Como Ter Sucesso na Vida: 50 Simples Imutáveis Regras

Por que tão poucas pessoas alcançam o sucesso na vida?

Será que, inevitavelmente, alguns nasceram para obter sucesso, enquanto que outros não?

O fato é que todos querem ter sucesso, mas a maioria não atinge. Por quê?

A maioria não atinge porque não foi ensinada a ter sucesso, não foi ensinada o que fazer, como fazer e como conseguir continuar na caminhada até chegar lá. As pessoas não têm um mapa de sucesso para seguir.

Desde que nasce você recebe um mapa que não vai levá-lo ao sucesso. Portanto o que você deve fazer é encontrar um mapa.

E sabe como você encontra um bom mapa? Com aqueles que possuem o mapa do sucesso.

A verdade é que o sucesso deixa pistas, e nada melhor do que aprender com as pistas deixadas por quem já chegou lá.

Nada melhor do que aprender bebendo na fonte, com pessoas que de fato alcançaram grande sucesso na vida.

Existem regras para ter sucesso na vida e qualquer um que seguir as regras do jogo do sucesso pode se tornar um vencedor.

Por isso eu vou mostrar neste artigo 50 simples e imutáveis regras de pessoas de sucesso que vão ajudá-lo a entender como ter sucesso na vida.

Prepare-se, porque…

Em todas as coisas o sucesso depende de uma preparação prévia, e sem tal preparação a falha é certa.

Confúcio

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

1ª Regra
Sonhar grande

Não existe alguém no mundo que alcançou grande sucesso sem sonhar. Quem não sonha grande permanece na média. Quem sonha pequeno exige pouco de si mesmo, faz pouco, conquista pouco. Sonhar é o primeiro passo. Tudo começa com o seu sonho. Qual é o seu?

2ª Regra
Quebrar seus limites

Para você pode parecer fácil sonhar grande, mas para a maioria das pessoas não é porque desde que nascemos fomos bombardeados com milhares de “nãos” e muitos limites foram introduzidos em nossa cabeça. Nos disseram que não era possível realizar nossos maiores sonhos e, infelizmente, nós acreditamos. Por isso é preciso expandir a sua mente e quebrar os seus limites. Eles só existem na sua mente. Para quebrar seus limites, entre em contato com histórias de pessoas que ultrapassaram todos os limites.

3ª Regra
Ser proativo

Não espere que nada aconteça na sua vida. É você quem precisa fazer acontecer porque ninguém fará por você. Um sonho sem ação é apenas um delírio. Não há como ter sucesso sem ser proativo, ou seja, buscar objetivamente e conscientemente pelo sucesso todos os dias.

4ª Regra
Desenvolver autoconfiança

O sucesso exige confiança. Desenvolver a autoconfiança é fundamental para que você obtenha sucesso. Por muito tempo eu não acreditei em mim mesmo, mas eu aprendi como desenvolver a autoconfiança. A autoconfiança pode ser trabalhada e conscientemente desenvolvida por qualquer um. É apenas um processo de aprendizado e aprimoramento.

5ª Regra
Desenvolver senso de propósito

Para onde você está indo? O que você realmente deseja alcançar? Ter um claro senso de direção é mais do que fundamental para ter sucesso na vida. Quando você não sabe para onde está indo, qualquer caminho que surgir estará de bom tamanho. Dessa forma você pode acabar seguindo trilhas que, no futuro, perceberá que não gostaria de ter seguido.

6ª Regra
Criar uma estratégia

Além de desenvolver o senso de direção, defina uma estratégia. O que você vai fazer para ter sucesso? Como você vai fazer? Quais serão os passos? Se você não tem a minima ideia, estude histórias de pessoas que já fizeram o que você quer fazer e descubra o que e como elas fizeram para atingir o sucesso.

7ª Regra
Não seguir a maioria

A maioria das pessoas não têm sucesso, isso é fato. Então por que seguir a maioria quando você busca o sucesso? A maioria está na média. Pode acreditar, o caminho que uma pessoa de sucesso segue não é o mesmo caminho que a maioria segue. As pessoas de sucesso seguem pelo caminho mais difícil, que também é o mais recompensador. Vá por esse caminho.

8ª Regra
Fazer o que você gosta

Esteja ciente de que, em muitos momentos, você vai ser obrigado a fazer coisas que não gosta de fazer. É inevitável. É impossível só fazer o que se gosta na vida. Mas para ter sucesso, no mínimo é preciso gostar do que você faz. Se você detesta o que faz, não há como atingir o sucesso.

9ª Regra
Fazer mais do que esperam

Não importa se você é empregado, autônomo ou empreendedor. Faça mais do que o seu chefe espera de você. Faça mais do que os seus clientes esperam de você. Faça mais do que você mesmo espera de si próprio. Quando faz apenas o que esperam ou solicitaram, você fica na média. As pessoas de sucesso superam, em muito, a média. Não busque a nota 7, busque a nota 100 – sim, cem.

10ª Regra
Buscar a excelência

Nós não estamos acostumados a buscar a excelência. As pessoas não estão acostumadas a viver em um mundo onde a excelência é o padrão, e não a exceção. Seja você um padrão de excelência. Faça da excelência um padrão na sua vida, porque assim você vai transformar a sua vida em um padrão de excelência.

11ª Regra
Dedicar tempo diário ao aprendizado

Torne-se um eterno estudante. É preciso dedicar tempo diário para estudar a respeito do seu sucesso específico. A estrada nunca termina. Não há um ponto de chegada. Quando chega ao topo de uma montanha, você descobre que há outra montanha maior ainda para ser escalada. Mas para escalar a próxima montanha, é preciso ter conhecimento.

12ª Regra
Trabalhar duro

Para ter sucesso na vida é necessário trabalhar e treinar duro todos os dias. Não há outro caminho para atingir a maestria. Tenha a certeza de que as pessoas de sucesso, em qualquer área que seja, trabalham mais duro do que as pessoas que permanecem na média. Para atingir o equilíbrio antes você terá que se desequilibrar, pendendo bastante para o lado do sucesso que você busca.

13ª Regra
Ser alguém de valor

Valores! Quais são os seus? Crie a imagem da pessoa que você quer se tornar. Honesto, íntegro, confiável. O que mais? Busque por esse ideal. Porque caso não seja uma pessoa de valor, mesmo que externamente você aparente ter sucesso, internamente e intimamente você sempre vai saber que não tem.

14ª Regra
Buscar 1% todos os dias

Sempre que você acordar, lembre-se que hoje você precisa ser 1% melhor do que você foi ontem. Se você seguir essa regra, em 1 ano você terá se tornado 365% melhor do que é hoje. E em 10 anos? Crie o hábito da evolução contínua.

15ª Regra
Ser paciente

Não existe sucesso de longo prazo que seja construído sem calma e paciência. O sucesso é um processo demorado. Não há como pular etapas. Vai demorar. Por isso é preciso aceitar pagar o preço pelo que tempo que for necessário. Ou você aceita pagar o preço, ou você não atinge o sucesso.

16ª Regra
Ignorar os haters

Na sua caminhada em direção ao sucesso, seja ele qual for, sempre existirão os haters, pessoas que, no fundo, estão sofrendo, e por isso precisam descontar a infelicidade de suas próprias vidas em outras pessoas. Esteja ciente de que os haters vão cruzar o seu caminho e obrigatoriamente você precisará lidar com eles, então você precisa aprender a lidar com os haters.

17ª Regra
Praticar a disciplina

A disciplina pode ser treinada. Você sabia disso? Aprendemos que para ter sucesso é preciso ter disciplina, só que nós não nascemos com disciplina. É preciso treinar. É possível desenvolver a disciplina praticando-a conscientemente todos os dias, até nas pequenas coisas. Quando mais você pratica a disciplina, mais forte ela fica. Quanto mais fortifica a sua disciplina, mais rápido você chegará ao seu sucesso.

18ª Regra
Dedicar-se aos outros

O quanto você se doa para as outras pessoas? Talvez você não saiba, mas eu já falei sobre o grande segredo do sucesso. Ajudar é uma necessidade intrínseca do ser humano. Quanto mais ajuda os outros, mais sucesso você tem na vida – em todas as áreas. Doe-se genuinamente e você atingirá o mais alto grau de sucesso.

19ª Regra
Assumir riscos

Você não precisa pular de um penhasco de cabeça, mas se você quiser ter sucesso, uma hora ou outra, será preciso assumir riscos. Pessoas de sucesso, em algum momento, assumiram riscos. Não há como fugir. Só que mesmo assim, é possível assumir riscos calculados. Não seja imprudente e inconsequente, seja inteligentemente e estrategicamente corajoso.

20ª Regra
Seguir a voz interior

Sempre que tentar inovar e fugir do padrão que as pessoas ao seu redor seguem você será desencorajado, desmotivado, criticado e muitas vezes apedrejado pelas pessoas que mais gostam de você, seja sua família ou seus amigos. Mas, acima de tudo, você deve seguir a sua intuição porque só você sabe o que realmente é o melhor para você, o melhor para a sua vida. Não permita que o barulho externo cale a sua voz interior.

21ª Regra
Encontrar sua comunidade

Não importa o que você esteja tentando alcançar na vida, sempre existirão pessoas que também desejam a mesma coisa que você. Portanto encontre uma comunidade de pessoas que estejam na mesma sintonia que a sua, seja online ou offline, para compartilhar e absorver experiências e aprendizados.

22ª Regra
Focar nas prioridades

Sempre existirão milhões de atividades que você pode fazer na vida. Mas quais são as suas prioridades hoje? Ter sucesso exige que você aprenda a priorizar as suas prioridades. Na maioria das vezes, é preciso se concentrar nas suas prioridades e deixar todas as outras coisas de lado. Você pode, por exemplo, escolher assistir um vídeo de comédia ou assistir um vídeo que vai ajudá-lo a chegar mais rápido aonde você quer chegar. Qual é a sua prioridade?

23ª Regra
Desbloquear a criatividade

Lembra de quando você era criança? Você nasceu altamente criativo, mas a sociedade fez com que você entrasse dentro de uma fôrma quadrada, sem graça, sem possibilidades, sem inventividade, sem imaginação. Por isso é preciso se reconectar com a criatividade e reaprender a ser criativo, porque para ter sucesso é preciso ser imaginativo, engenhoso, criativo.

24ª Regra
Desenvolver a adaptação

O sucesso exige desconforto constante. Por isso é preciso se adaptar ao desconfortável. Mas quando vivemos em uma rotina confortável, é difícil se adaptar ao desconforto. Então quando você se encontrar em qualquer situação desconfortável, lembre-se que ela é um treino para desenvolver a sua capacidade de adaptação. É um treino. Além disso, treine propositalmente se sentir desconfortável porque assim você vai aumentar cada vez mais a sua capacidade de se adaptar.

25ª Regra
Não competir com os outros

As pessoas pensam que para vencer precisam competir com os outros. Será mesmo? A única competição que você precisa vencer é a competição que você tem consigo mesmo. Não tente se tornar melhor que fulano ou ciclano, o seu foco deve ser se tornar todos os dias a sua melhor versão. O seu você de hoje ganhou do seu você de ontem?

26ª Regra
Não se motivar só por dinheiro

Pare um pouco e reflita: qual é sua maior motivação para ter sucesso? Dinheiro? Se não for um motivo visceral, ou seja, se não surgir do mais profundo centro do seu ser, você vai desistir. Sabe por quê? A resposta não é o dinheiro pelo dinheiro. Você pode até pensar que é o dinheiro, mas não é. Existe algo muito mais forte e emocional por trás que motiva você. Descubra o seu motivo.

27ª Regra
Manter-se faminto

Nunca se satisfaça, mantenha-se faminto porque é isso o que alimenta a sua alma. Quando você atinge um objetivo, o sentimento de alegria logo passa. Então é preciso criar outro maior e mais difícil objetivo. Mantenha sempre em mente que o sucesso não é sobre o objetivo, é sobre a escalada. É sobre você nunca para de evoluir.

28ª Regra
Dizer “chega”

De uma vez por todas, diga “chega”. Chega para filmes ruins, chega para livros ruins, chega para amizades ruins, chega para empregos ruins, chega para cursos ruins, chega para alimentos ruins, chega para um sono ruim, chega para uma vida ruim. Para o que você precisa dizer “chega” na vida? Tome a decisão de se afastar de tudo o que afasta você do seu sucesso.

29ª Regra
Ser fiel a si mesmo

Muitas vezes você pode ter medo ou vergonha de se posicionar, de afirmar as suas convicções, de dizer o que gosta ou não gosta, de expressar a sua personalidade, de ser quem você de fato é. Só que esse é um dos segredos para fracassar. Por isso viva uma vida autêntica, legítima, sendo quem você realmente é, independentemente de agradar ou desagradar quem passar pela sua vida.

30ª Regra
Desenvolver a resiliência

Resiliência é a capacidade de superar adversidades, de cair e se levantar. E como todas as capacidades mentais, você pode desenvolvê-la. Desenvolva a sua resiliência se colocando intencionalmente em situações dificultosas. Ame enfrentar as dificuldades, busque conscientemente por elas.

31ª Regra
Iniciar o dia vencendo

Que atividades geram em você um sentimento de vitória? Comece o dia realizando uma dessas atividades. Para mim, por exemplo, é meditar, ler e ir para academia. Minhas manhãs sempre começam assim, e eu já me sinto vitorioso nas primeiras horas do dia. Quando já começa o dia vencendo, a tendência é que você se sinta muito mais motivado para trabalhar para atingir o seu sucesso.

32ª Regra
Mensurar os resultados

Como você vem progredindo na busca pelo sucesso? Meça cada passo que você dá durante a caminhada. O que está dando certo? O que está dando errado? Anote em algum lugar tudo o que funciona e não funciona para você.

33ª Regra
Investir no sucesso

Quanto vale o seu sucesso? Investir no seu desenvolvimento pessoal é o maior investimento que você pode fazer na vida. Invista em cursos, palestras, eventos, livros e tudo mais o que for possível para que você se torne cada vez mais capacitado dentro da área específica que você quer alcançar o sucesso.

34ª Regra
Fazer um sacrifício por dia

Sacrifique pelo menos uma atividade por dia que você goste por uma atividade que vai levá-lo ao sucesso. É bom ver um filme ou série pela noite? Sim. Mas no seu momento atual de vida, que tal trocar o filme ou a série por um livro que vai ajudá-lo a chegar ao sucesso 10x mais rápido?

35ª Regra
Não fazer uma exceção

Quando você se dispõe a iniciar uma nova rotina em direção ao sucesso, o seu cérebro não quer que você faça isso. Ele está habituado ao padrão anterior e faz de tudo para que você não mude. Mas quando você é consistente ao criar um novo padrão, o cérebro começa a substituir o antigo pelo novo padrão. Só que se você quebrar o novo e bom padrão “só por hoje”, você pode voltar à estaca zero e perder todo o progresso. Quando estiver introduzindo um novo padrão na sua vida, não faça exceções.

36ª Regra
Administrar o tempo

Todos temos a mesma quantidade de horas por dia, certo? Então por que enquanto alguns poucos geram resultados altamente expressivos, outros pouco produzem? Aprender a gerenciar o próprio tempo é indispensável na vida de um realizador.

37ª Regra
Criar uma data final

Quando você vai atingir o seu sonho? Em que dia, de que mês, de qual ano? O cérebro trabalha melhor com prazos. Torne o processo mais real definindo de maneira realista uma data específica para que você atinja aquilo que mais sonha na vida.

38ª Regra
Refletir diariamente

Todos os dias da sua vida, sem exceção, separe um tempo para apenas sentar em silêncio e refletir sobre a sua vida e o seu progresso em direção ao seu sucesso. Como você está indo? Como anda o seu progresso? Você tem evoluído ou regredido? Por que sim? Por que não? Busque constantemente por maneiras para melhorar o processo do seu progresso.

39ª Regra
Planejar o dia de hoje na semana passada

Quantas vezes você acordou e, desesperado, não sabia o que fazer e nem por onde começar? Não espere para decidir o que você vai fazer hoje, no dia de hoje. Uma pessoa de sucesso planeja antecipadamente cada passo da jornada. Tire um dia dessa semana para planejar a semana que vem.

40ª Regra
Ingerir vitaminas e minerais

A maioria das pessoas têm carência de vitaminas e minerais essenciais para o organismo. Dessa forma elas não conseguem viver em alta performance porque o cérebro é uma máquina perfeita que precisa ser abastecida com combustível de qualidade. É muito provável que você tenha carência de micronutrientes e não tenha consciência disso. Só que se o seu corpo, mente e cérebro não funcionam de maneira adequada, a sua energia, motivação e disposição para você chegar aonde quer chegar diminuem muito.

41ª Regra
Visualizar o resultado

Como você será quando finalmente tiver sucesso na vida? Como será a sua vida? A sua rotina? Os seus amigos? Imagine detalhadamente como tudo isso será. E repita essa visualização diariamente. Visualizando, além de se motivar, você mantém o seu cérebro focado e trabalhando inconscientemente em prol do seu sonho.

42ª Regra
Criar um grupo de aprimoramento

Além de entrar em uma comunidade de pessoas que visam alcançar o mesmo objetivo que você, crie um grupo de masterização. Um grupo com um número reduzido e selecionado de pessoas onde só estejam os melhores, os mais dispostos e comprometidos, para que vocês discutam ideias, soluções, estratégias e ajudem-se mutuamente.

43ª Regra
Fazer algo que não quer fazer

Se force a fazer todos os dias alguma coisa que você não queira fazer. A chave do sucesso é conseguir vencer a si mesmo. É difícil vencer a si mesmo porque na maioria das vezes funcionamos baseados em padrões inconscientes. E quando você realiza algo que não quer fazer, você vence a si mesmo. Assim você começa a desenvolver o autocontrole e o poder de mandar em si mesmo.

44ª Regra
Encontrar 20 respostas

Se eu perguntasse o que você deve fazer para atingir o sucesso, o que você responderia? Você encontrou uma resposta? Ok, essa foi fácil. E 20 respostas? Escreva 20 respostas no papel explicando 20 maneiras para chegar ao seu sucesso. É difícil, não é? Eu o desafio a encontrar 20 respostas. Esse é um exercício para começar a despertar a sua genialidade.

45ª Regra
Parar de assistir TV

A maior parte dos programas de TV que você assiste estão o levando na direção contrária do sucesso. Novelas, reality shows e noticiários são grandes desperdícios de tempo e grandes veículos para transformar a sua mentalidade em uma mentalidade de fracasso. Se você assiste noticiários, pare de assisti-los porque eles são fontes inesgotáveis de tragédias, desesperança, desastres e medo. Você já sabe que o mundo, muitas vezes, não é bonito. Mas continuar alimentando a sua mente dia após dia com tanta porcaria é o caminho certo para o fracasso.

46ª Regra
Começar antes de estar pronto

Quantas vezes você adiou um sonho pois não se sentia preparado ainda? Você nunca vai se sentir pronto. Planejamento, análise e estudo são essenciais, mas se você não começar antes de estar “tudo milimetricamente perfeito e alinhado”, as chances são que você não comece nunca porque sempre existirá algo a mais que pode ser feito antes que você dê o primeiro passo.

47ª Regra
Recuperar-se

Uma jornada legítima em direção ao sucesso é cansativa, você sabe disso. E mesmo que em muitos momentos você precise trabalhar mais e mais duro, pendendo ao desequilíbrio, os períodos de recuperação são essenciais. Não é possível trabalhar 100% em 100% do tempo, por isso quando você realmente precisar, pare, descanse e se recupere.

48ª Regra
Tornar-se inabalável

Inabalável não é aquele que nunca se abala, mas aquele que se abala e rapidamente volta ao estado de alta performance para continuar agindo. Você se torna inabalável quando toma a decisão de se responsabilizar por atingir o sucesso que você deseja atingir, custando o que custar, levando o tempo que levar. É ir até o final. É assumir a responsabilidade por ir até o final. É tornar a sua fome pelo seu sucesso inquebrantável. Nunca, em qualquer hipótese, aceite a desistência como uma opção. Você só é capaz de perder para si mesmo, para mais ninguém.

49ª Regra
Entender o fracasso

Ao tentar ter sucesso, você vai fracassar. Você vai fracassar muito. Ninguém, absolutamente ninguém no mundo, obteve sucesso sem fracassar. Não vai ser fácil, mas no final vai valer a pena. Só que é preciso entender que o fracasso está dentro da equação do sucesso, e não fora dela. O fracasso faz parte. Esteja preparado para o fracasso, porque ele vai chegar. E talvez o fracasso chegue muitas, muitas e muitas vezes, até você não aguentar mais. Só que são só aqueles que mesmo assim aguentam, que são aqueles que entendem como ter sucesso na vida, em qualquer área.

50ª Regra
Manter-se humilde

Quando atingir qualquer patamar de sucesso, lembre-se de quem você realmente é. Não pense que você é melhor do que os outros, não pense que você é especial, não acredite que você é superior, não acredite que você sempre estará no topo. Você é um ser humano entre os mais de 7,5 bilhões de seres humanos na Terra. Então nunca perca a sua essência. Seja humilde para aprender, ensinar e, principalmente, para saber que você pouco sabe.

Conclusão

Aprender como ter sucesso na vida é simples, mas conseguir ter sucesso é outra história. Só atinge o sucesso quem está disposto a pagar o preço.

Você nunca vai colher os frutos sem antes plantar uma semente e regá-la por bastante tempo. Não há como inverter essa ordem natural.

Todas as regras aqui apresentadas são seguidas por pessoas de extremo sucesso, que alcançaram grandes realizações na vida.

O sucesso deixa pistas e, se você chegou até aqui, você aprendeu 50 delas.

A questão agora é a seguinte: você está se sentindo inspirado, vai compartilhar este artigo e deixar um comentário, mas não vai traduzir nenhum conhecimento adquirido em uma ação prática e objetiva em direção ao seu sucesso?

Então a sua vida vai continuar a ser como sempre foi.

Mas se você estiver realmente disposto a entrar em ação o mundo será pequeno para você, porque você não tem limites. Qualquer sonho pode ser alcançado quando você sabe o que fazer, como fazer e como continuar a fazer até chegar lá.

E se estiver realmente disposto a aprender como ter sucesso na vida, conheça o meu treinamento avançado de desenvolvimento pessoal que vai te ajudar a alcançar qualquer sucesso que você quiser na vida.

Para conhecer o meu método, basta você clicar aqui.

Um abraço!

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

11 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket