O Poder da Gratidão: 9 Benefícios Científicos e Como Praticar

Você conhece o poder da gratidão?

Quando você pensa em gratidão pode surgir a ideia de que é um sentimento relacionado apenas às emoções e sensações, inclusive até à religião. Só que a gratidão é muito mais do que um simples sentimento limitado a essas áreas.

Eu confesso que sempre que ouvia sobre gratidão, eu pensava que isso era uma grande bobagem e um papo para pessoas extremante religiosas ou que viviam no mundo da lua.

Mas eu estava equivocado.

A gratidão é poderosa, muito poderosa. Os benefícios da gratidão são comprovados pela ciência.

É comprovado cientificamente que quando se sente grato você desencadeia benefícios não apenas emocionais, mas também físicos, mentais e cerebrais.

Esses poderes são tão amplos e significativos que a gratidão passou a ocupar um espaço importante no campo da pesquisa científica.

E depois que eu descobri o poder da gratidão e comecei a praticá-la consistentemente, resolvi escrever este artigo para compartilhá-lo com você.

Continue lendo este texto para entender tudo sobre gratidão:

  • O que é gratidão
  • Benefícios da gratidão
  • Como praticar gratidão

A gratidão é a virtude das almas nobres.

Esopo

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

O Que é Gratidão?

O Poder da Gratidão: 9 Benefícios Científicos e Como Praticar 1

Segundo a definição do dicionário, este é o conceito de gratidão:

O Poder da Gratidão: 9 Benefícios Científicos e Como Praticar 3

Ou seja, gratidão é um sentimento de reconhecimento que uma pessoa tem consigo mesma, com a própria vida, e pelas outras pessoas.

É um reconhecimento consciente de experiências inesperadas de valor que surgem na nossa vida e nos fazem dizer “obrigado”.

Robert Emmons é um dos maiores especialistas científicos sobre gratidão no mundo. Ele afirma que a gratidão é formada por 2 componentes principais:

Primeiro, é uma afirmação da bondade. Afirmamos que existem coisas boas no mundo, presentes e benefícios que recebemos.

Em segundo lugar, Emmons fala que:

Reconhecemos que as fontes dessa bondade estão fora de nós mesmos. Reconhecemos que outras pessoas nos deram muitos presentes, grandes e pequenos, para nos ajudar a alcançar a bondade em nossas vidas.

No livro Living in Gratitude: A Journey That Will Change Your Life, Angeles Arrien fala:

A gratidão é um sentimento que surge espontaneamente de dentro. No entanto, não é simplesmente uma resposta emocional; é também uma escolha que fazemos. Podemos escolher ser gratos, ou podemos optar por ser ingratos – aceitar nossos dons e bênçãos como garantidos. Como opção, gratidão é uma atitude ou disposição.

O Poder da Gratidão: 9 Benefícios Científicos e Como Praticar 5

A gratidão é uma opção.

Você pode escolher ser grato.

E sabe por que você deve escolher ser grato? Porque existem inúmeros benefícios comprovados pela ciência a respeito da gratidão.

9 Benefícios da Gratidão
Cientificamente Comprovados

Sono, Cansaço, Humor, Inflamações

O Poder da Gratidão: 9 Benefícios Científicos e Como Praticar 7

A Associação de Psicologia Americana constatou através de um estudo realizado com 186 homens e mulheres que foram diagnosticados com insuficiência cardíaca assintomática que, dessas pessoas, aquelas que são gratas:

  • Dormem melhor;
  • Sofrem menos com o cansaço;
  • São mais bem-humoradas;
  • Possuem menores níveis de biomarcadores-inflamatórios, relacionados com a saúde cardíaca e inflamações no organismo.

Saúde Mental e Bem-Estar

O Poder da Gratidão: 9 Benefícios Científicos e Como Praticar 9

Outro estudo, realizado pela Universidade da Califórnia junto com a Universidade para Mulheres do Mississípi, foi feito com pacientes que receberam órgãos transplantados.

Inicialmente, os pacientes completaram questionários sobre saúde e bem-estar. Em seguida eles foram designados de forma aleatória para um de 2 grupos.

No primeiro grupo os pacientes foram orientados a manter anotações diárias sobre os efeitos colaterais dos medicamentos, sobre como eles se sentiam em relação à vida e ao dia seguinte.

Já os pacientes do segundo grupo foram orientados a fazer a mesma coisa que o primeiro grupo, mas além disso deveriam listar 5 coisas ou pessoas pelas quais se sentiam gratos a cada dia, incluindo a razão do sentimento.

Após 21 dias, os pacientes do segundo grupo aumentaram os níveis de saúde mental e bem-estar geral, enquanto que os pacientes do primeiro grupo relataram perda de vitalidade e bem-estar.

Relações Pessoais

O Poder da Gratidão: 9 Benefícios Científicos e Como Praticar 11

Um estudo realizado pela revista científica Emotion, publicada pela Associação Americana de Psicologia, mostrou que a gratidão:

  • Auxilia na conexão com as pessoas;
  • Torna as relações mais próximas;
  • Amplia os relacionamentos pessoais.

Felicidade

O Poder da Gratidão: 9 Benefícios Científicos e Como Praticar 13

Todd Kashdan, professor associado de psicologia da Universidade George Mason, realizou diversos estudos e afirmou que a gratidão é a melhor maneira para alcançar a felicidade.

Todd também descobriu que o gênero influencia na maneira como sentimos e expressamos gratidão e, consequentemente, na nossa felicidade. Homens sentem e expressam menos gratidão do que as mulheres.

Nas palavras do professor:

A maneira como somos socializados quando crianças afeta o que fazemos com nossas emoções quando adultos. Como os homens geralmente são ensinados a controlar e esconder suas emoções mais suaves, isso pode estar limitando seu bem-estar.

Atividade Cerebral

O Poder da Gratidão: 9 Benefícios Científicos e Como Praticar 15

Pesquisadores da Universidade de Indiana realizaram um estudo escaneando o cérebro de 43 voluntários que estavam em tratamento terapêutico para lidar com depressão e/ou ansiedade e descobriram grandes e diretos benefícios cerebrais relacionados à gratidão.

Os 43 voluntários estavam participando de sessões de aconselhamento para tratar a depressão e/ou ansiedade. Dentro do grupo, 22 voluntários também foram inseridos em uma sessão de gratidão.

Durante as 3 primeiras sessões de aconselhamento, o grupo de 22 voluntários permaneceu por 20 minutos escrevendo uma carta que expressava gratidão a um destinatário, enquanto que os outros 21 participantes fizeram parte de um grupo de controle, apenas assistindo ao aconselhamento, sem expressar gratidão.

Após 3 meses, os voluntários que escreveram cartas de gratidão realizaram um escaneamento cerebral ao mesmo tempo em que viam fotos de pessoas que supostamente tinham contribuído financeiramente para a pesquisa.

Os pesquisadores falaram aos voluntários que as pessoas que haviam doado dinheiro disseram que se o participante quisesse expressar sua gratidão, eles ficariam imensamente gratos se o participante doasse uma parte ou todo o dinheiro para um terceiro, mais uma vez identificado com foto ou nome, ou para uma instituição de caridade também nomeada.

Todos os voluntários estavam cientes de que a situação era apenas um exercício, só que naquele momento eles foram informados que uma das doações seria posteriormente escolhida ao acaso e, de fato, ocorreria.

Os pesquisadores descobriram que, em média, quanto mais dinheiro um voluntário doava, e quanto mais forte era o sentimento de gratidão relatado, mais atividade o participante exibia em várias áreas do cérebro.

Sendo assim, os pesquisadores constataram que mesmo após 3 meses decorridos desde que expressaram gratidão, os participantes que haviam cumprido a tarefa de gratidão ainda mostravam sinais claros relacionados à gratidão no cérebro.

Os efeitos neurais da gratidão foram descritos como profundos e duradouros.

Quanto mais a gratidão é exercida por alguém, mais resultados positivos e consistentes produz na própria vida.

Esses são alguns dos benefícios cientificamente comprovados da gratidão, mas existem vários outros.

Como Expressar Gratidão?

O Poder da Gratidão: 9 Benefícios Científicos e Como Praticar 17

Se você é mulher, você tem muito mais facilidade em expressar os sentimentos e consequentemente a gratidão.

Mas se você é homem, você sabe como é difícil para nós expressarmos as emoções.

Nos sentimos vulneráveis porque a vida inteira fomos bombardeados com mensagens do tipo “homem não chora”, “tem que ser macho” etc. e, inclusive, quando expressávamos emoções, muitas vezes éramos ridicularizados.

Dessa maneira, crescemos nos fechando em nosso mundo emocional, escondendo e demonstrando o mínimo possível de emoções.

O problema é que esses ensinamentos da infância são levados para a vida adulta. Nós inibimos a demonstração das emoções, consequentemente não expressamos gratidão e não colhemos todos os seus benefícios.

Então é preciso aprender a expressar gratidão desenvolvendo sua consciência e inteligência emocional, mesmo que no início você se sinta vulnerável e desconfortável.

Expresse gratidão com palavras e atitudes. Sua vida mudará muito de modo positivo.

Masaharu Taniguchi

Como Praticar Gratidão?

O Poder da Gratidão: 9 Benefícios Científicos e Como Praticar 19

A gratidão, como você entendeu, é uma opção. Ela pode ser aprendida e praticada. Na verdade, é muito simples. Apenas agradeça.

Mesmo sem o sentimento de gratidão presente, agradeça.

Você já se deu conta que nasceu um vencedor?

Probabilisticamente é altamente improvável alguém conseguir nascer. Você ganhou a corrida contra centenas de milhões de espermatozoides e nasceu.

Só para conseguir nascer você teve que ganhar o equivalente a 5, 6, 7, 8 vezes na Mega-Sena.

Centenas de milhares de pessoas morrem todos os dias. Eu e você temos o privilégio de continuar a viver. Não nos damos conta deste fato.

Precisa de mais alguma coisa para se sentir grato?

Pode até parecer sentimental demais, mas é mentira?

Você é grato por tudo aquilo de bom que existe na sua vida?

Muitas vezes, quando as pequenas coisas boas da vida se tornam rotineiras, comuns, nós nos esquecemos delas e não ligamos mais para elas.

Por isso pare para pensar por um segundo. Pelo que você é grato agora?

É uma pequena reflexão para que você comece a praticar a gratidão.

É a consistência da prática que traz os maiores benefícios. Com o tempo, ao praticar a gratidão diariamente, você vai transformar até mesmo a forma como enxerga o mundo.

Praticar a gratidão deve se tornar um hábito tão comum como escovar os dentes ou almoçar. Porque aí o processo de expressar gratidão será natural, prazeroso e indispensável na sua vida.

Por isso eu vou mostrar agora 4 maneiras para você praticar a gratidão.

4 Maneiras de Praticar a Gratidão

1. Diário de Gratidão

O Poder da Gratidão: 9 Benefícios Científicos e Como Praticar 21

Uma das melhores maneiras de praticar a gratidão é criar um diário, físico ou digital, específico para praticar a gratidão.

Você simplesmente reserva alguns minutos do dia para ficar sozinho, refletir e escrever sobre a vida.

Todos os dias, pense em pelo menos 3 coisas pelas quais você é grato na vida e escreva no seu diário. Escreva desde as pequenas coisas até as grandes realizações.

No início, o exercício poderá até parecer estranho e difícil, mas com o passar dos dias, através da consistência, você se acostuma e cria o hábito.

2. Ritual de Gratidão

O Poder da Gratidão: 9 Benefícios Científicos e Como Praticar 23

Anthony Robbins possui um ritual matinal muito específico. Logo após acordar, Tony Robbins dedica tempo para mentalizar 3 coisas pelas quais é realmente grato na vida.

Depois disso, ele foca mentalmente no ato de servir, servir sua família, seus amigos e até mesmo pessoas que nem conhece.

Por último, Tony Robbins direciona suas energias para pensar em como fará do seu dia um dia espetacular. Ele enxerga, sente e se apropria de todos os bons sentimentos.

Você também pode expressar gratidão dessa forma. Crie um ritual matinal de gratidão. Dedique apenas alguns minutos logo depois de acordar para ficar em silêncio, refletir sobre a sua conduta e exercer a gratidão.

3. Inversão de Pensamentos

O Poder da Gratidão: 9 Benefícios Científicos e Como Praticar 25

Outro jeito de praticar a gratidão é realizar uma técnica de inversão de pensamentos.

Isso quer dizer, quando você perceber que surgiu na sua mente um pensamento ingrato, imediatamente você substitui o pensamento ruim por um pensamento grato.

Por exemplo, troque o pensamento “Não acredito que esse idiota bateu no meu carro” por “Que bom que eu tenho um carro”.

Pode parecer simples, mas é poderoso. E isso não é querer viver em um mundo de fantasia. É a escolha da perspectiva.

Porque mesmo que você não acredite nisso, em agir dessa forma, os benefícios da gratidão são comprovados pela ciência, então você tem a escolha de ser grato ou não.

A sua escolha vai gerar coisas boas ou ruins na sua vida. A decisão é sua.

Eu escolho ser grato porque eu escolho a evolução contínua. Eu escolho viver sendo bem-sucedido.

4. Palavras de Gratidão

O Poder da Gratidão: 9 Benefícios Científicos e Como Praticar 27

Por último, uma simples maneira de praticar a gratidão é expressá-la em palavras para as outras pessoas.

Converse sobre a gratidão com a sua família e com os seus amigos e também expresse gratidão diretamente e verbalmente para os outros.

Eu convido você a praticar a gratidão agora mesmo. Neste exato momento, envie um agradecimento especial por WhatsApp para alguém.

Diga obrigado e fale o porquê você é grato. Pode ser uma pessoa que você gosta muito e não conversa há bastante tempo, ou uma pessoa que vê diariamente, mas para quem nunca expressou gratidão.

Se você fizer isso, duas coisas vão acontecer.

Primeiro, você vai sentir um pouco do poder da gratidão porque o seu corpo vai liberar hormônios que geram felicidade e bem-estar.

Em segundo lugar, a pessoa vai se surpreender positivamente. Porque não temos o costume de fazer isso, e muitas vezes sentimos vergonha.

Nunca agradecemos os outros sem alguma razão imediata. Dizemos “obrigado” quando alguém nos ajuda ou nos dá um presente.

Mas quantas vezes na vida você agradeceu outra pessoa mesmo sem ela ter feito algo por você?

Faça o teste.

E também busque conscientemente ir além dessas 4 práticas para praticar a gratidão. Encontre outras formas de praticar a gratidão. Nada impede você de encontrar maneiras diferentes das citadas para praticar a gratidão.

O mais importante é você ser grato, seja como for.

Conclusão

Pela maior parte da vida eu não pratiquei a gratidão porque sempre fui muito cético e nunca liguei para essas coisas.

Hoje eu aprendi a ser grato porque eu descobri o grande poder da gratidão. Eu aprendi a praticar a gratidão. É um treinamento.

Você não entende o quanto isso é transformador até o momento em que interioriza o ato de expressar e praticar a gratidão todos os dias.

Eu não tirei isso da minha cabeça, estudos científicos comprovam o poder e os benefícios da gratidão na saúde, felicidade, bem-estar, equilíbrio mental e relacionamentos.

Por isso comece a reconhecer a sua vida e as pessoas que vivem e convivem com você. Expresse gratidão para si próprio e para as outras pessoas.

Agradeça e valorize cada uma das pessoas que passam pela sua vida. Mostre como cada uma faz a diferença na sua vida.

Muitas vezes o reconhecimento com uma palavra é mais importante e gratificante do que um presente material.

Quanto mais você pratica gratidão, mais o seu cérebro se sintoniza com ela e mais você desfruta de todos os benefícios psicológicos.

É como um músculo. O músculo da gratidão. É um músculo altamente treinável, que se fortalece conforme você faz uso dele.

Ser grato consigo mesmo, com a sua própria vida e com as outras pessoas fará com que viva muito mais feliz e avance mais um nível na inteligência emocional.

É imprescindível que o exercício de gratidão seja realizado com regularidade e com consciência. É muito importante que a gratidão seja de fato sentida e vivida.

Ao perceber que, por causa da rotina exercício, a gratidão se tornou mecanizada, altere a maneira de demonstrar gratidão.

Quando perceber que os exercícios de gratidão cansaram ou se tornaram ineficientes, mude a maneira para expressar sua gratidão.

Por fim, obrigado por você estar aqui comigo 🙂

Você já pratica a gratidão?

Então me conte agora nos comentários qual é a sua maneira de expressar gratidão.

E se você se interessa por desenvolvimento pessoal e busca a evolução contínua e progressiva, clique aqui e conheça o meu treinamento avançado de desenvolvimento humano.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

25 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket