Resumo do Livro As 5 Linguagens do Amor (Gary Chapman)

Resumo do Livro As 5 Linguagens do Amor (Gary Chapman) 1

Que homens e mulheres são bem diferentes não é uma novidade. O que ainda é um dilema é como fazer uma relação entre duas pessoas tão diferentes dar certo.

Gary Chapman, com mais de 30 anos de experiência no aconselhamento de casais, percebeu que cada pessoa adota uma linguagem pela qual dá e recebe amor.

Quando o casal não consegue entender direito a linguagem que predomina em cada um, toda a comunicação é afetada, o que impede as duas pessoas da relação de se sentirem valorizadas, aceitas e amadas.

Portanto, entender perfeitamente as linguagens do amor é essencial para que você consiga construir relacionamentos saudáveis que duram por uma vida inteira.

É isso o que você vai aprender agora no resumo do livro As 5 Linguagens do Amor.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

O Amor Depois do Casamento

Gary Chapman inicia seu livro falando a respeito de um homem que passa por problemas no casamento.

O homem, um exemplo criado pelo autor, fala sobre seus três casamentos que infelizmente terminaram em divórcio. Ele diz para Gary Chapman que, após o casamento, o amor parecia sumir rapidamente.

Os problemas que este personagem enfrenta são os mesmos que a maior parte das pessoas enfrenta, porque todos nós temos a necessidade do amor romântico. Apesar disso, poucas pessoas são, de fato, bem-sucedidas nas questões amorosas.

O grande problema, segundo Chapman, é que os casais negligenciam a comunicação.

No mundo existem milhares de línguas, mas nos identificamos apenas com a nossa língua nativa. De forma parecida, a linguagem do amor pode diferir bastante de uma pessoa para a outra, assim como espanhol é diferente de inglês.

Para que você consiga aumentar as suas chances de ter um relacionamento amoroso bem-sucedido, é fundamental que você se dedique para aprender a língua nativa de amor do seu parceiro, de uma maneira que uma comunicação útil seja estabelecida.

Deixe o Tanque de Amor Cheio

Todos têm uma linguagem primária e, também, uma secundária de amor. Apesar de que as duas expressões sejam agradáveis, a linguagem mais relevante é aquela capaz de definir como você dará e receberá amor.

As diferentes expressões de amor preenchem o que Gary Chapman chama de “tanque de amor”, de modo similar com o tanque de combustível de um carro.

Quando o seu tanque de amor está completo, você se sente feliz e seguro em seu relacionamento, mas, quando ele está vazio, você fica cansado, insatisfeito e ferido.

Por isso, é preciso aprender a manter o seu tanque cheio.

As 5 Linguagens do Amor

Nós sempre teremos uma necessidade emocional de amor, desde a infância até a vida adulta.

É inevitável que o amor apaixonado e a lua de mel acabem para todas as pessoas, não importa o que aconteça.

É aí que a realidade aparece e os casais começam a sentir o colapso de seus relacionamentos.

A partir deste colapso os casais perdem o próximo estágio do amor, que é uma escolha, uma forma de pensar e uma disciplina para amar.

Alguns casais se amam, mas eles não se sentem amados porque não conseguem comunicar os sentimentos da maneira correta.

Para que você consiga dar e receber amor, é preciso que tanto você como o seu parceiro conheçam as cinco linguagens do amor para que, juntos, consigam expressar um pelo outro este sentimento tão belo.

1. Palavras de Afirmação

Existem muitas pessoas que utilizam esta linguagem para expressar o amor por outra pessoas e também aqueles que se sentem altamente amados e valorizados quando escutam palavras de afirmação.

As pessoas que utilizam esta linguagem se sentem mais amadas quando os sentimentos são expressos em palavras. Mensagens de encorajamento, elogios ou apenas algumas palavras fazem seus corações palpitarem.

As palavras de afirmação são sentenças expressas, como por exemplo: “você é tão doce”, “você é tão divertido”, “você é tão bom em fazer isso” ou “você é linda”.

Portanto, fique atento e, sempre que possível, ofereça seu apoio através de palavras de afirmação, principalmente para a pessoa que você ama.

2. Qualidade de Tempo

A segunda linguagem do amor diz respeito à você dedicar um tempo exclusivo, mesmo que pequeno, para aquelas pessoas que você mais ama e deseja ter por perto.

A qualidade de tempo pode ser expressa através de conversas de qualidade, passeios, atividades juntos etc.

Isso significa dar total atenção para a outra pessoa, sem ficar mexendo no celular, assistindo TV ou fazendo qualquer outra coisa. É estar com a pessoa e realmente estar com a pessoa.

Dedicar tempo de qualidade para a pessoa amada, sem dividir a atenção, é o que as pessoas que utilizam esta linguagem de amor fazem. Conseguir se envolver plenamente com o parceiro é o que lhes traz alegria.

3. Presentes

Qual homem, depois de ter feito uma besteira, nunca levou flores, chocolates ou até uma joia para a esposa?

Para as pessoas que usam esta linguagem do amor, nada mais diz “eu te amo” do que um presente. E não necessariamente precisa ser algo caro, porque o presente representa um símbolo do amor, que independe do valor financeiro.

O esforço, o tempo e o dinheiro investidos na escolha de um presente perfeito significa tudo para quem é desta linguagem de amor porque esta é uma prova inegável de que estas pessoas estavam nos pensamentos de seus parceiros.

Mas, para estas pessoas, é fundamental que elas saibam que o presente foi dado de coração, com a genuína intenção de agradar e deixar uma marca.

4. Gestos de Serviço

Para as pessoas da quarta linguagem do amor, os seus atos valem mais do que quaisquer palavras.

O conceito de “gestos de serviço” está relacionado com fazer as coisas que o seu parceiro amoroso gostaria que você realizasse.

Quando o seu parceiro percebe que aquilo que ele gostaria que você fizesse está sendo feito, ele se sente profundamente amado.

Se oferecer para cuidar das crianças, dividir as tarefas domésticas como lavar a louça, levar o lixo para fora, consertar a fechadura ou realizar qualquer outra tarefa incômoda, que requer uma dose considerável de energia, tempo e esforço, raramente passa despercebido por quem usa esta linguagem do amor.

5. Toque Físico

A última linguagem do amor, mas não menos importante, é a linguagem do contato físico.

Ser tocado e acariciado é o que deixa mais feliz e segura a pessoa que se enquadra nesta linguagem.

Mais do que saber que o amor existe, as pessoas que utilizam esta linguagem do amor precisam sentir o amor fisicamente. Essas pessoas fazem questão de receber carinho, através do toque.

Se o seu parceiro é uma dessas pessoas, procure entrar em contato físico com o seu amado sempre que você puder, seja com um beijo, um abraço, um cafuné, uma massagem, segurando a mão dele, cutucando o cotovelo dele, colocando as mãos nos ombros ou fazendo sexo.

Conheça e se Conheça

Para que você possa viver um relacionamento amoroso bem-sucedido, é fundamental conhecer o seu parceiro e a si mesmo.

Ou seja, você precisa entender qual é a forma que o seu parceiro dá e recebe amor e qual é a forma que você gosta de receber e dar amor.

A partir disso você consegue transmitir de modo eficiente os seus sentimentos e desejos, assim como entender os sentimentos e desejos do seu parceiro.

O sentimento de amor, muitas vezes, se faz presente. Mas viver o amor é uma escolha diária que, nem todas as vezes, se baseia somente na emoção presente.

Você sempre pode escolher ser uma pessoa amorosa, então continue praticando. Dê e receba amor através das 5 linguagens do amor, mesmo que no início pareça pouco natural ou até desconfortável.

Resumo do Livro As 5 Linguagens do Amor

E aí, gostou do resumo do livro As 5 Linguagens do Amor?

Qual é a sua opinião sobre o livro?

Se você deseja comprar o livro, compre aqui agora.

Se quiser ler o próximo resumo, leia o resumo do livro Seja Foda!

P.S.: Para baixar de graça o meu livro digital, As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites, clique aqui agora.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket