Resumo do Livro O Homem Mais Rico da Babilônia (George S. Clason)

Resumo do Livro O Homem Mais Rico da Babilônia (George S. Clason) 1

O livro O Homem Mais Rico da Babilônia, escrito por George S. Clason, é um dos maiores best-sellers e clássicos da literatura de educação financeira.

Se baseando em grandes segredos de sucesso dos antigos da Babilônia, uma cidade que já foi a mais rica do mundo, conhecida por residências extremamente luxuosas e palácios fora de série, George S. Clason apresenta soluções sábias e ainda atuais para que você aprenda a lidar e prosperar com o dinheiro.

Existem imutáveis princípios financeiros capazes de construir riqueza para quem souber aplicá-los.

Se você deseja descobrir e aplicar estes princípios na sua vida, leia o resumo do livro O Homem Mais Rico da Babilônia do começo ao fim!

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Não Basta Poupar, É Preciso Investir

A primeira tarefa de quem quer enriquecer é aprender a poupar o dinheiro. Ou seja, não gastar toda a sua renda mensal, adotando um estilo de vida em que você consiga se sustentar gastando menos.

O ideal é poupar em tudo aquilo que não afeta a sua qualidade de vida atual de forma significativa.

Uma parte de tudo o que você ganha deve pertencer exclusivamente a você. O ideal é que você consiga poupar, de toda a sua renda, pelo menos 10% mensalmente.

Guarde esta lição!

E ao mesmo tempo em que você poupa, é preciso começar a investir. O dinheiro parado não se multiplica sozinho, por isso somente cortar gastos não é o suficiente para que você enriqueça.

Além disso, deixar o dinheiro na poupança pouco ajudará você a enriquecer. É necessário procurar por fontes alternativas que valorizem o seu patrimônio, como: empreendimentos, ações, imóveis, fundos de investimento etc.

A partir do momento que você aprende a administrar os seus investimentos de forma inteligente, o dinheiro se multiplicará sem que você precise empregar grandes esforços adicionais.

Portanto, é fundamental que você saiba onde irá investir e a quem você confiará os seus recursos preciosos.

Admita Que Você Não Sabe Tudo

Quando você reconhece para si mesmo que não sabe tudo, automaticamente assume esta atitude mesmo depois de aprender mais sobre as finanças.

Ao invés de pensar que você sabe tudo, é preciso manter a humildade para saber que você sempre pode aprender e descobrir mais.

Quanto mais você aprende, mais rica a sua mente se torna e, consequentemente, todas as áreas do seu conhecimento são impactadas positivamente.

Mas, para que isso se torne realidade, você precisa ficar atento para identificar tudo o que você pode tirar de cada pequeno aprendizado.

Aqueles que não se esforçam para estudar de forma profunda a economia estão sempre alguns passos atrás daqueles que se dedicam em pesquisar e aprender.

Todos os conhecimentos que você adquire permitem que você faça negócios e investimentos com outras pessoas e organizações da forma mais sábia possível.

Para Enriquecer, é Preciso Foco e Paciência

Fazer apenas um tipo de investimento e esperar enriquecer não é, de maneira nenhuma, a estratégia mais acertada para este fim.

É fundamental estar atento para várias modalidades de investimento. Afinal, a economia muda constantemente, de modo que imprevistos sempre podem aparecer.

Sendo assim, quando você está atento e passa por dificuldades, você consegue reagir prontamente, encontrando maneiras alternativas de investir e administrar o seu dinheiro.

Apesar de que, muitas vezes, não é recomendado assumir grandes riscos (apesar de ser necessário aprender com eles), experimentar e correr riscos também traz vantagens.

Quanto mais você arrisca e tenta, mais conhecimento sobre o mercado financeiro você adquire.

No mundo da economia a tentativa e erro é fundamental. Errar, mesmo que no início pareça desastroso, pode trazer grandes vantagens para o seu futuro.

Entretanto, permaneça atento para não permitir que os erros tomem proporções gigantescas, porque é muito fácil perder dinheiro em investimentos que você não tem pleno domínio.

Por isso, proceda com cautela e sabedoria.

Planos de Longo Prazo

Muitos indivíduos não entendem a diferença entre juntar dinheiro e criar fortuna. Estes conceitos não são idênticos, embora a maioria das pessoas pense assim.

Você junta dinheiro quando trabalha para ganhar dinheiro. Por outro lado, criar fortuna é justamente o contrário, é quando você põe o dinheiro para trabalhar para você.

Juntar dinheiro geralmente está relacionado com metas de curto prazo: comprar uma roupa nova, um carro, fazer uma viagem etc. Nesses casos, o futuro não é tão levado em consideração.

Criar fortuna está diretamente relacionado com objetivos de longo prazo. Ter esse tipo mentalidade, pensando em longo prazo, fará com que você consiga ter mais tranquilidade e segurança quando precisar passar por obstáculos financeiros.

Os Juros São Extremamente Importantes

Os juros, para os investidores, são altamente atrativos porque, ao longo do tempo, eles fazem com que os recursos financeiros se multipliquem bastante. Para multiplicar o dinheiro você precisa utilizar o poder dos juros sobre juros.

O seu patrimônio pode crescer exponencialmente quando você aprende a utilizar o poder dos juros sobre juros.

Ou seja, reinvestir os lucros que você obtiver a partir dos seus investimentos mantendo essa constância e disciplina visando o longo prazo.

Aproveite as Oportunidades

Não confunda sorte com acaso. O acaso é sempre aleatório, como quando você encontra dinheiro no meio da rua ou ganha na loteria.

A sorte, por outro lado, não é aleatória, ela vem acompanhada dos seus esforços. Quanto mais você se esforça, mais sorte você tem.

Por isso, se esforce, se esforce muito e esteja atento a toda oportunidade (sorte) que irá surgir durante a sua caminhada em direção à riqueza financeira.

Não Procrastine

Quando procrastina você deixar passar e perde grandes oportunidades. A proatividade é a palavra-chave para que você consiga aproveitar as oportunidades.

Porque nenhuma oportunidade passará na sua frente, perfeita, esperando que você a agarre.

Quando você perceber uma oportunidade, não espere, não adie, corra atrás dela o mais rápido possível. Investigue com seriedade a sua intuição.

Entenda qual é a oportunidade que está diante dos seus olhos estudando sobre ela, leia livros, assista vídeos, converse com pessoas, vá em eventos.

Ou seja, mantenha foco total na sua oportunidade porque isso contribui para que você aproveite a “sorte” que estará na sua frente.

Não Contraia Dívidas

Nunca é uma boa ideia contrair dívidas. Portanto, se você tem dívidas, coloque como prioridade número um quitar todas as suas dívidas atuais.

Esqueça os seus objetivos de curto, médio e longo prazo e foque-se, antes de tudo, em quitar as suas dívidas.

Quanto mais você demora para pagar as suas dívidas, pior fica a sua situação financeira porque o seu salário começa a ser totalmente destinado para pagar as dívidas.

Portanto, cuide muito para não contrair dívidas. Em muitos casos, a melhor coisa a ser feita é reduzir os custos. Entenda que você não precisa de todas as coisas que você pensa que precisa.

Não confunda os seus desejos com as suas necessidades. Este é o caminho para fugir das dívidas e conseguir dar os primeiros passos para prosperar financeiramente.

Resumo do Livro O Homem Mais Rico da Babilônia

E aí, gostou do resumo do livro O Homem Mais Rico da Babilônia?

Qual é a sua opinião sobre o livro?

Se você deseja comprar o livro, compre aqui agora.

Se quiser ler o próximo resumo, leia o resumo do livro Arrume a Sua Cama.

P.S.: Para baixar de graça o meu livro digital, As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites, clique aqui agora.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket