Como Ser um Homem de Sucesso: 27 Poderosos Hábitos

Como ser um homem de sucesso? Você já se perguntou por que alguns homens têm muito sucesso? Por que enquanto uns têm muito, outros vivem vidas infelizes?

Eu venho me fazendo essa pergunta, estudando a respeito e tomando ações diárias para chegar ao sucesso, há mais de 10 anos.

E você sabe como você pode se tornar capaz de realizar qualquer sonho?

Durante a última década eu entendi que um fator crucial para você ter sucesso na vida é criar hábitos de sucesso.

Porque como dizia Ovídio, um antigo poeta romano:

Nada é mais forte que o hábito.

Por isso continue lendo este artigo se você quiser descobrir como se tornar um homem de sucesso a partir de 27 grandes hábitos.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Como Ser um Homem Bem-Sucedido?

O primeiro grande hábito, e um bônus do artigo, é o hábito de definir grandes metas.

Antes de tudo, antes de criar qualquer hábito, antes de pensar em como ser um homem de sucesso, você deve definir um significado para o seu sucesso.

Dizer “eu quero ser bem-sucedido” representa pouco. Você realmente sabe o que você busca? O que representa o seu sucesso?

Dra. Gail Mathews, professora da Universidade Dominicana, EUA, realizou uma pesquisa com 267 participantes e descobriu que pessoas que anotam suas metas têm 42% mais chances de concretizarem seus sonhos.

Eu venho buscando consistentemente pelo sucesso em todas as áreas da minha vida, mas eu comecei com uma definição clara em uma área bem específica.

O fato é que em alguns momentos você vai balançar mais para uma área do que para outra. Só que com o tempo é possível chegar ao equilíbrio.

Além disso, quando você tem sucesso em alguma área, é muito mais fácil replicar os mesmos resultados em outra. Sabe por quê?

Porque o sucesso é uma atitude mental.

Napoleon Hill foi um homem que passou 20 anos de sua vida investigando como as pessoas obtém sucesso.

Ele definiu em seu livro, A Lei do Triunfo, que o primeiro passo que você deve dar é definir claramente um objetivo.

Então você deve começar com uma grande meta e escrevê-la no papel.

Qual é a sua meta?

Quem já esteve na Lua já não tem mais metas na Terra.

Edwin Aldrin

Hábitos Das Pessoas Bem-Sucedidas

Não basta apenas definir o seu grande sucesso, você também deve desenvolver os hábitos que serão capazes de levar você até lá.

Uma vida de sucesso é um hábito. Você realiza ações diárias consistentemente todos os dias, até que elas se tornem automáticas. Se você fizer isso e continuar sendo consistente, um dia, você atinge o seu grande sonho.

Não há nada de tão absurdo que o hábito não torne aceitável.

Cícero

Quando você inicia uma nova prática ou atividade, ela sempre vai ser difícil. Você não tem habilidades e nem familiaridade.

A partir do momento que você repete, e repete, e repete, e repete, e repete, até criar o hábito, ela se torna uma segunda natureza.

Como disse Charles Duhigg, em seu best-seller, O Poder do Hábito:

Em certo momento, todos nós decidimos conscientemente o quanto iríamos comer e quando sairíamos para correr. Depois paramos de fazer escolhas, e o comportamento tornou-se automático. É uma consequência natural da nossa neurologia. E entendendo como isso acontece, você pode reconstruir esses padrões do jeito que quiser.

Então agora eu vou mostrar quais são os 27 hábitos de muitas pessoas que se destacam da maioria e alcançam os sonhos que possuem.

1. Autoconhecimento

A maioria das pessoas não se conhece. Autoconhecimento é fundamental para ter sucesso. Com certeza você já ouviu a frase grega…

Conhece-te a ti mesmo.

Não é?

Uma antiga enciclopédia grega, diz que “o provérbio é aplicado àqueles que tentam ultrapassar o que são”, ou ainda “um aviso para não prestar atenção à opinião da multidão.”

O autoconhecimento é o processo de investigação de si próprio.

Só você sabe quem você é de verdade – ou deveria saber. Só você sabe por tudo aquilo que você passou. Só você sabe quem você é capaz de se tornar.

Não acredite naqueles que não acreditam em você. E para você não acreditar neles, você deve conhecer a si mesmo.

Assim você cria a autoconfiança necessária para atingir qualquer resultado na vida. Independente de expectativas e opiniões externas, você prevalece.

Qualquer situação na qual você se encontre é um reflexo exterior do seu estado interior de existência.

El Morya Khan

Você deve criar o hábito de questionar a si próprio, todos os dias. Dessa forma você sempre vai dar mais um passo em direção ao autoconhecimento.

Para começar a se conhecer, inicie com um dos maiores questionamentos da vida.

Responda: Quem sou eu?

2. Acordar Cedo

Essa não é uma regra exata para todas as pessoas de sucesso. Muitas acordam cedo, outras não.

De modo geral, a maioria das pessoas bem-sucedidas acordam cedo. Elas aproveitam o dia e sempre iniciam as manhãs com rituais fortalecedores específicos.

Acordar cedo permite que você tenha calma e clareza mental antes de iniciar o dia.

Pessoas que acordam cedo procrastinam menos do que pessoas que acordam tarde. Foi o que um estudo de Juan Francisco Díaz-Morales, da Complutense University, na Espanha, mostrou.

Criar o hábito de acordar cedo permite que você seja mais proativo, organizado e tenha mais tempo para agir.

Uns sonham com o sucesso, nós acordamos cedo e trabalhamos duro para consegui-lo.

Abilio Diniz

Eu criei o hábito de acordar todos os dias às 5h. Isso me proporciona tempo necessário para meditar, ler e praticar exercícios físicos antes de iniciar o meu dia de trabalho.

Eu criei este hábito quando percebi que eu dormia às 22h e acordava às 6h. O problema é que das 21h às 22h, já cansado, eu assistia inutilidades na televisão apenas para me distrair (e não tem problema nenhum nisso, mas no momento assistir TV não está na lista de prioridades da minha vida).

Sendo assim, eu decidi dormir às 21h e acordar todos os dias às 5h. Foi uma grande troca!

Talvez você acorde mais cedo para iniciar uma rotina de exercícios físicos ou, quem sabe, para ler. Ou ainda pode ser para organizar melhor o seu dia.

Porque quando você se atrasa para trabalhar ou estudar, o dia já começa estressante. Isso pode comprometer todo o resto da sua rotina.

Não importa qual seja a sua intenção, acordar mais cedo sempre é muito benéfico e eu recomendo que você teste essa dica.

3. Aprendizado Contínuo

Este é um grande hábito das pessoas muito bem-sucedidas: o aprendizado constante.

Todos os dias da sua vida, consistentemente, aprenda algo novo. Adquira novos conhecimentos diariamente. Aprenda por todos os meios que você conseguir: leituras, áudios, vídeos, cursos, palestras etc. Este hábito vai transformar você por completo.

Um estudo da Universidade de Yale apontou que pessoas que leem em média 30 minutos por dia, vivem 23 meses a mais do que pessoas que não leem.

Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.

Henry David Thoreau

Eu não sei se você conhece Andrew Carnegie, mas ele foi um magnata do aço e um dos homens mais ricos que já existiu no mundo.

Andrew Carnegie atribuiu grande parte de seu sucesso aos livros. Seu avô foi a primeira pessoa a criar uma biblioteca pública em sua cidade natal, Dunfermline, Escócia.

Carnegie afirmava que os líderes são leitores e que a riqueza surge do conhecimento e da expansão constante da mente.

E o fato é que a maioria das pessoas termina a faculdade e para de estudar.

Só que quando você para de estudar, você para de aprender. E quando você para de aprender, você para de evoluir. Por isso, nunca pare de estudar.

Ouça podcasts, leia livros, artigos, assista vídeos, palestras e cursos online. O mundo está lotado de informação. E existe muita informação gratuita e de qualidade. Aproveite.

Um dos meus lemas é nunca terminar o dia sem ter aprendido algo novo. Leve isso para a sua vida também. Evolua diariamente até o seu último dia de vida.

Crie o hábito de adquirir novos conhecimentos todos os dias, nem que seja por apenas 30 minutos.

4. Planejamento

Uma vida sem planejamento é uma vida sem um rumo definido. Uma vida sem um rumo é uma vida sem um propósito claro.

Você precisa se planejar para chegar ao sucesso. Quantas vezes na vida você sentou para planejar a sua vida? Poucas, não foi?

Não nos ensinam que devemos criar um planejamento estratégico para a vida. Não falaram para você que você deveria estruturar metas de longo prazo, objetivos de curto e médio prazo, e ações diárias.

O problema é que quando você não planeja, alguém vai planejar por você. E adivinhe, a sua vida ficará destinada aos planos de outras pessoas.

Infelizmente a maioria das pessoas vive dessa forma, por isso você deve aprender a criar um planejamento estratégico para a sua vida.

Planejar é sinônimo de criar uma estratégia que facilita as suas atitudes e potencializa os seus resultados.

Christian Barbosa, especialista em produtividade pessoal com diversos livros publicados na área, afirma:

Não existe sorte. Quem planeja tem mais sucesso, porque isso ajuda a ter foco. E esse é um dos maiores problemas das pessoas hoje em dia. Com tanto para fazer, se acaba não realizando o que realmente é preciso.

Um antigo provérbio chinês diz o seguinte:

Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado.

Planejamento. Primeiro pense estrategicamente. Depois, agindo inteligentemente, você atinge resultados mais rápidos e mais expressivos.

Mas você também não pode “amolar o machado” eternamente e não agir nunca. Sem ação você não chega em nenhum lugar. Sem planejamento você perde muito mais tempo para chegar. Planejar e agir é mais uma das chaves do sucesso.

Portanto comece a planejar ainda hoje.

É preciso colocar a mão na massa e criar um roteiro no papel com um cronograma para realizar os seus sonhos.

Qual é a sua meta? Quais são as atividades que você deve realizar para atingir a meta? Quando você vai começar a realizar as atividades? Como você vai fazer? Em quais horários?

5. Sistema de Produtividade

Quando eu e você nascemos nós não éramos capazes nem de sobreviver sozinhos, imagine então, pensarmos em produtividade.

O tempo passou, nós crescemos, e agora temos sonhos. Só que para alcançar sonhos, você precisa ser produtivo.

Você não nasceu produtivo, mas você pode aprender como se tornar. A produtividade é uma ciência. E ela é fundamentada em vários pilares.

Você pode fazer mais, em menos tempo, e ainda atingir melhores resultados. Um ponto fundamental para fazer mais em menos tempo é seguir o conselho de Oprah Winfrey:

A questão essencial não é “o quanto ocupado você está”, mas sim com o que você está ocupado.

Se você estuda sobre produtividade, você sabe que existe um mar de informações a respeito desse tema. São muitas técnicas e teorias.

Eu venho estudando sobre alta performance e produtividade há muitos anos.

Ao longo desse tempo eu percebi que a melhor coisa a ser feita é criar um sistema de produtividade próprio.

Sabe por quê?

Porque cada pessoa é diferente uma da outra. Cada pessoa tem uma rotina, atividades e um estilo de vida diferentes. Nós temos ritmos de vida diferentes, por isso temos necessidades e vontades diferentes.

Eu segui várias metodologias de produtividade que, no fim das contas, não eram as mais efetivas para a minha vida – para a minha vida, entendeu?

Por isso, eu criei a minha própria metodologia de produtividade.

Da mesma maneira, você também deve fazer isso. Estude muito sobre produtividade e vá testando tudo o que você aprende.

Vá, como eu disse no início do artigo, conhecendo a si mesmo e adaptando. Perceba o que funciona e o que não funciona especificamente para você. Dessa forma, progressivamente, crie o seu sistema de produtividade único.

6. Foco

Um dos grandes hábitos desenvolvidos por pessoas que chegam mais longe é o hábito do foco concentrado.

Qual é a sua capacidade de focar em uma meta? Em uma atividade? Em uma única coisa?

Quando decide focar em algo, você precisa passar a desfocar de muitas outras. O foco é mais do necessário para chegar aonde você quer. E se você realmente aprender a focar, você chega.

Se você deseja de verdade realizar um grande sonho, comece a focar todas as suas energias para realizar esse sonho. Do contrário, vai ser difícil chegar lá.

Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.

Steve Jobs

Aprenda a criar o hábito consistente de focar nas atividades que farão com que você consiga atingir o seu sucesso.

E se você quiser se tornar um dos melhores do mundo, siga o conselho do maior investidor do mundo:

A diferença entre pessoas bem sucedidas e pessoas realmente bem sucedidas é que as pessoas realmente bem sucedidas dizem não a quase tudo.

Warren Buffett

Se você quer emagrecer, foque em reestruturar a sua alimentação e realizar exercícios físicos todos os dias. Se você deseja aprender inglês, foque em estudar a língua inglesa diariamente. Se você quer aprender a investir, foque em estudar sobre investimentos todo santo dia.

A sua grande meta deve permanecer sempre presente na sua vida. Ela deve fazer parte do seu dia a dia e dos seus pensamentos.

A maioria das pessoas começa algo e desiste, começa algo e desiste, começa algo e desiste. É preciso ter foco!

Esteja muito ciente de que uma escolha envolve muitas “desescolhas”. Focar em uma coisa exige que você tire o foco de muitas outras. Crie o hábito de “desescolher”.

7. Um Passo Por Dia

Não se desespere pensando que você precisa realizar um mar de coisas todos os dias para atingir um grande sonho.

Se você puder se dedicar em período integral para realizar uma grande meta, ótimo. Mas se você é como a maioria das pessoas, você não pode viver exclusivamente para buscar o seu sucesso específico.

Você tem outras prioridades na vida, prioridades que o forçam a continuar agindo por elas. Você não pode simplesmente abandonar o barco e jogar tudo para cima. Existem pessoas que dependem de você. E você não pode falhar.

Você não é o único nesse caminho. Milhares de pessoas que se tornaram pessoas de sucesso também não podiam abandonar o barco, mas elas chegaram lá.

Sabe como elas chegaram? Dando pelo menos um passo por dia.

Dê pelo menos um passo, só mais um, todos os dias. Não importa o que aconteça durante o seu dia. Porque se você der um passo por dia, e nunca falhar, um dia você chega.

“Ah mas assim eu vou levar 5 anos.”

Ok, e daí? Então você vai desistir do seu sonho? Então você vai se conformar que “realmente não dá mesmo”? O que são 5 anos frente a uma vida inteira?

Essa é a jornada de um vencedor. Ou você faz, ou você desiste.

Uma longa viagem começa com um único passo.

Lao-Tsé

Qual será a sua decisão? Crie o hábito de todos os dias realizar alguma atividade que vai levá-lo a realizar a sua grande meta.

Lembre-se: pelo menos um passo por dia.

8. Uma Coisa de Cada Vez

Crie o hábito de fazer apenas uma coisa de cada vez. Quando você tenta fazer mais do que uma coisa, você acaba se frustrando porque nada sai bem-feito.

Quando você faz apenas uma coisa de cada vez, você consegue maximizar toda a sua energia, foco e concentração. O resultado é que você realiza uma atividade mais rápido e melhor.

A ciência comprova que realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo é improdutivo e gera um declínio mental. Realizar várias tarefas ao mesmo tempo gera um efeito parecido ao de passar uma noite inteira acordado. Você sabia disso?

A Universidade de Londres descobriu em um estudo que o modo multitarefa gera um declínio na pontuação de QI.

O cérebro humano não consegue direcionar atenção total para duas atividades ao mesmo. Então se mantenha 100% presente no momento e 100% focado apenas naquilo que você estiver fazendo.

Eu costumava fazer muitas tarefas juntas. Quando eu comecei a empreender na internet iniciei muitos projetos paralelos ao mesmo tempo. A consequência foi que eu dividia a minha energia entre todos eles e não conseguia obter resultados em nenhum.

Para ser eficaz e atingir resultados mais rapidamente, crie o hábito de fazer apenas uma coisa de cada vez. Direcione todas as suas energias apenas para o momento e atividade presente.

9. Longo Prazo

Nós queremos tudo para ontem. Eu quero tudo para ontem. E você? Nós somos impacientes, ansiosos, preocupados. Mas a vida, na maioria das vezes, não se importa com a maneira com que nós somos.

A vida vai passar por cima das pessoas que estão presas ao prazer imediato do curto prazo. Para chegar aonde você quer chegar, é preciso ter uma visão de futuro. É preciso enxergar um futuro brilhante, em longo prazo.

Nenhum sucesso duradouro é construído rapidamente. Nenhum grande objetivo será realizado da noite para o dia. Portanto pense em longo prazo porque pensar em curto prazo só gera frustração.

Segundo o Statistic Brain Research Institute, 62,2% das pessoas na casa dos 20 anos e 83,7% das pessoas com mais de 50 anos que traçam um objetivo a cada ano, não realizam seus objetivos.

As pessoas tentam, não conseguem, e desistem. Elas só enxergam as recompensas imediatas e não veem a grande recompensa futura.

Muitos começam a fazer academia em setembro para emagrecer para o verão, não conseguem, e desistem. A maioria das pessoas estuda inglês por 6 meses, não aprende, e desiste. Muitas pessoas iniciam um negócio e, algum tempo depois, sem resultados expressivos, desistem.

Quando você aprende a jogar o jogo do longo prazo, você vence. O longo prazo permite que você atinja a maestria. E quando você se torna mestre, você se torna extraordinário.

Mozart começou a tocar piano aos 4 anos de idade. Ele passou 17 anos praticando todos os dias para, aos 21 anos, lançar a sua primeira obra-prima.

Adote o ritmo da natureza. O segredo dela é a paciência.

Ralph Waldo Emerson

Quando você criar o hábito de enxergar, pensar e tomar atitudes visando o longo prazo, grande parte do seu sucesso estará garantido. O longo prazo é essencial em qualquer jornada, em qualquer área que você queira chegar ao sucesso.

10. Viver o Processo

Um grande erro que cometemos na vida é pensar que o sucesso é somente um lugar de chegada.

“Quando eu comprar um apartamento novo eu vou ter sucesso.”

É claro que esse pode ser um grande sucesso. Só que ele não é só isso. Esse sucesso é muito rápido, passageiro, e logo a felicidade vai embora.

O sucesso não é apenas ter comprado um apartamento novo. A resiliência que você adquiriu, a capacidade de preservar a sua visão, de poupar e investir, isso é sucesso.

A nova pessoa que você precisou se tornar para alcançar o que você queria representa o sucesso. Cada etapa da caminhada forma o sucesso. A jornada completa é o sucesso.

Não existe caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho.

Thich Nhat Hanh

Ou seja, você deve viver e aproveitar o sucesso. Todo passo do caminho deve ser desfrutado. Cada minuto durante a sua trajetória deve valer a pena.

Quem acredita que o sucesso é apenas um ponto final, vai se enganar profundamente. Até porque quando você chega “no ponto final”, logo você cria outro “ponto final.”

Nunca vai acabar, você sempre vai desejar escalar a próxima montanha. E isso é ótimo. Mas esteja ciente que você deve viver a jornada muito mais do que a “chegada”. Vibre quando chegar, comemore, sinta a felicidade do momento. Só que, principalmente, crie o hábito de viver o processo do sucesso.

Aproveite o percurso inteiro.

11. Enfrentar Seus Medos

O medo é um sentimento inato do ser humano. Já nascemos com medo. Se não fosse assim, não existiríamos mais como espécie.

Se nossos ancestrais, há 15.000 anos, não fugissem de um leão eles teriam morrido e nós não estaríamos aqui hoje. O medo surgiu como uma adaptação para a sobrevivência dos seres humanos.

Hoje não precisamos mais enfrentar leões e tigres-dentes-de-sabre, mas precisamos enfrentar, e muito, os nossos maiores medos, feridas e receios.

E se der tudo errado? E se eu falhar? E se rirem de mim? E se não gostarem? E se me julgarem? E se… e se… e se?

Essa expressão vai surgir constantemente na sua mente quando você decidir ter sucesso. Ela sempre vai permanecer na sua cabeça.

O seu grande papel é vencer o medo, é agir apesar do medo. Você não pode se paralisar pelo medo, você não pode ficar imóvel, porque se você não se mexer, nada vai acontecer. Pessoas corajosas têm medo, têm muito medo, mas elas enfrentam os próprios medos.

Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.

William Shakespeare

Eu tinha medo de ser julgado. Eu tinha medo de me expor. Eu tinha medo de falhar. Eu tinha medo de não conseguir. Eu tinha medo de me sentir um fracassado.

E tudo isso aconteceu comigo. Eu me expus, fui julgado, falhei, não consegui e muitas vezes me senti um fracassado. Só que eu enfrentei os meus medos.

E sabe do que mais?

O tempo passou e eu continuei. Eu continuei levantando todos os dias, continuei correndo atrás dos meus sonhos e continuei enfrentando todos os meus medos, dia após dia.

E o que aconteceu é que os meus medos se tornaram irrelevantes. Não tenho mais medo de me expor, der ser julgado, de falhar, de não conseguir e me sentir um fracassado. Eu venci esses medos.

É isso o que você também precisa fazer, enfrente os seus medos. Eu falo por experiência própria que a melhor maneira para você vencer os seus medos é enfrentá-los.

Se você tem medo de gravar vídeos, grave. Se você tem medo de falar em público, fale. Se você tem medo de passar vergonha, passe. Se você tem medo de conversar com pessoas, converse.

Seja qual for o seu medo, enfrente. Fique cara a cara com ele. Porque você vai vencer. Com o tempo você vai perceber que os seus maiores medos vão acabar porque você vai se tornar maior do que todos eles. Enfrente todos os seus medos, um a um. Mostre para si mesmo que você é maior do que eles.

Uma regra que eu uso para vencer os meus medos é não pensar, apenas fazer. Crie o hábito de, quando sentir medo, agir rapidamente, sem pensar a respeito.

12. Liderar

Você é um líder?

Muitas pessoas pensam que não são líderes. Mas elas são. Todos somos. Eu sou. Você é.

“Eu não nasci para ser um líder. Prefiro ficar aqui no meu cantinho.”

Você pode não ser um líder de uma empresa. Você pode não ser o líder da sua turma. Você pode não ser o líder do seu trabalho. Mas você é um líder.

Você é o líder da sua família. Você é o líder da própria mente. Você é o líder da própria vida. Você é o líder de si mesmo. Ou pelo menos, deveria ser.

Portanto aja como um líder. Não espere que as outras pessoas façam isso por você. Vá lá e faça por si mesmo. A responsabilidade por tudo que acontece na sua vida, é sua.

Você sabia que 61% das pessoas têm medo de assumir um cargo de liderança? Foi o que a Persona Consultoria e Treinamentos descobriu ao realizar uma pesquisa.

E você? Você tem medo de liderar? Homens bem-sucedidos são líderes. Eles aprenderam a desenvolver a liderança e aprenderam a liderar.

Leia novamente a última frase.

Homens de sucesso desenvolveram a habilidade de liderança. A liderança é desenvolvida, e não inata, como muitos pensam.

“Fulano nasceu para ser líder”.

Eu não acredito nisso. Eu acredito no autodesenvolvimento. Eu acredito no poder do desenvolvimento pessoal.

Em um momento da minha vida eu usava todas as minhas forças para fugir de qualquer papel relacionado à liderança. Eu deixava para os outros fazerem. Eu não queria liderar.

Só que quando você deixa a liderança nas mãos de outras pessoas, você automaticamente deixa a sua vida nas mãos alheias.

É difícil liderar uma cavalaria se você não sabe montar a cavalo.

Adlai Stevenson

Se você não tem a capacidade de liderar a si próprio, você não vai conseguir liderar mais ninguém. A primeira pessoa que você deve aprender a liderar, é a si mesmo.

E o grande hábito que você deve criar para começar a se liderar, é o hábito do gerenciamento de emoções. A habilidade para gerenciar positivamente as suas emoções negativas é a chave para você ser um grande líder.

Crie o hábito de liderar a si mesmo.

13. Decidir

Uma pessoa bem-sucedida é uma pessoa com um forte poder de decisão.

Pessoas de sucesso decidem rapidamente e alteram suas decisões, quando alteram, lentamente. Esse é um hábito marcante de um vencedor, o hábito de decidir firmemente.

Em todos os momentos de nossas vidas precisamos tomar decisões. E muitas vezes nos desesperamos por não saber qual decisão tomar.

Decidir dá medo. Dá medo porque não sabemos se estamos tomando a decisão certa. Porém, para mim, o que mais dá medo é não decidir, é ficar à mercê das circunstâncias ou de outras pessoas.

Quando você cria o hábito de tomar decisões, você passa a comandar a própria vida. Portanto você deve desenvolver a sua capacidade de decisão para ter sucesso.

Toda decisão acertada é proveniente de experiência. E toda experiência é proveniente de uma decisão não acertada.

Albert Einstein

Para ter sucesso muitas vezes você precisará correr riscos. E você deve correr riscos, mas deve correr riscos calculados.

Para decidir com eficácia, analise racionalmente os prós e os contras das consequências de suas decisões, mas em seguida siga o seu coração e a sua intuição. Lembre-se que você é o líder. E é o líder que decide.

Muitas vezes você vai tomar a decisão errada. Nessas horas você deve tomar uma nova decisão e ajustar os planos. Memorize a frase de Einstein.

Pior do que tomar uma decisão errada, é não tomar decisão nenhuma. E pior do que não tomar decisão nenhuma, é deixar que outros decidam o que é o melhor para a sua vida.

Não decidir é decidir não decidir. Por isso é decisivo na sua vida criar o decisivo hábito de tomar decisivas decisões!

14. Dominar as Próprias Emoções

O quanto você é capaz de dominar as próprias emoções? O quanto você é capaz de agir ao invés de reagir?

O cérebro primitivo sempre gera reações emocionais instintivas, muitas vezes destrutivas. Só que você deve aprender a dominar as emoções negativas.

Como eu já falei, o fato de gerenciar as suas emoções está completamente ligado ao fato de liderar a si mesmo. E liderar a si mesmo está completamente atrelado ao seu sucesso.

Daniel Goleman afirma em seu livro Trabalhando Com a Inteligência Emocional que:

As capacidades implícitas da inteligência emocional são vitais para que as pessoas adquiram com êxito as competências necessárias para ter sucesso no trabalho.

Aprender a gerenciar as emoções adequadamente é necessário para ter sucesso em qualquer área da sua vida.

Quando algo ruim ocorre, um fracasso surge, quando aquilo que você esperava não dá certo, o que acontece? Você é abalado?

Em caso afirmativo, na realidade, saiba que você não é abalado, você se deixa abalar. Nada pode abalar você, exceto aquilo que você permita abalar. Ou seja, você pode escolher entre sentir o baque ou não, entre se abalar ou não.

É simples, não é fácil, mas é possível.

Para toda ação existe uma reação. Essa é uma verdade não só na física. Quando alguém grita com você, você vai reagir de alguma forma. Como você vai reagir, é uma escolha sua. Você pode escolher.

Crie o hábito de escolher a sua reação diante de cada problema que surgir na sua vida. É uma atitude que pode se tornar um hábito. Se você realmente fizer, em um momento você vai perceber que se tornou maior que qualquer problema.

15. Viver Uma Vida Simples

Muitas pessoas bem-sucedidas vivem vidas simples.

Uma vida simples não é uma vida miserável, contando cada moeda, juntando cada trocado. Viver de maneira simples é viver sem extravagâncias e sem luxos desnecessários. Viver uma vida simples significa viver com tudo aquilo que você realmente necessita. Não com tudo aquilo que você deseja. É viver com conforto, mas sem esbanjar.

Quando você vive de maneira simples, você aprende a se desapegar do material. Você entende que o sucesso é muito mais do que dinheiro. Mesmo que você tenha a possibilidade de comprar um terno de R$5.000,00 ou uma bolsa de R$7.000,00, você não precisa disso. É burrice gastar dinheiro assim.

Quando você vive de maneira simples, a vida também fica muito mais fácil. São menos preocupações, menos ansiedade, menos estresse.

Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo, vive há mais de 50 anos na mesma casa e usa um carro barato.

E será que você deve fazer o mesmo? Talvez sim, talvez não. A escolha é sua. Só não podemos negar que o Buffett é um homem muito bem-sucedido financeiramente. Então alguma coisa nós podemos aprender com ele, não é verdade? E não é só ele que vive uma vida simples.

No livro Bilionários, Ricardo Geromel mostra que o primeiro grande hábito dos ricaços é: Bilionário Gosta Mais de Ganhar do Que de Gastar!

O verdadeiro prazer está em construir, não em ter.

George Joseph

Você não precisa de muito para ser feliz. E quanto menos você gasta em coisas inúteis, mais você consegue investir de modo inteligente o seu dinheiro. E quanto melhor você consegue investir o seu dinheiro, mais liberdade você tem, mais pessoas você pode ajudar, mais você consegue se expandir para o mundo.

Portanto comece a refletir sobre o que você realmente precisa e sobre o que você deseja. Pare de gastar dinheiro à toa e crie o hábito de viver uma vida simples.

16. Aprenda a Dizer “Não”

Quantas vezes você foi a uma festa que não queria ter ido? Quantas vezes você foi a um evento que não gostaria de ir?

Quantas vezes você aceitou um trabalho que não gostaria de aceitar? Quantas vezes você assumiu um compromisso que não gostaria de ter assumido? Quantas vezes você disse ‘Sim’, quando sabia que deveria dizer ‘Não’?

É incrível, mas mesmo sabendo que vamos nos prejudicar é difícil para a gente dizer não. Nós não queremos parecer ingratos, indelicados, insensíveis, egoístas.

Só que ao dizer ‘Sim’ quando você precisa dizer ‘Não’, você coloca o interesse das outras pessoas na frente das suas necessidades. Por isso, muitas vezes, é necessário dizer ‘Não’.

Você precisa aprender a dizer ‘Não’. Caso contrário, você pode ficar sempre realizando atividades e apagando incêndios para outras pessoas.

Sempre que você se deparar com uma questão relacionada a dizer ‘Sim’ ou ‘Não’, pergunte-se:

Eu posso me comprometer 100% com esta atividade sem comprometer o foco maior da minha vida neste momento?

Dependendo da sua resposta, você já sabe o que responder para a outra pessoa.

Por muito tempo eu fiquei dizendo ‘Sim’ para situações que eu queria dizer ‘Não’. Eu fazia isso pela pressão social, pela pressão dos amigos, da família etc.

Só que uma hora eu percebi que estava constantemente traindo as minhas convicções e visões de mundo. Eu me tornava alguém que eu não era e não queria ser, pelo simples fato de não conseguir dizer ‘Não’ olhando nos olhos das pessoas.

O mais importante que aprendi a fazer depois dos quarenta anos foi a dizer não quando é não.

Gabriel García Márquez

Desenvolva o hábito de dizer ‘Não’ com cordialidade e simpatia.

17. Se Afastar de Pessoas Negativas

Muitas vezes você conta para alguém que vai começar um novo projeto e vai perseguir uma nova e grande meta, mas o que acontece?

Você recebe um balde de água fria na cabeça. A pessoa diz para você que não é fácil, que é só para quem tem sorte, para quem tem dinheiro, para quem nasceu com talento etc.

Você já passou por essa situação? Eu vivi isso inúmeras vezes. Eu perdi a conta de quantas vezes fui desacreditado por pessoas que não acreditavam nos meus sonhos. Inclusive, pessoas muito próximas de mim.

Só que o problema de dar ouvidos para pessoas negativas é que você também passa a acreditar que não vai conseguir. Você passa a acreditar que é só para quem tem “sorte, talento, boa família”, ou o que quer que seja.

A consequência desastrosa é que você mesmo passa a se desacreditar e começa a se autossabotar, e assim você nem começa.

Um hábito que pessoas de sucesso cultivam é o hábito de eliminar de suas vidas as pessoas negativas. Como um vírus, a negatividade é contagiosa.

Se você não começar a se afastar das pessoas que o levam para baixo, você vai ser levado, e vai permanecer lá. Infelizmente essa é a triste verdade.

Por outro lado, quando você para de ouvir essas pessoas a sua vida começa a melhorar muito. Faça o teste, pare de entrar em contato com pessoas negativas. Crie o hábito de eliminar da sua vida qualquer negatividade alheia.

E indo além, acabe com o hábito de assistir noticiários, caso você tenha esse hábito. Eles são uma fonte inesgotável de negatividade.

18. Sorrir

Sorrir pode parecer clichê. Você pode pensar que estou falando para você viver em mundo de fantasia totalmente cor de rosa. E eu não tiro a sua razão. Eu também pensava assim.

Só que eu passei a prestar atenção no poder do sorriso quando eu comecei a estudar mais a fundo o que o ato de sorrir gera. E eu pude perceber isso através da ciência.

Segundo 3 pesquisadores americanos, sorrir deixa você mais criativo e amplia a sua cognição. Além disso, um estudo realizado Universidade de Aberdeen, na Escócia, descobriu que fotos de mulheres sorrindo foram consideradas mais atraentes pelos homens.

Em 2011 Ron Gutman palestrou no TED e falou sobre o poder oculto do sorriso descoberto pela ciência. Se você quiser saber mais, basta assistir o vídeo.

E você pode dizer que já tentou sorrir, sorrir e sorrir, mas nunca percebeu nenhum benefício. Mas aí eu pergunto para você: você fez por fazer, durante alguns dias, ou criou o hábito de sorrir todos os dias?

Todos os dias pela manhã eu paro na frente do espelho e sorrio por 1 minuto olhando para mim mesmo. A diferença entre ter benefícios ou não com essa prática está em criar o hábito.

Quando você começa a sorrir por alguns dias e logo desiste, o que geralmente nós fazemos, você não tem resultados satisfatórios. Você não cria o hábito e nada acontece. Mas se você persistir em sorrir todos os dias pelos próximos 2 meses, você vai criar o hábito e vai entender esse grande poder.

Afinal, como sempre ouvimos:

Sorrir é o melhor remédio.

Confie em mim. E na ciência.

19. Escrever

Qual a relação da escrita com o sucesso? Criar o hábito da escrita pode parecer meio estranho quando você pensa em atingir o sucesso.

Escrever faz você refletir sobre a própria vida, sobre seus sonhos, metas e desejos. Escrever libera o seu poder criativo e a sua imaginação. Escrever faz com que você organize melhor os seus pensamentos, o que gera uma melhora no seu poder de argumentação.

Escrever faz com que você fale melhor. Escrever mostra o quanto você de fato evolui, porque você percebe o seu progresso dia após dia.

Enfim, escrever faz você crescer muito como pessoa.

Um estudo publicado em 1999 por James W. Pennebaker e Janel D. Seagal mostrou que escrever sobre experiências pessoais importantes de forma emotiva por apenas 15 minutos, ao longo de 3 dias, gera melhorias na saúde mental e física.

Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo.

Fernando Pessoa

Você não precisa saber escrever. Eu mesmo não sabia. Na escola e na faculdade eu era um péssimo escritor e eu não gostava escrever.

Você conhece alguém que fica olhando para o papel com a caneta na mão sem escrever uma palavra durante 40 minutos em uma redação? Eu era essa pessoa. Hoje não mais.

Então, você, escreva!

Comece a escrever e crie o hábito. Escreva qualquer coisa. Você não precisa mostrar para ninguém. Pode ser um blog, um livro, um diário, pensamentos aleatórios e até mesmo as suas emoções.

20. Aprender a Ouvir

Um dos maiores hábitos que um homem de sucesso pode cultivar é o hábito de ouvir plenamente as outras pessoas.

Quando você fala muito você aprende pouco porque você transmite aquilo que já sabe. Quando você fala menos e ouve mais, você começa a aprender com todos.

Quando você passa mais a escutar do que falar, você começa a aprender no mínimo o dobro do que aprendia antes.

Novamente, no livro Bilionários, Ricardo Geromel mostra que outro dos 8 grandes hábitos dos bilionários é escutar plenamente. Eles prestam atenção total ao momento presente quando estão com outra pessoa. Eles sabem que podem aprender, e muito, com qualquer pessoa no mundo.

Pesquisas mostram que uma pessoa na média ouve com míseros 25% de eficiência.

Eu nunca fui um bom ouvinte. No momento que a outra pessoa começava a falar eu já começava a pensar no que iria dizer. Isso quando não cortava a pessoa no meio da frase.

Só que eu aprendi que qualquer um pode melhorar a capacidade de ouvir plenamente. Poucas pessoas fazem, mas isso não quer dizer que é difícil. Quer dizer que nós não aprendemos a desenvolver a habilidade de ouvir com atenção.

Mas veja bem, ouvir com atenção plena não significa utilizar uma série de técnicas para ouvir mecanicamente. Você ouve atentamente quando aprende a sentir verdadeiro interesse pelas ideias das pessoas, mesmo não concordando com elas.

A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar.

Zenão de Cítio

Se mantenha 100% presente durante a sua próxima conversa e comece hoje a criar o hábito de ouvir as pessoas com verdadeira vontade. A vontade de um aprendiz, a vontade daquele que sabe que não sabe nada.

21. Desconexão Constante

Cada vez mais eu e você sofremos com estresse, ansiedade e exaustão.

Ou não?

A rotina pesada, o bombardeio de informações e as pressões constantes que sofremos da vida nos levam a esses males. Eu não desejo viver ansioso, estressado e exausto. E apesar de muitas viver dessa maneira, criei um hábito sagrado para diminuir esses males: desconexão.

Augusto Cury explica em seu best-seller Ansiedade que:

Vivemos numa sociedade urgente, rápida e ansiosa. Nunca as pessoas tiveram uma mente tão agitada e estressada. Paciência e tolerância a contrariedades estão se tornando artigos de luxo. Quando o computador demora para iniciar, não poucos se irritam. Quando as pessoas não se dedicam a atividades interessantes, elas facilmente se angustiam. Raros são os que contemplam as flores nas praças ou se sentam para dialogar nas suas varandas ou sacadas. Estamos na era da indústria do entretenimento e, paradoxalmente, na era do tédio. É muito triste descobrir que grande parte dos seres humanos de todas as nações não sabe ficar só, se interiorizar, refletir sobre as nuances da existência, se curtir, ter um autodiálogo. Essas pessoas conhecem muitos nas redes sociais, mas raramente conhecem alguém a fundo e, o que é pior, raramente conhecem a si mesmas.

Como eu disse, uma das grandes soluções para diminuir esses problemas é a desconexão total. Nós já não vivemos mais desconectados. Estamos o tempo inteiro online. O único momento em que paramos é quando dormimos (e olhe lá).

Desconexão significa literalmente parar para parar. Entendeu?

Defina horários específicos do seu dia para se desconectar do mundo e descansar. Conscientemente determine momentos para ficar sozinho, em silêncio, e faça disso um hábito.

22. Lazer

Cansei de ler e ouvir que para alcançar um grande sonho é preciso agir por muitas horas todos os dias – principalmente no empreendedorismo.

Só chega lá quem toma ações por 16 horas seguidas, sem parar. Eu acreditava nisso. Eu seguia esse ensinamento. Mas desculpe, para mim não dá.

Nos primeiros anos da minha jornada como empreendedor eu agia incansavelmente por períodos extremos. Eu descansava muito pouco. Eu não tirava férias. A única coisa que eu fazia era perseguir os meus sonhos obstinadamente.

A consequência foi que eu comecei a me sentir exausto e vários sintomas surgiram: estresse, falta de motivação e insônia. Não cheguei a ter uma síndrome de burnout, mas fiquei mal por um tempo.

E foi então que eu aprendi que os momentos de lazer não são opcionais, são obrigatórios. Você precisa trabalhar, você precisa estudar, e você também precisa descansar e brincar.

Sim, brincar. Brinque!

Crie o hábito de todos os dias fazer alguma atividade que você ame fazer, uma atividade que gere muito prazer.

“Ah, mas eu amo o que eu faço mais do que tudo.”

Sim, eu também. Mas nós precisamos de novos ares, novas ideias, conceitos, paradigmas, pensamentos. Descansar e brincar libera a sua engenhosidade. Quando você descansa e brinca, você relaxa e tem muitos insights que não teria caso não descansasse e brincasse.

Trabalhe duro e estude pesado, mas nunca negligencie o lazer e descanso. Faça do lazer um hábito.

23. Meditação

Um hábito que muitas pessoas de sucesso cultivam é a meditação.

Em uma época eu pensava que meditar era apenas para monges e pessoas de um “mundo transcendental”. Só que com o estudo constante, eu aprendi que a meditação gera inúmeros benefícios para qualquer pessoa. E isso tudo não é achismo, é ciência.

Existem muitos estudos científicos provando os inúmeros benefícios da meditação. Mas em especial, eu gostaria que você assiste um curto vídeo da Sara Lazar. A Sara constatou em seu estudo que a meditação influencia positivamente o corpo e o cérebro.

A meditação pode, incrivelmente, mudar o seu cérebro.

A meditação é uma maneira de ir para dentro de si mesmo, de perceber que você não é o corpo e você não é a mente. É um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro do nosso ser; e uma vez que você encontrou o seu centro, você terá encontrado tanto suas raízes quanto suas asas.

Osho

Meditar é extremamente simples e você pode começar agora.

Eu medito há quase 3 anos diariamente, sem falhar. Ao meditar eu adquiro todos os benefícios apresentados pela ciência e ainda desenvolvo cada vez mais resiliência e persistência.

Muitos dias eu não tenho vontade de sentar e meditar, mas eu faço e sempre é ótimo. Por isso eu recomendo: aprenda o básico da meditação e crie esse hábito.

24. Exercícios Físicos

Isso pode parecer clichê, mas é uma grande verdade. Os exercícios físicos também não são opcionais, são obrigatórios. E eu nem falo dos benefícios dos exercícios para o seu corpo, porque isso você já sabe.

Eu falo principalmente dos benefícios mentais: clareza, foco, produtividade, criatividade, felicidade, crescimento das células do cérebro. E vou parar por aqui.

Uma grande quantidade de evidências científicas apresenta o poder do exercício físico para suportar a função cognitiva.

Só que a principal habilidade que você vai adquirir ao criar o hábito da prática de exercícios físicos é o poder sobre si mesmo. Um poder essencial para ter sucesso em qualquer área. A sua mente vai falar para você não ir, mas você irá por si próprio. A sua mente vai cochichar para você não fazer, mas você vai fazer por si próprio.

Quando você se tornar um atleta, você vai perceber que é capaz de vencer qualquer obstáculo e se tornar quem você quiser.

Eu iniciei a minha jornada de desenvolvimento pessoal através dos exercícios físicos. O sucesso é um desafio mental e o exercício físico fortalece demais a sua mente.

Então se você é sedentário, comece hoje a praticar algum tipo de exercício. Pelo menos uma caminhada, até criar o hábito – mas desafie-se sempre e gradativamente aumente o nível de dificuldade até você começar a praticar exercícios físicos com intensidade.

Experimente trabalhar ou estudar depois de praticar exercícios e depois volte aqui e me conte nos comentários os resultados.

25. Inspiração

Ter sucesso não é fácil, você já sabe disso.

Como ser um homem de sucesso sem inspiração? Eu não sei como. Todos os homens que alcançaram algum grau de sucesso, se inspiravam diariamente. E você deve fazer o mesmo também. Quando você se inspira você continua a agir.

Você precisa se inspirar e ser inspirado.

Você precisa de motivação.

“O que a ciência tem a dizer sobre sucesso e motivação?” foi uma pergunta que originalmente apareceu na rede social Quora.

Ela foi respondida por Eric Barker, autor do livro Barking Up The Wrong Tree.

Segue a resposta traduzida:

Quando o professor de Stanford GSB, Jeffrey Pfeffer, estudou executivos de sucesso e analisou as qualidades que todos tinham em comum, a 1ª não era inteligência, talento ou habilidades pessoais. Foram os níveis de energia. Se você está cansado e desmotivado, quase não importa quais outras forças você possui. As pessoas que não fazem nada tendem a não conseguir nada. Então, saber o que motiva você pode ser fundamental para o sucesso.

A pesquisa da professora de Harvard, Teresa Amabile, mostrou que um sentimento de progresso em seus esforços é a variável mais motivadora. Então, concentre-se em “pequenas vitórias”. É melhor quebrar grandes desafios em pequenas partes realizáveis ​​do que atacar problemas maciços e se envolver em uma guerra extenuante e prolongada, onde é difícil sentir que está se aproximando do seu objetivo.

Dan Pink disse em seu excelente livro “Drive” que é importante se lembrar de AMP: Autonomia, Maestria e Propósito. Estamos mais motivados quando não sentimos como se nos dissessem o que fazer, quando sentimos que é uma habilidade em que estamos melhorando e quando sentimos que há um propósito para o que estamos fazendo, onde nossos esforços contribuem para o bem maior.

Como dizia Zig Ziglar:

As pessoas costumam dizer que a motivação não dura para sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente.

Motivação surge de “motivo” mais “ação”. Motivo para ação. Um motivo para agir. Qual é o seu? Descubra o seu motivo.

Além disso, crie o hábito de assistir, ler e ouvir algum conteúdo relacionado à motivação diariamente. Acredite, a motivação é necessária todos os dias da sua vida. Crie o hábito de se motivar.

26. Ajudar Pessoas

O sucesso sempre estará ligado ao fato de ajudar pessoas.

Você gosta de ajudar as pessoas? Sim, você gosta! Sabe como eu sei? Eu sei porque eu também gosto. E sabe por que eu gosto? Porque o fato de ajudar pessoas está ligado à nossa evolução como espécie.

Há milhares de anos, quando era caçador-coletor, o homem percebeu que viver em sociedade preservava a própria sobrevivência. Uma comunidade tem muito mais aptidão para prosperar e sobreviver do que um ser humano sozinho. Quem ajudava os outros  tinha mais chances de sobreviver. É por isso que gostamos tanto de ajudar os outros e nos sentimos tão bem quando recebemos um “obrigado”.

É por isso também que o sucesso está ligado ao fato de ajudar pessoas. Isso gera felicidade em nossas vidas. Ajudar pessoas vicia e é muito bom.

Grande parte do que eu faço é para ajudar pessoas. Eu quero ajudar você. E se eu estou ajudando, eu ficaria muito feliz se você me desse um feedback nos comentários 🙂

Uma das mais belas compensações da vida é que nenhum ser humano pode ajudar o outro sem que esteja ajudando a si mesmo.

Ralph Waldo Emerson

Independentemente do sucesso que você alcance na vida, volte para ajudar os outros. Ensine, motive, inspire, eleve as pessoas. Crie o hábito de, de alguma forma, ajudar pessoas constantemente.

27. Investir

Homens realizadores sabem investir. Você sabe investir? Quando você aprende a investir, você obtém sucesso financeiro.

Um relatório estatístico das declarações de imposto de renda dos 400 indivíduos mais ricos dos EUA, divulgado em 2012 pela Receita Federal Americana, mostra que a valorização de seus ativos representa a principal fonte de riqueza das pessoas ricas.

George S. Clason cita, no livro O Homem Mais Rico da Babilônia, um grande ensinamento sobre enriquecimento financeiro:

Parte de todos os seus ganhos devem ser guardados para você.

Só que você deve descobrir como “guardar” o seu dinheiro de maneira correta. Ou seja, investindo.

Eu não sabia investir o meu dinheiro, afinal, nunca aprendi isso no colégio e nem na faculdade. Eu precisei me educar sozinho. E você também deve fazer isso. Estude sobre economia, finanças e inteligência financeira porque o dinheiro representa uma parcela significativa em nossas vidas.

Se você não souber gerir e multiplicar o seu patrimônio outras pessoas farão isso por você. Você vai ficar na mão dos bancos e dos investimentos que eles sugerem para você.

Quem você acredita que deve mandar no seu dinheiro? Você ou o seu banco?

E não caia na armadilha de pensar que você precisa ter muito dinheiro para começar a investir. É possível investir com pouco dinheiro e ter ganhos superiores aos da poupança.

Crie um dos maiores hábitos de todos para multiplicar o seu patrimônio: gaste menos do que você ganha e invista de maneira inteligente.

Um investimento considerado sólido por muitos especialistas é o Tesouro Direto. Segundo a InfoMoney, é o investimento mais seguro do mercado.

E além de investir o seu dinheiro para multiplicar o seu dinheiro, você deve investir em si próprio. Invista no seu desenvolvimento pessoal. Tudo é uma questão de aprendizado. Quanto mais você aprende, mais você evolui. A evolução pessoal está completamente ligada ao sucesso. Quando você começa a investir em si mesmo, você se torna o sucesso.

Essa é a grande chave.

Se você acha que educação custa caro, experimente a ignorância.

Derek Bok

Conclusão

Se chegou até aqui, então você quer ser verdadeiramente bem-sucedido. Então como ser um homem de sucesso?

Lembre-se que pessoas de sucesso tomam atitudes de pessoas bem-sucedidas todo santo dia. A repetição constante de um novo comportamento se transforma em um hábito. Os hábitos transformam a sua vida. Primeiro você define quais serão seus hábitos. Depois, eles definem quem você será.

Então determine quais são os hábitos de sucesso que você vai criar a partir de agora. Ninguém pode definir se você é capaz ou não de realizar algo, somente você. Ninguém pode criar hábitos por você, somente você.

E se você não agir para começar a criar os hábitos certos agora me desculpe, mas você vai ficar para trás. Por isso defina e crie hábitos que vão levar você aos seus maiores objetivos de vida. Toda pessoa que estiver disposta a criar os hábitos certos, pode realizar qualquer coisa na vida.

Copie o link deste artigo e guarde-o como uma referência. Se você usa o Pocket, com um clique logo abaixo você pode salvar o artigo. Você sempre pode voltar aqui e relembrar quais são os novos hábitos engrandecedores que você deve criar.

Quais são os seus hábitos de sucesso? Me conte nos comentários!

Baixe agora de graça antes que você perca a chance!

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

2 comentários

  • Bom dia Rafael, tudo bem? Eu me chamo paulo e através, de busca pelo crescimento pessoal me deparei com o seu excelente e produtivo material. Sou estudante do curso de Eng. Civil do último semestre e não, tinha uma perspectiva do que seria depois de terminar. Sempre tive a ambição de me tornar uma pessoa grande na vida más, não sabia por onde começar depois de conhecer o seu trabalho acredito motivadamente que de hoje em diante serei uma nova pessoa cheia de idéias primária capaz de realizar o meu objetivo. Irmão obrigado por tudo que faz para, um mundo de pessoas mais criativas e empreendedoras. Grato!!

    • Fala Paulo, tudo certo! Muito obrigado pelo seu comentário. Eu realmente fico muito feliz em ler isso. Esse é o meu intuito mesmo, ajudar o mundo 😀

      Desejo muito sucesso para você Paulo, e corra atrás dos seus sonhos porque nada é impossível se você realmente acreditar em si mesmo.

      Continue firme!!!

      Um grande abraço 🙂

36 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket