Resumo do Livro Elon Musk (Ashlee Vance)

Resumo do Livro Elon MuskElon Musk é um empreendedor ímpar e muito diferenciado. Com certeza Musk é um dos empresários mais imprevisíveis e ambiciosos do Vale do Silício.

Muitos dizem Musk é o próximo Steve Jobs, outros não acreditam muito em suas ideias. O fato é que, gostando ou não gostando, é impossível ignorar Elon Musk.

Você vai conhecer no resumo do livro Elon Musk a incrível e ousada história do próximo colonizador de Marte.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Nascimento e Primeiros Passos

Resumo do Livro Elon Musk (Ashlee Vance) 2

Elon Reeve Musk é um sul-africano que nasceu em Pretória, no dia 28 de junho de 1971.

Elon possui dois irmãos mais novos, Kimbal e Tosca. Seu pai, Errol Musk, era um empreendedor e engenheiro. Sua mãe, Maye, era modelo e nutricionista.

Kimbal conta que desde muito novo Elon devorava livros, além de possuir uma memória fotogênica. Dois motivos que fizeram com que ele se tornasse um ótimo aluno.

Os pais de Musk se divorciaram quando ele era um jovem de 17 anos. Naquele momento Elon decidiu deixar a África do Sul e ir para o Canadá, visto que sua mãe era canadense e por este motivo ele conseguiria um passaporte.

Ao se mudar para o Canadá Musk se matriculou na Queen’s University, em Kingston, Ontário.

Elon estudou administração por 2 anos e, quando estava começando a se destacar no meio acadêmico, pediu transferência para a Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, com uma bolsa de estudos.

Ele foi estudar economia na Wharton School e um bacharelado em física. Quando cursava a Universidade da Pensilvânia, Elon Musk escreveu 3 trabalhos:

  • O primeiro detalhava a “estação de energia do futuro”, que era formada por enormes matrizes solares no espaço, transferindo energia para a terra via micro-ondas.
  • O segundo trabalho era sobre colocar toda a informação do mundo em um único banco de dados.
  • O terceiro falava sobre o potencial de comercialização dos ultra capacitores como dispositivos de armazenamento.

Elon Musk realizou estágios em duas empresas do Vale do Silício e gostou muito da região. Quando se formou, Elon voltou para o Vale do Silício e perseguiu um doutorado em ciência de materiais e física em Stanford.

Vale do Silício e Zip2

Resumo do Livro Elon Musk (Ashlee Vance) 4

Ao largar Stanford 2 anos depois Musk convenceu Kimbal, seu irmão, a se mudar para o Vale do Silício. Foi naquele momento que os irmãos decidiram lançar o primeiro empreendimento, a Global Link Information Network, que posteriormente se transformou na Zip2.

O intuito da empresa era ser um classificado online, uma espécie de páginas amarelas virtuais, que listava os serviços de vários tipos de negócios em um diretório pesquisável ligado a um mapa.

O começo da empresa não foi fácil, os irmãos alugaram um pequeno escritório em Palo Alto e começaram a contratar funcionários. Naquela época, enquanto Kimbal vendia o produto de porta em porta, Elon era responsável pela programação do site.

Errol Musk, o pais dos jovens empreendedores, deu U$28 mil para financiar a empresa, mas o capital era tão apertado que Elon e Kimbal chegaram a dormir no próprio escritório por 3 meses.

No final de 1996 uma empresa de investimentos chamada Mohr Davidow Ventures soube da Zip2 e, após alguns encontros com Elon e Kimbal, investiu U$3 milhões na companhia dos irmãos.

Com os U$3 milhões os irmãos Musk contrataram profissionais mais talentosos e um novo CEO - o que deixou Elon contrariado pois ele queria ser o CEO.

Com as mudanças a empresa começou a crescer e recebeu um total de U$50 milhões de investimentos da Hearst Corporation, do New York Times e de outras várias empresas.

Em abril de 1998, a Zip2 anunciou que iria se fundir, em um acordo de U$300 milhões, com a CitySearch, a sua principal concorrente. No começo Musk era a favor da fusão, mas acabou mudando de ideia e fez de tudo para que a fusão não ocorresse.

Então o conselho da Zip2 desfez o acordo e deixou a empresa em uma situação ruim, pois o negócio perdia dinheiro. Naquele momento, a Compac se interessou pela Zip2 e ofereceu U$307 milhões pela empresa.

Com a venda realizada, Musk recebeu U$22 milhões por suas ações e Kimbal U$15 milhões. Com U$22 milhões disponíveis, Elon Musk decidiu que lançaria um novo serviço, um banco online.

X.com

Resumo do Livro Elon Musk (Ashlee Vance) 6

Em março de 1999 nasceu a X.com e em novembro do mesmo ano a segunda empresa de Musk conseguiu sua licença para iniciar sua operação bancária. Nos primeiros 2 meses de operação a X.com conseguiu 200.000 clientes.

Em função do sucesso da empresa alguns meses depois surgiu um competidor, uma organização chamada Confinity. A Confinity foi criada para que os donos dos Palm Pilot, um dispositivo de computador de mão da época, pudessem enviar dinheiro através da tecnologia infravermelho dos aparelhos.

Só que ao perceber que o mercado era pequeno, a Confinity focou suas forças em criar um serviço de pagamentos por e-mail. Nascia ali o PayPal.

Em março do ano 2000 a Confinity e a X.com realizaram uma fusão e mantiveram o nome X.com. A empresa possuía mais de um milhão de clientes e em algumas semanas conseguiu U$100 milhões em investimentos provenientes do Deutsche Bank e do Goldman Sachs.

Em junho de 2001 a X.com, que gerava U$240 milhões por ano em receita, foi renomada para PayPal. Em julho de 2002 o eBay fez uma oferta de U$1.5 bilhão pelo PayPal. A empresa foi vendida e Musk embolsou U$250 milhões com a venda de sua segunda empresa.

SpaceX

Resumo do Livro Elon Musk (Ashlee Vance) 8

Naquela época Elon Musk decidiu se mudar para Los Angeles e começou a se envolver com projetos espaciais. Musk decidiu que usaria seu dinheiro para iniciar uma empresa que construiria foguetes espaciais.

Elon descobriu que um foguete de tamanho médio poderia ser utilizado para lançar pequenos satélites e cargas de pesquisa a um preço muito mais barato do que o padrão da indústria aeroespacial.

Enquanto empresas da área costumavam cobrar cerca de U$30 milhões para lançar ao espaço uma carga de 250 quilos, Musk prometia que sua empresa levaria ao espaço uma carga de 650 quilos por U$6.9 milhões.

Investindo U$100 milhões do próprio bolso Musk iniciou sua terceira empresa, a SpaceX, no dia 6 maio de 2002, uma companhia que começou a trabalhar na construção de foguetes comerciais.

Elon recrutou engenheiros motivados em trabalhar em uma empresa de foguetes, assim como trainees diretamente das melhores universidades.

Nada foi fácil para a SpaceX. No início os motores funcionavam por 2 ou 3 segundos e explodiam.

Depois de meses errando bastante a SpaceX finalmente conseguiu construir motores confiáveis. O primeiro lançamento oficial da empresa de Musk foi em março de 2006. O foguete, com nome de Falcon 1, explodiu 20 segundos após a decolagem.

Um ano mais tarde mais um foguete foi lançado só que ele explodiu em 5 minutos depois de decolar.

Tesla

Resumo do Livro Elon Musk (Ashlee Vance) 10

Em 2003, J.B. Straubel se encontrou com Elon Musk na SpaceX e tentou convencê-lo a investir na construção de um avião elétrico. Musk não investiu no projeto, mas se interessou quando Straubel falou sobre uma parte que serviria para construir um carro elétrico utilizando baterias de lítio. Musk investiu U$10.000 naquele projeto.

Depois de um tempo, os fundadores de uma empresa chamada Tesla Motors abordaram Musk. Eles precisavam de U$7 milhões em investimentos para criar e vender um carro esportivo feito com um motor elétrico. Musk investiu U$6.5 milhões e se tornou o maior acionista e presidente da Tesla.

Foi então que Elon uniu os fundadores da Tesla e J.B. Straubel para trabalharem juntos. A ideia original da equipe de Musk era reformar um Lotus Elite com uma propulsão elétrica desenvolvida por outra empresa, mas a realidade foi outra.

Existiam muitas barreiras no caminho, os engenheiros precisaram entender como unir baterias de um modo que elas não dissipassem calor e evitassem que o fogo se espalhasse pelo veículo.

O primeiro carro da Tesla foi denominado Roadster que, além de ser elétrico, deveria ter um belo design.

Em janeiro de 2006 a Tesla conseguiu investimentos de mais de U$40 milhões. Na ocasião Elon Musk investiu mais U$12 milhões.

Apesar dos avanços da Tesla, em 2008 a empresa gastou cerca de U$140 milhões para desenvolver o Roadster, aproximadamente U$25 milhões a mais do que o previsto no plano de negócios de 2004.

Para piorar, os mercados financeiros passavam por uma grande crise e a SpaceX fracassou na segunda tentativa de lançar um foguete. Musk estava perdendo aceleradamente sua fortuna. Naquele momento as duas empresas de Musk lutavam contra o balanço financeiro negativo.

Em dezembro de 2008 Elon criou campanhas para conseguir investimentos para suas duas empresas.

NASA

Resumo do Livro Elon Musk (Ashlee Vance) 12

Depois de seu quarto lançamento, que foi bem-sucedido, a SpaceX recebeu uma grande notícia. A NASA anunciou que forneceria U$1.2 bilhão para a SpaceX em troca de serviços de transporte por 12 voos para a Estação Espacial da NASA.

Na mesma época Musk pegou U$40 milhões da SpaceX como empréstimo e injetou na Tesla para que a empresa não declarasse falência.

O Sucesso da Tesla

Resumo do Livro Elon Musk (Ashlee Vance) 14

Após quase quebrar, a Tesla começou a vender o Roadster no começo de 2009. De 2008 a 2012 a Tesla vendeu aproximadamente 2.500 veículos.

Quando a General Motors e a Toyota anunciaram em 2009 que fechariam sua fábrica em Freemont, na Califórnia, Musk comprou a planta por U$42 milhões. Na ocasião, a Toyota anunciou que iria investir U$50 milhões em troca de 2.5% da empresa.

Em 2010 Musk abriu o capital da Tesla e levantou U$226 milhões para a empresa.

Em 2009 a Tesla havia anunciado que começaria a produzir um novo carro, o Model S, e prometeu começar a entregar os carros em 2010, o que não aconteceu.

O modelo começou a ser produzido em 2012, além disso Musk afirmou que a Tesla havia começado a construir uma rede de estações de carregamento, que se espalhariam por todos os Estados Unidos.

Os donos dos carros da Tesla poderiam carregar suas baterias gratuitamente e o computador de bordo dos modelos guiaria os motoristas até as estações mais próximas.

Mas o que aconteceu foi o seguinte: muitas pessoas reservavam o Model S por U$5 mil e poucas de fato compravam o veículo, o que deixou novamente a empresa em posição financeira desfavorável.

Naquele momento Musk fez com que todos os funcionários da Tesla ligassem para as pessoas na lista de espera para vender os carros, além de negociar com Larry Page para que o Google comprasse a Tesla por U$1 bilhão.

Só que em algumas semanas o dinheiro começou a entrar e Elon não precisou mais negociar com o Google.

A Tesla vendeu 4.900 unidades do Model S e impressionou a todos ao realizar U$562 milhões em vendas. A Tesla trará ao mercado um SUV chamado Model X e outro veículo chamado Model 3, que deve iniciar com um preço de U$35.000.

O Sucesso da SpaceX

Resumo do Livro Elon Musk (Ashlee Vance) 16

Atualmente, o foguete Falcon 9 da SpaceX é considerado um foguete muito seguro. A SpaceX lança em média um foguete por mês e coloca satélites em órbitas de diversas empresas e países.

A SpaceX fabrica tudo o que precisa, o que fez com que os Estados Unidos se tornassem um grande player no mercado de lançamentos comerciais.

Espécie Multiplanetária

Resumo do Livro Elon Musk (Ashlee Vance) 18

Por mais insano que possa parecer, o grande objetivo de Elon Musk com a SpaceX é colonizar Marte e tornar os humanos uma espécie multiplanetária.

Você acredita que isso é possível?

Próximos Passos

Resumo do Livro Elon Musk (Ashlee Vance) 20

A SpaceX e a Tesla não são os únicos empreendimentos de Elon Musk. Em 2006 os primos de Musk criaram uma empresa chamada SolarCity, que instalava painéis solares. Elon se tornou o maior acionista e diretor da SolarCity.

Em 2012 a empresa se tornou a maior instaladora de painéis solares nos EUA, o mesmo ano em que a companhia realizou o seu IPO. Em 2014 o negócio era avaliado em U$7 bilhões.

Logo em seguida a empresa anunciou que começaria a vender sistemas de armazenagem de energia, em parceria com a Tesla.

A Tesla também anunciou que iria construir a própria fábrica para fabricar baterias de lítio para seus carros. A Gigafactory, como é chamada, é a maior fábrica de produção de baterias de lítio do mundo.

Elon Musk possui uma fortuna pessoal avaliada em U$22 bilhões e suas ambições se tornam cada vez maiores. Você dúvida que esse visionário realizará qualquer coisa que quiser na vida? Eu não!

Resumo do Livro Elon Musk

E aí, gostou do resumo do livro Elon Musk?

Qual é a sua opinião sobre o livro?

Se você deseja comprar o livro, compre aqui agora.

Se quiser ler o próximo resumo, leia o resumo do livro Abundância.

P.S.: Para baixar de graça o meu livro digital, As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites, clique aqui agora.

Descubra como mudar de vida radicalmente e passo a passo.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

13 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket