Resumo do Livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso (Carol Dweck)

Mindset: A Nova Psicologia do SucessoCarol Dweck, renomada psicóloga da Universidade de Stanford, passou décadas de sua vida estudando como as pessoas pensam e como podemos atingir o sucesso.

Você acredita que o sucesso depende apenas de habilidades inatas? Você pensa que uma pessoa de sucesso nasceu com talento para ter sucesso?

Você acredita que, inevitavelmente, você nasceu com um nível de inteligência fixo e nada pode ser feito para que você consiga evoluir?

Se você acredita que o sucesso é para poucos geneticamente privilegiados, continue lendo o resumo do livro Mindset porque você mudará completamente a sua perspectiva e, por consequência, a sua vida.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Atitude Mental

Resumo do Livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso (Carol Dweck) 2

Ao longo de todos os seus anos de estudo, Carol Dweck descobriu o poder da atitude mental para que você tenha sucesso ou fracasso, o que ela chamou de mindset.

O seu sucesso na vida depende da atitude mental que você escolhe adotar. Ter sucesso ou fracassar na vida dependerá exclusivamente da sua mentalidade, do seu mindset, do padrão mental que você escolhe para governar a sua vida.

Então como você encara a vida?

Porque você toma decisões a partir da maneira como encara a vida, a partir do seu mindset, da sua atitude mental diante dos obstáculos e dificuldades da vida. E as suas decisões geram os seus resultados.

É por isso que um dos grandes segredos do sucesso é mudar a sua atitude mental para uma atitude mental de sucesso. Porque quando você tem uma atitude mental de sucesso, você toma atitudes de sucesso e, consequentemente, tem resultados bem-sucedidos.

Carol Dweck afirma categoricamente que o sucesso em diferentes áreas da vida não se deve apenas aos talentos ou habilidades especiais, mas principalmente pela maneira como você encara a vida.

Mindset Fixo

Resumo do Livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso (Carol Dweck) 4

Carol Dweck explica que existem dois tipos de mindset que podemos cultivar na vida: mindset fixo e mindset de crescimento.

As pessoas que têm um mindset fixo acreditam que seus traços, talentos e comportamentos são fixos, imutáveis. Ou seja, a pessoa acredita que nasceu de um jeito e não pode mudar. Ela acredita que nasceu assim e será sempre assim.

Uma pessoa com um mindset fixo acredita que o nível de inteligência de alguém é um traço de nascença, por isso não pode ser alterado.

Alguém com um mindset fixo precisa sempre provar suas habilidades para si próprio e também para os outros. Quem tem um mindset fixo enxerga o fracasso como um constrangimento inaceitável, que deve ser evitado a todo custo.

Pessoas com um mindset fixo não tentam desenvolver uma habilidade específica porque acreditam que, como não nasceram com ela, não conseguirão desenvolvê-la.

O mindset fixo acredita que ou você tem ou você não tem. Ou você nasce com talento ou nasce sem talento. Ou você nasce com inteligência ou nasce sem inteligência.

Sendo assim, a pessoa com um mindset fixo não tenta evoluir porque acredita que não conseguirá evoluir. Pessoas com mindset fixo tendem a realizar apenas aquilo que acreditam que conseguem realizar, portanto nunca tentam algo novo.

Elas preferem escolher o que é fácil e está dentro de seus campos de habilidades, ao invés de tentar aquilo que é difícil e trabalhoso, pelo medo de falharem.

As pessoas com um mindset fixo abominam fracassos e desafios, porque o medo de se sentirem perdedores é muito grande. O medo do julgamento negativo alheio é mais forte que a vontade de vencer e evoluir.

Na maioria das vezes, o indivíduo com um mindset fixo tenta provar para o mundo o quanto ele é inteligente, tentando garantir uma falsa superioridade sobre os outros.

Mas quem tem um mindset fixo não consegue desenvolver o máximo potencial que é capaz de desenvolver. Sendo assim, a pessoa com um mindset fixo não alcança seus sonhos e metas.

Mindset de Crescimento

Resumo do Livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso (Carol Dweck) 6

Por outro lado, existe o mindset de crescimento.

O mindset de crescimento é a atitude mental que deve ser adotada por quem busca o sucesso em todas as áreas da vida.

A pessoa que cultiva um mindset de crescimento acredita que a inteligência é mutável e pode ser aumentada através do esforço próprio. Ela sabe que pode se tornar mais inteligente a partir de estudo e treino.

Quem tem um mindset de crescimento também acredita que pode desenvolver qualquer talento, habilidade e traço da personalidade através do esforço e trabalho duro.

As pessoas com um mindset de crescimento não só sabem, como acreditam fielmente que podem se transformar e evoluir através da prática e persistência.

Um indivíduo com um mindset de crescimento não tem medo de tentar, porque ele sabe que as falhas e fracassos servem apenas como feedback e aprendizado para que ele melhore, evolua e se desenvolva até atingir o resultado que deseja.

Para uma pessoa com um mindset de crescimento, não existe nada que não possa ser realizado quando ela desenvolve o comprometimento e foco necessários para conseguir o que quer.

Pessoas com uma mentalidade de crescimento adoram desafios, porque elas sabem que os desafios são grandes oportunidades para que elas cresçam. Para vencer um desafio, uma pessoa com uma mentalidade de crescimento sabe que precisará evoluir.

Esforço máximo seguido por um fracasso é considerado um sucesso por aqueles que adotam um mindset de crescimento. Porque eles sabem que evoluíram e aprenderam mais uma coisa. Eles sabem que subiram mais um degrau na escada de desenvolvimento.

A pessoa com o mindset de crescimento está sempre evoluindo e se desenvolvendo porque sabe claramente que qualquer fracasso ou sucesso possibilita a evolução.

O Seu Sucesso Depende do Seu Mindset

Resumo do Livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso (Carol Dweck) 8

Como você entendeu até aqui, não existe fator mais preponderante para o sucesso, ou fracasso, do que o seu mindset.

A maneira como você encara a vida, os desafios, as dificuldades, as falhas e os fracassos reflete-se diretamente naquilo que você conquista na vida.

Portanto, se hoje você cultiva um mindset fixo, decida conscientemente adotar um mindset de crescimento. Caso contrário você permanecerá a vida inteira preso, justamente, em um mindset de fracasso.

E os resultados disso, você já sabe quais são.

Talento, habilidades e inteligência não definem o seu sucesso. Quem define o seu sucesso é você, que é guiado pela sua atitude mental. Tudo depende da maneira como você pensa e age diante de cada situação da vida.

Tudo depende da atitude mental que você escolhe adotar diante da vida.

Se você acredita que pode mudar, aprender, evoluir, crescer e se desenvolver, então você pode, de fato, fazer tudo isso. Mas se acredita que não pode você também está certo, porque você realmente não pode.

Uma atitude mental fixa faz com que você se preocupe em provar consistentemente para si mesmo e para as outras pessoas o quanto você é bom e capaz.

Só que dessa forma você não consegue se concentrar em melhorar e evoluir porque você passa uma vida inteira fazendo apenas aquilo que consegue fazer, o que limita drasticamente o seu potencial de crescimento.

Uma das chaves mais poderosas do sucesso é adotar um mindset de crescimento. Porque para quem tem um mindset de crescimento, não há nada no mundo que não possa ser feito.

Chegar ao topo e ter sucesso em tudo o que você quiser é, na verdade, o resultado de muito trabalho duro, esforço, dedicação, comprometimento e persistência. Mas esse caminho só pode ser trilhado se você o percorrer com um mindset de crescimento.

Enquanto percorre o seu caminho, lembre-se que cada derrota e dificuldade deve ser encarada como aprendizado para a sua evolução. Não arrume desculpas e não fuja do fracasso, utilize cada momento ruim como uma oportunidade para aprender e crescer.

Além disso, quando chegar ao topo, nunca se satisfaça por ter chegado lá. Quando você estiver lá no alto, tendo alcançado um sucesso que almejou, lembre-se sempre que você ainda pode aprender, evoluir e crescer.

Transforme as derrotas em motivação e mantenha-se humilde para continuar aprendendo nas vitórias.

Vale lembrar que geralmente nós adotamos um mindset fixo em algumas áreas e um mindset de crescimento em outras. Porque é muito difícil que tenhamos um mindset de crescimento em todas as áreas da vida.

Mas isso é só mais um estímulo para que você trabalhe, conscientemente, o desenvolvimento de um mindset de crescimento em cada vez mais áreas da sua vida.

Esforce-se Para Mudar

Resumo do Livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso (Carol Dweck) 10

Entender a diferença entre a mentalidade fixa e a mentalidade de crescimento é o primeiro passo para mudar. Mas para realmente conseguir mudar, você precisa estar preparado. Porque o trabalho não é fácil.

Será necessário muito esforço e tempo para que você consiga mudar a sua mentalidade e, principalmente, as suas atitudes, que geram os resultados que você obtém na vida.

É preciso olhar para todas as áreas e aspectos da sua vida e ser honesto consigo para se perguntar o que você precisa mudar e como se reinventar. A partir de hoje, olhe para toda a sua vida baseado na mentalidade de crescimento.

Todos os dias, ao acordar, pergunte-se como você pode encontrar oportunidades para aprender, crescer e se desenvolver. Da mesma forma, diante de cada fracasso pergunte-se como a derrota temporária serve como uma oportunidade de evolução pessoal.

Se esforce conscientemente para se tornar alguém que aprende, cresce e evolui em todas as situações. Alguém que encontra oportunidades nas maiores dificuldades.

Você não está preso ao seu estado atual, você não está preso à sua genética, habilidades e muito menos inteligência.

A única coisa que pode mudar a sua vida é mudar a sua mentalidade. E a única pessoa que pode mudar a sua mentalidade, é você mesmo.

Por isso, agora que você aprendeu tudo isso, escolha sabiamente qual mentalidade você decidirá desenvolver a partir de hoje.

Você está disposto a trabalhar duro para evoluir?

Agora você acredita que é capaz de realizar qualquer coisa no mundo, caso esteja determinado a estudar, aprender, treinar, crescer e se desenvolver?

Então você deu o primeiro passo para viver uma vida de realizações.

Porque só depende de você, só depende do seu mindset.

Resumo do Livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso

E aí, gostou do resumo do livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso?

Qual é a sua opinião sobre o livro?

Se você deseja comprar o livro, compre aqui agora.

Se quiser ler o próximo resumo, leia o resumo do livro O Poder Dos Quietos.

P.S.: Para baixar de graça o meu livro digital, As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites, clique aqui agora.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket