Por Que é Tão Difícil Mudar? Você Comete Estes 5 Erros?

Um dia você acorda de manhã e, antes de tomar banho, olha para o espelho. Você se encara e enxerga os seus próprios olhos no reflexo.

Você quer mudar, mas você está preso.

Você está preso em um emprego que não gosta, em um corpo fora de forma, em relacionamentos que vão de mal a pior. E estando preso, você está parado. E parado, você sente que está apodrecendo por dentro.

Você acabou em um beco sem saída e agora não tem outra escolha a não ser começar tudo do zero. Mas começar do zero é difícil. Mudar é difícil.

Por que é tão difícil mudar?

Neste artigo você vai descobrir quais são os 5 erros que você pode estar cometendo quando se esforça para mudar, mas não consegue.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Por Que é Tão Difícil Mudar?

Por Que é Tão Difícil Mudar? Você Comete Estes 5 Erros? 1

Essa pergunta instiga você a buscar por informações, estratégias, dicas, qualquer coisa que dê uma direção para que você consiga mudar. E mergulhando no universo de informações que existe no mundo, você se perde em truques e atalhos que prometem mundos e fundos e acabam deixando você exatamente mesmo lugar.

E aí novamente, no outro dia, você acorda mais uma vez. Você acorda e lá vai você de novo se encarar no espelho, você se encara e pensa nas mensalidades da academia que não frequenta mais, nos livros que comprou e não leu, em todo o investimento que fez em si próprio para ter pouco resultado.

É claro que alguma coisa está dando errado, mas o quê? Vamos aos 5 possíveis erros.

1º Erro: Evitar a Responsabilidade

Por Que é Tão Difícil Mudar? Você Comete Estes 5 Erros? 3

Um dia eu li uma história em que um homem acordou com um pequeno dragão ao lado da cama. No começo o homem levou um susto, mas permitiu que o dragão morasse com ele. Permitiu porque ele olhou para aquele dragãozinho, tão bonitinho, tão pequenininho, tão inofensivo e pensou “tá, tudo bem”.

Só que aos poucos o dragão foi se alimentando e foi crescendo, foi tomando forma. Os meses foram passando e o dragão cresceu cada vez mais até chegar ao ponto em que ocupou praticamente a casa inteira daquele homem. E quando o homem tentou expulsar o dragão, era tarde demais. Ele foi devorado.

A moral da história é que se você não encarar os seus problemas, vai chegar uma hora que eles vão dominar você. Parece simples, mas não é.

Na maioria das vezes, nós preferimos colocar a culpa da existência do dragão em aspectos que estão fora do nosso controle: o lugar em que nascemos, a “sorte” que não tivemos, a genética que não nos favorece, a falta de oportunidades, e por aí vai.

E pior ainda do que isso, colocar a culpa em aspectos que teoricamente não podemos mudar, é quando colocamos a culpa em fatores que podemos mudar, mas que não tentamos mudar por causa do medo - como o emprego do qual você pode pedir demissão, mas permanece nele pelo medo da incerteza de começar do zero.

É difícil mudar porque a incerteza gera medo. A mudança gera medo. E muitas vezes, para mudar, você precisa admitir que cometeu erros e desperdiçou um tempo precioso em coisas que no final das contas não levaram você a nada.

Confronte o Dragão

Por Que é Tão Difícil Mudar? Você Comete Estes 5 Erros? 5

Confrontar o dragão significa encarar o fato de que foi você que criou e alimentou o dragão. Significa olhar para as suas decisões passadas e reconhecer os seus erros.

Você precisa de coragem para mudar de vida e mais coragem ainda para mudar a si mesmo. Só que você não precisa tenta fazer isso de uma vez. Vá com calma, para que você consiga se acostumar a solucionar os seus problemas e colocar ordem no caos.

Grandes mudanças começam com simples atitudes. Se o seu quarto está bagunçado, por exemplo, arrume o seu quarto. Comece arrumando só a sua cama. Depois arrume o seu armário. Depois, a sua mesa. Em seguida, arrume a sala. E por fim comece a arrumar a sua rotina, passo por passo.

Passos de bebê. Passos consistentes. Passos duradouros. Mudanças lentas, gradativas, sustentáveis e duradouras. Crie uma pequena ilha de ordem no meio do caos na sua vida e aos poucos trabalhe para expandir essa ilha.

É difícil mudar porque é difícil assumir a responsabilidade por mudar. Só que esse é o primeiro passo, é preciso assumir a responsabilidade. Então assuma a responsabilidade por mudar.

Não tem como mudar se você não assumir que a única pessoa que pode fazer isso por você, é você mesmo. Não há como você mudar se você se coloca no papel de vítima, no papel de injustiçado, no papel de coitadinho.

Você só consegue mudar quando você assume a postura de líder da própria vida. Foi você quem alimentou o seu dragão, então é você quem precisa assumir a responsabilidade por doma-lo.

2º Erro: Metas Impossíveis

Por Que é Tão Difícil Mudar? Você Comete Estes 5 Erros? 7

Imagine uma revendedora de automóveis em que o gerente cria uma meta de vender 5.000 carros em uma semana. Ao ouvirem sobre essa meta insana, imediatamente os vendedores colocam os pés em cima das mesas, ignoram as ordens do chefe e vão gastar o tempo deles no celular.

Só que você pode estar dentro dessa loja e nem imagina que está lá. Normalmente, quando você se dá conta de que as coisas não estão indo como você planejou, a sua primeira reação é cobrar resultados impossíveis de si mesmo.

Então quando você percebe que está acima do peso, por exemplo, você exige de si mesmo que deve perder 10 quilos em um mês. Você fala para si mesmo que a partir de amanhã você vai acordar cedo todos os dias e vai correr 10km por dia.

Quando você percebe que não está lendo nem 30 minutos por dia você fala para si mesmo que começará a ler por pelo menos 4 horas por dia.

E fazendo isso, criando metas não condizentes com a sua situação atual, você enxerga lá no alto a sua grande e audaciosa meta e o seu cérebro faz com que você se autossabote porque ele prevê que você vai gastar muita energia lutando por uma meta impossível.

E eu não estou dizendo que não deva sonhar grande, pelo contrário, quanto maior for o seu sonho, melhor. Eu sou um grande sonhador e um grande incentivador do sonho grande.

Mas você deve criar metas realistas para atingir o seu grande sonho. Novamente, comece pequeno. Avance lentamente até que você consiga criar consistência em realizar aquilo que precisa ser feito.

É preciso dividir um grande sonho em metas menores e compreensíveis. E você deve se recompensar por cada pequena etapa cumprida.

Comece Pequeno

Por Que é Tão Difícil Mudar? Você Comete Estes 5 Erros? 9

Mudar bruscamente faz com que você aja muito, por pouco tempo. Você começa e desiste, começa e desiste. Mudar lentamente, dando pequenos passos, faz com que você, no início, até aja pouco, mas a consistência faz com que você consiga agir pelo tempo que for necessário.

Você começa, continua, e ao longo do tempo você consegue agir cada vez mais e se torna cada vez mais consistente.

Se você quer escrever um livro, ao invés de se obrigar a escrever o livro inteiro em um mês e depois se torturar por não conseguir, trace a meta de escrever uma página por dia até sábado.

E aí você se recompensa quando bater a sua pequena meta. Aos poucos, o ato de escrever se tornará normal e a atividade deixará de ser uma tortura. Na verdade, a atividade se tornará prazerosa porque o seu cérebro criará um reforço cognitivo para cada vez que você realizar a atividade.

E eu falei de escrever um livro, mas isso vale para qualquer atividade, para qualquer meta.

3º Erro: Caminhar Contra a Montanha

Por Que é Tão Difícil Mudar? Você Comete Estes 5 Erros? 11

Pense na seguinte situação: você é um excelente profissional, você é requisitado e admirado. A empresa em que você trabalha confia e precisa de você, só que você não se sente mais feliz com o seu emprego.

E aí, um dia você entra na sala do seu chefe determinado a se demitir para perseguir a sua paixão de vida e fazer aquilo que faz você feliz.

Você havia planejado tudo o que iria dizer e o seu discurso estava na ponta da língua. Mas na hora de falar, você não consegue expressar nem 10% dos seus argumentos antes que o seu chefe fizesse uma contraproposta prometendo pagar o dobro do seu salário atual (inclusive pelo dobro do trabalho e de estresse também).

Você aceita na hora a proposta, mas pela noite ao se deitar não consegue dormir porque fica se remoendo de arrependimento.

Este é um dos erros mais perigosos porque ele pode estar disfarçado por uma decisão madura e razoável, afinal você tem contas para pagar e uma família para cuidar. E você não estaria errado em pensar assim. De fato, aceitar a proposta seria a escolha mais segura a se tomar.

Mas a maioria das histórias de sucesso foi criada por uma decisão que envolvia riscos. E isso não se trata de idealismo. Pense naquilo que você quis criar para si mesmo, pense naquilo que você queria ser.

Pensou?

Agora compare os seus antigos e grandes sonhos com a sua vida atual, com o que você se conformou em receber da vida.

Vale a Pena?

Por Que é Tão Difícil Mudar? Você Comete Estes 5 Erros? 13

Será que vale mesmo a pena desistir de mudar sua vida para melhor por uma alternativa “não tão ruim”?

O escritor de best-sellers Neil Gaiman descreve isso muito bem em um discurso chamado Make Good Art. No discurso, feito em uma universidade americana, Neil Gaiman conta sobre como no início de sua carreira costumava enxergar o lugar aonde queria chegar como uma montanha.

Eu sabia que, enquanto continuasse caminhando em direção à montanha, ficaria bem. E quando eu não sabia o que fazer, eu podia sempre parar e pensar se aquilo estava me levando para perto ou para longe da montanha. Eu disse não para trabalhos editoriais em revistas, trabalhos adequados que pagariam um bom dinheiro porque eu sabia que, por mais atraentes que fossem, estariam me afastando da montanha. E se aquelas ofertas tivessem aparecido mais cedo, eu provavelmente teria as aceitado, porque elas estavam mais perto da montanha do que eu estava naquele momento.

Muitas vezes, alcançar os seus maiores objetivos não é apenas uma questão de saber em qual direção seguir, mas também de se manter na direção por melhores que sejam os motivos para se desviar dela.

Em curto prazo talvez você perca certas oportunidades por causa disso, mas a sua recompensa será infinitamente maior em longo prazo.

Então é preciso primeiro enxergar a sua montanha, a sua verdadeira montanha. A montanha que realmente trará realização pessoal para você.

Aí sim, depois que você sabe claramente qual é a montanha que deve escalar, tome decisões que permitam que você continue escalando a sua montanha. Porque ir contra a sua montanha certamente fará com que você se torne uma pessoa triste e infeliz.

4º Erro: Acreditar em Fórmulas Mágicas

Por Que é Tão Difícil Mudar? Você Comete Estes 5 Erros? 15

O Dr. Maxwell Maltz foi um cirurgião plástico que descobriu uma tendência curiosa em seus pacientes. Quando ele, por exemplo, aplicava botox em um paciente, o paciente demorava em média 21 dias para se acostumar com o novo rosto.

O Dr. Maxwell observou o mesmo fenômeno em pacientes que tiveram membros amputados, que sentiam um “membro fantasma” por 21 dias.

Essa descoberta levou o Dr. Maxwell a estudar os próprios hábitos e a notar que ele mesmo levava cerca de 21 dias para inserir novos hábitos em sua rotina.

O Dr. Maxwell Maltz publicou sua descoberta em um livro chamado Psycho-Cybernetics, onde ele fez a observação de que “é necessário um mínimo de 21 dias pra que uma velha imagem mental se dissolva e uma nova seja formada”.

Algumas décadas depois, algumas novas descobertas surgiram. Uma pesquisa publicada no Jornal Europeu de Psicologia Social mostrou que uma pessoa cria um novo hábito entre 18 e 254 dias, sendo que, em média, 66 dias são necessários para que um novo hábito se torne automático.

Ou seja, a verdade é que não existe uma fórmula mágica que vai mostrar para você como mudar de vida. Não existe um método milagroso que vai mudar a sua vida por você.

É Preciso de Tempo

Por Que é Tão Difícil Mudar? Você Comete Estes 5 Erros? 17

Existe consistência da sua parte. Existe a mudança de hábitos, e um hábito leva tempo para ser criado. Alguns hábitos podem ser tão difíceis para você criar que chegam a levar mais de 200 dias, como você entendeu.

A questão é a seguinte: quantas pessoas conseguem passar pela jornada árdua até criarem novos hábitos e, de fato, mudarem de vida? São poucas. É por isso que é tão difícil mudar. Inserir um novo hábito leva tempo, e nem todos estão dispostos a superar o tempo necessário.

Além disso, você sempre vai se deparar com fórmulas mágicas - que acabam o desestimulando ainda mais quando você chega no final sem conseguir realizar o que você queria.

Você sempre vai se deparar com afirmações do tipo:

  • Emagreça 10 quilos em 4 semanas.
  • Fique rico em 1 mês investindo na bolsa de valores.
  • Encontre o amor da sua vida em 1 dia.

Quantas vezes você já se deparou com essas propostas?

Métodos milagrosos, que prometem mudanças radicais em pouquíssimo tempo, existem aos montes. Mas a verdade é que a mudança real, mudança que gera resultados duradouros, só vem através de dedicação, prática e consistência - mudança de hábitos.

E você começa a mudar hábitos a partir do desenvolvimento força de vontade.

5º Erro: Tentar Agradar o Mundo

Por Que é Tão Difícil Mudar? Você Comete Estes 5 Erros? 19

Quando era mais novo eu tentava, de uma forma ou de outra, agradar a todos. Eu tinha dificuldade para dizer "não", para expor as minhas opiniões e para ser quem eu era, para mostrar a minha personalidade.

Não tem problema nenhum em agradar os outros, muito menos as pessoas que você ama, exceto quando isso faz com que você não agrade a pessoa mais importante da sua vida: você mesmo.

Quando você vive em função de agradar os outros, você nunca vai agradar a si mesmo, você nunca vai ser feliz, você dificilmente vai conseguir mudar. Esse pode ser um dos maiores motivos que o impede de mudar.

Vamos dizer que você queira diminuir a quantidade de álcool que você bebe na semana, mas toda sexta e sábado os seus amigos chamam você para ir no barzinho. E mesmo não querendo ir, como você quer agradar as pessoas, você não consegue dizer "não." E assim você nunca muda.

Frente a Frente

Por Que é Tão Difícil Mudar? Você Comete Estes 5 Erros? 21

Para mudar de verdade é preciso enfrentar os seus problemas, você vai ter que se impor diante dos obstáculos e da vida, mas se a sua preocupação primária for parecer uma boa pessoa diante do mundo, isso vai ser impossível.

Para mudar é preciso dizer "não" e é preciso dizer "sim". "Não" para as outras pessoas e "sim" para si mesmo. Não desista do que você quer apenas para parecer agradável aos olhos dos outros.

Você só será verdadeiramente feliz quando conseguir suportar a decepção no rosto das pessoas que você ama.

Um dia eu ouvi essa frase e entendi que passei muito tempo na vida fazendo coisas para não decepcionar as pessoas que eu amo. Talvez esse seja um dos maiores motivos que impedem as pessoas de mudar: ver a decepção no rosto das pessoas que elas amam.

É o artista que vira advogado para seguir a “tradição” da família. É o atleta que vira engenheiro para trabalhar na empresa do pai. É o empreendedor que se torna funcionário público pra “ter estabilidade” financeira.

Então você precisa parar e refletir: o quanto o fato de querer agradar os outros vem destruindo a sua necessidade e a sua disposição para mudar?

Porque se você está mesmo decidido a mudar, você deve se preparar para os momentos em que você vai precisar se manter firme diante das suas convicções.

Muitas vezes as pessoas ficarão chateadas, tristes e decepcionadas com você. Mas do que adianta fazer os outros felizes, sendo você mesmo infeliz?

Conclusão

Sabe por que é tão difícil mudar?

Porque mudar nos dá medo, porque não assumimos a responsabilidade pela mudança, porque criamos metas impossíveis, porque caminhamos contra a montanha, porque acreditamos em fórmulas mágicas, porque tentamos agradar a todos.

Mudar é difícil porque a mudança exige a substituição de hábitos, o que é bastante difícil.  Mudar é difícil porque nós praticamos aquilo que não desejamos nos tornar, e não praticamos aquilo que desejamos nos tornar.

O seu mundo interno e o seu mundo externo irão lutar o tempo todo contra você para que você não mude. Mas mudar é possível e só depende de você. Mudar é um processo.

Aprender a dominar a si mesmo é a chave para mudar. Aprender a ter controle sobre si próprio é o segredo. É simples, mas não é fácil.

É preciso ter muita determinação e força interior para mudar. E essas qualidades você desenvolve. Por isso o meu intuito com a Escola de Desenvolvimento Pessoal Engrandece é ajudar você a se desenvolver como pessoa, é ajudar você a desenvolver as habilidades necessárias para que você consiga realizar tudo o que você quiser na vida.

Porque as mudanças que você vê acontecer em sua volta, na sua vida externa, na realidade externa, são apenas reflexos das mudanças que ocorrem dentro de você.

Quando você começa a treinar musculação, por exemplo, você não consegue levantar 40 quilos de cada lado na barra no agachamento no primeiro mês de treino. Só que depois de 5 anos, você faz com facilidade.

Isso acontece não porque o peso deixou de ter 40 quilos, mas porque você se tornou capaz de suportar a carga. Da mesma forma, você não muda a sua vida pelo fato de encontrar menos desafios ou desafios mais fáceis.

Você muda porque você sobe de nível e aumenta a sua capacidade de encarar os desafios. Então você precisa estar sempre faminto para chegar ao próximo nível, para subir ao próximo patamar. É uma escada de evolução. É uma jornada de desenvolvimento.

E não tem como subir de nível e realmente mudar sem sacrifício, é preciso que o “velho você” ceda lugar ao “novo você”, o que não é possível sem alguns erros e sofrimentos.

Portanto, se você estiver realmente comprometido em mudar, eu convido você a conhecer o meu treinamento avançado 100% online que vai ajudar você a se transformar em todas as áreas da vida.

Você tem interesse? Então clique aqui e conheça!

Descubra como mudar de vida radicalmente e passo a passo.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

17 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket