Como Reprogramar a Mente Para o Sucesso: 4 Passos Simples

Reprogramar a mente para o sucesso pode parecer uma belíssima conversa fiada, mas é verdade.

Saber como reprogramar a mente para o sucesso não só te mantém no “controle”, como também permite que você consiga alcançar seus objetivos e agarrar as oportunidades de forma mais simples.

No empreendedorismo, em especial, não é incomum essa prática. Na verdade, o que mais ouço entre empreendedores é sobre a importância da mudança de mentalidade, para que se possa ter sucesso nos negócios.

Infelizmente, o assunto ainda é pouco conhecido em outros meios.

Porém, sendo um assunto novo ou não, se você quer ter uma mentalidade de sucesso e conseguir ter resultados mais expressivos tanto na sua vida pessoal quanto na sua vida profissional, esse conteúdo é perfeito para você.

Continue a leitura e descubra o quanto pode ser valioso descobrir como reprogramar o cérebro para o sucesso (com apenas quatro passos simples e de fácil aplicação).

Nada de dicas inúteis, informações superficiais ou amontoados de palavras, neste conteúdo você realmente conseguirá ter a chave para ser um homem de sucesso.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

O Que Significa Reprogramar a Mente?

A reprogramação mental é, de forma resumida, a capacidade do ser humano de conseguir dominar seu cérebro apenas por substituir informações neurais negativas e fracassadas por informações neurais positivas, vencedoras e de completo sucesso.

Para muitos, conseguir entender como reprogramar a mente para o sucesso é extremamente difícil.

Afinal, como desconstruir as informações que já estão no seu cérebro? Como fazer com que a sua mente te obedeça?

Se você também está com dúvidas sobre esse processo, é importante que você entenda o que é a sua mente.

O Que é a Mente?

A mente é como se fosse uma caixa registradora, ou seja, enquanto a caixa registradora de dinheiro acumula cédulas e moedas, nossa mente acumula memórias e experiências.

Assim como a caixa, que vive trocando cédulas e moedas à medida em que o dono insere e retira o dinheiro, a mente realiza o mesmo processo de registro, só que ao invés de dinheiro, troca informações, memórias e até experiências.

Saber como reprogramar o cérebro para o sucesso e passar a ter uma mentalidade vencedora pode ser simples, já que, como você entendeu, para realizar o processo de reprogramação é só substituir informações, trocando as negativas pelas positivas.

Não é fácil, eu confesso, mas pode ser muito simples se você souber todos os passos para a mudança de mentalidade que você precisa.

Funcionamento da Reprogramação Mental

Mas então, como funciona a reprogramação mental?

Essa é a principal dúvida de quem quer gerar uma mudança de mentalidade, já que realmente o assunto pode ser um pouco confuso, ainda mais se você não sabe nada sobre reprogramação mental.

Para que você reprograme sua mente, você precisa entender como funciona o processo.

A reprogramação consiste em, justamente, programar novamente os comandos neurais que você já estabeleceu no cérebro. Esses comandos neurais funcionam como uma espécie de caminhos que sua mente utiliza para processar informações recebidas.

Temos muitos neurônios e, sendo assim, dependendo de qual informação seja recebida pelo cérebro, a consequência é um determinado comportamento.

Por exemplo, no seu dia a dia você exerce inúmeras atividades, como tomar banho, beber uma xícara de café pela manhã e também caminhar até o trabalho.

Essas atividades são iniciadas primeiramente nos seus neurônios.

Considerando que você aprendeu todas essas atividades e repete a maioria dia após dia, é completamente possível que você consiga encaixar outra atividade ou informação para ter um novo comportamento/resultado.

O processo neural possui 3 etapas, sendo:

  1. Recebimento da informação.
  2. Armazenamento da informação.
  3. Tansmissão da informação.

Você vai construindo esse processo no decorrer da sua vida, sempre levando em consideração, de forma inconsciente, suas crenças e experiências.

Na verdade, sua programação mental é o reflexo de como você enxerga sua existência.

Portanto se, por exemplo, você cresceu sendo inferiorizado, recebeu ensinamentos fracos e foi reprimido, pode ser que hoje você conviva com uma baixa autoestima, infelicidade e péssimos relacionamentos.

Então, se você quer uma mudança de mentalidade, você precisa reprogramar o seu cérebro.

Só com a reprogramação você conseguirá se libertar dos padrões que estão te incomodando e que, infelizmente, estão impossibilitando o seu crescimento.

Como Reprogramar a Mente Para o Sucesso: 4 Passos Para Programar o Seu Cérebro

É importante falar, ainda mais neste ponto do texto, que o maior esforço para mudar a sua mente será o esforço inicial.

No começo você faz um grande esforço para reprogramar a sua mente.

Feito isso, como o seu cérebro é inteligente demais, desenvolver uma mentalidade de sucesso não será mais custoso para ele. Na verdade, será como qualquer outra atividade que você já tem o hábito de realizar.

Se você quer saber como reprogramar a mente para o sucesso, mas está com medo de não conseguir levar o processo até o final, não se preocupe, a parte mais difícil já passou.

É necessário ser disciplinado para conseguir realizar todos os passos sem desistir, mas como eu disse, a parte mais difícil, que é conviver com comportamentos que prejudicam seu crescimento, já passou.

Agora você está cada vez mais próximo do seu objetivo, e isso, meu amigo, é muito mais simples do que você imagina.

Leia os passos abaixo com muita atenção, afinal, isso vai significar uma enorme mudança na sua vida.

1. Foco Concentrado

O primeiro passo é mostrar para o seu cérebro qual é o objeto do seu foco.

Essa é a hora que os seus neurônios recebem a informação de que algo vai mudar, como um start mesmo.

Nesta primeira etapa, o ideal é que você saiba exatamente qual é essa informação, que neste caso, é ter uma mentalidade de sucesso.

Porém, pode ser qualquer outra coisa, como receber uma promoção no trabalho, se tornar um profissional mais qualificado, conseguir ficar em boa forma física e até mesmo conquistar a vaga na faculdade que você sempre sonhou em entrar.

Sabendo com total clareza o que você deseja, agora você deve direcionar toda a sua atenção para este objetivo.

Com atenção e clareza, você, de forma automática, fará com que a sua mente e o seu cérebro se empolguem com essa nova possibilidade.

Quando você decide focar em algo, o seu cérebro passa a dar uma importância muito grande para aquilo em que você está se focando.

Você acende uma “luz” no seu cérebro responsável por te avisar sempre que algo relevante para o objeto do seu foco está perto de você, ao seu alcance.

Sabe quando você compra um carro novo e de uma hora para outra você começa a ver o mesmo modelo do seu carro em vários lugares?

Não, as pessoas não começaram a comprar o mesmo carro que o seu só porque você comprou um, você apenas passou a dar atenção para o seu carro e começou a percebê-lo proativamente.

Quando você enxerga com clareza e direciona sua atenção para um objetivo, não é que você começa a ter mais oportunidades na vida, mas sim que você passa a enxergar oportunidades que antes você não enxergava e se mantém aberto para aproveitá-las.

2. Repetição Detalhada

O segundo passo é reforçar positivamente a nova informação para o seu cérebro.

Você precisa continuar reforçando a informação para a sua mente e fazer com que a empolgação continue viva.

Afinal, se você realizou o passo um, muito provavelmente ficará feliz e radiante com a possibilidade por um dia ou três, mas isso precisa ser contínuo.

A reprogramação é um exercício, você precisa estar em movimento e oferecer o máximo de detalhes que conseguir, como se fosse o seu objetivo de vida máximo.

Se você quer reprogramar a mente para o sucesso, detalhe mais.

Por exemplo:

Eu quero reprogramar o meu cérebro para o sucesso para que eu cresça como profissional, seja reconhecido pelo meu chefe e elogiado pelos meus colegas, ganhe um aumento e consiga passar mais tempo com a minha família.

A ideia é pensar, repetir, respirar e mentalizar o que você deseja com o máximo de detalhes, até que fique impossível para o seu cérebro não te ajudar a conseguir alcançar seu objetivo.

Basicamente, exercite até você conseguir o famoso: “Ou vai, ou vai”.

O seu objetivo é não dar mais nenhuma outra opção para o seu cérebro. O seu foco é dizer claramente, detalhadamente, exatamente aquilo que você quer.

3. Faça Seus Neurônios Acreditarem em Você

Você realmente quer ter uma mentalidade vencedora?

Então siga o terceiro passo com muita força de vontade.

O terceiro passo é fazer o que o seu cérebro acredite em você.

E para fazer com que o seu cérebro acredite em você, é preciso agir.

Porque é apenas agindo que você consegue provar para os seus neurônios que você realmente quer uma mudança de mentalidade.

Talvez você esteja perguntando o motivo de querer que os seus neurônios acreditem que você realmente quer mudar.

A resposta é a seguinte: tornar seu objetivo uma realidade.

Veja bem, você precisa reprogramar o seu cérebro, mas você só será eficiente nisso se ele acreditar que você realmente quer ter uma mentalidade vencedora, pois você precisa que ele se esforce e te ajude.

Claro que, como você deve imaginar, não é qualquer ação que você vai tomar. Na verdade, você precisa agir de acordo com o seu objetivo.

Pergunte-se: o que você pode fazer que irá contribuir para estar mais próximo e até alcançar, o quanto antes, o seu objetivo?

Até agora temos o seguinte:

Eu quero reprogramar o meu cérebro para o sucesso para que eu cresça como profissional, seja reconhecido pelo meu chefe e elogiado pelos meus colegas, ganhe um aumento e consiga passar mais tempo com a minha família.

No meu exemplo, ainda falta a ação.

Existem diversas ações que você pode escolher para conseguir alcançar o objetivo acima, portanto, analise bem e veja qual é a melhor opção para você.

Exemplificando, para que você tenha ideias, você pode colocar uma ação como:

Para conseguir ter uma mentalidade de sucesso, eu vou estabelecer minhas metas, estudar mais, vou assistir casos de sucesso para me inspirar e vou me dedicar muito ao meu trabalho, até que eu colha, como resultado, os frutos que eu quero.

Lembre-se que cada caso é um caso, por isso é fundamental que você escolha ações que te ajudem a conseguir o que você deseja.

Afinal, ter uma mente de sucesso é relativo, ou seja, o significado de sucesso muda de pessoa para pessoa.

4. Colha os Frutos Antecipadamente

Sabe quando você planeja uma viagem?

Você fica tão empolgado e acaba imaginando cada detalhe, idealiza exatamente como será, até a cor do carro que você vai alugar para passear já está na sua cabeça.

Bom, isso é ótimo para que você consiga reprogramar a sua mentalidade para o sucesso.

Essa atitude, mesmo que pareça inofensiva, faz com que os seus neurônios passem a enxergar o seu objetivo como sua nova realidade.

Assim como no planejamento da viagem, onde você já realizou tudo que precisava para ela acontecer e agora aguarda ansiosamente pelo dia e pelas experiências, na reprogramação da mente é a mesma coisa.

Esse é o passo 4 e último da lista de passos.

Ou seja, agora é só “finalizar” o processo com chave de ouro, pois você já sabe, na teoria, como reprogramar a mente para o sucesso.

Por isso se pergunte agora quais são os resultados ou frutos que você deseja obter reprogramando o seu cérebro.

Reflita sobre tudo, inclusive, responda para si mesmo, quantas vezes puder, quem será o maior beneficiado se você conseguir ter uma mentalidade de sucesso.

Lembra do exemplo que eu estou usando?

Até agora ele está assim:

Eu quero reprogramar o meu cérebro para o sucesso para que eu cresça como profissional, seja reconhecido pelo meu chefe e elogiado pelos meus colegas, ganhe um aumento e consiga passar mais tempo com a minha família. Para conseguir ter uma mentalidade de sucesso, eu vou estabelecer minhas metas, estudar mais, vou assistir casos de sucesso para me inspirar e vou me dedicar muito ao meu trabalho, até que eu colha, como resultado, os frutos que eu quero.

No quarto e último passo você irá incluir no seu discurso o que você espera como resultado, ficando, mais ou menos, assim:

Como resultado, eu vou conseguir um aumento de X reais, vou ajudar a empresa em que eu trabalho a crescer Y% e ainda vou orgulhar meu chefe, meu colegas de trabalho e minha família, sendo lembrado diariamente que sou uma pessoa de sucesso.

Se você se identifica com o resultado acima, é certo que sentiu um frio na barriga, afinal, é muito bom imaginar o quão longe você pode chegar.

Porém, este é apenas um exemplo.

Você precisa adaptar todo o discurso para as suas necessidades.

Conclusão

Se você chegou nesta etapa do conteúdo, significa que você leu esse artigo por inteiro e que está na frente da maioria das pessoas que sofrem com uma mentalidade fracassada, mas que não buscam formas de melhorar.

Eu poderia ter escrito esse conteúdo de forma diferente, passando dicas que você conseguiria encontrar em qualquer outro conteúdo na internet. Talvez, dicas nem tão boas ou eficazes assim.

Se você possui um problema, é necessário entender sua raiz para que, assim, você consiga encontrar uma boa solução. A ideia deste conteúdo foi exatamente essa.

De qualquer forma, eu espero que todas essas informações tenham ajudado você a entender como reprogramar a mente para o sucesso e tenham gerado uma grande mudança de mentalidade.

Agora é com você, o resultado que você vislumbrou no último passo depende do seu esforço para torna-lo uma realidade.

Por último, se você quiser dar um passo além e transformar radicalmente a sua vida passo a passo, inclusive a sua mente e o seu cérebro, eu convido você a conhecer o meu treinamento avançado 100% online chamado Sem Limites.

Clique aqui agora e veja como você pode mudar a sua vida da água para o vinho.

Um grande abraço!

Descubra como mudar de vida radicalmente e passo a passo.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket