Como Ter Iniciativa na Vida: 5 Dicas Simples e Práticas

A reunião do trabalho começa e você está repleto de ideias e soluções, mas, por algo que você não sabe explicar, simplesmente não consegue falar.

Cerca de dez minutos depois, um colega de trabalho levanta a mão e fala exatamente o que você ia dizer.

Os elogios correm solto para seu colega e você pensa: “Poxa, eu sou muito tímido, tenho que entender como ter iniciativa na vida”.

Quando não é o trabalho, é em casa.

Às vezes você percebe que algo não está bem, que precisa ser mudado, mas você continua fazendo vista grossa, empurrando tudo com a barriga.

Você fica chateado, mas pensa: “Eu tenho que ter mais atenção com os problemas, só tomo uma atitude quando a situação fica insustentável”.

Se essas situações soam familiares para você, acredite, seu problema não é a falta de atenção ou timidez. Seu problema, na realidade, é não ter iniciativa na vida.

De qualquer forma, se está aqui, você está cansado de desperdiçar seu tempo e sente que precisa descobrir como ter iniciativa na vida para progredir.

As pessoas com mais iniciativa, tanto no lado profissional quanto no lado pessoal, são mais elogiadas, valorizadas, colhem mais frutos e, principalmente, são protagonistas das suas próprias vidas.

Continue lendo o conteúdo e descubra como ter mais iniciativa na vida, deixando de lado a frustração e a insatisfação, a partir de 5 dicas simples e práticas.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Como Ter Iniciativa Na Vida

O Que é Ter Iniciativa?

Antes de entender como ter iniciativa na vida, é necessário que você entenda o que, de fato, significa ser uma pessoa com iniciativa.

Parece óbvio, mas acredite, muitas pessoas ainda não sabem o que realmente essa palavra significa. Ou melhor, qual é o peso dessa palavra.

De acordo com o dicionário, a palavra iniciativa significa:

1) Ação daquele que é o primeiro a propor e/ou realizar qualquer coisa;
2) Traço de caráter que leva alguém a empreender alguma coisa ou tomar decisões por conta própria; disposição natural; ânimo pronto e enérgico para conceber e executar antes que outros.

Ter iniciativa é quase como um estilo de vida. Afinal, você vai “empreender alguma coisa” e, para que isso aconteça, será necessário estar em movimento.

Em essência, ter iniciativa é saber que, para que tudo na sua vida comece a progredir, você precisa resolver colocar planos em prática, tentar acertar, agir e realizar o máximo que conseguir. O que, num breve resumo, significa estar em movimento.

Por isso, para que você se mantenha sempre em movimento, veja as dicas abaixo.

5 Dicas Para Ter Mais Iniciativa e Atitude

1. Seja Proativo

A iniciativa é aliada da proatividade, ou vice-versa.

De qualquer forma, ser uma pessoa iniciativa é ser uma pessoa focada na ação, que faz o que precisa ser feito, sem a necessidade de que alguém solicite ou diga o que precisa.

Quando você possui iniciativa, não só você muda, como tudo ao seu redor também acompanha a mudança.

Não espere que alguém diga o que fazer quando você sabe exatamente o que precisa ser feito. Afinal, enquanto a proatividade é aliada da iniciativa, a procrastinação é inimiga.

Você não conseguirá ser proativo se continuar deixando para o dia seguinte aquilo que poderia – e deveria – ter feito hoje. Na verdade, é quase impossível que você progrida enquanto esse péssimo hábito estiver acompanhando você.

É deixando de lado a procrastinação que você conseguirá ser proativo e, consequentemente, ser uma pessoa de iniciativa.

Portanto, da próxima vez que pensar em uma solução e acreditar que pode agir apenas no dia seguinte, levante e entre em ação no exato momento.

Simplesmente levante e faça, rapidamente, porque senão o seu cérebro vai te sabotar.

Além de resolver com rapidez as tarefas mais urgentes, faça o possível para colocar em sua agenda aquelas tarefas importantes que você geralmente deixa de lado, como é o caso do planejamento da vida, do planejamento financeiro, da rotina de leitura e até mesmo do cuidado com a sua saúde.

Deixar a procrastinação de lado, e passar a ser proativo, é fazer com que as suas prioridades sejam as suas tarefas importantes e extremamente necessárias para o seu crescimento pessoal e profissional.

Ou seja, é dizer adeus à todas as distrações e ações desnecessárias que tomam o seu tempo valioso todos os dias.

2. Exercite a Iniciativa

Não é pequeno o número de pessoas que acreditam que ter iniciativa na vida é apenas quando você realiza ações grandiosas. Acredite, não é necessário, pois a iniciativa está mais presente nas pequenas atitudes do que nas grandes.

Por exemplo, você consegue praticar a iniciativa ajudando o seu vizinho que precisa de ajuda ou sugerindo algumas melhorias nos processos nas reuniões do seu trabalho.

São atitudes simples, mas que fazem você exercitar o músculo da iniciativa.

A questão é, como eu disse acima, fazer o necessário para estar em movimento.

Se você precisa exercitar a iniciativa, mas não sabe por onde começar, faça questionamentos, como:

  • O que, na minha casa, precisa ser melhorado?
  • Como eu posso resolver o problema “X” no trabalho?
  • Como eu posso melhorar o meu relacionamento amoroso?

Essa é uma forma simples e eficaz de começar a listar problemas para, então, começar a solucionar cada um deles.

Fez o que precisa ser feito? Ótimo! Não espere nenhuma recompensa por isso.

Você deve exercitar a iniciativa para que ela vire um hábito.

3. O Tempo

É normal que pessoas ocupadas acabem acreditando que não possuem tempo o suficiente para ter iniciativa na vida – o que, na verdade, é um grande erro.

Você pode ser uma pessoa ocupada e ter o dia a dia agitado, porém, você possui, ao menos, 15 minutos disponíveis no seu dia, certo?

Se respondeu um sonoro “não”, você está mentindo.

Você tem alguns – muitos – minutos para gastar como quiser, afinal, você assiste filmes e séries, atualiza suas redes socais e toma mais uma infinidade de outras ações.

Não estou falando que você não deve ter um tempo off para fazer o que quiser.

Na verdade, eu estou dizendo que você pode separar 15 minutos do seu dia para tomar atitudes que vão fazer diferença na sua vida.

Em apenas 15 minutos de foco total você consegue realizar muitas tarefas, como por exemplo: definir suas prioridades, organizar sua agenda de atividades, desenvolver habilidades, realizar melhorias e até fazer mais do que esperam de você.

Guarde esta frase: você consegue exercitar a iniciativa com apenas 15 minutos por dia.

Acredite, mesmo sendo tão pouco tempo, no final de uma semana, você terá feito mais do que na última semana inteira.

Comece separando apenas 15 minutos do seu dia para tomar uma atitude que fará com que você exerça a iniciativa.

Você pode, inclusive, colocar o despertador do seu celular em uma hora específica do dia para fazer isso.

Conforme você criar o hábito de dedicar 15 minutos por dia para desenvolver a sua iniciativa, e à medida que for gostando e se adaptando, comece a criar gradativamente mais blocos de 15 minutos.

Assim, com certeza, você não apenas aprenderá na prática como ter iniciativa na vida, como se tornará uma pessoa de atitude que progride a passos largos.

É muito importante que, no início da implementação desta nova prática, você se foque em criar a rotina e não nos resultados imediatos.

No começo, principalmente, o objetivo não é exagerar, mas se envolver constantemente pelo tempo estabelecido e nunca desistir durante os 15 minutos.

Afinal, como dizia Jim Rohn:

Sucesso não é nada além de algumas poucas disciplinas, praticadas todos os dias.

4. Surpreenda

Sabe aquela pessoa que faz somente o que foi solicitado para ela?

Pois é, esse tipo de pessoa nunca é alguém com grande iniciativa.

Quem faz apenas o que esperam, fica na média. E uma pessoa com grande iniciativa supera a média.

Portanto, pare por um minuto e pense a respeito de si mesmo.

Quem você tem sido até aqui? Alguém que apenas cumpre o que solicitaram de você ou alguém que supera bastante aquilo esperavam de você?

Provavelmente, você tem sido aquela pessoa que apenas realiza o solicitado.

Caso contrário, muito provavelmente, você não estaria aqui agora.

Por isso é preciso que, conscientemente, você se esforce para entregar mais do que solicitaram de você.

E isso vale tanto para o seu trabalho como para a sua vida pessoal.

Se quiser se tornar excepcional, atue excepcionalmente. Faça algo extra o tempo inteiro. Inclusive, é desta forma que você vai se tornar um profissional bem-sucedido.

O fato é que você precisa surpreender as pessoas.

Surpreenda o seu chefe, surpreenda o seu marido, surpreenda a sua mulher, surpreenda os seus amigos, surpreenda os seus pais, surpreenda os seus filhos.

Enfim, faça mais do que as pessoas esperam de você. Treine ser excepcional e, inevitavelmente, você se tornará uma pessoa com extrema iniciativa.

5. Defina Claramente o Que Fazer

Você pode estar animado por ter descoberto como ter iniciativa na vida e quer começar logo hoje. Amanhã, muito provavelmente, você também vai estar animado.

A animação para ter iniciativa vai ficar com você por alguns dias, depois, como qualquer hábito em construção, vai ser um pouco mais difícil ter disposição para ser uma pessoa de iniciativa. Afinal nós somos seres de altos e baixos.

Para facilitar o processo, você precisa começar cada dia da sua vida sabendo claramente o que fazer, assim, você já inicia cada manhã com a clareza mental do que precisa ser feito, sem dar chance para que a procrastinação apareça.

Todas as noites, pare por um momento e pense um pouco no seu próximo dia.

Se pergunte: “O que eu vou realizar amanhã?”.

Não importa o que seja, já que, como você já sabe, a iniciativa começa nas pequenas atitudes.

Arrumar seu chuveiro, ligar para seus pais, marcar reunião com um cliente importante, ler aquele livro que você comprou e ainda não começou etc.

Enfim, realmente não importa, apenas treine a iniciativa, sendo ela na vida pessoal ou profissional.

Lembra do bloco de 15 minutos por dia?

Pela noite, depois de jantar, você pode criar um bloco de 15 minutos para parar e pensar o que de importante você precisa realizar no próximo dia.

Conclusão

Você desenvolve a sua inciativa treinando.

E quem quer aprender como ter iniciativa na vida precisa entender que o momento correto para treinar a iniciativa é agora. Não amanhã, muito menos depois.

Não se prenda ao passado e nem ao futuro. Mantenha-se no agora.

É normal ouvir pessoas reclamando sobre como o tempo está passando rápido ou sobre como tudo que não foi feito poderia ter sido realizado.

O passado já passou, não há como ter iniciativa em um tempo que não existe mais. E ficar reclamando que você não teve iniciativa quando deveria ter tido apenas drena a energia que você precisa usar para ter iniciativa agora.

Poucos minutos por dia são suficientes para que você treine a sua iniciativa. Lembre-se sempre disso. A vida está acontecendo agora, portanto, seja proativo e exercite a iniciativa agora.

Você tem alguma dica sobre como ter iniciativa na vida? Me conte no campo de comentários.

E se você está realmente comprometido em se tornar uma pessoa de atitude e iniciativa, eu convido você a clicar aqui agora e conhecer o meu treinamento avançado de desenvolvimento pessoal.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket