Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade

Não importa o que você faça na vida porque no mundo em que vivemos as demandas e a concorrência nos obrigam a desenvolver a criatividade.

Se é empregado, com você certeza será mais reconhecido e valorizado quando aprender como ser mais criativo.

Funcionários criativos geram soluções incomuns e são capazes de transformar os paradigmas de uma empresa.

Certo dia um funcionário colocou um ventilador em frente à esteira das caixas de papelão para que ele soprasse longe as caixas que não possuíam um produto dentro, e assim resolveu o “defeito” da balança de precisão da fábrica.

Se você é um empresário, inovar e surpreender os clientes é mais do que essencial. Mas para que você consiga fazer isso, é preciso pensar diferente.

Por que ninguém ainda havia pensado em enviar compras online através de um drone? Jeff Bezos fez isso com a Amazon e inovou absurdamente.

O fato é que ser criativo e inovador já não é mais uma exceção, se tornou uma regra. Quem não é criativo fica para trás e sucumbe à mediocridade.

Conta a lenda que, durante a corrida espacial, os Estados Unidos gastaram milhões de dólares para desenvolver uma caneta que funcionasse no espaço.

Mas você sabe o que a Rússia fez? Levou um lápis 😉

Criatividade e inovação andam lado a lado. E aqueles que não conseguem ser criativos o suficiente para inovar são ultrapassados e no passado permanecem.

Mas então como ser mais criativo? Como ter criatividade? Aliás, o que é criatividade? Quais são as melhores técnicas de criatividade?

É tudo isso o que você vai descobrir neste artigo.

O maior inimigo da criatividade é o bom senso.

Pablo Picasso

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

O Que é Criatividade?

Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade 1

Segundo o dicionário, o conceito de criatividade é o seguinte:

Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade 3

Para Michael Grybko, um neurocientista pesquisador e engenheiro do Departamento de Psicologia da Universidade de Washington, criatividade é o seguinte:

Na ciência, definimos ‘criatividade’ como uma ideia que é nova, boa e útil. É um pouco mais amplo do que a definição do Oxford Dictionary, onde é apenas a capacidade de criar, porque isso não diz muito. Você pode criar algo que não é muito útil ou simplesmente não funciona bem.

A criatividade pode ser considerada o ato de transformar ideias novas e imaginativas em realidade útil.

O que é ser criativo? Enxergar o mundo a partir de novas perspectivas, perceber padrões ocultos e fazer conexões entre coisas aparentemente não relacionadas para desenvolver novas soluções.

Você é criativo quando ao mesmo tempo pensa, age e cria. Se você tem muitas ideias, mas não age e não criada, você é apenas imaginativo, mas não criativo.

Eu gosto muito do conceito atribuído a Albert Einstein a respeito da criatividade:

Criatividade é a inteligência se divertindo.

Como Ter Criatividade?

Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade 5

Na verdade, a pergunta “Como ter criatividade?” não está certa.

Sabe por quê?

Porque a criatividade não é algo que você não consegue não ter. Você já é criativo, já nasceu criativo. Você já tem criatividade, mesmo que agora não esteja sendo criativo.

Pense na sua infância. O quão criativo você era? Quantas histórias você inventava? Quantos sonhos você tinha? Quais eram as suas criações mais loucas?

Você lembra disso tudo? Em algum lugar, dentro da sua mente, existe o ser extremamente criativo que você já foi.

Sim, que você já foi.

Porque o grande problema é que, com o passar dos anos, você foi sendo moldado pela sociedade e pelas pessoas próximas de você para que você não fosse criativo.

Por incrível que pareça, você foi educado para não expressar a criatividade. Você foi desestimulado, não deixaram que você fosse curioso e explorador.

Você lembra de alguma situação na escola em que queria conversar, criar, desenhar, brincar, só que os seus professores não deixavam que você fizesse nada disso?

Eles falavam “…senta aí menino,,,”, “…vá para a sua cadeira menina…”, “…para de fazer o que não é para ser feito…”, “…copia a matéria do quadro e fica quieto…”.

Da mesma maneira, na sua casa, você ouvia frases do tipo “…isso aí não é para o seu bico…”, ou ainda, “…para de fazer arte e vai estudar…”.

Parar de fazer arte? Tem certeza, mãe? Tem certeza, pai?

Arte é criatividade, arte é curiosidade, arte é inovação.

Por que eu não posso fazer arte? Eu preciso fazer arte.

Infelizmente crescemos em uma sociedade, com a mentalidade baseada nos padrões da revolução industrial, que podou a nossa criatividade.

Regras e regulamentos acabam com a criatividade.

Por isso não dá para aprender como ter criatividade, é preciso reaprender a ter criatividade.

Reaprenda a ser criativo, porque um dia você já expressou muita criatividade.

15 Técnicas de Criatividade

Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade 7

Nós somos diferentes e por isso respondemos de maneiras diferentes quando utilizamos técnicas de criatividade.

Por isso eu vou listar várias técnicas para que você possa testar e entender especificamente quais funcionam melhor para você.

1ª Técnica
Os 6 Chapéus

Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade 9

Você já ouviu falar da técnica dos 6 chapéus? Ela foi criada por Edward de Bono, uma autoridade mundial dentro do tema de criatividade e inovação.

A técnica consiste, basicamente, em “vestir” 6 chapéus diferentes:

  1. Chapéu branco: é o chapéu dos fatos. Você deve pensar e agir como um robô, sendo frio e imparcial. Colete quanto mais informações e dados conseguir em relação ao seu problema e apenas observe, sem tirar conclusões ou julgar. Anote e organize tudo sobre tudo, incluindo todos os mínimos detalhes.
  1. Chapéu vermelho: é o chapéu das emoções. Aqui você expõe todos os sentimentos que envolvem o seu problema. Ponha para fora toda a emoção, incluindo suas opiniões, palpites e intuição.
  1. Chapéu preto: é o chapéu dos julgamentos. Nessa hora você deve expor todas as críticas possíveis em relação ao seu problema. Aponte todas as desvantagens, riscos e objeções, sem poupar nada.
  1. Chapéu verde: é o chapéu das modificações criativas. Sugira modificações extremas em relação ao seu problema, sem medo de errar. Combine, substitua, exagere, aumente, diminua, elimine. Apenas faça o que você considera ser criativo, sem usar lógica nenhuma.
  1. Chapéu amarelo: é o chapéu da lógica. Justifique com uma visão otimista e lógica os motivos pelos quais o seu problema tem solução. Liste os vários motivos explicando porque vai dar certo. Fale sobre as suas expectativas para o futuro e as vantagens de encontrar a solução.
  1. Chapéu azul: é o chapéu mediador. Com este chapéu você vai atuar como um mediador entre todas as personalidades que incorporou ao utilizar cada um dos chapéus. Selecione e organize todas as informações obtidas com cada cor de chapéu, analise todos os dados e extraia tudo o que é de mais proveitoso sobre cada conclusão.

2ª Técnica
Brainwriting

Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade 11

Desenvolvida pelo professor alemão Bernd Rohrbach, a intenção da técnica Brainwriting é gerar 108 ideias em apenas meia hora.

Pelo menos no início do processo a qualidade das ideias, por mais esquisitas ou ruins que sejam, não têm importância.

A técnica foi criada para ser utilizada em grupo, mas nada o impede de usá-la sozinho.

Sente e escreva em 5 minutos ou menos, 3 ideias que estejam relacionadas com o seu problema e a solução que deseja encontrar. Faça 6 dessas rodadas.

Deixe as ideias fluir e não coloque nenhuma barreira em nenhuma delas.

Ao realizar a técnica com um grupo de 6 pessoas, em 30 minutos vocês terão um total de 108 ideias.

Se fizer sozinho terá 18 ideias, o que já é um bom começo.

3ª Técnica
Descontinuidade

Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade 13

Na técnica da descontinuidade, literalmente você deve deixar de fazer um dos seus hábitos do jeito que faz e mudar a maneira como você o realiza.

Pode ser qualquer um. O importante é fazer com a sua mente perceba o mundo de forma diferente. Aja de um jeito completamente diferente daquele que você está acostumado.

Por exemplo:

  • Você costuma escovar os dentes no banheiro, com a mão direita? Então escove na cozinha, com a mão esquerda.
  • Você faz o mesmo trajeto todos os dias para ir até o trabalho? Então procure um caminho alternativo para ir até o seu local de trabalho.
  • Você vai de carro até a academia? Então vá a pé.

4ª Técnica
Inversão Das Hipóteses

Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade 15

Inverta as ideias da forma mais básica possível, com a intenção de encontrar ideias inovadoras para abordar a mesma questão.

Por exemplo, vamos dizer que você esteja se fazendo a pergunta: “Como fazer com que mais alunos se matriculem na minha academia?”

E aí você pode pensar em iniciar estratégias de marketing na internet e criar uma promoção para o plano trimestral.

Mas invertendo a ordem básica você pode se fazer a seguinte pergunta: “Como fazer com que a minha academia matricule mais alunos?”

E assim você encontra novas soluções como, por exemplo, comprar aparelhos que não existam em nenhuma academia concorrente e adicionar 3 novas modalidades fitness.

5ª Técnica
Associação de Imagens

Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade 17

Qual é o tema sobre o qual você está tentando encontrar uma solução?

Entre no Google Imagens e faça uma pesquisa rápida pelo tema. Depois disso, selecione aleatoriamente qualquer foto, ou até mesmo aquela que chamar mais a sua atenção.

Agora pense em como a imagem foi criada. Conte para si mesmo a história da imagem, com os mais vívidos detalhes possíveis.

6ª Técnica
Desenhos

Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade 19

Sente e comece a desenhar toda a sua interpretação do problema que você quer atacar, rascunhe cenários e imagens até encontrar a solução.

Não importa se você é o pior desenhista do mundo e sabe  desenhar apenas bonecos de palito.

Apenas faça.

7ª Técnica
Associação de Ideias

Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade 21

Nesta técnica você deve simplesmente juntar ideias que, em princípio, não possuem relação nenhuma.

O que sorvete tem a ver com jardinagem? O que um abajur tem a ver com uma torradeira?

O que a matemática tem a ver com a internet? O que a física tem a ver com um cachorro?

Você pode usar palavras, objetos ou conceitos. Apenas pense em duas ideias que parecem não ter relação e busque por uma coerência entre elas.

8ª Técnica
Palavras Aleatórias

Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade 23

Primeiro pense em um problema pelo qual você está procurando uma solução. Em seguida, pense em uma palavra aleatória.

Agora identifique 4 palavras relacionadas com a palavra aleatória que você pensou. Depois disso, descarte a palavra aleatória original e mantenha as 4 palavras relacionadas.

Por último, desenvolva 4 ideias, cada uma com uma palavra relacionada à aleatória, a respeito da questão que você busca uma solução.

9ª Técnica
Sair do Local

Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade 25

Muitas vezes você permanece dentro de uma sala por horas tentando resolver uma questão, ou tentando gerar alguma ideia, e subestima o poder do mundo ao seu redor.

Então levante-se da cadeira e saia para andar na rua.

Dê um passeio na praça, vá até uma cafeteria, olhe pessoas passando na rua, aprecie a natureza, contemple o mundo. Apenas faça alguma coisa em outro ambiente.

10ª Técnica
Pensamento Lateral

Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade 27

O termo Pensamento Lateral ou Lateral Thinking, cunhado por Edward de Bono, consiste em você deixar de abordar o problema de maneira direta e começar a enxergar todas as perspectivas e ângulos possíveis.

Nem sempre a resposta mais simples é a certa. Geralmente, nós tentamos resolver os problemas de maneira linear, isso quer dizer, se algo aconteceu deve ter sido por causa de algo muito lógico que segue a mesma linha.

Mas Edward de Bono fala que devemos olhar para a situação sempre de um jeito diferente, por outros ângulos e com diferentes abordagens.

11ª Técnica
Escrever

Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade 29

Imagine que você vai escrever uma redação.

Pegue uma folha de papel, uma caneta, escolha um tema aleatório, defina um título e escreva qualquer coisa sobre este tema específico.

Não precisa ser grande e muito menos bom, apenas comece a escrever e deixe que a sua imaginação e criatividade fluam.

12ª Técnica
Não Fazer Nada

Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade 31

Só tire alguns dias de folga e não faça nada. O cansaço, o estresse e a pressão para encontrar uma solução funcionam como bloqueadores de criatividade.

Quando deixa para lá e relaxa o seu cérebro inconsciente trabalha silenciosamente para que você encontre uma solução.

É muito provável que depois de tirar um tempo de descanso, naturalmente você tenha muitas ideias para resolver o seu problema.

13ª Técnica
Mudar as Ferramentas

Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade 33

Quando se concentra demais nas ferramentas que está acostumado a usar e não se dá a chance de tentar de outras maneiras, você perde a capacidade de perceber como outras ferramentas novas impactam as suas ideias.

Você está tocando piano com as mãos? Toque com os pés.

Você está escrevendo um texto no seu notebook? Pegue uma caneta e escreva no papel. Ou ainda, ligue o gravador do seu smartphone e comece a falar o texto.

Você está fazendo um quebra-cabeças com as mãos? Experimente usar somente a sua boca.

Apenas tente usar ferramentas diferentes para fazer as mesmas coisas.

14ª Técnica
As 100 Ideias

Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade 35

Linus Pauling, amplamente reconhecido como um dos principais químicos do século passado, certa vez afirmou que a melhor maneira de ter uma boa ideia é ter muitas ideias.

Este é o seu desafio nesta técnica: ter muitas ideias.

Marque no cronômetro do seu relógio 15 minutos. Sim, exatos 15 minutos.

Então comece a pensar freneticamente em ideias e liste-as no papel até que você chegue exatamente em 100 ideias.

Não são 23, nem 99, são 100 ideias.

Você consegue? Dê uma chance para si mesmo.

Esta é quase como uma variação hardcore da técnica Brainwriting. Vale a pena testar.

15ª Técnica
Perguntas

Como Ser Mais Criativo: 15 Eficazes Técnicas de Criatividade 37

Quando era criança, uma das coisas que você mais fazia era perguntar. As crianças perguntam tudo sobre tudo porque tudo é novo para elas.

Só que a partir do momento que você se desenvolve e se torna adulto, o seu poder de fazer perguntas se enfraquece. Você acredita que já aprendeu tudo, ou quase tudo, porque tudo já foi explicado para você.

Mas será mesmo que já explicaram tudo para você?

Sempre que você quiser desenvolver a sua criatividade, existem algumas perguntas clássicas que podem fazer uma grande diferença:

  • Como?
  • Quando?
  • Onde?
  • O quê?
  • Quem?
  • Por quê?

Conclusão

Criatividade é a capacidade de desenvolver novas e úteis ideias a partir de conexões entre fenômenos aparentemente não relacionados.

Lembre-se que você já nasceu com criatividade, então para entender como ser mais criativo é preciso, na realidade, reaprender a ser criativo.

Através de todas as técnicas descritas você pode começar a aumentar o seu nível de criatividade dia após dia.

Cada pessoa consegue desenvolver melhor a criatividade de uma maneira específica, por isso apresentei várias técnicas de criatividade diferentes.

Comece a testar técnica por técnica e veja o que acontece. Porque se você não se esforçar para ser mais criativo, o mundo vai passar por cima de você.

Ser criativo não é mais uma opção, é uma obrigação. Principalmente para quem quer evoluir constantemente na vida e na carreira, seja ela qual for.

Você também usa técnicas de criatividade? Quais são as suas?

E se você é como eu e está sempre buscando a evolução pessoal, conheça o meu treinamento avançado para mudar de vida radicalmente.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

5 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket