Resumo do Livro Problemas? Oba! (Roberto Shinyashiki)

Resumo do Livro Problemas? Oba! (Roberto Shinyashiki) 1

Como você enxerga os problemas?

De acordo com Roberto Shinyashiki, é fundamental compreender a lógica que manda nos acontecimentos para que você consiga aproveitar as oportunidades profissionais em tempos de crise.

Neste livro, Roberto Shinyashiki compartilha ensinamentos que ofereceu a um de seus antigos mentores que atravessou um momento difícil em sua carreira.

Se você quiser entender lições valiosas para conseguir tomar melhores decisões em sua carreira profissional, além de entender como enfrentar situações em que precisa encontrar rapidamente um novo emprego, o resumo do livro Problemas? Oba! é para você.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Um Problema é Uma Oportunidade Profissional

Os profissionais que têm maior sucesso e qualidade são aqueles forjados pelo fogo, ou seja, através das situações difíceis.

Os melhores profissionais conseguem controlar as próprias emoções, sendo capazes de agir em tempos ou situações difíceis, gerando, assim, excelentes resultados.

Quem nunca lidou com problemas difíceis dificilmente terá a desenvoltura necessária para resolver algo complicado de verdade.

Os problemas fazem com que o profissional desenvolva uma casca grossa, capaz de absorver as pancadas da vida.

Se você precisasse contratar um profissional, certamente desejaria que ele tivesse experiência para lidar com situações difíceis e conseguisse resolvê-las, certo?

Sempre que você passar por uma entrevista de emprego, os entrevistadores, no fundo, irão procurar respostas para 3 perguntas fundamentais.

  1. Essa pessoa é honesta?
  2. Ela é competente?
  3. Será que poderemos contar com ela diante de uma adversidade?

Portanto, o mais importante é mostrar, claramente, que você é capaz de resolver qualquer problema que aparecer.

Porém, para conseguir fazer isso, é fundamental que você reflita a respeito de si mesmo para descobrir o que, exatamente, você transmite para os outros.

Procurando Culpados ao Invés de Soluções

Nunca procure entender quem foi o culpado por algum determinado erro. Concentre a sua energia e o seu foco na resolução do problema.

É comum, quando um problema surge, muitas pessoas começarem um tipo de interrogatório para descobrir quem foi a pessoa que falhou, ao invés de se ocuparem procurando uma solução.

Quando procura culpados para os problemas, você dá o primeiro passo em direção ao prejuízo.

Enquanto você dedica tempo para procurar um culpado, os seus concorrentes estão procurando soluções para gerar resultados.

Acusações eventuais apenas geram maior desagregação nos ambientes profissionais. Não tente apagar um incêndio jogando gasolina no fogo.

Líderes de sucesso não acusam ninguém. Caso haja falhas, líderes competentes assumem a responsabilidade junto com a equipe.

Portanto, quando você se deparar com problemas, assuma a responsabilidade, não culpe terceiros e busque soluções rápidas e eficazes.

Essa atitude mostra a todos a sua capacidade de liderar em momentos críticos. Só é possível fazer alguma coisa a respeito quando você chama a responsabilidade para si mesmo e entra em ação.

Defina a Solução Possível de Oferecer

Em algumas ocasiões, você será capaz de contribuir muito menos do que as outras pessoas merecem.

Mas, mesmo assim, se assegure de que você irá contribuir muito mais do que qualquer outro faria.

Isso exige que você defina o que você, o seu negócio ou a sua empresa podem oferecer como solução para os problemas dos clientes.

Você precisa explicar de qual maneira irá resolver o problema da pessoa em questão, mas, ao mesmo tempo, mostrar para ela que existem certos limites, ou seja, que existem coisas que você poderá fazer e outras que não poderá fazer.

Se for necessário, mostre para o cliente que, apesar de toda a sua boa vontade em resolver o problema dele, a sua empresa possui regras que devem ser seguidas, por isso você é obrigado a segui-las.

Dessa forma, você deixa claro o que pode ser feito e até que ponto você pode avançar para encontrar uma solução.

Fazendo isso você impede o surgimento de posteriores reclamações por parte dos clientes.

Nesse ponto, ser criativo é fundamental.

Conseguir fazer pelo cliente algo que ele valorize, mas que esteja de acordo com as regras da empresa, pode operar milagres.

O Método Oba!

Segundo o Método Oba! o início de uma jornada empreendedora deve começar pela definição do problema que você quer solucionar para ajudar os outros.

Tendo isso bem claro em mente, responda as seguintes perguntas, para descobrir se o nicho que escolheu é, de fato, interessante e merecedor dos seus esforços.

  • O seu potencial cliente possui alguma urgência ou dor em função do problema? A dor gera um grande desconforto, incômodo ou sofrimento? A urgência representa a necessidade de fazer algo para viabilizar uma solução rápida;
  • O seu potencial cliente procura por soluções ativamente e, dessa forma, gasta dinheiro? Se as pessoas não estiverem gastando dinheiro para solucionar o problema que você quer resolver, aborte a ideia. Não adianta oferecer a melhor solução para alguma coisa que as pessoas não estão procurando.
  • No seu mercado, existe espaço para um produto novo? Verifique se o seu nicho de atuação está pouco ou muito ocupado. Além disso, analise se os seus potenciais clientes já dispõem de opções que realmente solucionam o problema deles;
  • A quantidade de potenciais clientes é alta o bastante? Mesmo que existam pessoas com problemas, dispostas a pagar pela solução de seus problemas, e que existam poucas ofertas que disponibilizem soluções adequadas no mercado, verifique se a quantidade de possíveis clientes basta para sustentar, por si só, um novo empreendimento;
  • Você tem uma Solução-Ouro para o problema dos seus potenciais clientes? A sua solução oferecida deve ser a melhor de todas, apresentando uma qualidade altíssima. A solução deve ser sensacional. Ou seja, é preciso oferecer algo diferente ou melhor de tudo o que já existe no mercado.

Não é produtivo encontrar várias qualidades em um produto que esteja mais relacionado com a sua vaidade do que com os problemas reais dos possíveis clientes.

Ao vislumbrar a sua solução, adote o ponto de vista do cliente. Dessa forma, você evitará a perspectiva do criador, que pode ser bem diferente da visão do cliente.

Reforçando, é fundamental apresentar um grande diferencial, ou seja, um apelo capaz de fazer as pessoas desejarem muito o seu serviço ou produto, mais do que qualquer outra coisa que os potenciais clientes tenham conhecido até o momento.

Mantenha-se Disponível Para Ouvir a Respeito Dos Problemas

Quando sua empresa passa por dificuldades, é imprescindível que você tome iniciativas baseadas na escuta ativa das opiniões emitidas.

Nessas horas, discursos motivacionais praticamente não geram impacto.

O que deve ser feito, na verdade, é refletir sobre algumas questões:

  • As pessoas falam abertamente para você sobre os próprios desejos?
  • As pessoas se sentem confortáveis em discordar das suas posições?
  • Você tem solicitado pareces acerca de seu trabalho aos colegas?

Se na sua empresa o silêncio reinar, certamente, algo importante vai desmoronar.

Se não estiver habituado em promover reuniões para que a sua equipe apresente ideias novas e práticas, você vai constatar que existirão muitas reclamações sobre questões irrelevantes.

É muito comum que os líderes se irritem e as reuniões sejam interrompidas porque, de fato, eles percebem que nenhuma contribuição efetiva é apresentada.

Na prática, a sua equipe testará a sua capacidade de suportar reclamações constantes. No entanto, se as reuniões continuarem, todos irão perceber que as conversas irão se aprofundar e, então, contribuições valiosas podem aparecer.

Por isso, é essencial que você esteja determinado a escutar com atenção os outros, discutindo as ideias e colocando em ação planos para resolver cada situação.

Não existe nada mais desgastante do que conversas sem eficiência, então ouça e implemente!

Faça Sua Vida Valer a Pena

O sucesso surge da sua disposição em contribuir para a solução dos problemas das pessoas.

Existem pessoas que esperam pela providência divina, sem nunca contribuírem em nada, perdendo a vitalidade e envelhecendo cedo. Por isso, muitos morrem cedo, embora sejam enterrados aos poucos.

A forma como você começou a vida não é o mais importante, mas sim de qual modo você terminará a sua vida, porque isso mostra como você moldou o seu destino por livre e espontânea força de vontade.

A vida não se resume ao quanto você ganhou ou perdeu, mas o quanto conseguiu aprender.

No fim, o que realmente tem valor não está ligado com o dinheiro ganho, mas às pessoas que foram ajudadas e quantos sorrisos você colocou em cada rosto – essa é a mais pura e correta definição de sucesso.

Resumo do Livro Problemas? Oba!

E aí, gostou do resumo do livro Problemas? Oba!

Qual é a sua opinião sobre o livro?

Se você deseja comprar o livro, compre aqui agora.

Se quiser ler o próximo resumo, leia o resumo do livro Criando Prosperidade.

P.S.: Para baixar de graça o meu livro digital, As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites, clique aqui agora.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket