Resumo do Livro Em Busca de Sentido (Viktor Frankl)

Resumo do Livro Em Busca de Sentido (Viktor Frankl) 1Viktor Frankl foi um médico psiquiatra austríaco, fundador da logoterapia, que viveu os horrores dos campos de concentração nazistas e sobreviveu para contar a sua história e criar uma teoria sobre o sentido da vida.

No livro Em Busca de Sentido, Frankl afirma que não podemos evitar o sofrimento, mas podemos escolher como vamos lidar com o sofrimento e podemos encontrar um sentido nele.

Para Frankl, o propósito da vida é fazer aquilo que você ama e viver com significado, sendo realizado mesmo em tempos complicados.

Entenda mais a respeito agora mesmo no resumo do livro Em Busca de Sentido.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Campos de Concentração

Resumo do Livro Em Busca de Sentido (Viktor Frankl) 3

Viktor Frankl era uma pessoa normal, não era famoso e nem um mártir lutando por uma causa. Ele não tinha feito nada de errado na vida, mas Frankl e sua família foram levados pelos nazistas para os campos de concentração.

Viktor Frankl perdeu quase todas as pessoas que mais amava na vida, exceto uma irmã que emigrou para a Austrália. E foi vivendo todo esse horror, preso por 13 anos nos campos de concentração, que Viktor criou a base para a teoria da logoterapia, um novo tipo de psicoterapia que desafiou as teorias de Freud, que acreditava que o sentido da vida era buscar o prazer.

O Sentido da Vida

Resumo do Livro Em Busca de Sentido (Viktor Frankl) 5

Para Frankl, o ser humano pode superar qualquer adversidade na vida quando encontra o verdadeiro sentido dela. Quando o ser humano encontra sentido, ele se torna capaz de encontrar um propósito mesmo no sofrimento.

Como era psiquiatra, Vitor Frankl conseguiu estudar e aprender não apenas sobre suas próprias reações, emoções e comportamentos durante o tempo que permaneceu preso, mas também as emoções, sentimentos, reações e comportamentos de seus companheiros de prisão. Sendo assim, Frankl mudou a psicanálise para sempre.

Viver em um campo de concentração era uma experiência terrível, brutal, e muitas pessoas desistiam de suas vidas. Mas outras pessoas encontravam um sentido para viver, mesmo vivenciando todas aquelas atrocidades.

Alguns se apegavam no possível reencontro com as pessoas que mais amavam na vida e imaginavam como seria aquele momento. Outras pessoas se agarravam diretamente na determinação de sobreviver para voltar a viver uma vida normal. O fato é que as pessoas que tinham um propósito se recusavam a desistir.

Antes de Frankl ser preso pelos nazistas, a teoria vigente sobre o sentido da vida era a teoria de Freud, que afirmava que os homens buscavam o prazer e eram totalmente guiados por seus instintos. Mas Frankl descobriu que quando uma pessoa tinha um real motivo para viver, ela iria lutar até o fim por isso, e não seria simplesmente guiada pelos desejos.

Em Busca de Sentido

Resumo do Livro Em Busca de Sentido (Viktor Frankl) 7

Quando finalmente conseguiu sair dos campos de concentração, Viktor Frankl começou a exercer a logoterapia, que é baseada na busca pelo sentido, fundamentada no sentido da existência e ajuda as pessoas a entenderem o que é importante de verdade em suas vidas.

A grande função do logoterapeuta é reorientar o paciente para encontrar o sentido da própria vida porque o sentido da vida é a principal força motivadora de um ser humano.

Quando uma pessoa tenta encontrar seu propósito de vida, ela sofre com alguns conflitos internos que são gerados por uma crise existencial. Quando alguém não sabe o porquê de viver, a pessoa sente que não tem um rumo e isso causa muitos conflitos internos até que ela encontre o verdadeiro sentido de sua vida.

Não foi Viktor Frankl quem iniciou esse tipo de pensamento, na verdade ele credita o pensamento a Friedrich Nietzsche, que afirmou que:

Aquele que possui um ‘porquê’ para viver, pode suportar quase qualquer ‘como’.

Isso quer dizer que quando alguém tem uma forte causa pela qual viver, seja ela qual for, a pessoa pode enfrentar praticamente qualquer adversidade na vida.

A Sua Grande Razão

Resumo do Livro Em Busca de Sentido (Viktor Frankl) 9

Para você descobrir o seu propósito de vida é preciso se sentir desconfortável, porque não será um processo prazeroso no início.

Você pode sentir uma certa angústia, ansiedade, apreensão e até medo, mas todos esses sentimentos serão favoráveis para você nessa hora, porém vá em frente até o fim para descobrir a sua grande razão para viver. É isso que vai gerar grande sentido, direção e um significado legítimo em sua vida.

Mais do que nunca o mundo em que vivemos nos distrai de nosso verdadeiro propósito de vida, nós somos levados a viver em um estado de dormência e, quando as adversidades surgem, fica cada vez mais complicado encontrar um sentido de vida que nos mantêm focados.

Mas se esforçar para encontrar o seu propósito é fundamental para a sua felicidade. Essa é uma parte essencial da sua vida e essencial para que você torne o mundo cada vez melhor.

Viktor Frankl presenciou o pior da humanidade nos campos de concentração nazista, mas também viu que as pessoas que encontram um sentido de vida mudam não apenas a si mesmas, mas também transformam o mundo em volta delas.

O Vazio Existencial

Resumo do Livro Em Busca de Sentido (Viktor Frankl) 11

O vazio interior que assola muitos seres humanos é uma das principais razões que leva as pessoas a desenvolverem doenças psicossomáticas, vícios e até a cometerem suicídio.

O vazio existencial pode leva-lo a fazer aquilo que os outros induzam você a fazer ou leva-lo a fazer aquilo que os outros estão fazendo. Dessa forma você acaba se conformando que a vida é assim mesmo - com um vazio existencial inevitável. Não é possível preencher o vazio existencial até encontrar o seu propósito de vida.

Você nunca encontrará o significado da sua vida procurando pelo sentido em outras pessoas. Cada pessoa no mundo tem um propósito próprio de vida, somente você pode descobrir o seu propósito e viver por ele.

Você precisa assumir a responsabilidade pela sua própria vida, por encontrar o que dá sentido a ela.

Pense no momento atual da sua vida e no seu futuro.

Como você vive hoje? Você é uma pessoa realizada? Por que sim? Por que não? Você sente que está seguindo o seu próprio caminho? O que você quer realizar na vida? Quem você quer se tornar?

Somente você é capaz de decidir como viverá a sua vida.

Somente você é capaz de encontrar o seu propósito.

3 Maneiras de Encontrar

Resumo do Livro Em Busca de Sentido (Viktor Frankl) 13

Para a logoterapia existem 3 formas de uma pessoa encontrar sentido na vida:

  1. Criando um trabalho ou praticando um ato;
  2. Encontrando um amor;
  3. Através da atitude tomada em relação a um sofrimento que não pode ser evitado.

O fato é que todos nós temos os nossos próprios problemas pessoais e, por maiores ou menores que sejam, inevitavelmente precisamos lidar com eles.

A maneira como você age diante de todas as situações da vida está muito ligada com o sentido da vida. Como você enxerga as experiências? Você tem o poder de transformar uma tragédia pessoal em um triunfo, transformar o seu sofrimento em uma conquista.

Para encontrar o sentido da sua vida, você deve se responsabilizar por procurar proativamente por ele. Só depende de você.

Quando encontra o seu propósito, você se torna capaz de lidar com qualquer adversidade que surja durante o seu caminho.

Resumo do Livro Em Busca de Sentido

E aí, gostou do resumo do livro Em Busca de Sentido?

Qual é a sua opinião sobre o livro?

Se você deseja comprar o livro, compre aqui agora.

Se quiser ler o próximo resumo, leia o resumo do livro Por Que Fazemos o Que Fazemos?

P.S.: Para baixar de graça o meu livro digital, As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites, clique aqui agora.

Descubra como mudar de vida radicalmente e passo a passo.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

14 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket