Resumo do livro Abundância (Peter Diamandis/Steven Kotler)

Resumo do livro Abundância (Peter Diamandis/Steven Kotler) 1Você já parou para pensar em como será o futuro? Certamente que sim.

Provavelmente a sua análise se pautou em todas as informações que são apresentadas na internet ou na televisão e, possivelmente, a sua conclusão foi a de que o futuro estará seriamente comprometido, principalmente em relação aos recursos naturais.

Mas e se isso não acontecer? E se, no futuro, a tecnologia for usada a nosso favor? Este é o cenário proposto no livro Abundância.

Você vai descobrir agora no resumo do livro Abundância como Peter Diamandis e Steven Kotler projetam um futuro diferente daquele que a maioria da população imagina.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Abundância Global

Resumo do livro Abundância (Peter Diamandis/Steven Kotler) 3

Peter Diamandis e Steven Kotler criaram o panorama de um futuro onde nove bilhões de pessoas têm acesso à água potável, alimentos, energia, saúde e educação.

Todas as previsões que temos sobre os próximos anos mais se parecem com avisos que intencionam mudanças imediatas para que o futuro seja garantido com maior segurança.

Mas Peter Diamandis e Steven Kotler mostram uma nova direção baseados em uma poderosa arma que a humanidade possui para permitir um padrão global de primeiro mundo: a inovação tecnológica.

O progresso nas áreas de inteligência artificial, robótica, nanomateriais, manufatura digital, biologia sintética, entre outras, dá indícios de que a humanidade conseguirá evoluir mais nas duas próximas décadas do que conseguiu evoluir nos dois últimos séculos.

A Cidade Pós-Petróleo

Resumo do livro Abundância (Peter Diamandis/Steven Kotler) 5

Abu Dhabi, uma cidade muito próspera, está criando a primeira cidade pós-petróleo do mundo, chamada Masdar.

Situada em uma região com muita luz solar na maior parte do dia, Masdar tem na energia solar uma alternativa ao petróleo.

Em relação à falta de água, Masdar está situada perto do Golfo persa, sendo assim pode existir uma maneira de extrair água pura direto do oceano.

O Que é Abundância?

Resumo do livro Abundância (Peter Diamandis/Steven Kotler) 7

Previsões de mais de 4 décadas atrás afirmaram que a taxa de crescimento da população não seria proporcional a disponibilidade de recursos globais.

Então, se controlar o crescimento na população não é viável, a solução é gerenciar os recursos. E a tecnologia é a chave para transformar a escassez em abundância.

Existem, basicamente, 3 níveis de abundância:

  1. Necessidades básicas como água potável, alimentos nutritivos e moradia.
  2. Energia, meios de comunicação e educação para todos.
  3. Saúde e problemas de liberdade.

Singularity University

Resumo do livro Abundância (Peter Diamandis/Steven Kotler) 9

Para chegarmos no ideal de abundância para o mundo inteiro, é preciso estudar as tecnologias exponenciais que serão capazes de levar a humanidade até lá.

Como ninguém no mundo estava fazendo isso, Peter Diamandis, Ray Kurzweil e Simon Worden desenvolveram um plano para iniciar a Singularity University, uma universidade pouco convencional cujo foco é estudar as 8 tecnologias exponenciais capazes de superar as futuras necessidades e os problemas globais.

Água

Resumo do livro Abundância (Peter Diamandis/Steven Kotler) 11

A escassez de água é uma das maiores ameaças à vida. E para transformar a escassez de água em abundância, Dean Kamen pode ter a solução. Ele inventou um destilador para água limpa em qualquer grau.

O SlingShot, como é chamado, fornece cerca de 1.000 litros de água por dia usando a energia equivalente a um secador de cabelo.

Além disso, a nanotecnologia pode ter um grande papel para conseguirmos obter água limpa com custos baixos de energia. Muitos filtros e aparelhos para purificar a água de contaminantes foram desenvolvidos. Um nanofiltro foi criado com a função de remover o sal e o arsênio da água.

Alimentos

Resumo do livro Abundância (Peter Diamandis/Steven Kotler) 13

Outro grande problema a ser resolvido é a falta de alimentos. E com o aumento da população, precisaremos encontrar maneiras de alimentar cerca de 9 bilhões de pessoas.

Uma das soluções para isso seriam as plantações verticais, um conceito de agricultura para o cultivo de plantas dentro de edifícios ou de vários andares de arranha-céus.

Outra solução, para suprir nossas necessidades de proteína, seria a aquicultura, uma prática renovável e escalonável que não é novidade e consiste no tratamento do ambiente aquático para a criação de peixes e também para o cultivo de produtos naturais.

Além da aquicultura, mais uma solução seria a carne in-vitro. A carne in-vitro, também chamada de carne cultivada, é carne obtida de células-tronco que nunca foi parte de um animal vivo completo, mas carne criada em laboratório.

Empreendedorismo Social

Resumo do livro Abundância (Peter Diamandis/Steven Kotler) 15

Um personagem principal em nossa busca pela abundância mundial é o chamado empreendedor social, um empreendedor adepto da filosofia “faça você mesmo” que assume programas sociais. É um tipo de empreendedor que une a maestria em negócios com os objetivos de um reformador social.

Um exemplo claro do empreendedorismo social é a organização Kiva, que oferece empréstimos para negócios pequenos em países pobres, considerados do terceiro mundo, usando uma plataforma online de microcrédito.

Tecno-Filantropos

Resumo do livro Abundância (Peter Diamandis/Steven Kotler) 17

Peter Diamandis e Steven Kotler também falam a respeito de um novo tipo de filantropo, o tecno-filantropo, que tem o potencial de utilizar a tecnologia para transformar o mundo.

Os chamados tecno-filantropos perceberam que problemas em uma parte do mundo afetam as pessoas em outras partes também, porque estamos todos dentro do mesmo ecossistema.

O primeiro presidente do eBay, Jeff Skoll, criou a Skoll Foundation, que investe em empreendedores sociais e já concedeu mais de U$250 milhões para 81 empreendedores.

Em 2010 Warren Buffet e Bill Gates anunciaram o Giving Pledge, um acordo solicitando aos bilionários do mundo que se comprometessem em doar - durante suas vidas ou quando morrerem - pelo menos metade de suas fortunas para grupos filantrópicos ou de caridade.

De lá para cá, dezenas de bilionários aderiram ao acordo e o número continua aumentando.

De fato, os tecno-filantropos representam uma força significativa para alcançarmos a abundância mundial.

O Bilhão Ascendente

Resumo do livro Abundância (Peter Diamandis/Steven Kotler) 19

Os 4 bilhões de pessoas que ocupam a camada inferior da pirâmide econômica se tornaram recentemente um mercado econômico viável.

Com a ascensão do microcrédito, dos smartphones e do acesso à informação, o bilhão ascendente se tornou uma poderosa força pró-abundância. Existem muitas novas oportunidades com a tecnologia porque ela diminui as entidades físicas em nossas vidas.

Um smartphone hoje possibilita que realizemos uma infinidade de coisas que antigamente não seria possível sem muitos meios físicos. E quando as inteligências artificiais e robóticas entram em cena, as coisas mudam mais ainda para melhor nesse sentido.

Energia

Resumo do livro Abundância (Peter Diamandis/Steven Kotler) 21

A energia é uma de nossas maiores preocupações para tornarmos a abundância uma realidade. A energia é uma poderosa força para superar muitos problemas mundiais porque é ela que fornece eletricidade utilizada por diversas indústrias.

Andrew Beebe criou a Energy Innovations, uma empresa fotovoltaica de alta concentração que instalou painéis fotovoltaicos nas sedes de empresas como Google, Sony e Disney. Painéis fotovoltaicos são mecanismos que convertem a energia do sol em energia.

A energia solar tem um potencial de crescimento exponencial e essa é a grande aposta para conseguirmos levar o mundo à abundância energética.

Educação

Resumo do livro Abundância (Peter Diamandis/Steven Kotler) 23

Outro grande desafio à abundância é a educação.

O sistema educacional vigente acaba com a criatividade e o potencial natural do ser humano. Muito do currículo ensinado atualmente não é necessário e facilmente esquecido.

Ao invés de um método de memorização, precisamos fazer com que as crianças gostem de estudar tanto a ponto de se tornarem viciadas no estudo e começarem a aprender sozinhas.

Precisamos fazer com que as crianças aprendam a fazer as perguntas certas. O futuro da educação é basicamente um sistema personalizado, já que cada aluno é diferente do outro.

Os jogos fornecem uma maneira segura de medir o crescimento mental e intelectual de uma criança, porém a criança aprende melhor quando alguém se importa com seus estudos, por isso a necessidade dos professores não pode ser reduzida.

Existem muitas formas de lidar com a falta de professores, e a inteligência artificial é apenas uma delas. A educação digital também é um dos rumos que a educação provavelmente tomará no futuro.

Medicina e Saúde

Resumo do livro Abundância (Peter Diamandis/Steven Kotler) 25

A medicina e assistência médica são outros desafios à abundância. A medicina é uma área com grandes mudanças exponenciais.

O futuro da área da saúde passa, por entre outras coisas, pelo supercomputador Watson, que apresenta grande potencial para ajudar os médicos a reduzirem o tempo necessário para avaliar e diagnosticar corretamente um paciente, além de desenvolver opções de tratamento personalizado para cada paciente.

O futuro da medicina passa também pela tecnologia chamada Lab-on-a-Chip, onde os humanos poderão colocar uma gota de saliva ou sangue em plataformas de nanotecnologia para detectar o DNA e RNA de qualquer patógeno que será nomeado e informado ao supercomputador central Watson.

Robôs especializados também possivelmente conviverão conosco no futuro, prontos para realizar cirurgias simples e repetitivas com total precisão, a um custo mínimo.

A célula-tronco representa outra grande aposta para revolucionar a medicina. Especialistas afirmam que nos próximos 10 anos as células-tronco poderão ser usadas para curar doenças autoimunes crônicas, doenças neurodegenerativas, e até para criarmos em laboratório novos e transplantáveis órgãos.

Liberdade

Resumo do livro Abundância (Peter Diamandis/Steven Kotler) 27

A abundância também deve ter relação com a liberdade das pessoas. Liberdade de expressão e empoderamento. As tecnologias exponenciais exercem grande papel nesse sentido.

A abundância de informações equipa o homem para se tornar livre. O acesso à internet é um direito humano e facilitar a comunicação ajuda a aumentar a liberdade de expressão, empoderamento e auto capacitação das pessoas.

Para Peter Diamandis e Steven Kotler, pensar fora da caixa é a única forma de alcançarmos a abundância, pois só é possível desenvolver as tecnologias exponenciais necessárias para tal fato pensando grande e assumindo grandes riscos.

É preciso preparar as pessoas para arriscarem, e não temerem.

Nunca subestime o potencial do ser humano. A mudança gera inovação e torna possível o que não poderia ser imaginado antes. Uma descoberta leva a muitas outras possibilidades e um efeito cascata se inicia.

Pense em como o mundo era há 50 anos. Pense em como o mundo era há 10 anos. Com qual velocidade a realidade vem mudando? Você duvida que a abundância seja possível?

A abundância só será possível se todos acreditarmos nela.

E aí, gostou do resumo do livro Abundância? Qual é a sua opinião sobre o livro?

E se você quiser, clique aqui e leia o resumo do livro O Catador de Sonhos.

Descubra como mudar de vida radicalmente e passo a passo.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

13 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket