Como Ter Mais Disciplina: 10 Maneiras Poderosas

Muitas vezes, em vários momentos, mesmo sabendo que temos que realizar determinadas tarefas, não temos a disciplina necessária para fazê-las.

Não é verdade?

Desde crianças, quando estamos na escola, ouvimos de nossos pais e professores que aqueles que têm disciplina se dão bem na vida.

E aí, como nos sentimos muito “indisciplinados” para várias coisas, muitas vezes crescemos pensando que não conseguiremos alcançar várias de nossas metas, porque não somos disciplinados o suficiente para conseguir.

Então, o que fazer?

Se você não tiver alguma disciplina, realmente, as suas chances de se dar bem nas áreas mais importantes da vida diminuem.

Felizmente, a disciplina pode ser desenvolvida, mesmo por aqueles que se consideram completamente indisciplinados.

Mas afinal, como ter mais disciplina?

Neste conteúdo eu vou mostrar para você 10 maneiras para que você consiga, pouco a pouco, diariamente, se tornar uma pessoa bastante disciplinada.

A disciplina é a mãe do êxito.

Ésquilo

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

O Que é Autodisciplina?

A autodisciplina é a capacidade de controlar os seus sentimentos e superar as suas fraquezas.

É a capacidade de perseguir as suas metas, apesar das tentações que fazem com que você tenha vontade de abandoná-las.

A autodisciplina, em essência, é a capacidade de controlar a si mesmo e trabalhar duro, se comportando de uma maneira particular sem a necessidade de que qualquer outra pessoa fale o que você deve fazer.

A autodisciplina é a capacidade de executar os seus próprios planos e decisões até que você consiga, de fato, realizá-los, apesar de todos os obstáculos, dificuldades e inconvenientes.

O fato é que quem é autodisciplinado tem muito poder sobre si mesmo.

E quem tem poder sobre si mesmo vence em qualquer área, em qualquer coisa que quiser fazer.

A autodisciplina traz para você um grande poder de decisão.

O poder de decidir fazer alguma coisa e, custando o que custar, levando o tempo que levar, realmente conseguir fazer o que você se propôs a fazer.

A verdadeira autodisciplina não é algo restritivo ou punitivo, como muitos podem pensar, e não tem nada a ver com ter uma mente fechada.

A autodisciplina é a expressão da força interior e do poder pessoal, que são vitais para que você lide com todos os assuntos da vida e alcance os seus objetivos.

A autodisciplina, aliada com a força de vontade, faz com que você supere a indecisão, a procrastinação e a preguiça aumentando a sua capacidade de perseverar.

A autodisciplina faz com que você se torne mais paciente, compreensivo, tolerante e resiliente, além de ajudá-lo a suportar as influências e pressões externas.

Uma pessoa autodisciplinada investe mais tempo, esforço e energia naquilo que realmente é importante para a vida dela.

Uma pessoa com muita autodisciplina consegue assumir o comando da própria vida, se tornando o protagonista da própria história.

Enfim, eu poderia escrever muito sobre os benefícios da autodisciplina, mas acredito que você já entendeu.

Você pode desenvolver autodisciplina, mesmo que não seja tão disciplinado assim.

E como desenvolver autodisciplina?

Como Ser Mais Disciplinado

1. Conheça Seus Pontos Fracos

Todos temos fraquezas, sejam lanchinhos, como chocolates e batatas-fritas, ou tecnologia, como Instagram ou jogos online viciantes.

Portanto, um dos primeiros passos para você ter mais disciplina é entender as suas fraquezas, sejam elas quais forem.

Não tente fingir que você não tem vulnerabilidades, aceite que elas existem e saiba claramente quais são.

2. Blinde-se Contra os Pontos Fracos

Depois que você entende suas fraquezas, você deve se blindar contra elas.

E como se blindar contra elas?

Simplesmente, removendo-as do seu ambiente. Ao fazer isso, automaticamente você terá muito mais autodisciplina.

Faça com que os seus pontos fracos não possam ser acessados ou executados.

Por exemplo, se você quiser ser mais produtivo para trabalhar ou estudar, coloque o celular no modo avião.

Se você quiser adotar uma alimentação mais saudável, compre apenas alimentos saudáveis para deixar em casa.

3. Defina Metas Claras e Crie um Plano de Ação

Se você quer ser mais disciplinado, você precisa ter uma visão claríssima do que quer realizar.

Sem ter metas e um plano de ação, com certeza você ficará procrastinando, porque você não dá um objetivo para o seu cérebro.

Se você não sabe para onde está indo, é muito fácil se desviar.

Por isso, para ter mais disciplina, mantenha as suas metas e o seu plano de ação escritos e visíveis para você.

Um plano descreve cada passo que você deve executar para alcançar as suas metas.

Metas e planos de ação estão diretamente ligados com a sua capacidade de gerenciar o seu próprio tempo.

4. Coloque um Tijolo Por Dia

A autodisciplina não é inata, é um comportamento aprendido. E, assim como qualquer outra habilidade que você queira desenvolver, exige prática e repetição.

Assim como ir correr, a autodisciplina exige trabalho. Encare o processo como o desenvolvimento de uma habilidade pessoal.

Passo por passo, dia após dia, você coloca mais um tijolo no seu castelo de autodisciplina.

E como você faz isso?

Usando a sua força de vontade para ser autodisciplinado. Pratique a autodisciplina quando a sua força de vontade está em alta.

Dessa forma, com o passar do tempo, você vai desenvolver e aumentar cada vez mais o seu músculo da autodisciplina.

5. Seja Simples

Muitas pessoas querem tudo ao mesmo tempo e, ainda mais, querem desenvolver instantaneamente autodisciplina para tudo ao mesmo tempo.

Por exemplo, a pessoa quer melhorar o condicionamento físico, estudar para a prova, escrever um livro, parar de fumar, comer de forma saudável e começar a tocar um instrumento.

Dá para fazer tudo isso? Claro que sim, mas talvez não no começo, e ainda mais tudo ao mesmo tempo.

Portanto, seja simples e comece aos poucos.

Pense grande e pense pequeno, isso quer dizer, faça uma lista com várias coisas que você quer mudar, mas determine que você vai desenvolver a sua autodisciplina, primeiro, em uma área da sua vida, se focando em um só objetivo.

Quando desenvolver autodisciplina para o seu primeiro objetivo, aí sim você parte para os próximos.

Lembre-se que você constrói a autodisciplina passo por passo, tijolo por tijolo.

6. Use Intenções de Implementações

Existe uma técnica na psicologia chamada de intenção de implementação.

É quando você se propõe a lidar com uma situação potencialmente difícil que você sabe que provavelmente vai enfrentar.

Dessa forma, você estabelece a meta de ter um conjunto de intenções de ações que levarão você até a realização efetiva dos seus objetivos.

Além de formular a sua intenção alvo (“Eu vou alcançar X”), você também estabelece quando, onde e como você vai agir, para atingir o seu alvo.

É o raciocínio se-então.

Por exemplo:

Se acontecer Y, eu farei Z. Se acontecer isso, então eu vou fazer aquilo.

Imagine que você está tentando ter uma alimentação mais saudável, mas está indo para uma festa que terá comida liberada.

Neste caso, antes de ir, você pode dizer para si mesmo que, ao invés de comer o croquete de camarão com queijo catupiry, você vai comer um prato de salada com uma proteína magra e vai beber um copo de água.

Outro exemplo: se você quer começar a ir para academia todos os dias depois do trabalho, diga para si mesmo que às 18h em ponto, quando você sair do expediente, irá direto para a academia treinar por uma hora.

Criar um plano intencional ajuda você desenvolver a mentalidade e o autocontrole necessários para cada situação, além de que faz você economizar energia por não ter que tomar uma decisão repentina que é baseada no seu estado emocional do momento.

7. Durma Bem

O sono está diretamente ligado com a sua capacidade de se autodisciplinar porque ele impacta a sua energia mental, física e cerebral – que impactam diretamente a sua força de vontade e autodisciplina.

Quando você não dorme bem o suficiente, a sua capacidade de concentração, atenção, o seu foco, o seu julgamento, o seu humor e a sua habilidade em resistir às tentações e perseverar são seriamente prejudicadas.

O ideal é que você tenha pelo menos 5 ciclos completos de sono por noite.

Considerando que cada ciclo de sono tem, em média, 90 minutos, você precisa de cerca de 7 horas e 30 minutos de sono todas as noites.

Mas também não é só quantidade, a qualidade do sono é importantíssima, talvez mais até do que a quantidade.

Se você quiser saber mais, eu postei recentemente um artigo mostrando como você pode dormir muito melhor.

8. Mude a Sua Crença

Um estudo da Universidade de Stanford apontou que a quantidade de força de vontade que uma pessoa tem, que apresenta uma relação direta com a autodisciplina, é determinada por suas crenças.

Se você acredita que tem pouca força de vontade e não é uma pessoa disciplinada, muito provavelmente não ultrapassará os seus limites.

Quando você não impõe um limite ao seu autocontrole, é muito menos provável que você se esgote antes de atingir as suas metas.

Então, ficar falando para si mesmo que você nasceu assim, sem força de vontade e sem disciplina, só vai piorar a sua situação.

Você precisa passar a acreditar que pode se tornar uma pessoa com muita força de vontade e autodisciplina.

9. Medite e Faça Exercícios

É cientificamente comprovado que meditar e realizar exercícios físicos aumenta a sua força de vontade, e a força de vontade está altamente ligada com a autodisciplina.

A meditação gera mudanças físicas no cérebro aumentando a atenção, o foco, o controle dos impulsos, a capacidade de gerir o estresse e a autoconsciência.

O exercício físico, da mesma maneira, gera mudanças parecidas no cérebro, especialmente no córtex pré-frontal, que é o juiz e gestor do nosso cérebro.

Além disso, o exercício também torna o corpo, o cérebro e a mente mais resistentes ao estresse, e isso é um grande impulso à força de vontade.

10. Crie um Hábito

Para ser autodisciplinado, você precisa usar a sua força de vontade e o seu autocontrole, e isso despende esforço e energia.

Portanto, quando você usa a autodisciplina, você entra em um estado desconfortável, o que faz com que o seu cérebro queira sair dele.

Grande parte das decisões são tomadas no córtex pré-frontal e, como você deve ter percebido, isso exige muito gasto enérgico.

Porém, quando transforma uma nova rotina em um hábito, você para de usar as suas habilidades de tomada de decisão e passa a agir no piloto automático.

Essa é a mágica do hábito: fazer com que você pare de gastar energia e pare de usar a sua força de vontade para realizar aquilo que você quer realizar.

Se você quiser saber mais sobre os hábitos e como criá-los, dê uma olhada no resumo do livro o Poder do Hábito, de Charles Duhigg.

Conclusão

A autodisciplina, assim como qualquer outra habilidade, pode ser treinada.

Através dessas 10 poderosas maneiras que eu acabei de mostrar, você aprendeu como ter mais disciplina.

Agora só depende de você – e da sua autodisciplina.

Para se tornar mais disciplinado, você precisa usar a sua autodisciplina.

Que interessante, não é mesmo?

Então, o que você escolhe?

Se escolher não ser disciplinado, infelizmente você continuará a realizar poucas coisas na vida, permanecendo sempre na zona de conforto e procrastinando aquelas atividades que são realmente importantes.

Eu era uma pessoa extremamente indisciplinada, até que, gradativamente, com pequenos passos, comecei a me tornar um mestre jedi da disciplina.

A meditação e, principalmente, os exercícios físicos, me ajudaram muito.

Essa é uma dica de ouro: treine a sua autodisciplina praticando exercícios físicos porque, quando você faz isso, consegue aumentar demais a sua disciplina em todas as áreas da vida.

Só depende de você se tornar extremamente disciplinado, até que você crie um hábito, e aí tudo fica mais fácil e automático.

Eu falo por experiência própria que você, por mais que acredite ser indisciplinado, também pode se tornar um mestre da disciplina.

Novamente, é uma escolha.

Se você escolher se tornar disciplinado, eu tenho certeza, você vai conseguir. Porque como eu disse, a disciplina, assim como qualquer outra habilidade, pode ser desenvolvida.

No meu treinamento avançado de desenvolvimento pessoal eu abordo a autodisciplina de uma forma mais profunda, mostrando, passo a passo, como você pode se tornar extremamente autodisciplinado.

É um curso online que eu criei para ajudar você a evoluir 10 anos em 15 horas, para que você alcance a alta performance e o máximo poder pessoal.

Se você quiser conhecer, clique aqui e faça parte desta experiência incrível!

Um abraço e eu vejo você do lado de lá 🙂

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket