O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano?

Provavelmente você sabe o que significa o termo hacker, certo?

Mas você sabe o que significa a palavra biohacker? E biohacking? O que é biohacking? E indo além, como se tornar um super-humano? Isso realmente é possível?

Por que parece que algumas pessoas conseguem atingir níveis de performance física e mental extraordinários, enquanto que para outros tudo é muito difícil?

Não apenas parece, alguns indivíduos de fato chegam em níveis de performance muito elevados.

Mas eles não são geneticamente privilegiados. Essas pessoas aprenderam o quê e como fazer, foram lá e fizeram.

No século XXI, com tantas informações, facilidades e possibilidades diante dos seus olhos, não há mais a possibilidade de você aceitar ficar para trás.

Qualquer pessoa no mundo é capaz de atingir a alta performance, através do conhecimento científico certo e do espírito experimentador.

Alguns anos atrás eu não tinha vontade nem de levantar da cama, não conseguia me concentrar para ler e me sentia cansado só de pensar em ir para o trabalho.

Mas hoje, como um biohacker, sou extremamente produtivo e focado.

Então se quiser descobrir como você também pode, continue lendo o artigo para entender o que significa o termo biohacking e como você pode começar a se tornar um super-humano através de 13 hacks de poder.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

O Que é Biohacking?

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 1

Bio vem de biology, que significa biologia.

Hacking é originado do termo hacker.

Um hacker é capaz de invadir e fazer modificações em um computador. Biohacking significa “invadir” e modificar a própria biologia. É a prática de hackear o corpo para maximizar a performance, se tornando mais focado e produtivo.

O biohacker é o hacker da própria biologia. O biohacking é prática de misturar a ética hacker com a biologia fazendo com que você consiga fazer melhor muitas coisas que você faz hoje, e até fazer muitas coisas que você não fazia antes.

Através de uma série de estratégias é possível hackear a sua biologia para viver em alta performance, buscando alcançar o máximo potencial físico e mental.

O biohacking é um estilo de vida capaz de torná-lo um super-humano.

E por experiência própria, ao se tornar um biohacker é difícil querer voltar para a sua antiga vida, porque a vida melhora muito.

Quando se torna um biohacker, você:

  • Melhora o seu cérebro por completo;
  • Dorme melhor e tem um sono mais reparador;
  • Se sente mais feliz, motivado e confiante;
  • Se torna menos ansioso e estressado;
  • Consegue perder peso de forma saudável;
  • Consegue desenvolver músculos com mais facilidade;
  • Aumenta a sua longevidade;
  • Desbloqueia mais do seu potencial mental e cerebral.

Você consegue hackear a si mesmo através de: alimentação, exercícios físicos, suplementos, aplicativos, fórmulas, técnicas, implantes corporais etc.

Em essência, biohacking é o aperfeiçoamento pessoal de corpo, mente e cérebro através de estratégias que alteram a sua biologia para melhor.

Você pode não saber, por exemplo, que usar óculos ou lentes de contato é uma prática de biohacking. Você melhora a sua visão através de algo externo.

Biologia de Garagem

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 3

Apesar do termo biohacking ser um conceito que vem ganhando espaço e atenção nos últimos tempos no Brasil, essa não é uma prática nova. O conceito já é conhecido desde 1988.

Em 2005 o cientista Rob Carlson foi pioneiro no estudo da “garage biology”, como o termo era conhecido no início do século. A biologia de garagem, ou biologia “faça-você-mesmo”, foi exposta no estudo “Splice it Yourself”, publicado na revista Wired.

Em 2008 Jason Bobe e Mackenzie Cowell, criadores do site DIY.org, fundaram a organização DIYbio e realizaram a primeira reunião sobre o tema.

Desde 2010 até o momento presente vários laboratórios de biologia comunitária foram abertos.

E para deixar totalmente claro, caso ainda não tenha ficado:

Biohacking é a arte de mudar o ambiente externo e interno para que você tenha controle total de sua biologia, permitindo que você melhore seu corpo, mente e sua vida. É a arte e a ciência de se tornar super-humano.

Quem disse isso foi um dos mais famosos biohackers do mundo, sobre quem eu vou falar daqui a pouco.

Beta-Tester

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 5

Um princípio fundamental do biohacking é que você deve ser como um beta-tester, ou seja, alguém que testa conceitos, práticas, técnicas, aplicativos etc. antes de eles estarem prontos.

É a cultura do DIY, Do It Yourself, isso quer dizer, Faça Você Mesmo.

Além disso, o que funciona para mim pode não funcionar para você. O que funciona para você pode não funcionar para o seu amigo. Cada organismo tem suas próprias particularidades e você só vai descobrir as suas testando.

Eu acredito que, como a pessoa inteligente que é, você sabe que é o único responsável pelas consequências – boas ou ruins – da sua vida.

Tudo o que você vai aprender aqui é de caráter informacional.

Então assuma os riscos por conta própria.

Eu assumo riscos, mas antes eu estudo muito, peso os prós e os contras e testo. Se funciona, eu continuo, caso contrário eu descarto. Faça o mesmo.

Continue lendo para entender melhor.

Como Ser um Super-humano?

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 7

Você já viu o filme Sem Limites, estrelado por Bradley Cooper?

Na história, Eddie Morra é um escritor fracassado que se sente cansado, sem disposição, motivação e inspiração para escrever ou fazer qualquer coisa na vida.

Quando Eddie senta para escrever, ele não consegue colocar uma palavra no papel. Além disso, seu relacionamento vai de mal a pior.

Um dia, andando pelas ruas sem rumo e desnorteado, de repente Eddie Morra esbarra acidentalmente com seu ex-cunhado, que apresenta para ele um novo remédio experimental chamado NZT-48.

Relutante, Eddie não quer aceitar o medicamento. Mas depois de alguma insistência por parte do ex-cunhado ele acaba cedendo e aceita.

Ao tomar o NZT-48 Eddie se torna extremamente produtivo, focado, inteligente e criativo. Uma luz se acende em sua cabeça e teoricamente ele passa a utilizar 100% da capacidade do cérebro.

Eddie Morra se torna altamente sociável, capaz de escrever páginas e mais páginas rapidamente, aprender idiomas em tempo recorde, aprender cálculos complicados com muita facilidade e, assim, passa a investir na bolsa de valores, se tornando multimilionário em um piscar de olhos.

Dessa maneira a nova e espetacular vida de Eddie Morra se inicia, até que problemas seríssimos ocasionados pelos efeitos colaterais da droga, assim como grandes encrencas que Eddie cria com pessoas erradas, surgem em sua vida.

Se você não viu o filme ainda, assista!

Eu confesso que quando terminei de assistir ao filme, a primeira coisa que fiz foi entrar no Google e pesquisar por algo parecido. Eu também queria me tornar um super-humano.

Só que aí eu descobri que, na verdade, a realidade é muito diferente da ficção. O NZT-48, ou algo similar, não existe.

Você não vai tomar uma pílula e se tornar um super-homem. Você não vai aprender uma técnica que vai transformá-lo em um mestre da noite para o dia. Você não vai ingerir um alimento e ter 10x mais energia.

Além do mais, se tornar um super-humano não tem nada a ver com ser capaz de realizar feitos sobrenaturais ou impossíveis. Não confunda um super-humano com um super-herói dos quadrinhos.

Um super-humano é alguém acima da média, com capacidades mentais, cognitivas e físicas aumentadas. Não existe mágica.

O que mais se aproxima do conceito legítimo de super-humano – e o que é capaz de fazer com que você viva com muito mais performance – são os hacks dentro do mundo do biohacking.

É o conjunto da obra que gera um grande resultado. São pequenos hacks e detalhes que, somados, criam um efeito poderoso. A sinergia é a chave.

Por isso você vai descobrir agora 13 hacks para transformar a sua vida.

1. Perfil Genético

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 9

O campo da genética humana avançou de tal forma que é possível descobrir padrões particulares em seu DNA, permitindo que você identifique suas forças e fraquezas genéticas.

Você pode descobrir como o seu corpo metaboliza a gordura ou a cafeína, por exemplo, ou ainda descobrir o seu risco de desenvolver doenças sérias.

Dessa maneira, entendendo seu perfil genético, você consegue formular uma dieta específica para o seu corpo e entende em quais áreas deve se concentrar para se manter extremamente saudável e longevo.

Os tipos básicos desse exame custam cerca de R$1.000, bastando apenas uma pequena quantidade de saliva para realizá-lo.

Descobrir o seu perfil genético não é uma obrigatoriedade para iniciar o biohacking, mas futuramente, priorize esse teste. Priorize esse teste porque o seu DNA guarda inúmeros segredos sobre você mesmo.

Eu não vou me alongar nesse assunto porque eu sei que a maioria das pessoas não pode se dar ao luxo de investir em exames caros agora (o mais básico custa R$1.000, mas tem exames bem caros mesmo).

Se você tiver condições financeiras vá atrás e faça porque é fantástico.

2. Alimentação

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 11

Tudo o que você coloca para dentro do seu corpo gera um enorme impacto em como você se sente, produz e vive.

Existe um gene chamado APOE, que empresas de teste genético olham quando você realiza um exame.

Existem 3 variantes do gene APOE que determinam a sua capacidade de processar gorduras. Dependendo da sua variante, pode ser melhor se alimentar com muita gordura ao invés de carboidratos ou vice-versa – daí a importância dos exames.

Cetose

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 13

Uma das principais técnicas de nutrição que os biohackers utilizam é a cetose porque 78% das pessoas apresentam a variante APOE3, que faz o corpo humano processar as gorduras com mais eficiência do que as outras fontes energéticas.

O objetivo da cetose é mudar a fonte primária de combustível do corpo humano, que é a glicose, para a gordura, as cetonas.

Se estiver entre a maioria que possui a variante APOE3, quando você parar de ingerir tantas fontes de carboidrato e substitui-las por gorduras, você terá menos picos glicêmicos e indisposição, além de ter mais energia ao longo do dia.

Isso ocorre porque as cetonas fornecem duas vezes mais energia por grama do que os carboidratos. Essa mudança faz com que você “ensine” o seu corpo a utilizar a gordura como fonte primária de energia e não o açúcar.

Dessa forma você tem inúmeros benefícios:

  • Energia mais estável ao longo do dia;
  • Menos fome e compulsão por comida;
  • Impacto positivo nas funções cognitivas;
  • Maior facilidade para entrar em fluxo;
  • Melhora do desempenho atlético;
  • Proteção contra doenças degenerativas.

Quando você tem a glicose como fonte primária de energia, os níveis de energia oscilam bruscamente. Quando a gordura é a fonte primária você se mantém energizado por longos períodos, sem oscilar.

Macronutrientes

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 15

Um biohacker manipula os macronutrientes da alimentação: gorduras, carboidratos e proteínas.

Um biohacker geralmente segue uma alimentação low carb, high fat mais ou menos na seguinte proporção:

  • 70% de gorduras
  • 20% de proteínas
  • 10% de carboidratos

No início os seus níveis de glicose vão diminuir, fazendo com que você tenha vontade de ingerir açúcar para que o nível de açúcar no sangue aumente.

Mas se você passar por esse período, o seu corpo começará a procurar energia em outro local: cetonas, disponíveis na gordura corporal.

O mais produtivo é comer a maior parte das suas fontes de carboidrato pela noite. Porque assim você só terá um pico de insulina, o que também favorecerá seu sono.

Induzir a cetose pode demorar entre uma e duas semanas. Após 6 meses de prática regular os efeitos serão completos.

Além disso, há uma ótima maneira de começar a induzir a cetose: o Bulletproof Coffee. Vou falar dele posteriormente.

Jejum Intermitente

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 17

Também é possível testar o jejum intermitente. Basicamente, o jejum intermitente consiste em você passar por um período do dia de jejum e outro de alimentação.

É uma janela de jejum completo e outra de alimentação, que pode ser dividida em quantas refeições você quiser.

Eu passo cerca de 16 horas por em dia em jejum, das 20h até 12h, e realizo duas refeições (almoço e jantar).

Um dos grandes benefícios do jejum intermitente é a regulação hormonal. O jejum:

  • Normaliza a sensibilidade à insulina, o que ajuda a prevenir diabetes;
  • Regula os níveis de grelina, que diz ao cérebro quando você está com fome;
  • Regula os níveis de leptina, que mostra ao cérebro que você está satisfeito e deve parar de comer.

Além disso, o jejum intermitente diário ajuda a eliminar vários patógenos, promovendo saúde e maior longevidade. O jejum é uma grande maneira para desintoxicar o corpo. É uma grande limpeza no organismo. O jejum é o verdadeiro detox.

Existem vários protocolos de jejum intermitente: 16h, 18h, 20h, 24h etc.

É interessante que você teste para ver a sua adaptação. Uns se adaptam muito bem, enquanto que algumas pessoas nem tanto. Eu sou um adepto e grande defensor do jejum. Me adapto muito bem ao jejum e me torno muito mais produtivo quando estou jejuando.

Regras Básicas

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 19

Existem algumas regras básicas dentro da alimentação de um biohacker que vale a pena você testar no próprio corpo:

  • Eliminar açúcar, glúten, aditivos sintéticos, corantes e saborizantes;
  • Eliminar óleos à base de grãos e óleos vegetais;
  • Eliminar alimentos como amendoim, feijão e lentilhas;
  • Eliminar as gorduras trans;
  • Consumir muitas verduras e vegetais orgânicos;
  • Cozinhar os alimentos ao ponto, de preferência no vapor;
  • Ingerir frutas moderadamente, não excedendo 3 frutas por dia.

Intolerâncias Alimentares

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 21

Para finalizar a parte de alimentação, temos as alergias alimentares.

É importantíssimo testar a sensibilidade do seu organismo em relação aos alimentos. Existem exames que detectam intolerâncias e alergias alimentares que você possui. Alguns chegam a testar mais de 200 alimentos.

Mas se você não tiver condições financeiras no momento, é possível testar a sua comida checando os seus batimentos cardíacos após consumir determinados alimentos.

Se os batimentos estiverem elevados em até 1h e 30min após a ingestão, provavelmente você é alérgico àquele alimento.

Alimentos que o seu corpo não consegue processar direito geram estresse, névoa mental, menos saúde e performance.

3. Postura Corporal

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 23

Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente passa cerca de 10 horas por dia sentado, somando o tempo no trabalho e em casa.

Só que ficar sentado por muito tempo diariamente, por longos períodos, é extremamente prejudicial.

Hoje você não sente incômodo nenhum. Amanhã também não. E nem depois de amanhã. E nem depois de depois de amanhã. E nem no mês que vem. Quem sabe nem no ano que vem. Talvez você não sinta nada nem daqui há 10 anos.

Mas um dia essa conta vai chegar. E ela vai ser grande.

Perceba como você está sentado agora. Como é a sua postura? Se você estiver deitado na cama ou no sofá olhando para o seu smartphone, como está a sua postura?

Nos 2 casos, como está o seu pescoço?

Provavelmente a sua postura não é a das melhores.

A má postura, seja sentado, deitado e até em pé é um grande problema. Melhorar a sua postura pode parecer simples demais, mas é um hack básico e fundamental.

Você não pode se permitir negligenciar este hack. Você pode – e deve – começar a melhorar a sua postura ainda hoje.

Tenho algumas dicas para quando você estiver sentado:

  • Mantenha as costas eretas;
  • Mantenha os ombros levemente posicionados para trás;
  • Mantenha os braços suspensos ao longo do corpo ou os antebraços apoiados na mesa;
  • Concentre-se em manter o abdômen levemente contraído;
  • Flexione os quadris para frente;
  • Deixe a sua cabeça em uma posição neutra, mantendo as orelhas alinhadas com os ombros e olhando sempre para frente, nunca para baixo ou para cima;
  • Não cruze as pernas, mantenha os pés no chão e levemente afastados.

Todas essas parecem muito simples e você pode dizer já sabe delas. Sim, você sabe. Mas você põe em prática?

É desconfortante, eu sei, mas é preciso fazer. É preciso criar o hábito. Da mesma maneira que você aprendeu a ficar na postura errada, aprenda a permanecer na postura correta.

Um bom jeito para criar o hábito é colocar um despertador no seu celular para lembrá-lo a cada 60 minutos que você deve manter a postura.

Existem muitas práticas que também favorecem a sua postura e saúde, como por exemplo: RPG (Reeducação Postural Global), alongamento e quiropraxia.

Não caia no erro de pensar que arrumar a sua postura é uma coisa muito simples e comum. Este é um passo básico de um biohacker.

Além da postura, os exercícios físicos também são fundamentais na sua vida. Mas eu abordo os exercícios no artigo onde eu mostro como você pode ter mais produtividade.

4. Sons

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 25

Sons e músicas sempre fizeram muito bem ao ser humano. Ouvir músicas e sons específicos pode ser uma excelente prática biohacker.

O fato é que o cérebro funciona a partir de ondas cerebrais: alpha, beta, theta, delta e gamma.

Cada onda cerebral gera um tipo de resposta dominante nos seres humanos. Por exemplo, quando você está extremamente alerta o seu cérebro está operando predominantemente com ondas beta.

Quando você está relaxado, calmo e criativo, o cérebro está funcionando com ondas alpha. Quando você está em sono profundo, as ondas delta predominam.

Através de músicas e sons você pode induzir o cérebro a trabalhar com determinados tipos de ondas.

Se ontem você teve um dia altamente estressante e, quando deitou na cama para dormir, não adormeceu de jeito nenhum, o cérebro permaneceu funcionando predominantemente com as ondas beta, o que deixou você alerta e agitado.

Nessa situação hipotética você poderia colocar fones de ouvido com sons ou músicas que sincronizariam as suas ondas cerebrais com uma frequência correspondente para dormir.

Se você não consegue se concentrar para estudar ou trabalhar, é possível colocar sons que induzam o cérebro a trabalhar com as ondas que proporcionam foco e concentração.

Batidas Binaurais

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 27

Uma das maneiras mais clássicas para induzir ondas cerebrais é utilizar as batidas binaurais (binaural beats).

Batidas binaurais devem ser escutadas com um fone de ouvido – de preferência um headphone – porque em cada um dos seus ouvidos tocará uma frequência diferente.

Por exemplo, quando o seu cérebro escuta 300Hz no ouvido direito e 305Hz no ouvido esquerdo ele detecta a diferença entre as frequências sintonizando uma terceira frequência, que no caso seria de 5Hz.

Pesquisando no Google você encontra facilmente as batidas binaurais, mas existem pessoas que não conseguem muitos resultados com essas batidas. Por isso vem a segunda dica

Tons Isocrônicos

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 29

Ao que tudo indica os tons isocrônicos (isochronic tones) são ainda mais eficientes que as batidas binaurais e não necessitam de fones de ouvido porque elas são 2 sons iguais e sons que o cérebro humano não consegue ignorar.

Só que escutar tons isocrônicos deve ser encarado como um exercício diário para o cérebro. É preciso paciência e dedicação porque os resultados não surgem rapidamente.

São necessários pelo menos 21 dias ouvindo cerca de 30 minutos por dia de um tom isocrônico.

De qualquer maneira, você precisa saber qual é o seu objetivo. Tanto com as batidas binaurais ou com os tons isocrônicos, é preciso usar a frequência certa para atingir o que você quer.

  • Alpha (7.5Hz – 14Hz): relaxamento, pré-sono, começo de inconsciência.
  • Beta (14Hz – 40Hz): concentração, excitação, estado de alerta.
  • Theta (4Hz – 7.5Hz): sonhos lúcidos, criatividade, meditação profunda.
  • Delta (0.5Hz – 4Hz): sono profundo sem sonho, acesso ao inconsciente.
  • Gamma (> 40Hz): resolução de problemas, momentos de insight.

Você pode encontrar muitos aplicativos, sites e até vídeos no Youtube, tanto para batidas binaurais como para tons isocrônicos.

Música Clássica

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 31

Eu nunca fui um grande fã de música clássica, até descobrir que grandes homens como Steve Jobs e Albert Einstein, entre muitos outros, escutavam esse estilo musical.

A música clássica gera efeitos comprovados no cérebro e pode ser outro trunfo de um biohacker.

O ritmo e a melodia presentes na música clássica aumentam a organização e o desempenho do cérebro. Enquanto o ritmo estimula, a melodia desperta.

A música clássica acalma, relaxa, aumenta a concentração, a criatividade e está ligada à função cerebral, além de prevenir doenças neurodegenerativas.

A música clássica provoca mudanças fisiológicas e neurais.

Mas nem tudo se resume à música clássica, o cérebro funciona de forma diferente de acordo com o estilo musical que escutamos. Novamente, é preciso testar e aprender como você funciona.

Ficam aqui as minhas 3 dicas: batidas binaurais, tons isocrônicos e música clássica.

5. Suplementos

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 33

Quando falamos em suplementação, existem basicamente 3 tipos de pessoas.

  1. As que acreditam que apenas uma alimentação balanceada consegue suprir todos os micronutrientes (vitaminas e sais minerais) que o corpo e o cérebro necessitam diariamente;
  2. As que acreditam que suplementos substituem a alimentação;
  3. As que sabem que unir a alimentação com a suplementação correta é fundamental para suprirmos todas as nossas necessidades diárias e vivermos em alta performance.

É no terceiro grupo que eu me encontro, assim como os maiores biohackers do mundo.

Você sabia que é muito difícil – para não dizer impossível – suprir todas as suas necessidades de vitaminas e sais minerais somente através da alimentação?

Grande parte da população mundial carece de micronutrientes extremamente necessários.

Algumas possíveis causas:

  • A cultura fast food impera;
  • Alimentos naturais contém menos vitaminas e minerais quando comparados aos de antigamente;
  • Comidas prontas e processadas anulam muitos benefícios dos alimentos;
  • Produtos frescos, cada vez mais escassos, se desenvolvem frequentemente à base de produtos químicos;
  • Métodos agrícolas modernos tiram do solo os nutrientes onde crescem os frutos e vegetais.

E pode ser até que você seja uma pessoa dedicada, que corre atrás e estuda sobre isso. E aí, ao perceber que precisa ingerir mais vitaminas e sais minerais você pesquisa a respeito da quantidade ideal de cada micronutriente para ingerir.

Então, durante suas pesquisas, você se depara com o IDR (Ingestão Diária Recomendada). É o nível de ingestão diária de nutrientes considerado suficiente para atender as exigências do corpo de uma pessoa saudável.

Na tabela você percebe que precisa, por exemplo, de 600UI de vitamina D por dia.

Não parece muito, certo?

Acontece que o IDR foi criado durante a Segunda Guerra Mundial e supre a quantidade mínima que você precisa para sobreviver, não para viver em alta performance e com saúde máxima.

Eu sinto informar, mas você não vai se tornar um super-humano seguindo a tabela de IDR.

Polivitamínicos?

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 35

Pode ser também que você já saiba que suprir o IDR não vai torná-lo um super-humano. E assim você vai atrás de um daqueles potinhos mágicos: o poli ou multivitamínico.

Todo mês você compra um pote desses e pensa:

Caramba, como eu sou saudável 😊

Eu já fiz isso.

Até que descobri 4 problemas dos multivitamínicos:

  1. A quantidade de cada micronutriente é baixa;
  2. Cada micronutriente deve ser ingerido em um horário específico do dia, alguns pela manhã, outros pela noite, outros com uma refeição e assim por diante, o que se torna inviável através de um multivitamínico;
  3. Alguns micronutrientes não têm sinergia e competem entre si de modo que o corpo não consegue absorver nem um nem outro corretamente;
  4. O processo de fabricação dos polivitamínicos é bem duvidoso. Para maior facilidade na fabricação alguns aditivos são adicionados. O problema é que os aditivos dificultam a absorção dos micronutrientes pelo organismo, além de nos fazer mal.

O fato é que se você quiser mesmo se tornar um biohacker é preciso suprir as suas necessidades reais de vitaminas e sais minerais. Não com polivitamínicos, mas a partir de suplementos comprados separadamente.

Só que para suplementar corretamente você precisa identificar as suas exatas deficiências. E como saber quais são as suas necessidades? Realizando exames.

Depois dos exames, aí sim você pesquisa por marcas confiáveis e vai as compras.

Hoje eu tomo exatamente 17 suplementos, e isso nem é muita coisa. Meu arsenal gradativamente vai se tornar maior. Por quê? Porque eu não jogo para brincar. Eu jogo para vencer, para ser o melhor, para me tornar um super-humano.

E você?

Por Onde Começar?

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 37

Existem algumas vitaminas e sais minerais que quase todos deveriam tomar. Eles devem ser prioridade para você (lembrando da necessidade dos exames para detectar as suas deficiências específicas):

  • Vitamina D
  • Vitamina K2
  • Magnésio
  • Ômega-3
  • Vitamina C
  • Vitamina A
  • Zinco
  • Cobre
  • Iodo
  • Selênio
  • Vitamina B12

6. Sono

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 39

Você precisa utilizar remédios para dormir e sente na pele todos os perigosos colaterais desses venenos?

Você até consegue dormir, mas acorda no meio da noite e fica desperto?

Ou quem sabe você dorme a noite inteira, mas mesmo assim acorda exausto?

Muitas vezes a insônia e os distúrbios do sono estão ligados a problemas que você só vai conseguir descobrir indo no médico.

Mas em outros casos, e provavelmente você se encaixe neles, você consegue melhorar muito o seu sono através de inúmeras estratégias.

E se você pudesse dormir menos do que está dormindo hoje e mesmo assim se sentir mais revigorado, energizado e focado durante o dia?

Para os biohackers, isso é possível. Porque mais importante do que a quantidade de sono é a qualidade do mesmo. Inclusive, para muitos, dormir 8 horas é até desperdício.

Particularmente, eu discordo. Eu preciso de 8 horas de sono diárias porque sou um atleta que treina pesado. Já fiz vários testes e o melhor para o meu corpo e para a minha mente são pelo menos 7 horas e 30 minutos de sono diárias, não adianta.

Mas apesar disso, até nos dias em que eu não durmo 8 horas, mesmo não estando no meu máximo, minha performance ainda é muito boa.

A grande questão é melhorar a qualidade do seu sono. Você melhora a qualidade do sono aprendendo a hackear o seu sono. Por isso eu vou mostrar algumas excelentes dicas para você hackear o seu sono.

Acalme a Mente

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 41

Um dos maiores problemas que a sociedade enfrenta hoje para dormir é a ansiedade. A mente não para. Quando deitamos na cama pensamos em tudo o que ocorreu durante o dia ou no que faremos amanhã.

Acontece isso com você?

Uma das soluções para acalmar a mente é realizar um ritual de respiração. Caso costume deitar na cama e rolar por bastante tempo antes de dormir, reserve um tempo para exercitar a sua respiração.

Deite, feche os olhos e comece a respirar lenta e profundamente contando mentalmente cada inspiração e expiração. Inspire e expire profundamente contando em sua cabeça cada inspiração e expiração.

Pode parecer simples, mas é uma prática muito eficiente porque ela diminui a frequência das ondas cerebrais gerando grande relaxamento.

Outra técnica é contar mentalmente e regressivamente de 300 até 0, de 3 em 3. Ou seja, 300, 297, 294, 291, 288, 285, 282, 279... e assim sucessivamente.

Esse exercício matematicamente desafiador vai libertar a sua mente de pensamentos compulsivos e obsessivos. O foco e a concentração nessa tarefa geram relaxamento.

O último exercício que eu recomendo, também ligado à respiração, funciona da seguinte forma: inspire por quanto tempo conseguir, prenda a respiração pelo tempo que for capaz, expire todo o ar.

Nesse processo você para de mandar energia para a mente, porque ela precisa de oxigênio para funcionar. Com a privação de oxigênio a mente não trabalha direito e os pensamentos incessantes diminuem.

Elimine Qualquer Tipo de Luz e Som

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 43

Você precisa dormir em escuridão e silêncio total.

Sabe aquela luzinha vermelha do botão da TV? A luz verde do modem? Aquele pontinho azul de um aparelho eletrônico qualquer? Desligue tudo.

Qualquer mínimo ponto de luz deve ser desativado na hora que você for dormir. Essas luzes interferem no sono profundo porque afetam a produção de melatonina, um hormônio responsável por regular nosso sono.

Caso você não consiga fazer isso por razões fora do seu alcance, a solução é comprar uma máscara tapa olhos para dormir em completa escuridão.

Além da luz, evite também qualquer tipo de barulho ou ruído quando for dormir. Barulhos e ruídos podem ser entendidos pelo cérebro como perigos ambientais que geram desconforto e ativam o sistema nervoso simpático, responsável por nos colocar no estado de vigília. E assim você não consegue dormir.

Caso seja inevitável dormir em um ambiente barulhento em função de interferências auditivas externas provenientes da rua, ou internas, como os seus familiares, a solução é comprar protetores auriculares facilmente encontráveis na internet.

Evite a Luz Antes de Dormir

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 45

Pelo menos duas horas antes de dormir você deve evitar certos tipos de luzes: brancas e azuis.

O ideal para o sono seria que você vivesse o processo nativo: claridade durante a manhã e tarde, escuridão durante a noite. É o processo natural pelo qual evoluímos ao longo dos milênios.

Nossos ancestrais não possuíam luzes brancas ou azuis pela noite e, por isso, a produção de melatonina não era prejudicada e o sono ocorria naturalmente.

O problema é que não vivemos mais como os povos primitivos. A revolução tecnológica nos trouxe a televisão, o notebook, o tablet e o smartphone.

Todos são eletrônicos que emitem luz azul, que atrapalha o ciclo de sono. O cérebro interpreta que é dia pelo raio azul, portanto a produção de melatonina e consequentemente a qualidade do sono são prejudicados.

Eu sei que muitas vezes é mais fácil falar do que fazer, mas existem soluções.

Você pode parar de assistir televisão, não utilizar o notebook, o smartphone e nem o tablet por no mínimo duas horas antes de ir dormir.

Difícil?

Você também pode baixar aplicativos para o smartphone e tablet ou softwares para o notebook que, basicamente, ajustam a tonalidade da luz na tela do seu dispositivo conforme a iluminação natural do dia (certos notebooks e smartphones vem com essa função nativa).

Outra opção é colocar, duas horas antes de dormir, óculos bloqueadores de luz azul, que pode ser encontrado para comprar na internet.

Com os óculos qualquer tipo de luz azul, proveniente de qualquer dispositivo, será bloqueada.

Experimente o Magnésio

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 47

O magnésio é um mineral essencial para que o corpo execute corretamente diversas funções, atuando principalmente na regulação da atividade muscular e nervosa.

O magnésio é um dos nutrientes mais importantes para o bom funcionamento do organismo, atuando em mais de 300 reações do metabolismo.

Pessoas com pouco magnésio no organismo podem sentir agitação durante a noite, acordar frequentemente e ter dificuldade de entrar em sono profundo.

No cérebro o magnésio atua nas sinapses, que estão ligadas ao processo de transmissão de informações de um neurônio para o outro.

O magnésio também está relacionado ao controle do estresse. O mineral age no controle dos níveis hormonais e na regulação da resposta ao estresse. Ele suprime a habilidade do cérebro em estimular a liberação do hormônio do estresse e reduz a liberação de adrenalina.

O magnésio induz naturalmente o sono, combate a ansiedade, aumenta o tempo e a eficácia do sono e reduz a sensação de cansaço ao despertar.

O magnésio participa como um mineral essencial na regulação dos receptores GABA (ácido gama aminobutírico) e NMDA (N-metil-D-aspartato). Essa regulação está intimamente ligada aos padrões associados ao ciclo circadiano que controla o sono.

O magnésio é um mineral fundamental para a formação da serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de prazer, bem-estar e regulação do sono.

A deficiência de magnésio aumenta o estresse oxidativo e, por consequência, é comum ocorrer alterações de humor levando a quadros de ansiedade, irritabilidade, nervosismo, hiperatividade e insônia.

Um dos maiores hacks que introduzi na minha vida foi o magnésio. Existem vários hacks para você dormir melhor, mas o magnésio é um dos mais poderosos.

Experimente ingerir magnésio exatamente antes de deitar na cama para dormir e depois me conte a diferença na qualidade do seu sono e consequentemente na sua disposição e performance do dia seguinte.

Mais Alguns Hacks

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 49

Para finalizar a parte do sono eu tenho alguns outros hacks para você dormir melhor:

  • Coloque o celular no modo avião quando deitar na cama;
  • Invista em um excelente colchão e travesseiro;
  • Utilize o seu colchão exclusivamente para dormir;
  • Crie um ritual de sono diário realizando ações específicas antes de dormir porque o cérebro adora padrões e vai entender que chegou a hora de dormir;
  • Durma e acorde sempre no mesmo horário para educar o seu relógio biológico (pelo menos de segunda à sexta ou de domingo à quinta, se você costuma sair sexta e sábado);
  • Não assista violência antes de dormir para não entrar no estado de fuga ou luta;
  • Pelo mesmo motivo acima, evite qualquer situação estressante pela noite: discussões, brigas, trabalho;
  • Não pratique exercícios físicos pelo menos duas horas antes de dormir;
  • Não ingira cafeína até 8 horas antes de dormir;
  • Não ingira álcool ou nicotina até 4 horas antes de dormir;
  • Ingira boas fontes de gordura no jantar;
  • Ingira uma colher de sopa de mel orgânico antes de dormir;
  • Ajuste a temperatura do quarto entre 19 e 21ºC.

7. Natureza

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 51

Outra grande e simples prática biohacker é a conexão com a natureza. Na verdade é a reconexão, é voltar a interagir regularmente com a natureza.

Os seres humanos tinham uma natureza selvagem, assim como todos os outros animais. Hoje, escondidos atrás do conforto e da tecnologia, esquecemos os fundamentos biológicos que evoluíram para que fôssemos saudáveis.

Nós evoluímos em meio a natureza. A selva era nosso habitat, e não um apartamento com uma TV 50 polegadas, uma geladeira lotada de comidas congeladas e um armário cheio de doces.

A sociedade moderna foi condicionada por gerações e gerações para viver dentro de casa. O problema é que esse estilo de vida nos torna sedentários, preguiçosos, mentalmente e psicologicamente inativos.

Quando foi a última vez que você pisou na grama ou na terra com os pés descalços? Quando foi a última vez que você tomou sol? Quando foi a última vez que você tomou um banho de cachoeira?

Se reconectar com a natureza é um pequeno hack que aumenta os seus sentidos, criatividade, saúde, disposição, motivação e qualidade de vida.

Então olhe as dicas abaixo e as transforme em hábitos:

  • Respirar ar puro;
  • Pisar descalço na grama;
  • Aproveitar a luz do sol;
  • Ingerir alimentos reais e vivos;
  • Beber água da fonte.

Volte a se reconectar com a natureza.

8. Meditação

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 53

Quando escrevi este artigo eu sentei para escrevê-lo este às 7:26. Só que às 9:38 eu já estava cansado e o meu poder de raciocínio estava diminuindo.

Então eu tomei um copo de água, fui para o quintal, em meio a natureza, sentei na posição de lótus, realizei exercícios de respiração profunda, meditei por 5 minutos e tomei mais um copo de água.

Depois disso eu voltei para cá, para continuar a nossa conversa. É incrível como eu voltei renovado, focado, relaxado e altamente energizado. Em poucos minutos eu recuperei, internamente, o meu estado de alta performance.

A meditação é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores hacks de um bom biohacker. É simples e altamente eficaz.

Além de fazer com que você volte rapidamente para o estado de alta performance a meditação aumenta, e muito, o seu poder de tomar decisões inteligentes.

Eu como empresário preciso o tempo inteiro tomar decisões. E de modo geral, todos nós precisamos tomar decisões constantemente.

Só que um grande problema é que, muitas vezes, mesmo sabendo que precisamos tomar decisões lógicas, racionais e inteligentes, somos tomados por emoções incontroláveis que nos fazem tomar a pior decisão.

A meditação é um treinamento mental que o possibilita treinar observar as suas emoções e os seus pensamentos. Dessa forma, em momentos tensos, estressantes, temerários, decisivos, você se desvencilha do intenso êxtase emocional pelo qual é tomado e consegue decidir com mais consciência e clareza.

Quando está ciente de emoções que o fazem tomar más decisões você as identifica rapidamente quando surgem e consegue enxergar o cenário macro ao invés do micro, encontrando a solução mais cristalina e produtiva possível.

Mente zen, mente calma, mente focada, mente treinada, mente em alta performance. Esta deve ser a mente de um biohacker.

A meditação ensina você a enfrentar os problemas mais difíceis da sua vida com o mínimo de consequências ruins possíveis.

Meditando diariamente você começa a controlar o sistema nervoso parassimpático deixando a sua mente vazia e tranquila. É quando você consegue observar as suas emoções e pensamentos na terceira pessoa.

Se você tiver interesse, descubra agora o que é a meditaçãocomo meditar passo a passo através de um guia detalhado.

9. Gratidão

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 55

Ser grato é uma das práticas mais subestimadas do mundo. Inclusive eu pensava que era uma bobagem, até descobrir que a gratidão tem evidências científicas.

Pare e pense um pouco. Quantas pessoas que reclamam o tempo inteiro você conhece? E quantas pessoas gratas você conhece?

O quanto você reclama durante o dia? O quanto você agradece durante o dia?

O problema é que carregamos um sentimento de negatividade em uma área da vida para todas as outras áreas.

Quando começa a reclamar das pequenas coisas, logo você está reclamando de tudo e isso afeta tanto os seus resultados insignificantes como os muito significantes.

Se você acorda e reclama que está chovendo, começa a dirigir e reclama que o trânsito é infernal, mexe no celular e reclama que o 4G não funciona direito, enfim, se você é um grande chorão reclamador, pode ser que você pense que isso não afeta a sua vida.

Mas todo esse sentimento negativo e raivoso, que parece ser inofensivo nas pequenas coisas, se espalha para as áreas importantes. Você chega no trabalho e reclama com o seu colega, volta para a casa e reclama com o seu cônjuge, sai na rua e reclama com o seu vizinho.

Aí sim você começa a afetar negativamente áreas muito importantes da sua vida.

Você se lembra de um dia em que estava se sentindo muito bem e quando foi conversar com uma certa pessoa ela não parava de reclamar do dia dela?

Quanto mais você trabalhar a gratidão menos você será afetado pela negatividade – e reclamação – alheia e menos você será um reclamador.

A ideia por trás da gratidão é que você deve cultivar um estado de apreciação. Dessa forma você começa a padronizar o seu processo de pensamento, você transforma o padrão negativo através do padrão positivo.

Então invista alguns minutos do seu dia para fazer um exercício de gratidão e até de perdão porque essa atitude é incrivelmente benéfica.

Exercícios de gratidão aumentam a sua saúde, felicidade, produtividade, habilidade em decidir e empatia, além de diminuírem o estresse.

Você pode exercer a gratidão criando um diário de gratidão, que não precisa ser mostrado para ninguém. É uma prática simples e rápida.

Quando você escreve, você torna palpável. Quando você torna tangível, é muito mais fácil para o cérebro criar o padrão positivo.

Se você quiser se aprofundar no assunto da gratidão, assim sobre como praticar a gratidão, eu criei um artigo falando exatamente sobre o poder que a gratidão tem.

10. Tecnologia

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 57

Não é novidade que a tecnologia e a internet revolucionaram o mundo e as nossas vidas.

Eu acredito que o mundo entraria em colapso rapidamente caso nos tirassem repentinamente a internet e a tecnologia.

A vida mudou muito, principalmente dos 10 últimos anos para cá.

Você sabia que, há pouco mais de duas décadas, uma pessoa gastaria cerca de U$1 milhão para fazer tudo o que hoje pode ser feito com um único smartphone?

Realizar uma videoconferência, acessar um GPS, um gravador de voz digital, uma enciclopédia, uma câmera de vídeo, um relógio digital, jogar videogame etc. (tudo isso e muito mais), custava caro, muito caro.

Hoje você tem o mundo inteiro no seu bolso, mas talvez ainda não tenha se dado conta disso porque já é algo extremamente banal.

A tecnologia – e não necessariamente apenas os smartphones – é uma grande aliada de um biohacker e é capaz de ajudá-lo atingir a alta performance.

Programadores, cientistas e neurologistas encabeçam a lista das pessoas que usam a tecnologia para evoluir as habilidades dos seres humanos.

Desde implantes corporais magnéticos, passando por biólogos que conduzem sequenciamento genético em suas próprias casas, até aplicativos de smartphone. Esse é o mundo tecnológico dos biohackers.

Muitas das práticas biohackers ligadas à tecnologia parecem mesmo ficção científica, e realmente ainda estão muito distante dos meros mortais. Até porque muitas práticas não têm base científica nenhuma e são desaconselhadas pelos médicos.

Biohackers são, geralmente, cobaias de si mesmos. Eles fazem as coisas por conta própria e, em busca da evolução pessoal e humana, assumem riscos.

Mas isso não significa que você precise correr riscos nem implantar nada no corpo. É possível utilizar a tecnologia que está ao seu alcance.

Por isso eu vou mostrar uma lista com alguns dos melhores aplicativos e programas para hackear a sua vida.

Sleep Cycle

Com o app Sleep Cycle você configura uma janela de alarme de 30 minutos, o app monitora o seu movimento determinando onde você se encontra no seu ciclo de sono e garante que você acorde na parte mais leve do sono. Dessa forma você desperta mais descansado e disposto durante o dia.

F.lux

Eu sei que a maioria das pessoas não vai parar de usar o notebook, tablet ou smartphone quando o sol sair. Por isso você pode baixar o aplicativo F.lux. Disponível para o celular e computador, o app/software controla a tela reduzindo as luzes azuis depois que o sol se põe.

Headspace

Você gostaria de aprender a meditar sendo guiado passo por passo? O Headspace é um app de treinamento de meditação. Depois de aprender, é possível escolher entre inúmeras meditações guiadas ou não guiadas de duração variada para que você possa meditar do jeito que precisar.

ATracker

ATracker é um grande app para gerenciar o seu tempo de forma limpa e minimalista garantindo que você invista o seu tempo da maneira mais produtiva possível.

Inner Balance

Treinamento de variabilidade de frequência cardíaca. Já ouviu falar disso? É o que o app Inner Balance permite que você treine. Você precisa de um sensor de equilíbrio interno que será conectado ao smartphone e ao lóbulo da sua orelha para monitorar sua frequência cardíaca de forma que você consiga aumentar o foco e diminuir o estresse.

Brain.fm

Você quer focar, meditar, dormir, recarregar as energias ou apenas relaxar? Através do app Brain.fm você pode selecionar um estado mental e apertar o play. São trilhas criadas por neurocientistas para induzir o cérebro ao estado desejado.

Seven

Você não gosta de ir para a academia ou está “sem tempo” para treinar"? Você quer emagrecer ou ficar forte? O app Seven é uma solução perfeita para o seu caso. Com apenas 7 minutos, a partir de treinos rápidos, eficazes e cientificamente embasados você consegue obter os máximos benefícios no menor tempo possível.

Bulletproof Food Detective

O app Bulletproof Food Detective permite que você descubra sensibilidades alimentares através da sua frequência cardíaca, além de alertá-lo para acalmar o seu sistema nervoso através da respiração.

Peak

Você já treinou o seu cérebro através de jogos divertidos? É o que você conseguirá fazer através do app Peak, que contém inúmeros jogos para ajudá-lo a desenvolver o seu foco, memória e capacidade de resolver problemas.

Lumosity

Desenvolvido por neurocientistas e com estudos científicos comprovando os benefícios, o app Lumosity também é muito divertido. São mais de 40 jogos para que você teste e aprimore a sua capacidade cognitiva.

Esses são alguns apps e programas que eu recomendo para você.

11. Estresse

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 59

Tínhamos que desbravar e nos manter sempre em movimento. Precisávamos procurar alimento e abrigo o tempo inteiro. Necessitávamos estar sempre alertas contra possíveis predadores, criaturas maiores e mais fortes que poderiam aparecer a qualquer momento e nos matar em um piscar de olhos.

Hoje, dentro de nossas casas e apartamentos, no conforto da cama e do sofá assistimos Netflix enquanto comemos pipoca de micro-ondas.

É, não dá para negar que a vida ficou infinitamente mais fácil. Não precisamos mais lutar para comer, e muito menos para sobreviver.

Se por um lado isso é bom, por outro é péssimo.

Nos tornamos cada vez menos resistentes ao estresse, frustrações, dificuldades, dor e desconforto. Somos muito mais fracos que nossos antepassados, temos altíssimas expectativas e baixíssimos níveis de tolerância.

Você fica irritado quando está na sala de espera de um consultório médico e o seu 4G falha? E se de repente você se deparasse com tigre-dentes-de-sabre faminto?

Quem você acredita ser mais resistente ao desconforto?

Ok, você já entendeu. Mas e daí? Não vamos nos deparar com tigres famintos na selva. Sim, eu sei, mas você pode tomar atitudes conscientes que geram estresse com o objetivo de aumentar a sua resistência emocional.

O estresse pode ser entendido como qualquer força que desequilibra o sistema cuidadosamente equilibrado pelo seu corpo. Na maior parte das vezes, você consegue resistir ao estresse. E quando você resiste, mais forte você se torna.

Como Induzir o Estresse?

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 61

Você pode induzir o estresse de algumas formas:

  • Tomar banho gelado;
  • Se expor ao vento frio;
  • Realizar exercícios físicos intensos;
  • Treinar ser rejeitado pelas pessoas;
  • Viver um dia inteiro como um sem-teto;
  • Passar um dia inteiro em jejum;
  • Ler sobre a morte.

Induzir o estresse faz com que você se torne mais forte fisicamente, emocionalmente e psicologicamente.

12. Nootrópicos

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 63

Um dos grandes objetivos de um biohacker é melhorar a cognição. Seja ter mais foco, concentração, memória, clareza ou resistência mental, a busca pela otimização da cognição é constante na vida de um biohacker.

E o que muitos biohackers fazem para aumentar o desempenho cognitivo é usar nootrópicos. Não apenas biohackers, mas muitos executivos, atletas, estudantes e empresários do primeiro escalão utilizam nootrópicos.

O Que São Nootrópicos?

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 65

Nootrópicos são medicamentos sintéticos ou extratos naturais não tóxicos capazes de aumentar a nossa capacidade cognitiva ao mesmo tempo em que não causam dependência e não produzem efeitos colaterais significantes.

Os nootrópicos vêm ganhando cada vez mais notoriedade devido à exposição na mídia e a busca constante da população pela melhor forma cognitiva possível.

Mas é muito importante diferenciar o que é um nootrópico do que não é um nootrópico. Na busca desenfreada por resultados, seja para passar em um concurso público, vestibular ou até trabalhar mais e melhor, muitas pessoas utilizam drogas com sérios riscos colaterais por conta própria, sem auxílio médico.

A palavra nootrópico foi cunhada por Corneliu Giurgea, um químico que liderou o grupo que sintetizou o piracetam, considerado o primeiro nootrópico sintético.

Nas palavras do próprio Giurgea:

O ser humano não irá esperar passivamente por milhões de anos até que a evolução lhe ofereça um cérebro melhor.

Segundo o químico, um legítimo nootrópico:

  • Aumenta o aprendizado e a capacidade de aprender;
  • Aumenta a eficácia da transmissão de impulsos nervosos;
  • Aumenta a capacidade do cérebro para funcionar melhor em condições de pouco oxigênio;
  • Protege o cérebro contra danos químicos ou físicos;
  • Não é altamente estimulante ou depressor;
  • Não apresenta efeitos colaterais (no máximo raros e leves).

É por isso que drogas como Ritalina, Venvanse e Modafinil, que apresentam uma série de perigosos efeitos colaterais, não são substâncias nootrópicas e não devem ser utilizadas em hipótese alguma sem acompanhamento médico.

O que você pode fazer é procurar por nootrópicos de verdade, que cumpram as 6 premissas básicas de Corneliu Giurgea.

Inclusive, você pode até já ter utilizado nootrópicos sem saber.

Você sabia que, por exemplo, o chá-verde contém uma substância nootrópica? O chá-verde é utilizado no mundo há milhares de anos na China e no Japão.

O chá-verde é feito a partir da infusão da planta Camellia sinensis e já foi muito utilizado por monges que transitavam entre China e Japão, para acalmar a mente.

O motivo disso é que o chá-verde contém l-teanina, uma substância nootrópica que reduz o estresse, melhora a atenção e relaxa sem gerar efeitos sedativos.

De modo geral, os nootrópicos mexem com os seus neurotransmissores. Os neurotransmissores são responsáveis pela comunicação dos neurônios entre si, através das sinapses.

Quando os neurônios “conversam” entre eles, algo acontece no seu cérebro. Cada neurotransmissor gera um efeito diferente no cérebro. Por exemplo, a dopamina é responsável por, entre outras coisas, motivação, humor, atenção e aprendizagem.

Então é possível aumentar a motivação elevando a dopamina no cérebro através da l-tirosina, um nootrópico que estimula o neurotransmissor.

Vale lembrar que toda substância pode gerar efeitos colaterais no seu organismo, assim como uma aspirina, um remédio para gripe ou um xarope para tosse.

Existem alguns neurotransmissores clássicos como: dopamina, serotonina, acetilcolina, adrenalina, noradrenalina, glutamato e GABA.

Cada um desempenha uma função diferente no cérebro. Só que isso cabe a você pesquisar porque seria impossível destrinchar neste artigo tudo sobre os neurotransmissores sem precisar escrever um livro.

Da mesma forma, existem inúmeros nootrópicos – e não drogas pesadas – que podem ajudá-lo a se tornar um super-humano. Então eu vou deixar aqui algumas sugestões para você pesquisar mais a respeito.

É muito comum também os biohackers utilizarem stacks, ou seja, combinações de nootrópicos, com o intuito de potencializar os efeitos.

Lista de Nootrópicos

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 67

  • Huperzine-A
  • Ginkgo Biloba
  • L-teanina
  • L-tirosina
  • L-triptofano
  • 5-htp
  • Rhodiola Rosea
  • Ashwagandha
  • Piracetam
  • Bacopa Monnieri
  • Lion’s Mane
  • Taurina
  • Creatina
  • Curcumina
  • Ginseng americano
  • Colina
  • Kava Kava
  • Resveratrol
  • Ácido alfa lipóico
  • Acetil l-carnitina
  • Forscolina
  • Cafeína

13. Mensuração

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 69

O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.

William Edwards Deming

No contexto biohacker, o que isso quer dizer?

Quer dizer que como um beta-tester, alguém que testa, testa e testa, você deve medir e gerenciar cada uma das práticas biohackers que você utiliza.

Porque assim você começa a entender como o seu organismo funciona de forma específica, que pode funcionar de maneira diferente do meu.

Mesmo que você leia dezenas de estudos científicos a respeito de práticas que comprovadamente funcionam, nada vai adiantar se elas não funcionarem para você.

Então monitore tudo: sono, energia, alimentação, perda ou ganho de peso, humor, nível de produtividade etc. através de um aplicativo ou de um caderno.

É assim que você consegue alcança a maestria.

Dave Asprey e The Bulletproof Coffee:
O Café à Prova de Bala

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 71

Antes de terminar o artigo eu tenho mais um hack para você.

Dave Asprey, o famoso biohacker sobre quem eu disse que falaria a respeito, é considerado um dos pais do biohacking por ser pioneiro em muitas coisas dentro desse mundo.

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 73Asprey realiza palestras, escreveu livros, faz diversas pesquisas e fundou uma empresa na área de biohacking e alta performance.

Há cerca de 20 anos Dave era um empresário bem-sucedido, mas tinha problemas de saúde, estava acima do peso e sofria constantemente com a falta de performance e produtividade.

Foi então que sofrendo bastante, após seguir conselhos de médicos e nutricionistas sem resultados expressivos, Dave Asprey decidiu estudar e investigar por conta própria o mundo da alta performance humana.

Durante uma viagem ao Tibete em 2004, para diminuir os efeitos da altitude Asprey experimentou uma bebida feita com chá e manteiga de iaque.

Naquele dia ele se sentiu extremamente energizado, como nunca havia se sentido. A partir daquele momento voltou Asprey para os Estados Unidos e se tornou obsessivo pela alta performance.

Dave Asprey é o criador do Bulletproof Coffee, que é quase uma réplica da bebida que ele provou no Tibete.

O Que é Bulletproof Coffee?

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 75

O Bulletproof Coffee, também conhecido como Café à Prova de Bala, nada mais é do que café com manteiga e óleo de coco – ou óleo MCT.

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 77Para Asprey, o café à prova de bala deve ser substituído pelo café da manhã tradicional. Porque segundo ele, você não terá mais compulsões alimentares, além de muito mais energia e clareza mental durante a sua manhã.

A receita do Bulletproof Coffee, caso você queira testar, é a seguinte:

  • 2 xícaras de café bem quente;
  • Até 2 colheres de manteiga ghee sem sal;
  • Até 2 colheres de sopa de óleo de coco;
  • Bata toda essa mistura no liquidificador.

Considerações Sobre o Café à Prova de Bala

Micotoxinas e Prensa Francesa

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 79

Asprey diz que a maioria dos cafés estão contaminados com micotoxinas, que são toxinas produzidas por fungos. Essas toxinas são prejudiciais para os seres humanos e acabam causando névoa mental, que diminui muito a sua performance. Por isso você deve usar café orgânico.

Apesar do café orgânico ser um pouco mais caro, se você colocar na balança o quanto  gasta hoje com o seu café da manhã, no final do mês o preço será mais ou menos o mesmo. Além disso, para fazer o café é recomendado utilizar uma cafeteira francesa, também chamada de prensa francesa, ao invés de uma cafeteira tradicional.

O Que é Manteiga Ghee?

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 81

Manteiga ghee é uma manteiga clarificada extremamente pura, que não contém lactose e possui muitos benefícios para a saúde.

Para Asprey, é importantíssimo utilizar uma manteiga fabricada com leite de vacas que se alimentam em pastos. Porque a comida que as vacas comem influenciam diretamente a manteiga, que influencia seu corpo, cérebro e performance.

Óleo de Coco ou Brain Octane Oil?

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 83

O Bulletproof Coffee originalmente foi criado com o Brain Octane Oil, um produto desenvolvido pela empresa de Dave Asprey. Mas você pode substituir o óleo de Asprey por óleo de coco, desde que seja extra virgem e de uma fonte confiável, ou ainda pelo óleo MCT.

O óleo MCT é como se fosse um óleo de coco mais puro e refinado e Asprey afirma que o Brain Octane Oil é ainda mais puro e refinado que o óleo MCT. Quanto mais refinado o óleo, mais ácido caprílico e cáprico ele contém, logo mais energia será rapidamente fornecida ao cérebro e aos músculos.

Por Que no Liquidificador?

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 85

Dave Asprey afirma que, obrigatoriamente, o café deve ser batido no liquidificador – ou pelo menos em um mixer potente. Caso contrário o efeito desejado pode não ocorrer. Segundo Dave algumas moléculas são criadas somente na mistura da batida no liquidificador.

Não Gosto de Café, e Agora?

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 87

Caso você não goste ou não possa tomar café, é possível substitui-lo por chá verde. Além disso, é possível ajustar a quantidade de manteiga e o óleo de coco conforme a sua fome.

Vale Mesmo a Pena?

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 89

Por bastante tempo eu tomei o Bulletproof Coffee pela manhã. Hoje eu faço jejum completo até a hora do almoço. Mas eu posso dizer que, sim, é interessante. Vale a pena testar.

Não é nada milagroso, mas você vai ficar mais energizado. Por não ingerir carboidratos e nem proteínas você não vai ter picos glicêmicos. Além disso, você vai disponibilizar boas fontes de gordura para o seu cérebro e o corpo e vai liberar a cafeína gradualmente no organismo, evitando o crash característico de quando você toma muito café puro.

Pioneiro ou Marqueteiro?

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 91

Eu percebo que o Dave Asprey, o Bulletproof Coffee e toda a cultura biohacker que ele criou em volta de si mesmo atrai 2 tipos de pessoas: as que amam e as que odeiam.

Algumas pessoas não gostam de Dave Asprey e dizem que ele é muito marqueteiro. Outras o tratam como pioneiro e papa do biohacking.

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 93

Ou você gosta ou você não gosta. Eu gosto dele. E a única maneira de você saber é testando. Antes de julgar como bom ou ruim, estude, leia, escute, aprenda, experimente e tire as suas próprias conclusões.

O Guia Final: O Que é Biohacking e Como se Tornar um Super-humano? 95Uma boa maneira de fazer isso é ler os 2 principais livros de Dave Asprey: A Dieta à Prova de Bala e Head Strong.

O café à prova de bala é apenas um hack dentro do mundo do biohacking. Definitivamente, se tornar um super-humano envolve muito mais do que isso, mas é uma boa maneira de você começar a testar.

Conclusão

Eu pensei duas vezes antes de criar um artigo tão extenso como esse. Mas eu decidi criá-lo porque eu acredito que aqueles que não são capazes de ler um longo texto ainda não estão aptos e nem preparados para se tornarem super-humanos.

Muitos pararam no início. Muitos pularam algumas partes. Muitos cansaram no meio do e desistiram. Sinceramente, eles ainda não estão prontos.

Mas se você leu o artigo inteiro e ainda está aqui, meus parabéns, porque você sim é o cara. Você está faminto pela vitória. Você tem sede de realização. Você está apto e deu o primeiro passo para se tornar um biohacker.

Este guia não é o mais completo do mundo, mas priorizei o básico e primordial para que você comece a dar os primeiros passos para performar em alto nível.

Você entendeu o que é biohacking: hackear a própria biologia para viver em alta performance, se tornando mais focado, produtivo, concentrado, feliz, pleno.

Você entendeu que um super-humano não é um semideus, não é alguém com superpoderes, mas sim uma pessoa muito acima da média.

Você descobriu que a partir de: perfil genético, alimentação, postura corporal, sons, suplementos, sono, natureza, meditação, gratidão, tecnologia, estresse, nootrópicos e mensuração constante é possível se tornar um grande biohacker.

Testar é fundamental.

Lembre-se sempre disso: um biohacker é um eterno testador e mensurador.

Testar, errar, acertar, aprender, avançar. Os erros e acertos fazem parte da sua evolução. Quando erra ou acerta, não importa, você sobe mais um degrau na escada do desenvolvimento pessoal.

O mundo é nosso. Nós que visamos a constante evolução, o eterno aprimoramento, a busca incessante pela melhoria contínua.

Por isso dê o primeiro passo e continue. Continue. Não pare nunca. Porque o mundo precisa de mais pessoas como você.

E as suas práticas de biohacking, quais são?

Vamos fomentar a discussão, aprender e crescermos juntos nos comentários.

Aguardo o seu 🙂

Se você tem interesse em evoluir como pessoa, então conheça o meu treinamento avançado 100% online que vai ajudar você a se transformar por completo.

Descubra como mudar de vida radicalmente e passo a passo.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

2 comentários

  • Achei bacana o material. O único feedback que pensei foi: além de alongamentos a fisioterapia também ajuda na postura. O RPG é só uma técnica da fisioterapia e é melhor quando as técnicas são aliadas. 😀

    Obrigada.

16 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket