Resumo do Livro Os Desafios à Força de Vontade (Kelly McGonigal)

Resumo do Livro Os Desafios à Força de Vontade (Kelly McGonigal) 1

De modo geral, na teoria, nós sempre sabemos o que é o certo a ser feito. Mas, na prática, por que é tão difícil resistirmos às tentações e não cedermos aos impulsos?

Kelly McGonigal, no livro Os Desafios à Força de Vontade, nos mostra quais são os erros que mais repetimos na vida e apresenta uma outra abordagem para pensarmos a respeito do autocontrole.

No resumo do livro Os Desafios à Força de Vontade você aprenderá como funciona a sua força de vontade, porque cede à tentação e como pode treinar a sua força de vontade e o seu autocontrole através de técnicas.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

3 Componentes da Força de Vontade

A força de vontade, que muitas vezes controla os seus impulsos, é formada por 3 elementos:

  1. Eu não vou.
  2. Eu vou.
  3. Eu quero.

“Eu não vou” representa a sua capacidade em dizer “não” quando o seu corpo quer falar “sim”. Isso abrange a concepção do senso comum a respeito da força de vontade: a capacidade de resistirmos à tentação.

Cada tentação pode ser encarada como um desafio à sua força de vontade “Eu não vou”.

Você pode determinar o desafio mais importante para o elemento “Eu não vou” se perguntando qual é o hábito (tentação) que mais está atrapalhando a sua vida e que você deveria deixar de lado.

“Eu vou” representa a sua capacidade de fazer no presente aquilo que você não gosta em prol de um futuro melhor.

Da mesma forma, você pode determinar o desafio mais importante para o elemento “Eu vou” se perguntando qual hábito você deveria parar de procrastinar para melhorar a sua vida.

“Eu quero” representa a sua habilidade em lembrar do que você realmente quer. O que você quer significa aquilo que, independentemente das tentações atuais, é o melhor para você em longo prazo.

Para conseguir resistir no presente em prol de um futuro melhor você precisa de metas claras de longo prazo, que comandam as suas ações.

Para encontrar o seu desafio mais importante para o elemento “Eu quero” você pode se perguntar qual é o grande objetivo de longo prazo que você tem a intenção de investir o seu tempo e a sua energia.

A Meditação Como Aliada do Autocontrole

Em um mundo cada vez mais conectado, vivemos expostos a milhares de estímulos em todos os instantes.

Kelly McGonigal diz que por causa disso corremos mais riscos do que pensamos porque quando estamos distraídos tendemos a ceder mais às tentações.

Além disso, quando está preocupado você perde força de vontade e, dessa forma, qualquer tentação imediata que eventualmente surge pode atrapalhar as suas metas de longo prazo.

Por isso, para driblar estes problemas, é preciso evitar tomar decisões quando você estiver distraído e preocupado, além de aumentar a sua capacidade de atenção, para lidar com as distrações.

Pesquisadores descobriram que pessoas que meditam têm mais matéria cinzenta em áreas do cérebro ligadas à autoconsciência, o que indica altos níveis de performance.

A meditação trabalha a autoconsciência momento por momento, e isso te ajuda a perceber quando você se distraiu, retornando o foco da energia para a tarefa.

Seu Instinto Pode Vencer as Tentações

Você já ouviu falar da resposta de “fuga ou luta” do ser humano?

Esta é uma habilidade do organismo para despendermos toda a energia necessária para nos livrarmos de uma situação de emergência.

O que talvez você não saiba é que a força de vontade também tem base em um instinto biológico.

Esse instinto recebe o nome de “resposta de pausa e plano” e ele muda o seu foco para os conflitos internos entre o seu cérebro racional e o seu cérebro instintivo, provocando uma desaceleração que ajuda a controlar os seus impulsos.

Para aumentar este instinto de força de vontade nós devemos passar a prestar atenção plena em tudo aquilo que estressa nosso corpo e mente, como doenças, dores, ansiedade, raiva etc. porque tudo que te estressa diminui a sua força de vontade e a sua capacidade de autocontrole.

Dessa forma, é possível concluir que, tudo aquilo que vai contra o estresse, como noites bem dormidas, convivência com bons amigos e família, alimentação saudável, meditação e exercícios físicos, aumenta a sua força de vontade e você deve adotá-los como hábitos para a vida.

A Força de Vontade é Como Um Músculo

Qual foi a última parte do corpo que você treinou?

Pode ter sido há bastante tempo, mas em algum momento os músculos responsáveis por esta parte do corpo se cansaram e se fadigaram.

A força de vontade é limitada, por isso também se cansa e fadiga. Cada tentativa de exercer o seu poder de autocontrole utiliza um pouco de energia da sua força de vontade.

Isso quer dizer que quando você resiste a qualquer tentação você enfraquece a sua capacidade de resistir às outras tentações e se aproxima cada vez mais da procrastinação e do fracasso – ceder às tentações.

A exaustão da força de vontade ocorre constantemente porque naturalmente não percebemos as pequenas tarefas e decisões diárias como desafios para nossa força de vontade.

Mas nem tudo está perdido, porque a boa alimentação é um grande combustível para aumentar a nossa força de vontade. Bons carboidratos de baixo índice glicêmico, que contenham fibras, são excelentes aliados.

Além disso, outra maneira de aumentar a sua força de vontade é treinar o seu músculo da força de vontade. Quanto mais você treina mais ele se desenvolve.

Impondo para si mesmo pequenos desafios, sejam eles ligados ao “Eu não vou”, “Eu vou” ou “Eu quero”, de maneira regular, você treina e gradativamente aumenta o seu autocontrole e a sua força de vontade.

Ter Cautela é Necessário

Muito cuidado para que você não se sinta no direito de se presentear com algo ruim por ter feito uma coisa boa.

Por exemplo, muitas pessoas podem comer uma bela pizza depois de terem realizado uma sessão de corrida, porque, afinal, elas “merecem”.

Esta atitude não é nem um pouco promissora para o seu sucesso e pode “anular” o efeito do treino da sua força de vontade.

Preste muita atenção quando você estiver procurando uma licença moral para fazer algo que você não deveria fazer, como comer o hambúrguer porque você comeu a salada antes.

Aprenda a Usar o Sistema de Recompensa

Quando você deseja algo, o sistema de recompensa do cérebro libera um neurotransmissor chamado dopamina, que está ligado com a motivação, a ação e o prazer, por isso é tão difícil resistir à tentação.

Quando a dopamina é liberada, aquilo que causou a liberação do neurotransmissor torna-se altamente desejável, mesmo que seja totalmente contra a sua grande meta de longo prazo, e isso atrapalha os seus planos fazendo você falhar.

Mas felizmente é possível usar esse sistema a seu favor. Você pode transformar a fraqueza em um ponto forte associando tarefas desagradáveis com algo que ative a liberação de dopamina.

Por exemplo, levando um trabalho não tão agradável até uma cafeteria e finalizá-lo enquanto bebe uma bela xícara de café preto.

Cuidado Com a Privação

Tente não pensar em um elefante rosa.

Você conseguiu?

Provavelmente, no momento, é quase impossível parar de pensar em um elefante rosa, não é?

Seus desejos funcionam da mesma forma. Mesmo que, em princípio, a repressão pareça funcionar, na verdade, ela piora tudo.

Quanto mais você tenta resistir, mais o seu cérebro se ocupa com o objeto de resistência.

Por isso, ao invés de tentar “não pensar” nos desejos ruins, use a sua energia para pensar nas ações boas.

Por exemplo, ao invés de não pensar no bolo de chocolate, use a sua energia para pensar no bolo integral recheado de fibras que você irá preparar.

A Força de Vontade é Contagiosa

Não só pensamentos e comportamentos, mas até a força de vontade pode ser influenciada pelo nosso contexto social.

Estudos mostram que quando convive com pessoas impulsivas, que não controlam prazeres imediatos em prol de objetivos futuros, você tende a agir da mesma forma, perdendo força de vontade.

Por outro lado, felizmente, o oposto também é verdadeiro. Quando você convive com pessoas e amigos próximos que têm um bom nível de força de vontade, a tendência é que você também aumente a sua.

Kelly McGonigal afirma que apenas pensar em um modelo de referência, alguém que você admire muito pela capacidade de autocontrole e força de vontade, aumenta a sua própria força de vontade e o seu autocontrole.

Resumo do Livro Os Desafios à Força de Vontade

E aí, gostou do resumo do livro Os Desafios à Força de Vontade?

Qual é a sua opinião sobre o livro?

Se você deseja comprar o livro, compre aqui agora.

Se quiser ler o próximo resumo, leia o resumo do livro O Poder do Agora.

P.S.: Para baixar de graça o meu livro digital, As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites, clique aqui agora.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket