Resumo do Livro O Poder do Agora (Eckhart Tolle)

Resumo do livro O Poder do Agora

Antes de entrar aqui, no que você estava pensando?

Nós passamos a maior parte do tempo da vida pensando no passado e planejando o futuro. Infelizmente, negamos ou ignoramos o presente adiando nossos sonhos para algum dia bem distante, quando seremos, finalmente, felizes.

Mas, para Eckhart Tolle, se quisermos mesmo mudar de vida, precisamos começar neste exato momento.

Viver o momento presente é o melhor caminho para a realização, para o sucesso e para a nossa felicidade.

Combinando conceitos do budismo, do cristianismo, do hinduísmo, do taoismo e de outras tradições espirituais, Eckhart Tolle nos ajuda a viver o presente.

Você está pronto para viver o presente?

Então leia agora o resumo do livro O Poder do Agora.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

A Raiz de Todos os Problemas

Sabe onde se encontra a raiz de todos os seus problemas?

Na sua própria mente.

A mente esconde nossa legítima identidade, desenvolvendo uma máscara. A máscara criada impede que você alcance a paz interior, um estado de completa estabilidade, equilíbrio e calma.

Vivemos desesperadamente buscando por paz mental, mas desconhecemos o fato de que esta paz já se encontra dentro de nós mesmos, porque a mente está lotada de caos e desordem.

Somos culpados por vivermos muito tempo dentro de nossos próprios conflitos mentais. Remoemos problemas e pensamos demais sobre as coisas, o que mais atrapalha do que ajuda.

Por isso, é fundamental entendermos que os nossos pensamentos e a nossa identidade não são a mesma coisa, são coisas separadas e diferentes.

Comece conscientemente a reconhecer quando a sua mente estiver usando você, e não o contrário. Como um observador objetivo, apenas observe os processos mentais que surgem em sua mente sem julgá-los e avalie se eles estão te atrapalhando ou te ajudando.

Você não é a sua mente, a sua mente é somente uma ferramenta. Quanto antes você parar de fazer a associação entre você e a sua mente, mais rápido você obterá clareza.

As Faces da Personalidade

O “eu” que representamos no mundo é muito diferente de nosso “eu” interior.

Essa dualidade gera conflitos que podem se manifestar através de muitos sentimentos negativos como o medo, a depressão e a ansiedade.

Mas, se você conseguisse parar de se identificar com a sua máscara, todos esses sentimentos iriam embora.

Quando se torna consciente de sua identidade real você acessa um “estado iluminado” e a sua mente se liberta.

Então o seu objetivo deve ser o de tomar a consciência de sua identidade interior e se manter consciente dela, porque isso vai te ajudar a perceber que, na verdade, todos os seus problemas são somente ilusões criadas pela sua mente.

O Poder do Agora

O poder do agora é capaz de silenciar a sua mente, que não para de viajar de um pensamento para o outro.

Para cessar a atividade mental, foque toda a sua atenção no momento presente, nada além disso. Conscientemente, tire os seus pensamentos do padrão de divagação e traga-os de volta para o momento presente.

No início isso será difícil, mas com a prática você será capaz de utilizar este poder por períodos cada vez maiores.

Na realidade, durante as suas atividades rotineiras, ou em qualquer situação, é possível utilizar o poder do agora.

Para fazer isso, simplesmente experimente cada atividade que você realiza usando todos os seus sentidos, e não a sua mente.

Quanto mais praticar, mais você irá se separar da sua mente e perceberá que os seus pensamentos irão parar de ocupar o espaço central porque você começará a experimentar as atividades plenamente, por inteiro.

Emoções Não Representam Identidade

Fortes emoções são capazes de controla-lo facilmente. Subitamente você entra em um estado de alta tensão e não consegue se separar delas, focando-se no momento presente.

Mas, quando observa as suas emoções como uma terceira pessoa desinteressada, assim como faz com os seus pensamentos, suas emoções fluem e você consegue fazer com que elas vão embora.

Quando associa à sua identidade com as emoções que sente, você continua sentindo-as da mesma maneira. Entretanto, quando se desliga das emoções você mantém longe de si as experiências de dor.

A maneira mais fácil de quebrar o poder que as emoções negativas exercem sobre você e sua vida é deixar que elas fluam e desapareçam, como um estranho desinteressado que apenas as vê chegarem e irem embora.

Isto é possível quando você se mantém focado no presente, em vez de permanecer concentrado nas suas emoções.

Não Permita Que o Medo te Impeça

Na maioria das vezes, o que mais impede você de viver o presente é o medo. Da mesma maneira que você observa seus pensamentos e suas emoções, como um estranho desinteressado, um observador imparcial, você deve observar o medo.

Muito do medo é gerado por causa do ego, que pode se sentir ferido. Mas quando você aprende a observar imparcialmente tudo aquilo que a sua mente processa, você entende o que o seu ego não é o seu “eu” verdadeiro. Então, nesse caso, não há mais o porquê temer ferir o ego.

Em essência, você deve tirar a atenção de todas as falsas crenças que aparecem em todos os instantes na sua cabeça e coloca-la no seu “eu” real, focando-se completamente no momento presente.

A melhor maneira pra conseguir fazer isso é praticar a auto-observação, ou seja, perceber a si mesmo para entender como os seus medos te impedem inconscientemente de viver o presente.

Quando você aprende a fazer isso, você se torna capaz de escolher evitar a resistência e a negatividade, se focando no aqui e agora. Por consequência, você vence os seus medos.

Aprenda Com o Passado, Mas Não Lute

Não é fácil encontrar o seu “eu” verdadeiro descartando a sua máscara. Um dos maiores obstáculos que você pode encontrar pelo caminho é a sua resistência ao momento presente.

É preciso aprender com o passado e preparar-se para o futuro, mas nunca lute com o futuro esperado ou rumine o passado porque isso fará com que você fique preso em um tempo psicológico que é a raiz dos pensamentos negativos.

Quando você foca toda a sua atenção no momento presente, existem problemas? Não! Os problemas sempre se encontram no passado ou no futuro.

Você pode se livrar de todos os seus problemas agora, neste exato momento, caso aprenda a desenvolver a habilidade de olhar para o momento presente e ter a clareza de que ele não pode te machucar de nenhuma forma.

Assuma a Responsabilidade Pelos Problemas

A maneira como você lida com os seus problemas depende exclusivamente de você. Só existem duas soluções possíveis em relação aos problemas: aceite-os ou resolva-os.

Lutar com “o que já foi” ou “o que pode ser” é completamente inútil porque não te leva a nenhuma solução.

Para que você consiga escolher a melhor solução, perceba os problemas como eventos independentes que acontecem em sua vida, ao invés de percebê-los como a sua própria vida.

De todas as formas, diante de cada problema, ao tomar a sua decisão – mudar a situação ou aceitá-la –, mantenha-se pronto para enfrentar as consequências das suas atitudes.

Use o Poder do Agora no Relacionamento

O amor pode se tornar um problema quando você começa a se sentir apavorado com a ideia de perder a pessoa que você ama.

Mas a única coisa que você pode perder é a pessoa que é o objeto do seu amor, não o amor em si. O amor não se perde porque ele é um sentimento que brota dentro de você.

Se há reciprocidade ou não, este fato não muda a quantidade de amor que você sente. Além disso, também não é possível aumentar a quantidade de amor que a outra pessoa sente, então por que travar esta batalha com o amor?

Aprenda a viver o amor no presente, aproveitando tudo o que você está dando e recebendo neste exato momento.

Como Viver o Presente?

Existem algumas simples atitudes que te fazem viver melhor o presente.

Respirar acorda as suas células, portanto traga a sua atenção para a respiração, tirando a atenção da mente e focando-a no seu “eu” interior.

Se envolva em atividades criativas, que te induzam ao estado de flow. Quando está nessas atividades, você está vivendo 100% o presente.

Aprenda técnicas de meditação para que você consiga acessar o seu verdadeiro “eu”. A meditação permite que você acalme a mente diminuindo todos os pensamentos que entram e saem da sua mente em todos os momentos.

Além disso, quando seus pensamentos entrarem em caos, conscientemente traga a sua mente para um estado de pausa.

Quando você for capaz de manter todo o seu foco no presente, você perceberá grandes mudanças positivas na sua saúde mental, física e emocional.

Por isso, se entregue ao presente, ou seja, apenas aceite a realidade como ela é e se apresenta, sem atrelá-la à sua identidade.

Resumo do Livro O Poder do Agora

E aí, gostou do resumo do livro O Poder do Agora?

Qual é a sua opinião sobre o livro?

Se você deseja comprar o livro, compre aqui agora.

Se quiser ler o próximo resumo, leia o resumo do livro O Poder da Ação.

P.S.: Para baixar de graça o meu livro digital, As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites, clique aqui agora.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket