Os 10 Melhores Livros Sobre Meditação Que Você Precisa Ler

Você ouviu falar sobre meditação recentemente e decidiu aprender sobre o assunto para diminuir um pouco a ansiedade e o estresse do dia a dia?

Ou quem sabe, você já tentou meditar e não conseguiu? Quantas vezes você tentou meditar e não conseguiu?

Há alguns anos, eu ouvi falar sobre as vantagens da meditação e fui investigar um pouco a respeito. Depois de uma breve pesquisa eu encontrei um método para meditar e fui testar essa prática tão falada.

Só que eu perdi a conta de quantas vezes sentei para meditar e “não consegui” fazer nada além de “perder o meu tempo”.

O que a meditação realmente pode fazer por mim? Por que meditar é tão difícil? Como eu posso meditar de maneira eficaz?

Um dia eu tomei a decisão de encontrar essas respostas.

Então eu abri o site da Amazon e comecei a adicionar livros e mais livros de meditação no carrinho de compras.

Alguns dias depois os livros chegaram e, após levar semanas para terminar de ler todos, eu constatei quais eram os melhores livros.

E é por isso que eu resolvi escrever este artigo.

Eu vou mostrar para você quais são os 10 melhores livros sobre meditação para que você possa descobrir, de uma vez por todas, o que a meditação pode fazer pela sua vida e como meditar da melhor maneira possível.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

1. 10% Mais Feliz

Os 10 Melhores Livros Sobre Meditação Que Você Precisa Ler 1O primeiro da lista é o livro 10% Mais Feliz, escrito por Dan Harris. Eu resolvi colocar este livro em primeiro porque, assim como eu, você pode ser bastante cético.

Eu tenho a tendência de não acreditar muito naquilo que não pode ser provado cientificamente. E eu realmente não sabia se a meditação era cientificamente embasada.

10% Mais Feliz não foi o primeiro livro sobre meditação que eu li, mas como disse Daniel Goleman:

Este é o melhor livro sobre meditação para os não iniciados, os céticos e os curiosos. Parte confessional, parte investigação jornalística, 10% mais feliz é 100% viciante.

Além de realmente ser viciante – eu li o livro em pouco mais de um dia –, se você é iniciante, cético ou curioso, você vai entender de uma vez por todas, baseado em evidências científicas e na visão de uma pessoa muito cética, Dan Harris, como a meditação pode mudar a sua vida e como você pode realizar a prática.

Harris era um promissor jornalista da rede de televisão norte-americana ABC News. Só que devido a vários fatores estressantes em seu trabalho, Dan chegou à exaustão e teve um ataque de pânico ao vivo, que foi assistido por mais 5 milhões de pessoas.

Depois do incidente, Harris percebeu que precisava mudar alguma coisa em sua vida. Foi aí que ele, um agnóstico declarado, com certa relutância, entrou em uma jornada espiritual, baseada na meditação.

Como cessar a voz interior que gera tantas preocupações, ansiedade, estresse, frustrações e medo? Dan Harris acreditava não era possível calar essa voz, mas através da meditação ele aprendeu como fazer isso.

Entre entrevistas com Eckhart Tolle, Deepak Chopra e Dalai lama, passando por sua experiência de 10 dias em um retiro meditativo, Harris conta sua história de vida, sua descrença e suas descobertas sobre a meditação.

2. A Arte da Meditação

Os 10 Melhores Livros Sobre Meditação Que Você Precisa Ler 3No livro A Arte da Meditação, Daniel Goleman, o mesmo autor de Inteligência Emocional, ensina como é possível:

  • Tranquilizar a mente;
  • Relaxar o corpo físico;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Desenvolver a sua concentração.

Tudo isso através de 4 técnicas clássicas de meditação que são ensinadas a partir do CD que vem junto com o livro:

  1. Meditar respirando;
  2. Meditar relaxando o corpo;
  3. Meditar se concentrando;
  4. Meditar caminhando.

Quais são os efeitos que a meditação causa no cérebro? As propriedades curativas da meditação? Como a meditação pode aliviar a hipertensão e o estresse? Qual é a relação da meditação com as psicoterapias?

Essas também são perguntas que Daniel Goleman responde.

É um livro básico, mas perfeito para iniciantes porque, além de aprender sobre os benefícios citados, você vai aprender a meditar sendo guiado em detalhes.

3. Aprendendo a Silenciar a Mente

Os 10 Melhores Livros Sobre Meditação Que Você Precisa Ler 5Mestre na arte da meditação e do despertar da consciência, Rajneesh Chandra Mohan, mais conhecido como Osho, é um dos mestres meditativos que eu mais gosto.

Osho foge do convencional, é fora da curva e inventou diversas técnicas de meditação.

No livro Aprendendo a Silenciar a Mente, você vai descobrir que:

Meditação não é ciência, não é arte, não é trabalho - é jeito. Brinque um pouco com a ideia de que não está fazendo nada. Um dia você se surpreenderá: ela terá acontecido. Basta esperar o momento certo. Dizer alguma coisa sobre meditação é uma contradição. Meditação é algo que você pode ter, que você pode ser, mas por sua própria natureza não é possível dizer o que ela é. Meditação é sentar-se sem fazer nada. Se você começar a fazer alguma coisa, estará movendo-se para fora de seu centro. Quando não estiver fazendo absolutamente nada, seja física ou mentalmente, quando você estiver apenas sendo, isto é meditação. Não é possível fazê-la, não é possível praticá-la. É preciso apenas compreendê-la.

Osho tem uma forma única de contar histórias e traduzir conceitos complicados em ideias de fácil assimilação.

O livro conta com um CD que vai ensina-lo realizar a meditação Nadabrahma, uma prática tibetana que foi adaptada por Osho para o mundo atual que é capaz de fazer com que o seu corpo e a sua mente entrem em sintonia.

4. O Poder do Silêncio

Os 10 Melhores Livros Sobre Meditação Que Você Precisa Ler 7O livro O Poder do Silêncio, escrito por Eckhart Tolle, autor do best-seller O Poder do Agora, não é um livro exclusivo sobre técnicas de meditação, mas é um livro capaz de levar você a uma nova consciência e ao autoconhecimento.

Não é exclusivo sobre meditação, mas está completamente ligado com a meditação porque o silêncio e a arte da meditação estão intimamente ligados. Uma mente zen, calma e meditativa é uma mente silenciosa.

Através do silêncio e da calma você consegue se encontrar consigo mesmo, você entra no campo da consciência e entra em contato a sua sabedoria interior, que são alguns dos objetivos da meditação.

Quanto mais silêncio cultiva na vida, mais feliz você se torna porque consegue se libertar cada vez mais das tensões do passado e das expectativas em relação ao futuro.

O que existe além da mente pensante? O que é o “eu” autocentrado? O que é o sofrimento e como acabar com ele? Quem você é de verdade?

Esses são alguns questionamentos que Tolle responde no livro.

5. Mente Zen, Mente de Principiante

Os 10 Melhores Livros Sobre Meditação Que Você Precisa Ler 9Shunryu Suzuki foi um mestre zen profundamente respeitado no Japão e um dos mais influentes do nosso tempo.

Em 1958 Shunryu Suzuki foi para os Estados Unidos com o intuito de morar por lá durante 2 ou 3 anos.

Mas ao perceber como os norte-americanos eram extremamente interessados nos ensinamentos zen, o mestre decidiu morar permanentemente nas terras norte-americanas.

O primeiro mosteiro de treinamento zen criado fora da Ásia, o Zen Mountain Center, nasceu através das orientações de Shunryu Suzuki, que criou um grupo de meditação chamado Zen Center.

Traduzido em quase todo o Ocidente o livro Mente Zen, Mente de Principiante, é considerado o mais influente livro zen do século XX.

É uma obra clássica que foi produzida nos últimos anos de vida de Shunryu Suzuki com base em várias palestras que o mestre deu em Los Altos, Califórnia.

O que é a sua mente? O que é você? Você já parou para pensar?

Na mente do principiante há muitas possibilidades, mas poucas são as que existem na do perito.

Shunryu Suzuki

6. A Ciência da Meditação

Os 10 Melhores Livros Sobre Meditação Que Você Precisa Ler 11O livro A Ciência da Meditação foi escrito por Daniel Goleman e Richard Davidson, que há 40 anos eram amigos e colaboradores na Universidade de Harvard.

Hoje a meditação é amplamente estudada, mas naquela época Daniel e Richard eram 2 dos poucos cientistas que afirmavam que a meditação gerava benefícios reais para o cérebro.

De maneira independente de qualquer religião, o livro aborda o mundo e os benefícios da meditação com embasamento científico.

Baseados em um conjunto de dados, os autores apresentam descobertas mostrando como a meditação pode transformar significativamente o modo como você pensa, sente e age.

Além disso, você vai ampliar a sua visão sobre a meditação porque muitas ideias equivocadas a respeito da meditação, geralmente propagadas pelo senso comum, são desconstruídas.

Segundo Daniel Goleman e Richard Davidson, a prática constante da meditação é capaz de remodelar de forma duradoura as nossas conexões neurais, gerando inúmeras qualidades positivas como desprendimento, compaixão e amor.

7. Silêncio

Os 10 Melhores Livros Sobre Meditação Que Você Precisa Ler 13Como encontrar a tranquilidade em um mundo muito barulhento? Novamente, o silêncio entra em cena.

No livro Silêncio, o monge vietnamita Thich Nhat Hanh ensina como é possível silenciar uma mente agitada que vive em um mundo extremamente turbulento.

Você tem medo do silêncio?

Muitos têm medo de ficar em silêncio, e talvez nem saibam disso. Porque viver o silêncio é sinônimo de enfrentar as nossas questões mais íntimas.

Para Buda, a “ilha de nós mesmos” é um local interior que existe em cada ser humano, onde há muita calma e grande autoconhecimento. É um lugar onde somos livres e felizes.

Segundo Thich Nhat Hanh, para encontrar a sua ilha, aprender a silenciar a mente é um poderoso caminho. Tudo o que você precisa para viver plenamente e ser feliz já está dentro de você.

Não importa se você vive no caos urbano, dentro de um escritório, ou onde quer que seja, as simples reflexões e ensinamentos diretos do autor vão ajudá-lo a encontrar o equilíbrio.

A cada passo, a cada respiração, você pode ser feliz.

Este livro nos mostra como obter paz interior e estabelecer a conexão entre o indivíduo e a paz na Terra.

Dalai Lama

8. Atenção Plena Para Iniciantes

Os 10 Melhores Livros Sobre Meditação Que Você Precisa Ler 15Jon Kabat-Zinn é um cientista e médico ocidental especialista em meditação zen. Ele pode ser considerado o pai da meditação Mindfulness – ou atenção plena – no Ocidente.

Em 1979, na Escola de Medicina da Universidade de Massachussets, Jon Kabat-Zinn foi muito bem-sucedido ao realizar um programa de atenção plena em pacientes que apresentavam estresse e dor crônica.

Posteriormente, Jon Kabat-Zinn fundou o Center for Mindfulness in Medicine, Health Care and Society.

Ele também criou o MBRS (Mindfulness-Based Stress Reduction), o Programa de Redução do Estresse Baseado em Atenção Plena, que teve a eficácia comprovada através de estudos científicos.

Com capítulos breves e linguagem simples, o livro Atenção Plena Para Iniciantes contém o essencial que você precisa saber para entender o que significa mindfulness e também iniciar as práticas de atenção plena.

9. Atenção Plena

Os 10 Melhores Livros Sobre Meditação Que Você Precisa Ler 17Este livro é atualmente o número #1 em vendas na área de meditação na Amazon.

Também com um CD de meditação, Atenção Plena apresenta uma série de simples técnicas para diminuir a ansiedade, infelicidade, exaustão e o estresse, além de expandir a sua consciência.

A atenção plena não é apenas uma prática de meditação, mas um estilo de vida que faz você viver no único momento que existe, o presente.

Quando começa a perceber conscientemente tudo o que sente, você passa a identificar com antecedência sentimentos negativos que se transformam em emoções destrutivas e não permite que eles ganhem força.

Você vai descobrir que calma, contentamento e felicidade se encontram a apenas uma respiração. O livro apresenta um curso de 8 semanas com exercícios e meditações diárias.

Deseja uma vida mais plena e feliz? Recomendo que pratique o método que vai encontrar neste livro. Os autores apresentam técnicas cientificamente fundamentadas que você pode usar para atravessar os períodos de crise ou para enfrentar os desafios do dia a dia.

Daniel Goleman

10. A Bíblia da Meditação

Os 10 Melhores Livros Sobre Meditação Que Você Precisa Ler 19Com mais de 3 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro, A Bíblia da Meditação é o livro para quem procura por um guia detalhado sobre exercícios de meditação.

Você aprenderá, passo a passo, 140 técnicas de meditação baseadas nas tradições orientais e ocidentais, além de descobrir dicas valiosas sobre a postura correta para meditar, a criação de um espaço sagrado e sobre como implementar uma rotina diária de meditação.

Não importa se você é iniciante, intermediário ou avançado, o livro é de grande importância para qualquer um que busque diariamente:

  • Acalmar e centrar a mente;
  • Viver com atenção plena;
  • Curar o corpo, a mente e o espírito;
  • Desenvolver amor e compaixão;
  • Aliviar o estresse;
  • Manifestar os seus sonhos;
  • Estimular a solução de problemas;
  • Aumentar o autoconhecimento.

Não é um livro para sentar e ler. É um livro para sentar e fazer. É para abrir aleatoriamente uma página e testar uma nova meditação por dia, até encontrar aquela que melhor funciona para você.

Conclusão

É claro que existem outros inúmeros excelentes livros de meditação que você pode encontrar para ler.

Estes são os 10 melhores livros sobre meditação que eu li e que eu recomendo que você também leia.

Não importa por qual livro você comece, porque todos são capazes de transformar a maneira como você encara a vida, enxerga a si mesmo e vive. Todos são capazes de ajudá-lo a se desenvolver como pessoa.

O mais importante agora é dar o primeiro passo e ler algum dos livros. Depois, mais importante ainda do que ler, é colocar em prática o conhecimento que você vai adquirir, caso contrário pouco terá valido a pena ler o livro.

Leia, coloque em prática e transforme a sua vida. Porque os livros de meditação são realmente transformadores.

E agora, por favor, me conte nos comentários: quais são os melhores livros de meditação que você leu e recomenda que eu leia também?

Para finalizar, se você está sempre buscando a melhoria contínua e quer se desenvolver como pessoa, conheça o meu treinamento avançado de transformação pessoal.

Descubra como mudar de vida radicalmente e passo a passo.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

25 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket