Você já parou para pensar em como será o futuro? Certamente que sim.
Provavelmente a sua análise se pautou em todas as informações que são apresentadas na internet ou na televisão e, possivelmente, a sua conclusão foi a de que o futuro estará seriamente comprometido, principalmente em relação aos recursos naturais.
Mas e se isso não acontecer? E se, no futuro, a tecnologia for usada a nosso favor? Este é o cenário proposto no livro Abundância.
Você vai descobrir agora no resumo do livro Abundância como Peter Diamandis e Steven Kotler projetam um futuro diferente daquele que a maioria da população imagina.
ATENÇÃO
Antes de continuar você pode baixar gratuitamente o livro As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.
*Você prefere este conteúdo em áudio, vídeo ou texto?*
↓
Fique à vontade para escolher 🙂
Áudio
Vídeo
Texto
Abundância Global
Peter Diamandis e Steven Kotler criaram o panorama de um futuro onde nove bilhões de pessoas têm acesso à água potável, alimentos, energia, saúde e educação.
Todas as previsões que temos sobre os próximos anos mais se parecem com avisos que intencionam mudanças imediatas para que o futuro seja garantido com maior segurança.
Mas Peter Diamandis e Steven Kotler mostram uma nova direção baseados em uma poderosa arma que a humanidade possui para permitir um padrão global de primeiro mundo: a inovação tecnológica.
O progresso nas áreas de inteligência artificial, robótica, nanomateriais, manufatura digital, biologia sintética, entre outras, dá indícios de que a humanidade conseguirá evoluir mais nas duas próximas décadas do que conseguiu evoluir nos dois últimos séculos.
A Cidade Pós-Petróleo
Abu Dhabi, uma cidade muito próspera, está criando a primeira cidade pós-petróleo do mundo, chamada Masdar.
Situada em uma região com muita luz solar na maior parte do dia, Masdar tem na energia solar uma alternativa ao petróleo.
Em relação à falta de água, Masdar está situada perto do Golfo persa, sendo assim pode existir uma maneira de extrair água pura direto do oceano.
O Que é Abundância?
Previsões de mais de 4 décadas atrás afirmaram que a taxa de crescimento da população não seria proporcional a disponibilidade de recursos globais.
Então, se controlar o crescimento na população não é viável, a solução é gerenciar os recursos. E a tecnologia é a chave para transformar a escassez em abundância.
Existem, basicamente, 3 níveis de abundância:
- Necessidades básicas como água potável, alimentos nutritivos e moradia.
- Energia, meios de comunicação e educação para todos.
- Saúde e problemas de liberdade.
Singularity University
Para chegarmos no ideal de abundância para o mundo inteiro, é preciso estudar as tecnologias exponenciais que serão capazes de levar a humanidade até lá.
Como ninguém no mundo estava fazendo isso, Peter Diamandis, Ray Kurzweil e Simon Worden desenvolveram um plano para iniciar a Singularity University, uma universidade pouco convencional cujo foco é estudar as 8 tecnologias exponenciais capazes de superar as futuras necessidades e os problemas globais.
Água
A escassez de água é uma das maiores ameaças à vida. E para transformar a escassez de água em abundância, Dean Kamen pode ter a solução. Ele inventou um destilador para água limpa em qualquer grau.
O SlingShot, como é chamado, fornece cerca de 1.000 litros de água por dia usando a energia equivalente a um secador de cabelo.
Além disso, a nanotecnologia pode ter um grande papel para conseguirmos obter água limpa com custos baixos de energia. Muitos filtros e aparelhos para purificar a água de contaminantes foram desenvolvidos. Um nanofiltro foi criado com a função de remover o sal e o arsênio da água.
Alimentos
Outro grande problema a ser resolvido é a falta de alimentos. E com o aumento da população, precisaremos encontrar maneiras de alimentar cerca de 9 bilhões de pessoas.
Uma das soluções para isso seriam as plantações verticais, um conceito de agricultura para o cultivo de plantas dentro de edifícios ou de vários andares de arranha-céus.
Outra solução, para suprir nossas necessidades de proteína, seria a aquicultura, uma prática renovável e escalonável que não é novidade e consiste no tratamento do ambiente aquático para a criação de peixes e também para o cultivo de produtos naturais.
Além da aquicultura, mais uma solução seria a carne in-vitro. A carne in-vitro, também chamada de carne cultivada, é carne obtida de células-tronco que nunca foi parte de um animal vivo completo, mas carne criada em laboratório.
Empreendedorismo Social
Um personagem principal em nossa busca pela abundância mundial é o chamado empreendedor social, um empreendedor adepto da filosofia “faça você mesmo” que assume programas sociais. É um tipo de empreendedor que une a maestria em negócios com os objetivos de um reformador social.
Um exemplo claro do empreendedorismo social é a organização Kiva, que oferece empréstimos para negócios pequenos em países pobres, considerados do terceiro mundo, usando uma plataforma online de microcrédito.
Tecno-Filantropos
Peter Diamandis e Steven Kotler também falam a respeito de um novo tipo de filantropo, o tecno-filantropo, que tem o potencial de utilizar a tecnologia para transformar o mundo.
Os chamados tecno-filantropos perceberam que problemas em uma parte do mundo afetam as pessoas em outras partes também, porque estamos todos dentro do mesmo ecossistema.
O primeiro presidente do eBay, Jeff Skoll, criou a Skoll Foundation, que investe em empreendedores sociais e já concedeu mais de U$250 milhões para 81 empreendedores.
Em 2010 Warren Buffet e Bill Gates anunciaram o Giving Pledge, um acordo solicitando aos bilionários do mundo que se comprometessem em doar – durante suas vidas ou quando morrerem – pelo menos metade de suas fortunas para grupos filantrópicos ou de caridade.
De lá para cá, dezenas de bilionários aderiram ao acordo e o número continua aumentando.
De fato, os tecno-filantropos representam uma força significativa para alcançarmos a abundância mundial.
O Bilhão Ascendente
Os 4 bilhões de pessoas que ocupam a camada inferior da pirâmide econômica se tornaram recentemente um mercado econômico viável.
Com a ascensão do microcrédito, dos smartphones e do acesso à informação, o bilhão ascendente se tornou uma poderosa força pró-abundância. Existem muitas novas oportunidades com a tecnologia porque ela diminui as entidades físicas em nossas vidas.
Um smartphone hoje possibilita que realizemos uma infinidade de coisas que antigamente não seria possível sem muitos meios físicos. E quando as inteligências artificiais e robóticas entram em cena, as coisas mudam mais ainda para melhor nesse sentido.
Energia
A energia é uma de nossas maiores preocupações para tornarmos a abundância uma realidade. A energia é uma poderosa força para superar muitos problemas mundiais porque é ela que fornece eletricidade utilizada por diversas indústrias.
Andrew Beebe criou a Energy Innovations, uma empresa fotovoltaica de alta concentração que instalou painéis fotovoltaicos nas sedes de empresas como Google, Sony e Disney. Painéis fotovoltaicos são mecanismos que convertem a energia do sol em energia.
A energia solar tem um potencial de crescimento exponencial e essa é a grande aposta para conseguirmos levar o mundo à abundância energética.
Educação
Outro grande desafio à abundância é a educação.
O sistema educacional vigente acaba com a criatividade e o potencial natural do ser humano. Muito do currículo ensinado atualmente não é necessário e facilmente esquecido.
Ao invés de um método de memorização, precisamos fazer com que as crianças gostem de estudar tanto a ponto de se tornarem viciadas no estudo e começarem a aprender sozinhas.
Precisamos fazer com que as crianças aprendam a fazer as perguntas certas. O futuro da educação é basicamente um sistema personalizado, já que cada aluno é diferente do outro.
Os jogos fornecem uma maneira segura de medir o crescimento mental e intelectual de uma criança, porém a criança aprende melhor quando alguém se importa com seus estudos, por isso a necessidade dos professores não pode ser reduzida.
Existem muitas formas de lidar com a falta de professores, e a inteligência artificial é apenas uma delas. A educação digital também é um dos rumos que a educação provavelmente tomará no futuro.
Medicina e Saúde
A medicina e assistência médica são outros desafios à abundância. A medicina é uma área com grandes mudanças exponenciais.
O futuro da área da saúde passa, por entre outras coisas, pelo supercomputador Watson, que apresenta grande potencial para ajudar os médicos a reduzirem o tempo necessário para avaliar e diagnosticar corretamente um paciente, além de desenvolver opções de tratamento personalizado para cada paciente.
O futuro da medicina passa também pela tecnologia chamada Lab-on-a-Chip, onde os humanos poderão colocar uma gota de saliva ou sangue em plataformas de nanotecnologia para detectar o DNA e RNA de qualquer patógeno que será nomeado e informado ao supercomputador central Watson.
Robôs especializados também possivelmente conviverão conosco no futuro, prontos para realizar cirurgias simples e repetitivas com total precisão, a um custo mínimo.
A célula-tronco representa outra grande aposta para revolucionar a medicina. Especialistas afirmam que nos próximos 10 anos as células-tronco poderão ser usadas para curar doenças autoimunes crônicas, doenças neurodegenerativas, e até para criarmos em laboratório novos e transplantáveis órgãos.
Liberdade
A abundância também deve ter relação com a liberdade das pessoas. Liberdade de expressão e empoderamento. As tecnologias exponenciais exercem grande papel nesse sentido.
A abundância de informações equipa o homem para se tornar livre. O acesso à internet é um direito humano e facilitar a comunicação ajuda a aumentar a liberdade de expressão, empoderamento e auto capacitação das pessoas.
Para Peter Diamandis e Steven Kotler, pensar fora da caixa é a única forma de alcançarmos a abundância, pois só é possível desenvolver as tecnologias exponenciais necessárias para tal fato pensando grande e assumindo grandes riscos.
É preciso preparar as pessoas para arriscarem, e não temerem.
Nunca subestime o potencial do ser humano. A mudança gera inovação e torna possível o que não poderia ser imaginado antes. Uma descoberta leva a muitas outras possibilidades e um efeito cascata se inicia.
Pense em como o mundo era há 50 anos. Pense em como o mundo era há 10 anos. Com qual velocidade a realidade vem mudando? Você duvida que a abundância seja possível?
A abundância só será possível se todos acreditarmos nela.
Resumo do Livro Abundância
E aí, gostou do resumo do livro Abundância?
Qual é a sua opinião sobre o livro?
Se você deseja comprar o livro, compre aqui agora.
Se quiser ler o próximo resumo, leia o resumo do livro O Catador de Sonhos.
E para baixar de graça o meu livro digital, As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites, clique aqui agora.