Resumo do Livro Steve Jobs (Walter Isaacson)

Resumo do Livro Steve Jobs (Walter Isaacson) 1Poucos livros conseguiram incorporar a genialidade e o talento de Steve Jobs como Walter Isaacson conseguiu.

Faça o teste, entre no site da sua livraria preferida e busque por “Steve Jobs”.

Sabe o que você vai encontrar?

Muitos livros, uma infinidade de títulos e assuntos sobre a vida e a carreira desse grande inovador.

Então qual é a novidade?

A questão é que ninguém conseguiu criar um livro tão completo quanto Walter Isaacson, a começar pelo fato de que Walter Isaacson é um biógrafo renomado.

Entre os títulos de Isaacson estão a biografia de Albert Einstein, Benjamin Franklin e Leonardo da Vinci. Não é pouca coisa. E se isso não bastasse, o próprio Steve Jobs fez o pedido para ter um livro escrito pelo autor, você sabia?

O fato é que o livro é fantástico, tem quase 700 páginas e conta a vida inteira e detalhada de Jobs.

No resumo do livro Steve Jobs, o que eu vou abordar é a parte do livro que fala do ser humano Steve Jobs. Menos a história cronológica e mais os princípios, conceitos e camadas que guiaram a vida de Jobs.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

O Início da Vida

Resumo do Livro Steve Jobs (Walter Isaacson) 3

Steve Jobs foi adotado, seus pais biológicos o abandonaram quando ainda era bebê. O sobrenome “Jobs” vem de seu pai adotivo.

Steve passou grande parte da vida sofrendo com problemas emocionais por se sentir rejeitado por seus pais biológicos. Inclusive, teve uma acadêmica conturbada. Jobs abandonou a faculdade e nunca conquistou um diploma.

Ele estudou por conta própria, dormiu no chão do dormitório dos amigos e frequentou aulas como ouvinte. Tudo isso com um objetivo claro: encontrar a sua paixão.

Wozniak e Apple

Resumo do Livro Steve Jobs (Walter Isaacson) 5

Na busca por encontrar sua paixão de vida Steve Jobs conheceu outro Steve, o Steve Wozniak. Juntos, fundaram a Apple no dia 1º de abril de 1976.

Foi então que a vida de Jobs mudou completamente e ele passou a se dedicar de corpo e alma para sua empresa.

Em menos de 10 anos, Jobs e Wozniak levaram a Apple à liderança de desenvolvimento tecnológico nos Estados Unidos e no mundo.

Resiliência e Foco

Resumo do Livro Steve Jobs (Walter Isaacson) 7

Uma característica muito abordada no livro é a incrível capacidade de Steve Jobs em superar obstáculos e manter a mente focada.

Walter Isaacson demonstra como o empresário desenvolvia suas ideias e como buscava meios de transformar a imaginação em realidade, custando o que custasse. Jobs podia se transformar o quanto fosse preciso, mas nunca desistia até conseguir o que queria.

Para ele, um “não” sempre significava apenas um outro caminho rumo ao “sim”. Era como se cada obstáculo representasse uma habilidade a mais a ser conquistada.

Demissão da Apple

Resumo do Livro Steve Jobs (Walter Isaacson) 9

No auge da carreira na Apple, Steve Jobs teve problemas de relacionamento e objetivos com John Sculley, o CEO que ele mesmo havia sido contratado para gerenciar a empresa.

Como a opinião dos investidores decidia os rumos da corporação, Jobs precisou enfrentar o desafio de vencer John Sculley em uma votação dentro do grupo de investidores.

Foi aí que o grupo decidiu pelo afastamento de Steve.

Em outras palavras, ele foi demitido da Apple. Ou seja, todo o projeto pelo qual Steve havia dedicado mais de 10 anos de vida não pertencia mais a ele.

NeXT e Pixar

Resumo do Livro Steve Jobs (Walter Isaacson) 11

Jobs foi forçado a recomeçar, mas as dificuldades geram transformação. Sem a Apple, Steve começou dois projetos paralelos: NeXT e Pixar.

Com a NeXT, apesar da empresa não ter tido grande sucesso, Jobs desenvolveu uma inovação tecnológica relacionada ao sistema operacional dos computadores que foi vendida para a Apple e se tornou a base para o Mac OS X.

Já com a Pixar, depois de muitas dificuldades e quase falir, Jobs foi tão pioneiro e revolucionário ao lançar o primeiro filme animado inteiramente por computador, o Toy Story, que fez a Disney ressuscitar o departamento de animações.

Inclusive, em 2006 a Disney comprou a Pixar por U$7,4 bilhões.

Paixão Ardente

Resumo do Livro Steve Jobs (Walter Isaacson) 13

Um ponto que salta aos olhos no livro é como Steve Jobs sempre foi passional a respeito de seus objetivos. Jobs sempre foi extremamente motivado pela paixão em tudo o que fez na vida.

Para Jobs, se transformar significava fazer um trabalho com toda a sua paixão. Para ele, era impensável entrar em um projeto apenas para “cumprir uma obrigação”.

É preciso fazer o seu melhor, sempre. Aceitar que um trabalho está ruim e deixá-lo como está é fazer parte de um trabalho ruim.

Jobs pode ser acusado de ser arrogante, prepotente ou até presunçoso, mas jamais de ser preguiçoso, relapso, ou de não ser intensamente apaixonado.

Perfeccionismo e Excelência

Resumo do Livro Steve Jobs (Walter Isaacson) 15

Walter Isaacson explora muito bem o lado perfeccionista do Jobs ao demonstrar como ele não se rendia nunca aos trabalhos feitos pela metade.

A experiência na vida de Jobs demonstra que para atingir objetivos maiores, é preciso se acostumar com trabalhos excelentes. A excelência deve ser o padrão. Jamais aceite um trabalho incompleto, tente mais duas, dez vezes se for preciso. Converse com outras pessoas ou até procure novas fontes, mas nunca faça nada apenas por fazer.

Um trabalho, mesmo que não seja o trabalho que você ama, deve ser entregue com toda a dedicação do mundo. Apenas desse modo é possível encontrar um caminho para a evolução.

Transformação Contínua

Resumo do Livro Steve Jobs (Walter Isaacson) 17

É preciso se habituar com a mudança. Walter Isaacson mostra as vitórias e as derrotas de Jobs sem qualquer verniz. Era importante para ele mostrar como a vida apresenta desafios e como a atitude diante deles pode mudar todos os rumos da sua vida e da sociedade.

Jobs jamais acreditou que a Apple chegaria ao primeiro lugar e ficaria lá estacionada. Ele entendeu que, no mundo moderno, é preciso correr muito para ficar no mesmo lugar.

O que isso quer dizer?

Que se você se acomodar, as mudanças vão chegar e você vai ficar para trás. Faz parte da logística de transformação da vida e do mercado.

Em um mundo de constante inovação tecnológica, com novos conceitos, novos equipamentos e novos empregos surgindo diariamente, é impossível manter uma atitude passiva e apenas deixar as coisas acontecerem.

Portanto crie interesses, busque referências, faça perguntas e seja curioso.

Nenhum curso, nenhuma faculdade e nenhum certificado vai conseguir cobrir todos os assuntos que surgem atualmente. Mesmo que você tenha frequentado as melhores instituições, é bem provável que em menos de 6 meses o seu diploma já esteja defasado em diversos assuntos.

E como evitar isso?

Seja curioso sobre tudo o que envolve o seu cotidiano. Procure descobrir as causas e não apenas as consequências. Analise os assuntos que permeiam o seu trabalho.

E indo além, descubra coisas novas. Você jamais saberá qual é a sua verdadeira paixão caso não experimente várias vezes. Faça cursos, leia livros, converse com pessoas. Busque referências que estão distantes do seu cotidiano.

Ao acumular experiências você será capaz de descobrir e propor novos caminhos para problemas antigos.

Vendendo Experiências

Resumo do Livro Steve Jobs (Walter Isaacson) 19

Você, como um vendedor que é, afinal somos todos vendedores, deve vender experiência, e não um produto.

A Apple não vende computadores ou celulares. A Apple nunca vendeu aparelhos eletrônicos, a Apple vende experiências, vende um estilo de vida.

Seus equipamentos são desenvolvidos de maneira para atribuir o maior valor possível ao cliente. Um cliente da Apple não está comprando apenas uma telinha onde pode clicar e ver vídeos.

O cliente da Apple está comprando experiências, está comprando a excelência, está comprando a ele mesmo, está comprando a própria personalidade.

O grande segredo para vender experiências é estar apaixonado pelo seu produto e desejar que o cliente também esteja. Isso serve para todos os serviços e produtos.

Vender produtos e serviços é simples, todos podem fazer. Vender experiências requer empenho, treinamento e constante atualização.

Uma Marca no Mundo

Resumo do Livro Steve Jobs (Walter Isaacson) 21

Steve Jobs não é conhecido por sonhar pequeno. Para o inovador, nosso papel no planeta Terra não é se contentar com uma situação e desejar que as coisas andem do melhor modo possível.

Para Jobs, a melhor maneira de transformar uma situação desagradável é projetar outra situação diferente, maior e incrível.

Jobs acreditava firmemente em deixar a sua marca no mundo e na vida das pessoas. Ele propõe que você faça o mesmo.

Embora ter planos modestos e manter uma vida sem grandes aventuras seja algo seguro, o livro instiga você a desejar por mais. Querer viver grandes experiências e criar grandes coisas é o ideal a ser buscado.

Veja bem, querer mais não significa necessariamente querer rios de dinheiro, mas sim ser lembrado, criar produtos melhores, fazer a diferença em alguma área, deixar o seu legado para a humanidade.

Stay Hungry, Stay Foolish

Resumo do Livro Steve Jobs (Walter Isaacson) 23

Steve Jobs encerra o discurso mais famoso de sua vida, na universidade de Stanford, em 2005, com a seguinte frase:

Continue faminto, continue tolo.

O livro aborda bem toda essa transformação de Jobs ao longo do tempo. Para Steve, não existe motivo em se conformar com uma situação negativa.

Mesmo que você tenha que aturar um emprego que não gosta por alguns anos, isso não significa que você deva ficar lá estacionado. Continue procurando, continue na busca pela sua paixão.

Continue acumulando experiências e persista na tentativa de transformar o seu cotidiano em algo que você esteja apaixonado.

Nesse mesmo discurso, Steve diz:

A vida é muito curta para você viver o sonho de outra pessoa.

Impactante e extremamente verdadeiro.

A melhor maneira de não ficar preso nessa armadilha é se manter sempre em movimento, sempre inovando, sempre buscando outras maneiras, sempre pesquisando.

Steve Jobs não foi uma pessoa comum, nem um pouco. Steve Jobs não foi uma dessas que você esbarra todos os dias pela rua.

Jobs tinha uma força e uma presença de espírito que o tornavam uma máquina quase imparável de inovação.

O livro de Walter Isaacson é uma ótima ferramenta para analisar e compreender a mente desse fascinante empreendedor, inovador, visionário, sonhador, louco, revolucionário e incrível ser humano.

Resumo do Livro Steve Jobs

E aí, gostou do resumo do livro Steve Jobs?

Qual é a sua opinião sobre o livro?

Se você deseja comprar o livro, compre aqui agora.

Se quiser ler o próximo resumo, leia o resumo do livro Trabalhe 4 Horas Por Semana.

P.S.: Para baixar de graça o meu livro digital, As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites, clique aqui agora.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket