe Reclamar

Como Lidar Com Pessoas Difíceis: 7 Temperamentos e 7 Dicas 5

Com certeza você conhece aquela pessoa que toda vez que conversa com você tem alguma reclamação a fazer.

O dia nunca parece estar bom para ela e mesmo em bons momentos a pessoa consegue encontrar problemas e defeitos para ressaltar.

É complicado lidar com alguém que parece estar sempre procurando alguma coisa para criticar.

Você pode acabar se sentindo sobrecarregado emocionalmente depois que sai de perto da pessoa, como se ela tivesse deixado uma carga pesada nas suas costas.

Além disso, pessoas que adoram reclamar dificilmente conseguem ficar felizes com o sucesso dos outros. É muito raro que elas façam algum tipo de elogio.

São aqueles que parecem sentir prazer em jogar um “balde de água fria” na sua cabeça quando você está feliz e animado com algum grande feito ou conquista.

4º Temperamento
Injustiçado/Perseguido

Como Lidar Com Pessoas Difíceis: 7 Temperamentos e 7 Dicas 7

Existem pessoas que vivem se queixando e estão sempre se fazendo de vítimas. Essas pessoas acreditam que estão sendo injustiçadas e, muitas vezes, até mesmo perseguidas.

Esse tipo de companhia consegue ser muito exaustiva, embora no começo não pareça.

A maior parte da conversa desse tipo de pessoa gira em torno das coisas que os outros fizeram com ela e de como ela se sente mal e para baixo.

O assunto sempre acaba gerando uma negatividade tóxica para todo mundo que está em seu convívio.

O injustiçado/perseguido é um tipo de reclamão que reclama de tudo o que foi “feito contra ele”.

Em um ambiente profissional, por exemplo, esse tipo de comportamento e personalidade pode acabar sendo bastante prejudicial. Especialmente quando você precisa realizar algumas atividades em grupo.

Não há muitas formas de chegar até esse tipo de pessoa e comunicar que ela apresenta esse tipo de comportamento, sem criar um clima desagradável.

Pessoas assim também têm dificuldade em ouvir críticas e aceitá-las. Elas passam a se sentir ainda mais incompreendidas, injustiçadas e perseguidas.

5º Temperamento
Sabe-Tudo

Como Lidar Com Pessoas Difíceis: 7 Temperamentos e 7 Dicas 9

O quinto tipo de temperamento é o sabe-tudo. Ninguém gosta de um sabe-tudo. Com certeza você já conheceu pessoas assim desde muito cedo na vida.

O sabe-tudo é uma pessoa com um grande orgulho que não muda de opinião de forma nenhuma e muito menos dá o braço a torcer, mesmo por motivos tolos.

Inclusive, mesmo sabendo estar errado, muitas vezes o sabe-tudo inicia uma argumentação para que, de jeito nenhum, “perca uma discussão”.

O sabe-tudo acredita que nunca precisa da ajuda de ninguém e insiste em dar opiniões sobre tudo, mesmo quando realmente não faz ideia do que está falando.

Um sabe-tudo em um ambiente profissional prefere fazer as coisas de modo errado ao invés de pedir ajuda, para aprender algo novo, e realizar o trabalho com excelência.

Esse tipo de comportamento é exaustivo porque é evidente que a pessoa não sabe tudo o tempo inteiro, sobre todas as coisas do mundo.

Isso significa que o sabe-tudo erra em muitos momentos – assim como todo mundo –, mas por conta da falta de humildade, jamais consegue admitir e corrigir os próprios erros.

E aí o sabe-tudo se torna uma pessoa tóxica também porque quase nunca admite erros e falhas. Quando admite, o sabe-tudo sempre coloca a culpa em outras pessoas ou, no mínimo, nas circunstâncias que não tem nada a ver com suas ações.

O sabe-tudo acaba se tornando cansativo e arrogante. Ele raramente dá espaço para a outra pessoa falar e mostrar seu ponto de vista. O sabe-tudo faz com que as outras pessoas se sintam inferiores e estúpidas perto dele.

Geralmente, o sabe-tudo não é tudo o que diz ser. Inclusive, esse comportamento pode ser uma máscara para que os outros não percebam que, no fundo, o sabe-tudo não sabe tudo.

6º Temperamento
Perfeccionista

Como Lidar Com Pessoas Difíceis: 7 Temperamentos e 7 Dicas 11

Esse tipo de pessoa quase todo mundo conhece também – e talvez você mesmo seja um.

Eu sou um perfeccionista.

O perfeccionista é aquele que não admite nenhum tipo de erro e quer sempre as coisas perfeitas, no tempo perfeito.

Não é necessário dizer que isso quase sempre é impossível, certo? Mas o perfeccionista não consegue enxergar este fato.

Não há problema nenhum em querer que as coisas sejam bem-feitas e que haja dedicação nos compromissos assumidos. Só que é necessário fazer concessões e entender que ninguém é perfeito.

Todos estão passando por processos de aperfeiçoamento. Não faz sentido sempre exigir a perfeição daqueles que estão começando a evoluir e, pior ainda, puni-los quando não atingem o ideal desejado.

O perfeccionista pode exigir muito apenas de si mesmo, mas na maioria das vezes acaba colocando essa carga nas costas de outras pessoas também e exigindo delas a mesma coisa que exige de si mesmo.

O maior problema ao ter que se relacionar com extremos perfeccionistas está no fato de que você pode se sentir constantemente frustrado e cansado porque não importa o que faça, você nunca consegue atingir o nível de perfeição desejado.

Então você acaba se sentindo sempre alguém inútil e não capacitado para realizar mesmo as mais simples tarefas. Porque mesmo tendo dado o melhor de si, você é diminuído e recriminado.

Você passa a ter a sensação de que nada do que você faz é bom o bastante para aquela pessoa.

7º Temperamento
Indeciso

Como Lidar Com Pessoas Difíceis: 7 Temperamentos e 7 Dicas 13

Nem todo mundo tem confiança completa em tudo que faz ou escolhe. Mas há em específico um tipo de pessoa que é extremamente difícil de conviver: aquela que é totalmente indecisa.

Ela não consegue se decidir sobre nada, nem na própria vida, nem quando a decisão impacta outras pessoas. E assim qualquer pequena decisão se torna uma grande discussão onde muitos fatores precisam ser avaliados antes.

Ter que trabalhar em conjunto com uma pessoa que não consegue decidir nada – e quando decide ainda não tem certeza e continua confusa – é muito desgastante.

Se relacionar amorosamente com uma pessoa assim também é bastante complicado. Porque quando é você quem precisa tomar todas as decisões, você pode sentir uma sobrecarga de responsabilidades que o levam à exaustão.

Pessoas com essa personalidade sempre ficam com medo de fazer escolhas, não têm qualquer confiança em seus julgamentos e constantemente repensam suas atitudes.

O relacionamento se torna extremamente cansativo tanto para o indeciso, quanto para quem depende dele em certo nível.

Apesar disso, esse tipo de pessoa possivelmente sabe ouvir e levar em consideração uma crítica construtiva.

Ela pode até já estar ciente de como a sua personalidade indecisa afeta outras pessoas e por isso quer mudar, mas não sabe como. Então ela está mais aberta para ouvir conselhos e aceitar ajuda, o que já é uma grande vantagem.

Como Lidar Com Pessoas Difíceis

Como Lidar Com Pessoas Difíceis: 7 Temperamentos e 7 Dicas 15

Evidentemente existem outros tipos de personalidades de pessoas difíceis, mas fica inviável falar de todas aqui sem precisar escrever um livro.

Então eu resolvi falar sobre as mais comuns.

Para lidar com esses tipos de pessoas, em alguns casos, pode ser simples. Você pode simplesmente se afastar e excluir a pessoa da sua vida.

Claro que nem sempre essa é uma atitude fácil de ser tomada porque por mais que a pessoa seja tóxica você gosta muito ou ama ela, o que dificulta o seu afastamento.

Só que muitas vezes não há o que fazer, não existe a mínima possibilidade de que você se afaste. Então é preciso desenvolver a sua inteligência emocional para aprender a agir nessas situações.

Por isso eu vou dar 7 dicas para que você consiga lidar melhor com pessoas difíceis.

1ª Dica
Resista à Tentação

Como Lidar Com Pessoas Difíceis: 7 Temperamentos e 7 Dicas 17

A primeira dica é não cair na tentação de discutir com uma pessoa de difícil convivência porque ela consegue tirá-lo do sério facilmente.

Então você se descontrola, fala coisas que não queria ou não deveria, briga e acaba tomando decisões precipitadas.

Resistir à tentação é um exercício de autocontrole. E, como você já deve saber, o autocontrole é um treino.

Quando você perceber que está prestes a começar a discutir, pare, respire fundo e releve o que ouviu, por mais difícil que isso seja no momento.

Lembre-se que depois de proferir palavras você não pode voltar no tempo e retirar o que disse.

Tudo o que você fala quando está sentindo raiva pode trazer sérias consequências e marcas profundas, então pratique o autocontrole para vencer a impulsividade.

Inclusive, você pode até estar caindo em uma armadilha porque a outra pessoa pode estar tentando tirar você do sério de maneira proposital. Ela quer justamente isso, que você fale coisas que não deveria dizer para ter uma “arma” para usar contra você.

Entrar em conflito com pessoas que têm personalidade difícil é como entrar em um campo minado. Você não sabe onde estão as bombas, mas sabe que a qualquer passo tudo pode explodir. É só uma questão de tempo.

O ideal é que você tente ao máximo não entrar em conflito e discussões com esse tipo de pessoa, mas eu sei que isso nem sempre é possível porque, claro, você é humano e não consegue se manter calmo o tempo inteiro.

Pessoas difíceis tem a incrível capacidade de saber o exato momento em que você não está com paciência e muito menos calmo, e assim o induzem a discutir.

Só que uma vez dentro de uma discussão tudo se complica rapidamente, como uma grande bola de neve descendo uma colina que destrói tudo pela frente. A cada segundo que passa a bola fica maior e ainda mais rápida, até que seja impossível de ser detida.

O ideal nesses momentos é que você busque se desligar da situação. Tente não se deixar atingir com as palavras do outro e nem levar para o lado pessoal, mesmo que aquilo seja totalmente pessoal.

É difícil e requer muito autocontrole, mas não é impossível. Você vai sentir raiva, é claro, mas essa é a hora em que você mais aprende a controlar as suas emoções.

Uma vez que aceite entrar na discussão você será arrastado para um descontrole emocional e psicológico.

2ª Dica
Cuide Com os Gatilhos

Como Lidar Com Pessoas Difíceis: 7 Temperamentos e 7 Dicas 19

Quando convive constantemente com alguém você aprende muito sobre o outro. Então você passa a saber exatamente o que a outra pessoa gosta de conversar, assim como o que a deixa bastante irritada.

Por isso, quando você lida com pessoas de personalidade complicada, é preciso estar muito mais atento aos assuntos que você insere na conversa. Porque qualquer coisa pode ser um gatilho que iniciará uma grande discussão.

Quanto mais você conhece a outra pessoa, mais fácil fica para evitar os assuntos que devem ser evitados.

Isso implica no fato de que muitas vezes você terá que guardar as suas opiniões para si mesmo e não poderá expor algo que gere discordância com a outra pessoa, além de precisar ignorar algumas outras coisas.

Só que aqui existe uma ressalva.

Se você está em uma situação em que realmente precisa expor a sua opinião, e até um argumento contrário ao da outra pessoa, vá em frente e não hesite.

Precisar expor uma opinião significa que os seus argumentos vão impactar diretamente e de maneira importante os resultados da conversa. Mas você não precisa expor seus argumentos quando a discussão será irrelevante, somente uma disputa de egos.

Agir dessa maneira nem sempre é fácil, mas se você quiser realmente evitar discussões e brigas é extremamente necessário.

No fim das contas, vale a pena. Porque uma discussão inútil sempre leva você a um grande cansaço mental, emocional e até físico.

3ª Dica
Aceite a Dificuldade

Como Lidar Com Pessoas Difíceis: 7 Temperamentos e 7 Dicas 21

A terceira dica é aceitar a dificuldade do outro.

Muitas vezes você pode acreditar que com o tempo, e dando um jeitinho, você conseguirá desenvolver um bom relacionamento com uma pessoa difícil.

Só que você deve estar preparado para que isso nunca aconteça.

Algumas pessoas nunca vão conseguir, de forma simples, ter uma conversa razoável. E é muito importante que você comece a aceitar isso.

É necessário que você não crie expectativas tão altas, acreditando que a pessoa vai mudar da noite para o dia e de repente você poderá conviver com ela da mesma forma que convive com todas as outras pessoas da sua vida.

Não é assim que funciona.

As pessoas de personalidade complicada até podem dizer que vão mudar e abandonar alguns hábitos, mas dificilmente elas conseguirão mudar.

Então mantenha as suas expectativas baixas e esteja ciente de que conversar com essas pessoas é uma tarefa difícil, tendo em vista que elas não são boas em manter um diálogo e lidar com situações difíceis.

Aceite as pessoas difíceis como elas são e encare a tarefa de conviver com elas como um treinamento para o seu aprimoramento e desenvolvimento pessoal.

Essa perspectiva é fantástica. Encare como um treinamento para que você cresça. Você percebe como essa simples mudança de pensamento o coloca em outro nível do jogo?

4ª Dica
Respeite Seus Limites

Como Lidar Com Pessoas Difíceis: 7 Temperamentos e 7 Dicas 23

Existirão momentos em que você precisará dizer “chega” e precisará se afastar. Nem que para isso você tenha que sair de perto da pessoa, desligar o telefone no meio da conversa ou simplesmente deixar de respondê-la.

Isso a deixará ainda mais estressada e você poderá se sentir muito mal, mas será necessário pelo bem da sua saúde emocional e estabilidade mental.

Para fazer isso você precisa conhecer os seus limites e impor os limites no relacionamento. Avalie qual é seu grau de proximidade com o outro e veja até onde você pode – e deve – aceitar determinadas atitudes.

Os limites com colegas de trabalho, pai, mãe, filhos, marido ou esposa são bem diferentes. Entenda quais são os seus limites de acordo com cada relação e imponha-os.

Quando você perceber que os seus limites estão sendo ultrapassados, e que não existe uma solução, é hora de se afastar, mesmo que temporariamente.

5ª Dica
Aprenda a se Proteger

Como Lidar Com Pessoas Difíceis: 7 Temperamentos e 7 Dicas 25

Quando você convive com pessoas difíceis é preciso aprender a criar barreiras emocionais para se proteger. Isso depende da forma como as pessoas tendem a atacá-lo.

Analise o seu relacionamento com cada uma das pessoas difíceis da sua vida e perceba em que ponto elas costumam deixá-lo mal.

Treine a sua capacidade de não dar ouvidos às palavras negativas da pessoa, e não absorver o que ela fala, entendendo que ela tem problemas e que todas as coisas ruins que ela fala de você, dizem muito mais respeito dela do que de você.

E se proteger é diferente de apenas resistir à tentação.

Você pode resistir à tentação de entrar em uma discussão, mas mesmo assim ficar com raiva e se sentir internamente envenenado.

Mas quando aprende a se proteger você consegue não ficar com raiva da outra pessoa, você aprende a controlar a sua raiva.

Na verdade, conviver com pessoas difíceis é um grande treinamento de desenvolvimento emocional.

6ª Dica
Não se Contagie

Como Lidar Com Pessoas Difíceis: 7 Temperamentos e 7 Dicas 27

Quando convive com um pessoa por bastante tempo você acaba se tornando um pouco dela. Você começa a pensar da mesma maneira, usar as mesmas gírias e até mesmo começa a falar com o mesmo tom de voz.

Se você convive demais com uma pessoa que reclama de tudo o tempo todo, você não pode se deixar ser contaminado.

É preciso tomar muito cuidado porque esse processo é perigosamente traiçoeiro. Ele ocorre sem que você se dê conta e sem que perceba que você passou a agir da mesma maneira que a outra pessoa.

Se você vive no meio de pessoas fofoqueiras, um dia você vai se pegar fofocando também. Se você vive com pessoas que só reclamam, quando menos perceber você estará reclamando da vida.

Todo mau temperamento é contagioso como um vírus.

Por isso é necessário que, ao estar em contato diário com pessoas de personalidade difícil, você esteja ciente de que existe um vírus pronto para contaminá-lo.

Lembre-se que você não é um super-herói e está sujeito a erros também, então, mesmo que você tenha uma personalidade agradável, é possível – e bastante fácil – que você seja contaminado por hábitos ruins e tóxicos.

Analise o seu comportamento e quem você se torna quando está perto de uma pessoa difícil.

Quando você está convivendo com uma dessas pessoas, o que você sente vontade de fazer e dizer? Você muda a sua personalidade, quase que sem perceber?

7ª Dica
Corte Laços

Como Lidar Com Pessoas Difíceis: 7 Temperamentos e 7 Dicas 29

No início eu havia falado para você que uma maneira simples de lidar com as pessoas difíceis é simplesmente se afastar delas.

E eu também falei que em muitos casos isso não seria possível. Mas às vezes, dependendo da situação, você precisa tomar a decisão de tornar o afastamento possível.

Quando a situação se torna insuportável e você percebe que é impossível continuar a se relacionar com uma determinada pessoa, mesmo que você tenha medo de se afastar porque enfrentará as consequências, é preciso ir em frente e tirar a pessoa da sua vida.

Nenhuma relação é tão importante, e vale tão a pena, a ponto de você colocar a sua saúde mental e emocional em risco.

Nem mesmo aquele emprego que parecia ser o seu grande sonho vale a pena, caso em troca você esteja sempre estressado, aflito, deprimido e com medo.

Existem pessoas que são verdadeiros vampiros emocionais e têm a capacidade de sugar todos os seus bons sentimentos.

Então corte os laços com essas pessoas, mesmo que seja um familiar próximo, mesmo que seja um relacionamento amoroso de longa data, mesmo que seja uma relação profissional – e que isso implique em você perder o emprego e ter que recomeçar.

Não aceite uma relação abusiva porque, por mais que você tenha algum bônus no relacionamento, mais cedo ou mais tarde o ônus chega para cobrá-lo. Só que os juros, compostos, serão bem altos.

Conclusão

Descobrir como lidar com pessoas difíceis é sempre importante, mesmo que você não identifique nenhuma delas no seu convívio – o que é muito difícil.

Quando você não sabe lidar com pessoas complicadas, o alto nível de estresse e conflito geram um grande desgaste emocional que afeta você em tudo na vida.

Por isso identifique qual tipo de comportamento as pessoas mais difíceis da sua vida apresentam e depois escolha tomar a atitude mais inteligente possível de acordo com cada caso específico.

Além disso, você percebeu como que em muitos momentos você mesmo apresenta alguma das características descritas? Talvez você apresente até mais de um comportamento ao mesmo tempo.

Eu, por exemplo, muitas vezes sou o sabe-tudo, o perfeccionista e aquele que nunca cede, ou todos ao mesmo tempo.

Então isso também serve como um exercício de auto-observação e autoconsciência. A partir do momento que você tem consciência e percebe que está sendo uma pessoa difícil, você pode escolher mudar a sua atitude.

Porque assim, além de aprender a conviver melhor com as outras pessoas, você aprende a ser uma pessoa melhor, mais tranquila e evoluída, o que inevitavelmente melhora todos os seus relacionamentos.

Você convive diariamente com pessoas difíceis?

O que você faz para conviver com elas da melhor maneira possível?

Deixe nos comentários as suas dicas porque aqueles que estiverem passando pelo mesmo problema que o seu irão se beneficiar muito com a sua ajuda.

Por último, se você busca a evolução contínua, diária e progressiva, conheça o meu treinamento online de desenvolvimento pessoal e leve a sua vida para o próximo nível.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket