Resumo do Livro Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen Covey)

Resumo do Livro Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen Covey) 1Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, um livro escrito por Stephen Covey, é um best-seller da literatura de desenvolvimento pessoal que foi baseado em uma pesquisa feita em mais de 200 anos de publicações sobre o sucesso.

Mais de 15 milhões de cópias já foram vendidas desde o seu lançamento, em 1989, e os temas abordados no livro são mais do que nunca extremamente atuais e pertinentes.

Para Covey, para realmente mudar a sua vida, é preciso mudar “de dentro para fora”.

A partir do momento que muda a si mesmo você começa a transformar o mundo ao seu redor. Portanto, se você deseja evoluir como pessoa, você deve ler agora o resumo do livro Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Paradigmas e Princípios

Resumo do Livro Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen Covey) 3

Antes de falar sobre o primeiro dos 7 hábitos, Covey começa falando sobre paradigmas e princípios.

Os paradigmas constroem o seu caráter e definem o modo como você enxerga o mundo. Você percebe uma realidade subjetiva, que é interpretada pelas lentes que você usa, e não uma realidade objetiva.

As suas lentes são formadas a partir dos seus princípios e valores, que formam os seus paradigmas.

Os hábitos que definem as ações da sua vida são frutos diretos dos seus paradigmas. Por isso, para transformar a sua vida, o primeiro passo é transformar os seus paradigmas e princípios fundamentais.

Você deve se tornar consciente dos seus próprios paradigmas.

Para superar hábitos ruins estabelecidos em sua vida, é preciso entender qual é o princípio fundamental que forma cada um desses hábitos.

E para se tornar verdadeiramente eficaz, é preciso alinhar os seus paradigmas com princípios universais: justiça, integridade, honestidade. Esses princípios são como leis naturais que servem como parâmetros para comparar com os seus próprios valores.

Quanto mais você for capaz de alinhar os seus valores a essas leis naturais, mais você será capaz de viver em harmonia com o mundo.

1º Hábito
Proatividade

Resumo do Livro Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen Covey) 5

O primeiro hábito das pessoas altamente eficazes é o hábito da proatividade.

Seja proativo.

Ser proativo significa tomar o controle da sua vida diante do mundo. Ser proativo significa assumir a responsabilidade pela sua vida.

O seu comportamento resulta das decisões que você toma, e não de fatores externos. Ser proativo significa tomar decisões e agir baseado em seus maiores valores, e não somente baseado nas suas circunstâncias atuais.

Você tem o poder de escolher a sua resposta. Você pode escolher como você vai responder diante de qualquer estímulo que o mundo apresenta para você.

A liberdade de escolha da sua resposta se baseia em autoconhecimento, para que você entenda a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos.

A liberdade de escolha da sua resposta se baseia em imaginação, para que você seja capaz de ir além da sua realidade do agora.

A liberdade de escolha da sua resposta se baseia em consciência, para que você tenha a capacidade de distinguir entre o bem e o mal.

A liberdade de escolha da sua resposta se baseia em livre arbítrio, para que você seja capaz de alterar as suas emoções e os seus sentimentos.

Para uma pessoa proativa ninguém é capaz de afetá-la negativamente, exceto se ela permitir. O mundo nunca dita o que uma pessoa proativa deve fazer. Ela é guiada pelos próprios valores.

Quando aceita que foi você quem criou a sua própria situação atual e que você é senhor do próprio destino, você entende que é capaz de mudar o seu futuro.

Das duas uma: ou você é reativo ou você é proativo.

O reativo reage. Ele é controlado por pessoas, situações e circunstâncias. O proativo controla o mundo – porque ele aprendeu a se controlar.

Quando diz que “alguém deixa você com raiva”, entenda que não é a outra pessoa que deixa você com raiva. É você mesmo que se permite ficar com raiva.

A essência da proatividade é entender que você tem o controle da reação em suas mãos. Porque entre estímulo e resposta existe, por menor que seja, um espaço. E você sempre tem o poder de intervir racionalmente para escolher a sua melhor resposta emocional.

Entendendo este conceito você passa a ser protagonista e não mais permite que a sua mente emocional infantil sempre tome o controle.

2º Hábito
Um Fim em Mente

Resumo do Livro Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen Covey) 7

O segundo hábito consiste em começar com um fim em mente.

Você precisa principalmente ser eficaz, ao invés de apenas eficiente. Então qual é o sentido do seu objetivo? Qual é o foco do seu objetivo?

Você precisa desenvolver o hábito da liderança pessoal. Então é necessário iniciar cada dia da sua vida com um claro entendimento dos seus objetivos e resultados desejados.

Primeiro você define o que deseja realizar, depois você planeja todas as atividades que serão necessárias para que atinja o que deseja.

O que você quer realizar? Qual é a melhor forma de atingir o que deseja?

É fundamental responder essas duas perguntas.

Covey também cita a importância de você criar uma declaração de sua missão pessoal, uma constituição pessoal que serve como uma bússola que guia a sua vida.

Você deve memorizar e anotar a sua missão. Nela devem estar listados os seus grandes princípios e valores, assim como os maiores objetivos que você quer realizar na vida.

3º Hábito
O Mais Importante Primeiro

Resumo do Livro Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen Covey) 9

O terceiro é o hábito de realizar primeiro o mais importante.

Quando cria este hábito você passa a controlar a sua vida com maestria e se torna altamente eficaz.

As pessoas altamente eficazes administram o tempo baseando-se em suas maiores prioridades, em tudo aquilo que tem mais importância em suas vidas. Da mesma forma, priorize constantemente  o que é sempre mais importante para você em cada momento.

Só que para conseguir priorizar de maneira eficaz é preciso aprender a dizer “sim” para tudo o que faz parte da sua grande meta e aprender a dizer “não” para todas as distrações que podem atrapalhar a realização da sua meta.

É preciso definir prioridades e atividades importantes porque é preciso reconhecer que não temos tempo para fazer tudo na vida.

4º Hábito
Pensamento Ganha/Ganha

Resumo do Livro Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen Covey) 11

O quarto é o hábito do pensamento ganha/ganha.

Covey fala que a maioria das pessoas segue o modelo ganha/perde, ou seja, elas pensam que para que alguém ganhe, alguém precisa perder. Só que a vida não é uma competição e todos podem sair ganhando em muitas situações.

No modelo ganha/ganha, as necessidades de todos os envolvidos podem ser satisfeitas através de um esforço conjunto. A cooperação é a chave para aplicar o modelo ganha/ganha na sua vida.

Covey fala que as relações ganha/ganha possuem alguns traços vitais:

  1. Caráter: quando conhece os seus valores você sabe o que significa ganhar.
  2. Bons Relacionamentos: as relações se constroem fundamentadas no caráter, por isso você deve desenvolver a sua credibilidade focando em relações que visam o sucesso de ambas as partes.
  3. Acordos: a partir das relações surgem os acordos. Um acordo deve ser claro, estipular os resultados desejados, as regras dentro das quais se obterão os resultados, os recursos disponíveis para atingir os resultados, as medidas para avaliação dos objetivos alcançados e as consequências dos objetivos.
  4. Sistema Regulador: para que um acordo funcione, deve existir um sistema para avaliar e regular o acordo.
  5. Processos: Covey sugere um processo de 4 fases; ver o problema do ponto de vista do outro, identificando necessidades e preocupações da outra parte; identificar as questões-chave e não as posições envolvidas; determinar quais resultados serão uma solução completamente aceitável; identificar quais são as opções possíveis para atingir os resultados.

5º Hábito
Primeiro Compreender

Resumo do Livro Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen Covey) 13

O quinto é o hábito de procurar primeiro compreender, para depois ser compreendido.

Para Covey, cada relacionamento é como um tipo de conta bancária emocional que registra quanto cada pessoa tem investido nela. Quanto maior o equilíbrio nessa conta, melhor o relacionamento e a confiança entre as partes.

Para atingir o equilíbrio é necessário entender o outro.

Este hábito enfatiza a comunicação efetiva. E a melhor forma para você se comunicar efetivamente é praticar a escuta empática, ou seja, escutar com verdadeira vontade de entender a outra pessoa.

Ao invés de filtrar o que a pessoa fala pela maneira como você enxerga o mundo, você deve aprender a escutar o que a pessoa fala através da maneira que ela enxerga o mundo.

Fica muito mais fácil encontrar soluções ganha/ganha quando você passa escutar as pessoas de forma ativa e empática. É preciso tempo, esforço e prática constante para dominar essa habilidade, mas as recompensas são enormes.

6º Hábito
Criar Sinergia

Resumo do Livro Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen Covey) 15

Sexto hábito: crie sinergia.

A sinergia significa que o todo é mais do que a soma das suas partes.

O hábito de criar sinergia consiste na cooperação criativa e no trabalho em equipe. A sinergia faz com que você assimile novos pontos de vista e chegue em excelentes resultados trabalhando em conjunto.

Perspectivas diferentes somadas ao respeito mútuo e empático gera a sinergia. Quando você reúne pessoas com a mentalidade ganha/ganha, que escutam empaticamente os outros, o grupo consegue criar opções que não existiam antes.

O objetivo não é que todos concordem em tudo e cheguem a uma solução uniforme, mas que encontrem uma solução singular que combina com o melhor de todas as partes.

7º Hábito
Afinando o Instrumento

Resumo do Livro Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen Covey) 17

Sétimo e último hábito: afine o instrumento.

A efetividade é gerada quando você mantém o equilíbrio entre a produção e a capacidade de produção. E a capacidade de produção está completamente ligada à sua ferramenta de produção: você mesmo.

Você deve ser capaz de criar novos hábitos e também de manter os seus atuais hábitos funcionando perfeitamente. Se um hábito não está afinado, você diminui a produção. E se o instrumento não está afinado, os hábitos não estão afinados.

O sétimo hábito é essencial porque ele permite que todos os outros hábitos sejam possíveis.

Afinar o instrumento consiste na criação de um programa equilibrado e sistêmico para a auto renovação nas quatro dimensões de todo ser humano.

A primeira é a dimensão física. É essencial realizar exercícios físicos, cuidar da sua alimentação e controlar o estresse.

A segunda é a dimensão espiritual, que pode ser estimulada por meio da revisão da sua missão pessoal, pela meditação, pela imersão na literatura, música ou natureza.

A terceira é a dimensão mental. Você estimula essa dimensão através da leitura, da escrita e do planejamento.

E por último, a quarta é dimensão social/emocional. Quando pensa ganha/ganha, procura primeiro compreender os outros e cria sinergia você fortalece cada vez mais essa dimensão.

Ao trabalhar de maneira equilibrada diariamente nas quatro dimensões da sua vida, os hábitos se tornarão uma parte fundamental de você.

O processo dos 7 hábitos nunca termina. Você continua cultivando esses poderosos hábitos pelo resto de sua vida. Ao começar a inserir gradativamente esses hábitos em sua vida, o seu sucesso será só uma questão de tempo.

Resumo do Livro Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes

E aí, gostou do resumo do livro Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes?

Qual é a sua opinião sobre o livro?

Se você deseja comprar o livro, compre aqui agora.

Se quiser ler o próximo resumo, leia o resumo do livro A Única Coisa.

P.S.: Para baixar de graça o meu livro digital, As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites, clique aqui agora.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket