Como Mudar de Personalidade: 4 Eficazes e Práticas Maneiras

Você sente que, muitas vezes, não é exatamente a pessoa que gostaria de ser? Ou no mínimo, não toma as atitudes que gostaria de tomar?

Você convive com pessoas de personalidade forte e pensa em como gostaria de ser igual a elas, mas não sabe como?

Bem, eu posso dizer que por grande parte da minha vida eu não fui uma pessoa com personalidade, pelo menos não com uma personalidade admirável.

Só que através de muito estudo, e principalmente atitudes, eu entendi como mudar minha personalidade e o meu jeito de ser.

Mas será mesmo que as pessoas podem mudar de personalidade? Será que todos podem mudar? Será que você consegue mudar?

Se você quiser descobrir isso e muito mais, continue lendo este artigo para entender:

  • O que é personalidade?
  • Como a personalidade é formada?
  • Quais são os tipos de personalidade?
  • Qual é a sua personalidade?
  • Como mudar de personalidade?

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

O Que é Personalidade?

Como Mudar de Personalidade: 4 Eficazes e Práticas Maneiras 1

A personalidade não é um termo fácil de ser definido porque existem muitas teorias sobre este tema.

Mas pelo senso comum, o que significa personalidade? Provavelmente você vai ouvir algo como “características que formam uma pessoa”.

Já pelo dicionário, a definição de personalidade é a seguinte:

Como Mudar de Personalidade: 4 Eficazes e Práticas Maneiras 3

Basicamente a mesma coisa, certo?

O termo “personalidade” surgiu do latim a partir da palavra “persona”, que significa máscara e se referia a uma máscara teatral usada por artistas para disfarçar as identidades ou projetar diferentes papéis.

O conceito de “características que formam uma pessoa” pode parecer simples demais, visto que a personalidade certamente é algo complexo. Não é?

Mas e a personalidade em psicologia? O que é personalidade em psicologia?

Personalidade Para a Psicologia

Como Mudar de Personalidade: 4 Eficazes e Práticas Maneiras 5

Michael Scheier e Charles Carver, PhDs em psicologia da personalidade – um ramo da psicologia que estuda a personalidade e suas variações entre as pessoas –, autores do livro Perspectives on Personality, afirmam que:

Personalidade é uma organização interna e dinâmica dos sistemas psicofísicos que criam os padrões de comportar-se, de pensar e de sentir característicos de uma pessoa.

Como Mudar de Personalidade: 4 Eficazes e Práticas Maneiras 7Para Carver e Scheier, a personalidade é uma organização – e não um amontoado de partes soltas -, apresenta padrões consistentes e recorrentes, se expressa através de emoções, pensamentos e comportamento e, principalmente, pode mudar.

Além disso, apesar de ser um conceito psicológico, a personalidade está profundamente ligada com o corpo e os seus processos.

Ao pesquisar sobre o conceito de personalidade, você pode encontrar inúmeras definições diferentes, mas de maneira geral a maioria delas têm como foco o padrão de comportamentos e características que ajudam a prever e explicar o comportamento de uma pessoa.

Como a Personalidade é Formada?

Como Mudar de Personalidade: 4 Eficazes e Práticas Maneiras 9

Segundo as teorias de psicologia mais aceitas, a personalidade é formada na infância e moldada principalmente por dois fatores: hereditariedade e ambiente.

Isso quer dizer que, primeiro você herdou dos seus pais aspectos da sua personalidade.

Por exemplo, se você é tímido, reconhece este traço em algum dos seus pais? Se você é extrovertido, percebe que o seu pai e/ou sua mãe também são assim?

O ambiente é formado pelos locais onde você cresceu, as suas próprias experiências nesses locais e os relacionamentos que você teve durante a vida.

Você cresceu em um ambiente amoroso ou abusivo? Você sofreu bullying ou praticou bullying? Você era socialmente aceito ou rejeitado?

Você percebe algum traço característico da sua personalidade que pode ter sido moldado por algumas das suas experiências?

Basicamente, genética, ambientes e experiências formaram grande parte da sua personalidade logo no início da vida.

Mas apesar de uma forte base ser formada na infância, a personalidade continua evoluindo ao longo da vida.

Quais São os Tipos de Personalidade?

Como Mudar de Personalidade: 4 Eficazes e Práticas Maneiras 11

Existem algumas teorias sobre os tipos de personalidade, como por exemplo:

  • A teoria de Gordon Allport, psicólogo norte-americano que criou uma lista com 4.000 traços de personalidade.
  • A teoria de Raymond Cattell, psicólogo britânico e americano, contendo os 16 aspectos básicos da personalidade.
  • A teoria das 3 dimensões da personalidade de Hans Eysenck, um psicólogo alemão.

Porém, atualmente, muitos pesquisadores acreditam que existem 5 traços principais de personalidade.

O Modelo dos 5 Grandes Fatores, também chamado de Big Five, surgiu a partir de estudos sobre a Teoria dos Traços de Personalidade, e é considerada a maneira mais robusta de descrever as diferenças de personalidade.

Os 5 grandes fatores são:

  1. Abertura: pessoas com esse tipo de personalidade têm muitos interesses, são curiosas, criativas, imaginativas, aventureiras, estão sempre abertas à novas experiências e gostam de enfrentar desafios.
  1. Conscienciosidade: indivíduos com esse tipo de personalidade são altamente ponderados, organizados, detalhistas, planejadores e controlam muito bem seus impulsos e comportamentos direcionados por objetivos.
  1. Extroversão: as pessoas com traços predominantes de extroversão são muito sociáveis, conversadoras, assertivas, expressam muitas emoções, gostam de ser o centro das atenções, de conhecer novas pessoas e sentem-se energizadas e excitadas quando estão com outros indivíduos.
  1. Agradabilidade: quem tem o fator de agradabilidade como o principal da personalidade tende a ser confiável, altruísta, bondoso, afetuoso e cooperativo. São indivíduos empáticos que se preocupam muito com os outros, além de sentirem verdadeira felicidade ao ajudar as outras pessoas.
  1. Neuroticismo: as pessoas que apresentam o neuroticismo como tipo de personalidade principal apresentam traços como tristeza, instabilidade emocional e mau humor. São pessoas preocupadas, estressadas, ansiosas, iradas e irritadiças.

Qual é a Minha Personalidade?

Como Mudar de Personalidade: 4 Eficazes e Práticas Maneiras 13

Ok, mas você pode estar se perguntando qual é a sua personalidade, certo? Bem, para resolver essa questão, você pode fazer alguns testes de personalidade.

Quando eu estava escrevendo este artigo, eu fiz alguns testes:

Só que o teste que apresentou o maior nível de fidedignidade, ou seja, o que mais correspondeu as minhas características foi esse aqui, justamente um teste de personalidade no modelo Big Five.

Eu acredito que os testes servem como um parâmetro para que você entenda um pouco mais a respeito de si mesmo. Porque certamente a sua personalidade é uma mistura com um tipo de traço predominante.

Como Mudar de Personalidade

Como Mudar de Personalidade: 4 Eficazes e Práticas Maneiras 15

É realmente possível aprender como mudar a personalidade?

Existem teóricos que afirmam que a personalidade não pode ser mudada, como Sigmund Freud que disse que a personalidade era formada até os 5 anos de idade.

Inclusive, muitos psicólogos modernos também acreditam que a personalidade é fixa e estável. Apesar disso, outros psicólogos e teóricos afirmam que a personalidade pode ser mudada.

Eu concordo com eles.

Concordo porque eu vivi o processo de mudança de personalidade na prática. Eu não apenas li. Eu não apenas ouvi falar. Eu mudei. Eu vivenciei. Essa é a maior prova de veracidade para mim.

Eu mudei drasticamente a minha personalidade.

Por isso eu afirmo que você também pode mudar a sua.

Eu acredito que a genética influencia, mas não determina. Eu acredito que, apesar de você já ter formado a sua personalidade, é possível se reinventar.

Aliás, as teorias atualmente mais aceitas sobre personalidade afirmam que ela é dinâmica e mutável, ou seja, é possível transformar a sua personalidade.

Apesar de parte da personalidade ser definida por traços genéticos e experiências da primeira infância, ela continua a se desenvolver ao longo do tempo porque reage à todas as experiências e influências da vida.

Sendo assim, você pode mudar por conta própria caso realmente esteja disposto a se esforçar.

Você está disposto?

Então eu vou falar sobre 4 maneiras que foram muito eficazes para que eu conseguisse mudar a minha personalidade.

1ª Maneira
Mude Suas Crenças

Como Mudar de Personalidade: 4 Eficazes e Práticas Maneiras 17

As suas crenças desempenham um papel fundamental na formação da sua personalidade.

As suas crenças são as suas representações mentais do funcionamento do seu “eu”, dos seus relacionamentos e do seu mundo.

Portanto as suas crenças moldam completamente a sua vida: como você enxerga a si mesmo e as outras pessoas, o que você é capaz ou não de realizar, como você encara os desafios e obstáculos da vida etc.

Quando você cria uma mudança real nas suas crenças, você muda o seu comportamento e por consequência a sua personalidade.

Por exemplo, antigamente eu pensava que eu não era capaz de realizar muita coisa, então eu não tomava nenhuma ação para realizar os meus sonhos, eu me mantinha tímido e tinha uma atitude passiva diante da vida.

Mas eu mudei a minha crença, eu passei a acreditar que eu era capaz de realizar qualquer coisa que eu quisesse no mundo. E a partir dessa mudança de mentalidade eu mudei o meu comportamento.

Eu passei a agir como um realizador, me tornei um líder, um homem de atitude, desenvolvi coragem, ousadia e confiança. Eu mudei a minha personalidade.

No fim das contas, se você não acredita que pode mudar, então você não vai mudar. Mas se você acredita que pode mudar, você vai se esforçar para mudar – e vai conseguir mudar.

Se você pensa que a sua personalidade é imutável e já foi completamente definida na infância, não há mais o que falar – aliás, eu nem sei o que você está fazendo aqui –, porque você não será capaz de mudar.

Mas se você acredita, assim como grandes psicólogos, que pode mudar, então você se torna capaz de gerar mudanças estruturais na sua personalidade.

2ª Maneira
Mude Seu Corpo

Como Mudar de Personalidade: 4 Eficazes e Práticas Maneiras 19

Se existe uma grande maneira de mudar a sua personalidade é mudar o seu corpo.

Seja emagrecendo ou desenvolvendo os músculos, definitivamente modificar o seu corpo modifica também a sua personalidade.

Sabe por quê?

Porque quando você muda o seu corpo, você muda a sua autopercepção, ou seja, a percepção que tem de si mesmo. E assim você aumenta a sua autoestima.

A sua autoestima é o juízo que você faz sobre si próprio, é a atitude que você tem em relação a si mesmo – que também é considerada uma característica da sua personalidade.

Quando aumenta a autoestima você muda traços de comportamento.

Por exemplo, com a autoestima elevada você se torna mais confiante e seguro. Dessa maneira você passa a arriscar mais, começa a se colocar em situações que antes o faziam sentir vergonha, você perde o medo e passa a socializar mais.

Além disso, quando muda o seu corpo para melhor os outros começam a julgá-lo positivamente, o que também influencia no aumento de autoestima, nos seus comportamentos e consequentemente na sua personalidade.

De maneira geral, o processo ocorre da seguinte forma:

  • Mudança corporal  autoestima  comportamento  personalidade.
  • Mudança corporal  julgamento alheio positivo  autoestima  comportamento  personalidade.

3ª Maneira
Mude Seu Ambiente

Como Mudar de Personalidade: 4 Eficazes e Práticas Maneiras 21

A terceira maneira para mudar a sua personalidade é mudar o seu ambiente.

Quando muda o seu ambiente, removendo certos estímulos, você consegue realizar mudanças significativas na sua personalidade.

Você pode ser muito ansioso e medroso e pensar que isso faz parte da sua personalidade. Você pode ser um indivíduo pessimista e negativo e acreditar que esses são traços inatos da sua personalidade.

Mas você já parou para pensar em quais ambientes você passa a maior parte do tempo dos seus dias?

Você pode, por exemplo, morar em um bairro perigoso e violento, e por isso vive sempre ansioso e com medo – comportamentos que se tornaram parte da sua personalidade.

Mas quando remove o estímulo negativo mudando o seu ambiente, por consequência você começa a modificar gradativamente os traços negativos da sua personalidade.

Da mesma forma, você pode ser uma pessoa alegre e amigável, mas vem há muito tempo trabalhando em um ambiente predominantemente estressante e negativo.

Dessa maneira você vem se tornando cada vez menos alegre e amigável e cada vez mais estressado e pessimista, mas não percebe que é o ambiente que vem moldando o seu comportamento e consequentemente a sua personalidade.

A solução? Mudar de ambiente ou mudar o ambiente.

4ª Maneira
Mude Intencionalmente

Como Mudar de Personalidade: 4 Eficazes e Práticas Maneiras 23

Por último, vou apresentar uma técnica muito interessante para que você consiga mudar a sua personalidade intencionalmente.

Para realizar a técnica, antes de tudo, é preciso entender qual é o tipo de pessoa que você gostaria de se tornar.

A personalidade, como você entendeu, é formada por uma série de características, comportamentos específicos que, somados, criam o seu jeito de ser.

Então responda uma pergunta.

Quem é a sua melhor versão?

Você pode até pensar em pessoas que possuem as características de uma personalidade que você gostaria de ter.

Quem são os seus heróis, as pessoas que você admira?

Por que você admira essas pessoas?

O que elas fazem para que se tornem especiais aos seus olhos?

Cada um dos seus heróis possui características específicas, qualidades que formam as personalidades deles.

Então quais são as qualidades que eles têm?

Ao responder essas perguntas você entende quais são as características que você quer desenvolver na sua personalidade.

Porque toda qualidade pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. As pessoas podem mudar. Você pode mudar, mas você precisa querer mudar.

Você quer ser corajoso, inteligente, eloquente, confiante, calmo? O que mais?

A Lista da Sua Personalidade

Como Mudar de Personalidade: 4 Eficazes e Práticas Maneiras 25

Liste, uma a uma, todas as características que você deseja desenvolver em si mesmo para mudar a sua personalidade.

Pegue uma folha de papel e uma caneta e faça isso agora.

Feito? Beleza!

Agora pegue post-its, que você pode comprar em qualquer papelaria, e escreva em cada post-it cada uma das características que você acabou de listar na folha de papel.

Em seguida, divida uma parte da parede do seu quarto em dois lados. Cole uma fita na parede de modo que crie dois lados. Feito isso, cole todos os post-its no lado direito da parede.

Por fim, a cada dia que acordar você vai escolher uma característica – um post-it – que você deseja treinar no dia e, intencionalmente, vai tomar atitudes que o façam utilizar o comportamento desejado.

E você vai levar o post-it com você por onde estiver, mantendo-o sempre perto de você, em um local que você sempre consiga olhar para ele.

Com o passar das semanas, após repetir muito a atitude, a nova característica começará a se tornar natural para você, como uma segunda natureza.

Quando você chegar nesse nível, é hora de passar o post-it para o lado esquerdo da parede e seguir para o próximo post-it – a próxima característica que você quer desenvolver na sua personalidade.

Esta é uma técnica simples, mas muito poderosa.

Só que ela só é poderosa e realmente gera resultados quando você a aplica.

Eu sei que a maioria das pessoas que estão lendo este artigo não farão tudo o que eu falei, mas se você fizer parte da minoria você vai perceber como que essa técnica é poderosa e como ela realmente gera resultados quando é aplicada.

Conclusão

Se você sente que não é a pessoa que gostaria de ser, não hesite em mudar. Porque mudar é possível. E agora você aprendeu como mudar de personalidade.

Apesar da base da personalidade ser formada pela hereditariedade, ambientes e experiências da infância, você pode sim transformar o seu jeito de ser.

Não importa qual seja o seu tipo de personalidade predominante, porque se estiver disposto a mudar você consegue se transformar.

Eu mudei a minha personalidade, assim como muitas outras pessoas também.

Então por que você não conseguiria?

Por isso, para não continuar a ser um escravo dos próprios traços de comportamento negativos, mude a sua personalidade porque isso está ao seu alcance.

Mais forte do que a genética e as experiências passadas é a sua escolha para mudar intencionalmente.

Você também já mudou a sua personalidade? Como você conseguiu mudar os próprios comportamentos?

Por favor, me conte aqui embaixo!

E se você quer dar o próximo passo na sua evolução pessoal para se tornar uma pessoa muito melhor, clique aqui agora e conheça o meu treinamento avançado de desenvolvimento humano.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket