Como Fazer um Planejamento de Vida Passo a Passo em 5 Etapas

Um belo dia você acorda, se olha no espelho e se sente extremamente incomodado. A sua vida não é a vida que você quer viver.

A sua rotina não é aquela que você sonhou para si mesmo, você não tem tempo para nada, está sedentário, a sua vida financeira não vai bem, o seu relacionamento está estagnado e você está estressado por causa do trabalho.

Então você pensa:

O que eu fiz errado?

Não foi o que você fez de errado, mas principalmente o que você deixou de fazer corretamente: um planejamento de vida eficaz.

Mas calma, a culpa não é sua. Você não foi ensinado a planejar a vida. Essa é a questão, não ensinaram a você como fazer um planejamento de vida.

E você não está sozinho, a maioria das pessoas não sabe como planejar a vida e não constrói um plano de vida.

Somos induzidos a deixar a vida nos levar, o que é uma perigosa atitude. Mas que bom que agora você tomou consciência disso e chegou até aqui.

Se você não quiser chegar no fim da vida e se arrepender porque não aprendeu como construir um plano de vida, continue lendo este artigo porque eu vou ensiná-lo como fazer um planejamento de vida passo a passo em 5 etapas.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

1ª Etapa
Definir Objetivos

Como Fazer um Planejamento de Vida Passo a Passo em 5 Etapas 1

A primeira etapa é muito simples.

Quais são os seus objetivos para cada uma das áreas da sua vida?

Apesar de ser simples, não é fácil. Você já parou para pensar e definir especificamente cada um dos seus objetivos em cada área da vida?

Provavelmente não, porque as pessoas não querem “perder tempo” pensando em objetivos.

Temos tão pouco tempo ultimamente que, quando chegamos em casa pela noite, a única coisa que queremos fazer é deitar na cama e assistir Netflix ou mexer no celular.

Mas eu sinto informar: você nunca vai conseguir planejar a vida sem, antes de tudo, definir claramente cada objetivo de vida para cada área da vida.

Se você não se responsabilizar por criar o seu plano de vida, você já sabe, você vai viver o planejamento que terceiros vão fazer por você. E talvez você até já esteja vivendo isso, o que é muito preocupante.

Então quais são as áreas mais importantes da sua vida?

Basicamente, existem 5 corpos principais em nossas vidas:

  1. Corpo Físico
  2. Corpo Mental
  3. Corpo Emocional
  4. Corpo Social
  5. Corpo Espiritual

E dentro destes 5 grandes corpos, existem muitas áreas, como por exemplo:

  • Saúde
  • Família
  • Finanças
  • Lazer
  • Amigos
  • Amor
  • Carreira/Trabalho
  • Produtividade/Tempo
  • Aperfeiçoamento Pessoal/Estudos
  • Espiritualidade/Propósito/Realização

Podem existir algumas áreas menores dentro de cada uma das grandes áreas, mas tudo o que você deseja na vida se encontra dentro de algumas dessas áreas.

Então faça isso agora.

Pense a respeito sobre o que você deseja realizar especificamente em cada uma das áreas citadas. As áreas que façam sentido para você.

Uma boa dica é pensar nos principais papeis que você desempenha hoje na vida: pai, filha, irmão, amigo, profissional, estudante, marido, esposa, atleta, professora etc.

Quais são, dentre todos os papeis que você representa, os mais importantes para você?

Quais são os seus papeis mais atuantes e relevantes hoje? Quais você gostaria de exercer no futuro? Quais você sabe que precisa exercer mais, com mais excelência?

Este exercício vai ajudá-lo a definir objetivos para todas as áreas da sua vida.

Então agora pegue uma folha de papel e anote cada objetivo para cada área da vida de maneira simples. Por exemplo:

– Área A | Objetivo X
– Área B | Objetivo Y
– Área C | Objetivo Z

E assim sucessivamente até você criar objetivos para todas as áreas que fazem sentido pra você, para a sua vida e para o seu contexto.

2ª Etapa
Objetivos em Metas

Como Fazer um Planejamento de Vida Passo a Passo em 5 Etapas 3

Um objetivo não é a mesma coisa que uma meta. Criar metas é importantíssimo na sua vida, eu já falei sobre isso várias e várias e várias vezes.

Sem metas você fica a esmo, perdido, sem rumo, sem foco. Você até pode querer algumas coisas, mas acaba não fazendo e não realizando nada.

As metas mantêm você firme e orientam as suas ações, assim como as velas mantêm a estabilidade e garantem que um barco rume para frente.

Não ter metas pode levar você a uma série de fracassos, em todas as áreas da vida.

Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.

 

Lewis Carroll

Se você já estuda sobre desenvolvimento pessoal, você entende perfeitamente a importância das metas, certo?

Mas você realmente já parou para criar metas?

É preciso transformar os seus objetivos em metas.

Então se você não sabe criar metas ou não criou as suas metas ainda, eu escrevi um artigo falando a respeito do melhor método de todos para elaborar metas.

Entre no artigo, crie as suas metas e volte para cá, para dar o terceiro passo.

3ª Etapa
Priorizar Uma Meta

Como Fazer um Planejamento de Vida Passo a Passo em 5 Etapas 5

Você conhece o efeito dominó?

O efeito dominó, também chamado de efeito cascata, acontece quando um efeito é a causa de outro efeito, e esse outro efeito é a causa de mais um efeito, e assim sucessivamente, gerando uma série de acontecimentos.

Imagine várias peças de dominó colocadas sobre uma mesa uma na frente da outra em uma longa fila. Quando você bate na primeira peça, uma a uma, todas vão caindo. Esse é o efeito dominó.

Mas o que isso tem a ver com as suas metas?

Depois de transformar todos os seus objetivos em metas concretas você pode se sentir intimidado por pensar em como será longa a estrada até a conclusão de todas as metas.

Está tudo bem, fique tranquilo, afinal de contas são os seus maiores sonhos de vida e com certeza eles são grandiosos e audaciosos.

Então o que você deve fazer agora é escolher apenas uma meta, dentre todas as metas traçadas, para começar a realizá-la.

Repetindo: uma meta por vez.

E sabe qual meta deve ser escolhida? A mais importante para você agora. A mais importante para você é aquela que vai gerar um efeito cascata na sua vida.

Qual é, no seu momento atual, a meta que pode ser definida como a primeira peça do dominó? Aquela que, quando empurrada, será capaz de derrubar todas as outras com muita facilidade?

Comece por essa meta!

4ª Etapa
Criar um Plano

Como Fazer um Planejamento de Vida Passo a Passo em 5 Etapas 7

Agora é hora de descobrir como você vai alcançar as suas metas.

Primeiramente, descubra como você vai alcançar a sua meta mais importante, aquela que você começará a realizar a partir deste momento.

Quais serão seus passos de ação?

Para você criar um excelente plano, faça-se uma pergunta excelente:

Como eu crio um plano excelente?

A qualidade da pergunta é fundamental para que você atinja excelentes resultados. Quando você se pergunta como vai fazer algo de maneira excelente, o seu cérebro responde de maneira excelente.

Depois de se fazer essa pergunta e já ter encontrando algumas respostas, siga mais alguns passos:

  • Reflita: uma maneira de criar um plano de ação é imaginar já ter conquistado o que você quer conquistar e pensar de trás para frente em todos os passos que foram dados durante o percurso. Pense e anote rapidamente cada um dos passos quando surgirem na sua mente. Se comprometa com a excelência.
  • Pesquise: muitas vezes você não vai saber quais são todos os passos necessários, por isso você deve pesquisar na internet quais são as etapas necessárias para atingir a sua meta específica. Muitas pessoas já fizeram o que você pretende fazer. Aprenda com elas. Novamente, se comprometa com a excelência.
  • Defina marcos: Dependendo do tamanho uma meta pode parecer assustadora no início, mas quando você divide uma grande meta em marcos menores o processo fica mais fácil porque você passa a focar em um único e pequeno passo por vez. Cada passo representa um marco a ser atingido. Defina marcos em ordem de prioridade. Qual marco precisa ser realizado primeiro? Defina do primeiro ao último marco.
  • Estabeleça prazos: crie prazos finais para atingir os marcos e estabeleça recompensas para quando você atingir cada marco.
  • Registre: é importantíssimo dar corpo ao seu plano escrevendo-o por completo. Anote tudo o que você puder a respeito dele.
  • Represente visualmente: após ter o seu plano completamente pronto, crie uma representação visual dele: uma planilha, um gráfico, um fluxograma ou algo do gênero e cole-o na parede do seu quarto.
  • Risque: conforme você atingir cada marco vá riscando no papel e na representação visual aquilo que você já completou.
  • Seja flexível: nem sempre tudo vai sair como você espera, por isso esteja preparado para ter flexibilidade e, muitas vezes, improvisar.
  • Revise constantemente: olhe para o seu plano e se conecte com ele todos os dias, revise-o diariamente e sempre que puder.
  • Aumente o prazo: se for necessário aumente o prazo, mas jamais desista dele. Persista até atingir.
  • Transforme: você vai se transformar ao longo do caminho, e por isso o seu plano pode se transformar. Não necessariamente ele vai se transformar, mas é possível que sim. Então quando você mudar e sentir que precisa mudar o seu plano, não hesite. Mude. Evolução e transmutação constante fazem parte de uma vida bem-sucedida.
  • Crie um novo plano: quando você realmente atingir a sua primeira meta, a meta que pode gerar o efeito dominó, a primeira meta que faz parte do seu plano ideal de vida, parta para realizar a segunda meta criada seguindo todos os passos citados.

5ª Etapa
Eliminar Estressores

Como Fazer um Planejamento de Vida Passo a Passo em 5 Etapas 9

Imagine que você está correndo uma maratona e, já se sentindo bastante cansado, de repente alguém aparece do nada e joga uma pedra em você. Você consegue se desviar, mas gasta energia à toa e perde um pouco do foco.

Mas ok, você continua a correr. Você recupera o foco e volta a correr, mas, do nada, cai um pedaço de madeira nas suas costas e você cai no chão.

Com muito esforço você levanta, sem saber como ou de onde surgiu aquele pedaço de madeira, e bravamente você continua a correr.

Você corre, você está faminto pela vitória, você vai chegar ao pódio, falta pouco. Você está quase lá, a um passo da vitória, mas quando você está quase cruzando a linha de chegada surge um helicóptero e joga uma rede gigante em você.

Você tropeça, cai, se enrola na rede e não consegue levantar, nem ao menos se mover. Você não tem o que fazer. Você desiste da corrida.

Durante a sua trajetória para realizar o seu planejamento de vida sempre existirão estressores. Inclusive, os estressores já estão atrasando a sua vida hoje.

Os estressores drenam a sua energia, força de vontade e motivação, fazendo com que você leve mais tempo para realizar ou não consiga realizar aquilo que deseja.

Estressores podem ser pessoas, situações, ambientes, escolhas, compromissos, até mesmo má alimentação ou hábitos ruins. Enfim, tudo aquilo que leva você na direção contrária da realização das suas metas ou que atrasa a sua chegada, é um estressor.

Por isso você precisa entender quais são os estressores da sua vida:

  • O que está atrasando a sua vida hoje?
  • O que vem drenando a sua energia sem que você perceba?
  • O que pode começar a drenar a sua energia no futuro, no meio da realização da sua meta?
  • O que você vai fazer para eliminar os estressores?

Existem estressores que são cristalinos como água.

Por exemplo, aquele “colega” de trabalho ou vizinho extremamente pessimista que só resmunga e choraminga do mundo, que só vai falar com você para reclamar da vida e acaba transformando você em um receptor de negatividade.

Outras vezes, alguns estressores não estão tão claros assim. E por isso você pode confundir um estressor com algo bom.

Digamos que todo dia pela noite você tenha o hábito de tomar duas doses de uísque para relaxar, afinal você trabalha muito e precisa “desestressar”.

Mas a verdade é que, ao fazer isso pensando estar fazendo algo bom, você terá uma série de consequências negativas.

Você vai dormir mal, vai acordar cansado, com sono, com baixa disposição, sem vontade de realizar exercícios físicos, com baixa energia mental e literalmente saturado.

E por isso já ter se tornado uma rotina, você não percebe. Você acredita que acorda assim mesmo todos os dias, toma um café e bola para frente.

Por isso tenha muito cuidado para não confundir as coisas.

Identifique todos os possíveis estressores da sua vida e toma uma decisão.

Você escolhe continuar com cada um dos sugadores de energia na sua vida, ou prefere se tornar capaz de realizar o seu plano de vida muito mais rapidamente?

Conclusão

Se hoje você não é tão feliz quanto gostaria de ser e sente-se um pouco perdido em relação à vida, fique tranquilo. Você não havia aprendido como fazer um planejamento de vida.

Mas agora que aprendeu eu espero que você realmente coloque em prática os 5 passos: definir objetivos, criar metas, priorizar uma meta, criar um plano, prevenir os estressores.

Não é preciso planejar a vida como um plano de negócios de 70 páginas, mas caso não tome a decisão de realizar um planejamento e, principalmente, executá-lo, você corre o sério risco de passar a vida inteira sendo levado pela correnteza e realizando o plano que outras pessoas vão traçar para você.

Porque uma coisa é certa: quando não elabora um plano para a própria vida com certeza alguém vai elaborar para você. Dessa forma você se torna um coadjuvante da própria história.

No set de filmagem da sua vida você é o diretor que dá as ordens e, ao mesmo tempo, interpreta o papel principal? Ou você simplesmente deixa que as circunstâncias e os outros guiem você?

Quando cria um planejamento eficaz você passa a se tornar o guia da própria vida. As pessoas de sucesso guiam a própria vida. Quem é você?

Vá lá e faça o seu melhor, porque você é bom demais.

E se você quiser ir ainda mais além, se você deseja viver uma vida sem limites, baixe o meu livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites de graça.

Descubra como mudar de vida radicalmente e passo a passo.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

12 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket