Resumo do Livro O Ponto da Virada (Malcolm Gladwell)

Resumo do Livro O Ponto da Virada (Malcolm Gladwell) 1Para Malcolm Gladwell, o ponto da virada é o momento em que uma tendência chega a um alto patamar e se espalha de forma viral, em uma velocidade assustadora.

No Livro O Ponto da Virada, Gladwell analisa quais são os padrões que fazem alguma coisa se tornar uma tendência e mostra como você pode alavancar as suas próprias ideias para as massas.

Quando algo se espalha, é capaz de atingir o ponto da virada: um momento único onde nada mais é capaz de impedir a multiplicação de uma ideia.

Descubra agora no resumo do livro O Ponto da Virada como você também pode transformar uma ideia em uma epidemia social, seguindo teoria de Gladwell.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

A Disseminação do Vírus

Resumo do Livro O Ponto da Virada (Malcolm Gladwell) 3

No começo, um vírus pode se espalhar de forma lenta em uma comunidade, mas à medida que mais pessoas se infectam, chega uma hora que a epidemia foge do controle porque a velocidade de transmissão se torna muito alta.

Se você fosse visualizar um gráfico sobre a disseminação do vírus, ele pareceria com um taco de hóquei ou de golfe. O vírus se multiplica em uma subida comedida no início, mas depois ele dispara, quase que em linha reta até o topo.

Esse momento crítico, que gera um crescimento explosivo, é denominado por Malcolm Gladwell como sendo o ponto da virada.

Novas ideias ou tecnologias que atingem o ponto da virada, seguem esse mesmo padrão. Sempre que ocorre um ponto da virada existe uma epidemia por trás que é gerada através de uma mudança fundamental.

O Pareto da Viralização

Resumo do Livro O Ponto da Virada (Malcolm Gladwell) 5

Você conhece o princípio de Pareto? Esse princípio afirma que para inúmeros fenômenos, 80% das consequências resultam de 20% das causas.

Por exemplo, 20% da população tende a gerar mais de 80% da riqueza de uma comunidade, 20% dos empregados de uma empresa são responsáveis por 80% das vendas, 80% dos acidentes de trânsito são gerados por 20% dos motoristas, e assim por diante.

Gladwell se apropria deste princípio e afirma que ele é muito comum no padrão que gera o ponto da virada em casos de epidemias sociais. Um pequeno grupo de pessoas fora da curva é responsável pela aceleração da taxa de transmissão.

Malcolm Gladwell afirma que existem 3 pontos-chave para que um ponto da virada ocorra: A Regra dos Eleitos, O Fator de Fixação e O Poder do Contexto.

A Regra Dos Eleitos

Resumo do Livro O Ponto da Virada (Malcolm Gladwell) 7

A Regra dos Eleitos se refere aos responsáveis pela epidemia social, são aqueles que impulsionam a viralidade enviando a mensagem.

Para que algo se torne viral, Gladwell diz que os emissores das mensagens representam o ponto mais importante. Ele divide os emissores em 3 grupos.

  1. Comunicadores
  2. Experts
  3. Vendedores

Comunicadores

Resumo do Livro O Ponto da Virada (Malcolm Gladwell) 9

Os comunicadores são pessoas com grande influência social, eles têm uma grande rede de pessoas em volta e são os indivíduos que fazem uma epidemia se multiplicar.

Na maioria das vezes, os comunicadores possuem relacionamentos em diversas áreas diferentes e são como os nós que conectam diversas redes.

Ao pertencerem a muitos grupos, os comunicadores possuem muitos laços e, mesmo que sejam fracos, conseguem transmitir a epidemia entre esses diversos grupos.

Para que consiga multiplicar as suas ideias, você deve se tornar um conector. Para que você chegue nesse nível, Malcolm Gladwell afirma que é muito mais importante você possuir uma grande rede de contatos ao invés de possuir um grupo limitado de contatos extremamente próximos.

Quanto maior for a sua rede de contatos, maior será a sua capacidade de interligar e propagar a sua mensagem.

Os únicos capazes de iniciar uma epidemia social são os indivíduos conectores, por isso se foque nessas pessoas caso você queira espalhar a sua ideia.

Experts

Resumo do Livro O Ponto da Virada (Malcolm Gladwell) 11

Os experts são pessoas que sabem muitas coisas diferentes e se atualizam de modo constante. Apesar de não possuírem grandes redes sociais, os experts possuem grande influência nas redes que possuem.

As pessoas tendem a confiar em um expert. Além disso, os experts se motivam por serem úteis para as outras pessoas, e por isso recomendam coisas para amigos e conhecidos.

Os amigos e conhecidos dos experts seguem as recomendações e também as passam para frente.

Vendedores

Resumo do Livro O Ponto da Virada (Malcolm Gladwell) 13

Vendedores são hábeis na arte da persuasão e conseguem convencer outras pessoas a experimentarem alguma coisa.

Os vendedores são poderosos porque vendem uma ideia fazendo com que a percepção das pessoas sobre a ideia mude, o que é essencial para multiplicá-la.

O Fator de Fixação

Resumo do Livro O Ponto da Virada (Malcolm Gladwell) 15

Além da Regra dos Eleitos, o Fator de Fixação é outro ponto-chave para que uma ideia se viralize.

Isso quer dizer que, para que uma ideia se torne uma epidemia, a ideia precisa ficar na mente das pessoas e fazer elas agirem, por isso deve ela ser simples, prática, interessante, de fácil memorização e, consequentemente, de fácil disseminação.

Muitas vezes, para que você consiga transformar a sua ideia em uma ideia de fácil fixação, basta fazer uma alteração, aprimorando alguma coisa nela, mesmo que um pequeno detalhe, na forma como a mensagem é apresentada.

O Poder do Contexto

Resumo do Livro O Ponto da Virada (Malcolm Gladwell) 17

O terceiro ponto-chave para que uma ideia alcance o ponto da virada é O Poder do Contexto.

O Poder do Contexto se refere ao fato de que as epidemias são sensíveis às condições, circunstâncias e aos locais em que elas ocorrem. É muito mais fácil viralizar uma mensagem de natal caso a época seja a de natal, por exemplo.

As pessoas são extremamente sensíveis às mudanças de contexto e ambiente. Nós podemos mudar as nossas atitudes dependendo do contexto que estamos inseridos em cada momento.

O ambiente influencia mais do que os seus comportamentos e pensamentos padrão. Por isso o contexto precisa contribuir para a disseminação massiva.

Uma epidemia pode ter uma reviravolta quando detalhes mínimos do ambiente são consertados. O comportamento é uma função do contexto social.

Além disso, os grupos também influenciam os comportamentos. Quando as pessoas estão em grupos, a responsabilidade de agir fica difusa.

A Regra de Dunbar

Resumo do Livro O Ponto da Virada (Malcolm Gladwell) 19

Apesar de ser necessária uma grande quantidade de pessoas para que uma mensagem seja disseminada, a viralização ocorre muito mais facilmente quando os grupos têm menos de 150 pessoas.

Grupos menores ou muito unidos têm a capacidade de aumentar as epidemias sociais. Gladwell cita a regra de Dunbar, que fala que quando os grupos ultrapassam 150 membros, a coesão social enfraquece e surge a tendência à fragmentação.

Portanto é preciso manter o número de pessoas nos grupos abaixo do Ponto da Virada dos 150. Essa parece ser a quantidade máxima de pessoas com quem podemos ter um relacionamento social autêntico.

Malcolm Gladwell finaliza o livro dizendo que uma epidemia bem-sucedida deve se fundamentar, no final das contas, em uma fé inabalável de que a mudança é possível e em uma fé inabalável de que as pessoas podem transformar completamente os comportamentos e crenças perante os estímulos certos.

Resumo do Livro O Ponto da Virada

E aí, gostou do resumo do livro O Ponto da Virada?

Qual é a sua opinião sobre o livro?

Se você deseja comprar o livro, compre aqui agora.

Se quiser ler o próximo resumo, leia o resumo do livro Poder Sem Limites.

P.S.: Para baixar de graça o meu livro digital, As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites, clique aqui agora.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

11 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket