Como Alcançar o Sucesso Profissional: A Maior Atitude de Todas

Se você fizer uma rápida pesquisa na internet sobre o tema “como alcançar o sucesso profissional”, você vai encontrar as mesmas dicas repetidas.

Respostas como: tenha comprometimento, foco, defina objetivos, conheça os seus pontos fracos e fortes, crie um planejamento, faça networking, se desafie constantemente, faça aquilo que você ama, e por aí vai.

São todas dicas válidas sim, mas muito batidas. Eu já sei que tenho que ter foco, objetivos, comprometimento, preciso planejar e assim por diante.

É por isso que eu não criei um artigo “mais do mesmo”, como um papagaio que apenas repete informações.

O que eu não ainda não vi foi alguém falando sobre a maior atitude de todas que você pode tomar para alcançar sucesso profissional.

Você sabe do que eu estou falando?

É um princípio simples, que poucas pessoas utilizam, e pior, têm como hábito em suas vidas.

Mas caso você comece a utilizar esta estratégia e a transforme em um hábito, as chances de você se tornar um profissional de sucesso aumentam drasticamente.

Então se você quiser descobrir sobre o que eu estou falando, leia o texto até o fim.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Que Tipo de Aluno Você Era?

Como Alcançar o Sucesso Profissional: A Maior Atitude de Todas 1

No seu tempo de escola ou faculdade, que tipo de aluno você era?

Provavelmente, se você é como a maioria das pessoas, você era o aluno nota 7.

Eu era o aluno nota 7. Muitas vezes era o aluno nota 6, 5, 4, 3, 2, 1, 0…

Bem, mas por que nós éramos os alunos nota 7?

Porque não precisávamos tirar mais do que 7 para passar de ano ou semestre. Talvez na sua instituição de ensino a média fosse menor ainda, como 6 ou até 5.

Então crescemos com a ideia de que bastava ser o aluno nota 7. Por que eu vou me esforçar para tirar mais do que 7, se é apenas disso que eu preciso para passar?

Eu não estudava para aprender, eu estudava para tirar 7. Ponto final. Muitas vezes eu pensava em como eu poderia estudar menos, calculando quanto eu precisaria tirar na prova recuperação.

Para mim valia a pena, afinal eu passava um semestre inteiro sem estudar e no final tirava uma nota específica na prova de recuperação e passava.

A Cultura da Mediocridade

Como Alcançar o Sucesso Profissional: A Maior Atitude de Todas 3

Em uma cultura em que não somos ensinados a pensar e criar, mas sim obedecer e decorar – assuntos extremamente inúteis, diga-se de passagem –, eu não tenho porquê tirar mais do que 7 mesmo.

Tanto faz. Vai dar na mesma. Se eu tirar 7, 8 ou 10, não me interessa, vou passar de ano ou semestre da mesma forma. É só disso que eu preciso.

O ensino é desestimulante mesmo, é maçante, é atrasado, então eu não vou perder o meu tempo tentando tirar mais do que 7.

O problema é que na sua profissão você não pode ser o aluno – trabalhador – nota 7.

Mas desenvolvemos desde a infância a mentalidade nota 7. E esses padrões mentais que formamos se refletem em nossas atitudes e resultados em todas as áreas da vida.

Você se torna o faz-tudo nota 7.

Você passa e aceita a viver uma vida medíocre.

A culpa não é sua. A cultura da mediocridade influenciou a sua vida desde que você nasceu. E assim você passou a viver mediocremente.

Não me entenda mal. Muitas pessoas acreditam que a palavra “medíocre” é uma ofensa. Mas o que é medíocre, segundo o dicionário?

Como Alcançar o Sucesso Profissional: A Maior Atitude de Todas 5

Ou seja, uma vida medíocre é uma vida comum, na média. É uma vida nota 7. Uma pessoa medíocre é uma pessoa nota 7.

Então hoje é preciso que você se pergunte:

Eu sou um profissional nota 7?

Me desculpe, mas você nunca vai atingir sucesso profissional sendo medíocre. Um profissional medíocre é um profissional nota 7.

Há algum problema em ser uma pessoa medíocre? Claro que não. Se você aceita viver na média, tudo bem.

Mas já que você está aqui, eu acredito que você quer ter sucesso profissional. E para ter sucesso profissional, a nota 7 não adianta.

Quando Deixei de Ser o Aluno Nota 7

Como Alcançar o Sucesso Profissional: A Maior Atitude de Todas 7

Não sei se você sabe, mas eu sou empreendedor. E eu sempre procuro por eventos de empreendedorismo para ir.

Uma vez eu fui em um evento chamado Empreende Brazil e assisti uma palestra de um rapaz chamado Lucas, que iniciou o primeiro delivery de comida japonesa na cidade de Florianópolis, Santa Catarina.

O principal e poderoso insight na palestra foi exposto quando o Lucas contou qual era a perguntava que constantemente fazia para si mesmo quando começou a empreender.

Ele disse que quando estava criando o negócio, o único questionamento que não parava de surgir na sua cabeça era a seguinte:

Como eu serei o melhor do mundo para os meus clientes?

Depois daquele momento, eu deixei de ser o aluno nota 7.

Eu percebi que eu era um empreendedor nota 7, e não me dava conta disso. Eu percebi que, quando eu era funcionário, era um profissional nota 7. Eu percebi que eu era uma pessoa nota 7 em quase tudo que eu fazia na vida.

Eu percebi que havia sido contaminado pelo vírus da nota 7 quando ainda era uma criança. Então eu decidi mudar radicalmente.

Se você parar para pensar, você vai perceber que a nota 7 se reflete em tudo o que você faz na vida. Porque nós somos criados para buscar a nota 7 e viver na média.

Mas um profissional de sucesso, como eu já disse, não é nota 7. Por isso é preciso, antes de tudo, tomar a decisão de sair da mediocridade.

Seja você um empreendedor ou funcionário, para que se torne um profissional de sucesso, você também precisa mudar a sua mentalidade nota 7.

Sabe como?

Como Alcançar o Sucesso Profissional:
A Arte do Overdelivery

Como Alcançar o Sucesso Profissional: A Maior Atitude de Todas 9

Henry Ford tem uma frase muito famosa, que é a seguinte:

Há dois tipos de pessoas que não interessam à uma boa empresa: as que não fazem o que se manda e as que só fazem o que se manda.

Quem não cumpre nem com o que foi solicitado, está abaixo da nota 7. Quem cumpre somente com o que foi solicitado, está apenas na nota 7.

No livro A Lei do Triunfo, Napoleon Hill mostra quais são as 16 lições que as pessoas de extremo sucesso seguem na vida.

Você sabe qual é a nona lição?

O hábito de fazer mais do que a obrigação.

O hábito de fazer sempre mais do que pedem a você é a grande atitude para que você consiga alcançar o sucesso profissional, seja como empresário ou empregado.

Você já ouviu a palavra overdelivery?

Overdelivery seria, em português, um termo mais ou menos como ‘superfornecimento’.

Hoje, qual é o seu nível de fornecimento? De 0 a 10, um profissional medíocre fornece no nível 7. Já um profissional de sucesso fornece no nível 11.

Você está superfornecendo?

Deixe de ser um profissional nota 7 praticando o overdelivery.

Overdelivery significa que você deve entregar mais, muito mais, do que aquilo que pediram para você.

Se pediram que você entregue X, ou se você prometeu entregar X, entregue 10X. Se você prometeu entregar 10X, ou pediram para você entregar 10X, entregue 100X.

Se você é um empregado, não se limite a entregar aquilo que foi solicitado, entregue deliberadamente mais, muito mais. Não aceite ser medíocre. A média é onde a maioria se encontra.

Se você quer se destacar, faça mais do que a maioria.

Se é empreendedor, entregue para o seu cliente 10 vezes mais do que aquilo que você prometeu.

Quando entrega mais do que foi solicitado ou do que você prometeu você gera o efeito UAU. O efeito surpresa UAU é o que você deve sempre gerar na mente das pessoas.

Como empregado você vai galgar degraus rapidamente praticando o overdelivery. Todos querem pessoas proativas, com iniciativa, criativas, altamente produtivas e eficientes, que fazem mais do que simplesmente aquilo que foi solicitado.

Já as empresas que praticam o overdelivery não têm clientes, têm fãs.

Um dos principais princípios da Amazon é a obsessão pelos clientes. Jeff Bezos sempre manteve na cultura da empresa a obsessão por ser o melhor do mundo para os clientes, e esse é um dos grandes diferenciais da empresa.

Se morasse nos Estados Unidos facilmente você poderia receber uma encomenda na sua casa cerca de uma hora depois do pagamento, através de um drone.

Não é incrível isso? Essa é a arte do overdelivery em ação.

Seja como for, comece a superfornecer. Em toda situação, pense em como você pode entregar 10 vezes mais do que o esperado.

O Maior Recompensado é Você

Como Alcançar o Sucesso Profissional: A Maior Atitude de Todas 11

A arte do overdelivery não gera benefícios apenas para as outras pessoas, mas sim, e muito, para você. Porque, ao praticar o overdelivery, você vai precisar se desafiar constantemente e consequentemente vai evoluir sempre mais.

Gerar valor para a vida das pessoas é uma forma de superfornecimento. Assim você se destaca e se torna único.

Pessoas na média não praticam a arte do overdelivery. Elas são nota 7.

Você quer se posicionar acima da média e se tornar um profissional de sucesso? Superforneça!

É importante também que você não avise que vai entregar um “bônus”, um algo a mais. Quando você avisa com antecedência, duas coisas acontecem:

  • A pessoa já espera por aquilo, o trabalho a ser entregue automaticamente se torna obrigatório, o bônus passa a fazer parte do comum, da média, do esperado, do acordado entre vocês.
  • Caso você não entregue o bônus prometido, a outra pessoa ficará desapontada e insatisfeita com você porque ela já esperava por aquilo. Então você ficará abaixo da nota 7.

A arte do overdelivery, o efeito UAU, pode – e deve – ser gerado em todas as áreas da sua vida.

Faça com que todas as pessoas da sua vida se encantem com o que você faz por elas.

Superforneça na sua carreira como empregado. Superforneça como empresário. Superforneça na sua vida pessoal, especialmente para as pessoas mais próximas de você.

A grande verdade é que as pessoas que buscam constantemente a excelência em tudo o que fazem, estão em falta no mundo.

É por isso que quem busca a excelência, cria o hábito de entregar sempre mais e se compromete em gerar o efeito UAU na cabeça das pessoas, se destaca em qualquer área e cria grandes oportunidades para si mesmo.

Portanto eu tenho um desafio para você.

Hoje, ainda hoje, você deve realizar uma atitude para superfornecer alguém na sua vida.

Quem será? Qual será a sua atitude? Me diga nos comentários.

Conclusão

Agora você descobriu qual é a maior atitude de todas que você precisa tomar para atingir sucesso profissional, independentemente de quem você seja.

Lembre-se que não há como alcançar o sucesso profissional sendo medíocre. Pessoas medíocres obtém resultados medíocres. Profissionais medíocres alcançam resultados medíocres.

O problema é que você foi criado em meio a cultura da mediocridade, e assim aprendeu que ser medíocre é o ideal a ser buscado, afinal a maioria vive na média.

Mas para se tornar profissionalmente bem-sucedido é necessário ser muito, mais muito melhor do que a média.

Não importa quem você seja ou em que posição se encontre, porque quando começar a entregar constantemente 10 vezes mais daquilo que pediram para você ou daquilo que você prometeu, a mágica vai começar a acontecer.

Surpreenda as pessoas praticando o superfornecimento porque não há como a sua vida não mudar depois que você criar este hábito.

Ou você vence a mediocridade ou a mediocridade vence você. Viver na mediocridade é uma escolha. Talvez você tenha escolhido inconscientemente este caminho até agora, porque não havia se dado conta que foi induzido a segui-lo.

Mas agora você entendeu, agora você está consciente. Então, a partir daqui, sair da média e se destacar é uma escolha. Viver uma vida de sucesso é uma escolha.

Gerar valor para as outras pessoas superfornecendo é um dos princípios básicos das pessoas mais bem-sucedidas do mundo.

Você conhece alguém muito acima da média que, de uma forma ou de outra, não esteja gerando valor para a vida de muitos seres humanos?

Eu não conheço outro caminho para ter sucesso profissional, há não ser o caminho do superfornecimento.

Seja você também uma pessoa de excelência, um gerador de valor, um superfornecedor, em todas as esferas da sua vida.

Portanto, eu falo novamente, aceite o desafio citado agora pouco.

Você aceita?

Então me conte agora nos comentários: qual será a atitude de superfornecimento que você vai tomar hoje? Para quem e como?

Para finalizar, se você quer ter muito sucesso na vida, em todas as áreas, conheça aqui o meu treinamento online de desenvolvimento humano.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket