Como Descobrir Minha Verdadeira Vocação? 7 Dicas Úteis

Como descobrir minha verdadeira vocação?

Ahhh! Que perguntinha, hein? Não adianta, é inevitável, sempre tem um momento na vida em que você pensa coisas do tipo:

  • Como descobrir a verdadeira vocação profissional?
  • Como descobrir minha real vocação?
  • Como saber minha vocação de trabalho?

Todas essas são perguntas normais, geram muitas dúvidas e podem deixar você um tanto confuso e angustiado.

Não é fácil descobrir o que você realmente deve fazer na vida porque você tem que encontrar não somente aquilo que trará dinheiro, mas também realização pessoal e profissional.

Existem pessoas que desde pequenas sabem claramente quais são suas verdadeiras vocações porque entendem perfeitamente o que amam fazer e o que desejam seguir como carreira para o resto de suas vidas. Só que essas pessoas são minoria. Na verdade, a maioria das pessoas não sabe qual é a vocação.

Descobrir a sua vocação demanda bastante reflexão e coragem. Sem dúvidas, você não pode simplesmente deixar para lá, se permitir ser levado pela correnteza e deixar que a vida decida o que você deve fazer.

Aquele que tem uma profissão tem um bem; aquele que tem uma vocação tem um cargo de proveito e honra.

Benjamin Franklin

A vocação é uma inclinação, uma tendência, uma propensão que você tem para alguma atividade. Quando descobre e exerce a sua vocação, você tem muito mais chances de ser uma pessoa feliz e realizada profissionalmente

Só que quando você é muito jovem, decidir um caminho para seguir “pelo resto da vida” é complicado – para não dizer cruel.

Então você não precisa querer descobrir a sua vocação o quanto antes, vá com calma e respeite quem você é. Tenha tranquilidade porque quem vai viver o seu futuro é você, por isso quem deve se responsabilizar pelas suas escolhas é você mesmo.

Se você quer entender como descobrir a sua verdadeira vocação, então eu vou mostrar 7 dicas para que você consiga fazer isso da maneira mais assertiva possível.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Como Achar Minha Vocação?

Como Descobrir Minha Verdadeira Vocação? 7 Dicas Úteis 1

Não existe uma fórmula certeira para achar a sua vocação, não existe uma informação que mostrará claramente para você o que fazer da vida.

Geralmente existem 2 tipos de pessoas que não sabem a vocação:

  1. As pessoas que não fazem ideia do que gostariam de fazer na vida e não têm nenhuma opção em mente.
  2. As pessoas que se interessam por muitos assuntos e áreas, se imaginam trabalhando em várias profissões, mas não conseguem optar somente por uma.

Se você se encontra em um desses casos, é normal. Eu, por exemplo, era o primeiro caso. Eu não fazia a mínima ideia do que fazer na vida e eu não tinha nada em mente.

Só que mesmo que não existam fórmulas mágicas para encontrar essa resposta, existem algumas dicas que podem ajuda-lo bastante nessa busca.

1ª Dica: Investigue Si Mesmo

Como Descobrir Minha Verdadeira Vocação? 7 Dicas Úteis 3

Faça para si mesmo a seguinte pergunta:

Qual é a minha vocação?

Faça uma autorreflexão.

Fez? Ótimo! Porque mesmo que não saia nenhuma resposta, assim você coloca a sua mente inconsciente para trabalhar em seu favor.

Dessa forma você gera atenção e retenção seletiva e em algum momento o seu cérebro começa a fornecer pistas para você.

A autorreflexão é importantíssima para que você consiga conhecer melhor a si mesmo. E conhecer melhor a si mesmo é obrigatório para descobrir a sua vocação.

Triste do homem que morre conhecido por todos, mas desconhecido de si mesmo.

Francis Bacon

Agora eu vou fazer algumas perguntas e você deve respondê-las com paciência e honestidade, está bem?

Preparado? Vamos lá!

  • O que você sempre gostou de estudar?
  • O que você nunca gostou de estudar?
  • Quais são suas principais curiosidades?
  • Quais são os temas que você mais pesquisa na internet sem ser por obrigação?
  • O que você gosta de fazer para relaxar?
  • Sobre o que você gostaria de saber mais?
  • Quais são as atividades que você é obrigado a fazer que mais irritam você?
  • Quais são os assuntos que você é obrigado a ler que mais irritam você?
  • O que você mais gosta de fazer na vida?
  • Quais são as profissões que você tem certeza que não gostaria de seguir?

Refletir a respeito e responder essas perguntas coloca você na direção da resposta.

Quais São as Suas Preferências?

Como Descobrir Minha Verdadeira Vocação? 7 Dicas Úteis 5

Testes vocacionais sempre buscam separar um conjunto de perguntas com diversos tipos de situações e gostos pessoais para que você possa, através do seu conjunto específico de respostas, encontrar a profissão que teoricamente seria a ideal para você.

A verdade é que você pode não ter uma noção exata do que você ama fazer, mas com certeza você tem preferências pessoais que podem ajuda-lo a descobrir por qual caminho seguir.

Por exemplo:

  • Você é uma pessoa que gosta de ter horários regrados?
  • Você gosta de rotina ou prefere horários flexíveis e livres?
  • Você gosta mais de passar os dias pesquisando, lendo e descobrindo ou prefere se manter sempre em movimento, realizando atividades dinâmicas?
  • Quando olha para o seu futuro, você tem alguma imagem do que gostaria de estar fazendo lá na frente?
  • Quais são as suas maiores ambições? Construir uma família, conhecer o mundo, ganhar muito dinheiro? O que mais?

Todas as respostas para essas perguntas mostram um pouco da sua personalidade. Como eu falei, é só a partir de uma autoanálise que você consegue encontrar uma resposta satisfatória a respeito da sua vocação.

E mais uma vez, você não precisa tentar responder apressadamente. Tire momentos para si próprio e reflita o tempo que for necessário. Você pode até anotar essas perguntas acrescentar as respostas gradativamente, conforme o passar das semanas.

Inclusive, muitas respostas podem mudar ao longo do tempo. Isso é bom porque mostra que você está chegando em algum lugar.

Que Tipo de Pessoa Você é?

Como Descobrir Minha Verdadeira Vocação? 7 Dicas Úteis 7

Cada profissão requer um tipo de personalidade. Existem profissões que precisam de pessoas mais observadoras e atentas. Outras precisam de profissionais que são comunicativos, expansivos e espontâneos.

Então leve em conta as particularidades da sua personalidade:

  • Você é comunicativo?
  • Você é observador?
  • Você lida bem com burocracias?
  • Você se preocupa com a estética das coisas ou a forma não importa tanto para você?
  • Você gosta de processos criativos ou prefere o que é objetivo e claro?
  • Você tem um senso crítico aguçado?
  • Você lida bem com as outras pessoas?
  • Você lida bem com imprevistos?
  • Você é organizado e sistemático?

Ao responder todas as questões apresentadas com sinceridade e paciência, refletindo sobre cada ponto, automaticamente você entenderá melhor por qual caminho deve seguir.

A resposta para a pergunta “Como descobrir minha verdadeira vocação” já está dentro de você. Mas para encontra-la, é preciso procurar.

2ª Dica: Qual é o Seu Grande Prazer?

Como Descobrir Minha Verdadeira Vocação? 7 Dicas Úteis 9

O que você mais tem prazer em realizar?

Quais são os seus grandes prazeres?

Às vezes, as atividades e vivências mais banais do seu dia a dia trazem grandes respostas para questionamentos profundos.

A resposta pode estar mais próxima do que você imagina. Então comece a identificar as atividades que você mais gosta de fazer no seu dia a dia. As pequenas, médias ou grandes atividades que motivam você diariamente vão ajuda-lo muito a perceber mais sobre a sua personalidade e sobre quem você é.

Então fique atento a tudo que você ama fazer, mas que você pensa que não tem relação nenhuma com a sua vocação.

3ª Dica: Desperte a Sua Curiosidade

Como Descobrir Minha Verdadeira Vocação? 7 Dicas Úteis 11

A curiosidade é poderosa demais no caminho das descobertas. A curiosidade move grandes pensadores, inventores e revolucionários. A curiosidade move você em direção às suas inclinações naturais.

E para encontrar a sua vocação, você precisa instigar a sua curiosidade. Sendo curioso você descobre quais são os assuntos que mais despertam os seus gostos. E indo além, quando analisa a sua curiosidade, você entende os seus mais profundos e reais interesses.

Então faça essa reflexão também. Sobre o que você tem curiosidade?

Pesquise sobre os assuntos que geram curiosidade em você e pelas profissões que estão ligadas com os temas das suas curiosidades.

4ª Dica: Não Tente Agradar os Outros

Como Descobrir Minha Verdadeira Vocação? 7 Dicas Úteis 13

Esta dica é importantíssima.

Você não pode tentar descobrir a sua vocação tentando agradar os outros. Para que você consiga descobrir qual é sua vocação é importante esquecer o que os outros sonham que você faça, mesmo que você queira dar orgulho para a sua família.

Eu não quero dizer que você deve simplesmente deixar qualquer tipo de opinião ou conselho de lado. Conselhos e opiniões permitem que você enxergue as coisas de forma diferente, mas eles nunca podem ofuscar o brilho dos seus sonhos e nem impedi-lo de fazer aquilo que você ama.

O problema é que isso acontece com muita frequência. As pessoas não são o que elas deveriam ser e não vivem a vida que  gostariam de viver – que precisariam viver – porque tentam agradar as outras pessoas.

Só que você se conhece melhor do que ninguém e, mesmo que no momento se sinta confuso, é você quem precisa decidir o que é o melhor para a sua vida. Porque a sua vida será vivida por você. Somente por você.

É você quem vai lidar com as consequências dos seus atos e escolhas. Lembre-se sempre disso quando for escolher o que fazer da vida, por maior que seja a pressão que você possa sofrer das outras pessoas.

A sua vocação surge de uma paixão sua, então não faz o mínimo sentido –  e é extremamente prejudicial – que você baseie a busca da sua vocação nas paixões ou interesses de outras pessoas.

Ao tentar agradar os outros, fazendo o que eles querem que você faça, você pode ofuscar sua própria voz interior e por consequência se tornar uma pessoa frustrada e infeliz.

A sua vontade legítima é mais importante quando o assunto é o seu futuro, a sua felicidade e a sua carreira.

Viva para agradar os outros e todos ficarão contentes, menos você.

Michel Telles

5ª Dica: Conheça Diferentes Áreas

Como Descobrir Minha Verdadeira Vocação? 7 Dicas Úteis 15

Muitas vezes, no desespero de agradar outras pessoas, você esquece que existe um grande leque de opções profissionais disponíveis.

Muitas novas profissões têm surgido porque a internet gerou uma grande revolução profissional. Muito do que no passado era impossível de ser feito, hoje pode ser conquistado enquanto você está no seu quarto trabalhando com o seu notebook.

Você conhece os novos ramos e áreas de trabalho? Pesquise por cursos não tão conhecidos e, a partir disso, investigue profundamente cada área relacionada.

Pesquise também sobre profissões que estarão em alta no futuro, as grandes apostas profissionais para as próximas décadas.

Muitos profissionais que hoje sentem-se confortáveis em seus trabalhos, em um curto período, não existirão mais. Você já se deu conta nisso?

Você pode acabar se surpreendendo com a quantidade de profissões e áreas de mercado que você nem imaginava que existiam de verdade.

O modelo de mundo profissional que somos induzidos a seguir desde nascemos foi criado durante a Revolução Industrial. O padrão escola, faculdade, emprego das 9 às 6 e aposentadoria foi criado há mais de 150 anos.

O problema é que de lá para cá o mundo se transformou absurdamente, mas o padrão continua o mesmo. E como permanecemos fechados nesse círculo, nessa bolha, em um meio que nos aponta uma única alternativa, nós ficamos bitolados e não enxergamos outras perspectivas.

É por isso que muitas vezes você pensa que nunca vai encontrar uma profissão que, ao mesmo tempo, traga um bom retorno financeiro e esteja relacionada com aquilo que você ama fazer. Dessa forma você acaba aceitando seguir o que é o certo”.

Só que você pode cavar um pouco mais a fundo e descobrir novas possibilidades e grandes oportunidades que estão ocultas para a maioria das pessoas, mas que são realidade para algumas minorias.

6ª Dica: Características Profissionais

Como Descobrir Minha Verdadeira Vocação? 7 Dicas Úteis 17

Você já identificou as características dos profissionais de várias áreas de trabalho?

Todo profissional, em sua área específica, tem uma característica específica.  Isso não quer dizer que todos são iguais ou têm personalidades iguais, mas existem traços em comum entre profissionais da mesma área.

Se você é mais introspectivo e não gosta de lidar com pessoas, dificilmente vai gostar de uma profissão onde precisará ser comunicativo e estará o tempo inteiro interagindo com outras pessoas.

Concorda?

Por outro lado, se você não gosta de ficar sozinho dificilmente vai se sentir bem em uma profissão onde não possa dar suas opiniões e precise passar a maior parte do dia afastado e recluso, não é?

Então, enquanto você tenta descobrir a sua verdadeira vocação, pesquise sobre as características específicas de cada profissional. Pesquise sobre as aptidões que um profissional de determinada área precisa ter para se sair bem no ramo de trabalho.

7ª Dica: Saia da Teoria

Como Descobrir Minha Verdadeira Vocação? 7 Dicas Úteis 19

Para descobrir a sua verdadeira vocação é importante que você saia da teoria e vá para a prática, nas áreas que você se imagina trabalhando. É muito importante que você comece a agir.

Uma verdadeira característica do sucesso é correr atrás do que você quer e ama. Então tome uma atitude nesse sentido. A partir do momento que você identificou alguma possível vocação, corra atrás disso. Corra atrás sem medo de errar e ter que voltar atrás da decisão. Corra atrás sem medo de ouvir “não” e ser desencorajado pelos outros.

Se você tiver medo de correr atrás do que quer e do que imagina que possa ser o seu caminho, você nunca sairá do lugar. Quando alguma coisa é importante para você, nunca permita que as circunstâncias desmotivem você.

Você nunca saberá se realmente gosta de algo, se nunca experimentar. Dessa forma você acaba sempre ouvindo mais os outros do que a o seu coração e a sua intuição.

Inclusive, você pode descobrir a sua vocação e ainda assim não saber o que fazer com ela.

Vocação é diferente de talento. Pode-se ter vocação e não ter talento, isto é, pode-se ser chamado e não saber como ir.

Clarice Lispector

Então experimente!

Na Prática a Teoria é Outra

Como Descobrir Minha Verdadeira Vocação? 7 Dicas Úteis 21

Muitas vezes a teoria é bem diferente da prática. É por isso que, depois que começam a trabalhar ou estagiar na área, muitos acabam mudando de carreira depois de formados ou abandonam aquele curso de graduação que acreditavam ser perfeito para eles.

Tome cuidado para não passar vários anos estudando e descobrir só lá na frente que você não serve pra exercer aquilo que tanto estudou. Por isso conheça o máximo possível do dia a dia da sua futura profissão na prática.

Claro que muitas vezes é complicado conseguir trabalhar ou estagiar temporariamente sem possuir experiência, mas você pode conversar com pessoas que trabalham na área e, inclusive, visitar empresas para conversar com as pessoas responsáveis e perguntar se é possível passar alguns dias observando como funciona a rotina daquela profissão.

Isso vai ajuda-lo a evitar algumas decepções porque você vai entrar no meio de trabalho já sabendo mais ou menos como ele funciona e com a certeza de que é aquilo realmente o que você quer.

Conclusão

Entender como descobrir a verdadeira vocação não é uma tarefa fácil e exige muita reflexão, pesquisa, aprendizados e prática.

A maior parte das pessoas estão confusas e não sabem por qual caminho seguir, isso é extremamente normal.

É normal se sentir perdido, especialmente quando você tem que tomar uma decisão tão difícil, em tão pouco tempo, com tão pouca idade. Acredite, eu entendo você. Eu já passei por isso.

Na minha época, eu não fazia a mínima ideia sobre como descobrir minha verdadeira vocação. E eu só consegui descobri-la após muitos anos. Da mesma forma você precisa ter paciência, respeitar o seu tempo e buscar proativamente pela sua vocação. Talvez você encontre rapidamente a sua vocação, talvez demore um pouco mais. E está tudo bem.

O que você nunca pode fazer é ignorar a si mesmo e se conformar em escolher uma profissão qualquer, uma carreira pela qual você não nutra paixão e nem vontade em desempenhar, mas que acaba escolhendo em função da pressão social ou“estabilidade financeira”. Essa é a receita para se tornar um ser humano triste e infeliz.

Você precisa, acima de tudo, ser fiel a si mesmo e gostar do que faz. Porque é só assim, desempenhando uma função que faça os seus olhos brilharem, que você sente autorrealização e se reconhece naquilo que faz. Essa é a receita para a felicidade 🙂

E se você se interessa por desenvolvimento pessoal, clique aqui e conheça o meu treinamento avançado que vai ajudar você a subir para o próximo nível.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

16 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket