Como Entrar em Estado de Flow: As 9 Características do Fluxo

Você olha para o relógio e são 09:07 da manhã, mas de repente você pisca e, caramba, o quê? Já são 10:57 e você nem percebeu o tempo passar.

Um tempo depois, mais uma vez você olha para o relógio e já são 12:43, já passou o seu horário de almoço habitual e você nem percebeu, inclusive, nem fome você sentiu.

Por que o tempo está voando e você nem percebe?

Você já passou por uma situação dessas?

Com certeza já!

Em muitos momentos durante a vida nós vivenciamos o estado de flow ou estado de fluxo, como também pode ser chamado.

Mas talvez você só tenha conseguido entrar em flow de forma inconsciente, sem pensar conscientemente em atingir o estado de fluxo.

Será que realmente é possível entrar em flow de forma proposital? Aliás, o que significa flow? Quais são as características desse estado?

Continue lendo este artigo se você quiser descobrir:

  • O que é flow
  • Características do estado de flow
  • Como entrar em estado de flow

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

O Que é Flow?

Como Entrar em Estado de Flow: As 9 Características do Fluxo 1

Você lembra de alguma atividade, não necessariamente relacionada ao seu trabalho, que você deu o melhor de si, desempenhou com maestria, perdeu a noção de tempo e sentiu muito prazer em realizar?

Naquela atividade, naquele momento, você estava em estado de flow.

O conceito de flow, ou conceito de fluxo, é um termo criado pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi que pode ser definido como:

Um estado mental de operação em que a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade. É um momento de grande prazer e trabalho árduo estimulado por grandes desafios.

Como Entrar em Estado de Flow: As 9 Características do Fluxo 3A teoria do flow, como eu disse, foi criada por Mihaly Csikszentmihalyi, que é autor de muitos livros e artigos.

Um de seus livros mais famosos é chamado de A Descoberta do Fluxo. Infelizmente, o livro em português não é mais vendido convencionalmente, mas você pode encontrar em sites de livros usados.

Mihaly Csikszentmihalyi, que é a maior autoridade mundial sobre psicologia positiva, começou em 1960 uma grande pesquisa para descobrir o que realmente faz os seres humanos felizes.

O psicólogo descobriu que dinheiro e bens materiais não fazem as pessoas felizes. As pessoas mais felizes são aquelas que vivem constantemente no estado de flow.

Como Entrar em Estado de Flow: As 9 Características do Fluxo 5Se você lê em inglês, existe o livro Flow: The Psychology of Optimal Experience.

Com valor científico, se baseando em pesquisas realizadas com milhares de pessoas, o psicólogo húngaro tem como intuito apresentar as características-chave das atividades que levam o ser humano a vivenciar a excelência na vida cotidiana.

A tese do autor pode ser resumida no seguinte trecho extraído do livro A Descoberta do Fluxo:

É o envolvimento pleno do fluxo, em vez da felicidade, que gera a excelência na vida. Quando estamos no fluxo, não estamos felizes, porque para experimentar a felicidade precisamos focalizar nossos estados interiores, e isso retiraria nossa atenção da tarefa que estamos realizando. Só depois de completada a tarefa é que temos tempo para olhar para trás e ver o que aconteceu, e então somos inundados com a gratidão pela excelência da experiência – desse modo, retrospectivamente, somos felizes.

Quando entra em flow você não percebe o tempo passar, você perde a noção temporal e praticamente se torna parte da atividade.

Escrever, gravar vídeos e realizar um treino de musculação são 3 atividades que me fazem entrar em completo flow.

Quando eu realizo alguma dessas atividades, simplesmente eu não percebo mais a existência do mundo e permaneço 100% envolvido na atividade.

9 Características do Estado de Flow

Como Entrar em Estado de Flow: As 9 Características do Fluxo 7

Existem alguns componentes que caracterizam o estado de flow.

1. Clareza de objetivos: quando você sabe exatamente o que vai realizar e quais são as suas expectativas em relação àquilo.

2. Foco e concentração: direcionamento proposital de um grau altíssimo de foco e concentração limitados somente para a atividade que será realizada. Você consegue fazer isso eliminando todos os vilões e distrações.

3. Perda de consciência: durante a atividade você não percebe que está realizando a atividade, simplesmente flui, é o foco completo na realização da tarefa.

4. Tempo distorcido: você não se lembra do tempo e não percebe ele passar, como citado no começo do artigo.

5. Feedback imediato: você percebe os seus erros e acertos durante o decorrer da atividade.

6. Equilíbrio: é o equilíbrio entre a sua habilidade em realizar a tarefa e a dificuldade de realização. A atividade nunca será simples demais a ponto de você ficar entediado, nem tão complicada a ponto de você desistir. É um meio-termo, você sabe que pode realizar, mas ao mesmo tempo sabe que será um desafio.

7. Controle pessoal: sensação de controle pessoal sobre a atividade ou situação. Você sente que, apesar de ser desafiadora, você está no comando da atividade.

8. Recompensa: a atividade em si é muito recompensadora, você sente uma grande realização no decorrer e no fim da tarefa.

9. Parte da atividade: você se torna parte da atividade. Quando entra em flow você vive 100% no momento presente, não existe passado e nem futuro.

Como Entrar em Estado de Flow

Como Entrar em Estado de Flow: As 9 Características do Fluxo 9

É possível induzir o estado de flow. Você pode intencionalmente imergir profundamente em uma atividade.

Mas então como atingir o estado de flow propositalmente?

As 9 características apresentadas formam o estado de flow. Mas não necessariamente todas precisam estar presentes para que você entre em fluxo.

Para que você consiga intencionalmente entrar em estado de flow, siga alguns passos:

1. Torne-se Autotélico

Como Entrar em Estado de Flow: As 9 Características do Fluxo 11

Um dos melhores capítulos do livro A Descoberta do Fluxo é o capítulo denominado A Personalidade Autotélica.

Um indivíduo autotélico é aquele que faz as coisas por si mesmo, sem ser motivado por uma recompensa externa.

Por exemplo, pintores, músicos, escultores etc. Em todos esses campos, os mais bem-sucedidos são altamente autotélicos. O prazer está na arte pela arte.

Para um autotélico, a experiência é a principal meta, porque a atividade por si mesma é extremamente gratificante, não sendo necessária uma meta externa para satisfazê-lo.

Para entrar em fluxo você precisa realizar atividades que induzam o fluxo, como o trabalho intelectual ou o lazer ativo, e não atividades que não induzam ao fluxo – lazer e entretenimento passivos.

Você precisa investir a sua energia mental em atividades que por si só sejam recompensadoras, sem que você precise de uma gratificação externa. Concentre a sua atenção em tarefas que desenvolvam as suas virtudes e habilidades.

Ao invés de se preocupar apenas com o futuro, com uma grande recompensa futura, invista sua energia em atividades que façam com que você aprecie o momento presente.

Sabe por que eu entro em flow quando escrevo?

Porque eu não fico pensando “…vou escrever este artigo porque no futuro o meu blog vai ser lido por mais de 1 milhão de pessoas por mês…”. Eu entro em flow porque o ato de escrever em si, para mim, é extremamente prazeroso e recompensador. Escrever me faz viver no aqui e agora.

Quando você estiver realizando uma atividade e perceber que não está em flow, ou até quando você pensar “eu estou em flow”, quando você tiver essa consciência, você não estará em flow.

O fluxo é limpo e claro, simplesmente acontece, e muitas das 9 características citadas, quando não todas, surgem.

2. Crie Metas Claras Para o Tempo Livre

Como Entrar em Estado de Flow: As 9 Características do Fluxo 13

Mihaly Csikszentmihalyi também fala que, de modo geral, as pessoas não sabem como aproveitar o tempo livre.

As pesquisas de Mihaly o levam a afirmar que o ser humano médio não está preparado para o ócio. A maior parte das pessoas investe mais tempo em lazer passivo do que em lazer ativo. O lazer ativo induz ao flow, enquanto que o lazer passivo não induz.

Por isso você deve planejar estrategicamente o seu tempo livre criando metas claras para ocupá-lo, caso contrário você perde a motivação e a concentração.

Quando não está motivado e concentrado você começa a ficar ansioso. E para diminuir a ansiedade, mesmo que inconscientemente, você procura por atividades que ocupam a sua mente, mas que não geram fluxo.

Na maioria das vezes, além de não serem construtivas essas atividades são destrutivas, como beber, fumar, usar drogas ilícitas ou perder uma tarde inteira assistindo vídeos inúteis no YouTube.

Portanto, para entrar em fluxo, é preciso decidir conscientemente como você vai ocupar o seu tempo livre, dando preferência para atividades que induzam ao fluxo, como socializar, escrever, praticar hobbies e esportes.

3. Escolha Uma Atividade Que Você Goste

Como Entrar em Estado de Flow: As 9 Características do Fluxo 15

A partir das pesquisas realizadas, Mihaly Csikszentmihalyi concluiu que a maioria das pessoas, enquanto trabalhavam, preferiam fazer outra coisa.

É difícil entrar em fluxo quando você não gosta do que faz. Então, no mínimo, é preciso gostar do que você está fazendo para conseguir entrar em estado de flow.

As maiores fontes do flow se encontram no trabalho, justamente porque o trabalho carrega consigo muitas das características do flow.

Então, se você não gosta de desempenhar as funções do seu trabalho, é preciso rever a sua vida e, talvez, mudar de área de atuação.

4. Não Faça Apenas Por Você

Como Entrar em Estado de Flow: As 9 Características do Fluxo 17

Os indivíduos autotélicos realizam atividades que os colocam em estado de flow não pensando apenas neles, mas sim em todas as outras pessoas.

Os autotélicos direcionam energia mental, concentração e foco em atividades construtivas que, de algum modo, contribuem para a melhora da humanidade.

As pessoas autotélicas beneficiam os outros, elas sentem que pertencem a algo muito maior do que elas mesmas.

É preciso realizar uma tarefa que seja muito importante não apenas para você, mas para os outros seres humanos também.

5. Elimine Distrações

Como Entrar em Estado de Flow: As 9 Características do Fluxo 19

Ser atrapalhado, interrompido ou distraído pode acabar com o seu flow.

Por isso, para  conseguir entrar em flow, defina um bloco de tempo do dia em que você estará totalmente livre, sem nenhum compromisso além da atividade a ser realizada.

Determine qual é o período mais tranquilo do seu dia, seja pela manhã, tarde ou noite e use-o para entrar em flow.

Além disso, é preciso se blindar contra as distrações. Acabe com tudo que possa distrair a sua mente: música, celular, e-mail etc. Deixe a sua mesa e o seu local de trabalho limpos. Um ambiente organizado mantém a sua mente concentrada.

Além do mais, certifique-se de que no período em que você entrará em flow os seus níveis de energia mental estejam altos. No meu caso, são as manhãs.

6. Treine a Sua Concentração

Como Entrar em Estado de Flow: As 9 Características do Fluxo 21

A concentração é uma habilidade treinável, então você precisa começar a treinar o foco na atividade que você escolheu para entrar em flow.

Pratique manter o foco na tarefa pelo maior tempo possível. Assim, gradativamente você vai aumentar cada vez mais a sua capacidade de focar por longos períodos na sua principal atividade e o flow se tornará cada vez mais natural.

7. Pratique Deliberadamente

Como Entrar em Estado de Flow: As 9 Características do Fluxo 23

A prática deliberada é fundamental para que você consiga atingir níveis de flow cada vez mais profundos.

Ou seja, você deve manter uma rotina até que consiga transformar em hábitos as atividades que quer realizar em flow.

Para mim, por exemplo, escrever artigos, gravar vídeos e praticar musculação já se tornaram hábitos. Hábitos que eu fui construindo intencionalmente ao longo dos anos e por conta disso eu entro em flow nessas atividades com muita facilidade.

Conclusão

O estado de flow é caracterizado por um momento onde você está completamente focado e concentrado em uma única atividade.

Ao mesmo tempo em que você está no auge da performance e adquire um alto nível de clareza mental, você não está pensando nisso. Você não planeja o próximo passo, você não julga os resultados, as coisas simplesmente fluem.

No estado de fluxo você entra em um modo altamente produtivo, tranquilo e feliz.

Este estado pontual de consciência surge principalmente quando você se torna autotélico, ou seja, quando você realiza atividades que, por si mesmas, são recompensadoras.

Se você não sabe como entrar em estado de flow, siga todas as dicas apresentadas: determine o melhor horário do seu dia, elimine distrações, realize atividades prazerosas e importantes, treine a sua concentração e transforme o flow em um hábito.

Se nunca entrou em flow você não sabe o que está perdendo.

Eu digo por experiência própria: o flow vicia.

Vicia porque você se sente altamente feliz e realizado. A felicidade e a realização viciam. Por isso não perca esta experiência. Vivencie o estado de flow.

E você, detectou as atividades que fazem você entrar em estado de fluxo?

Então me conte nos comentários!

E se você está realmente focado em transformar a sua vida em todas as áreas, conheça o meu treinamento avançado de mudança de vida e desenvolvimento pessoal.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket