Como Ser um Visionário: 8 Ideias Para Desenvolver a Sua Visão

Henry Ford, Steve Jobs e Elon Musk são alguns dos visionários mais conhecidos por suas criações.

Ouvir esses 3 nomes e se perguntar como ser um visionário ou, ao menos, querer saber qual é o segredo para ser tão fora da curva é inevitável.

Ser um visionário é ter a visão do futuro como traço mais forte, conseguindo ter várias ideias, umas boas, outras ótimas e algumas brilhantes.

Criatividade, inovação e o desprendimento dos padrões impostos pela sociedade são algumas das várias qualidades que uma pessoa visionária possui.

Visionários são confiantes, determinados, observadores e espertos. Os visionários são raros, afinal, poucos conseguem enxergar o todo e sonhar com o impossível.

Porém, mesmo que seja difícil ser um visionário, é importante que você saiba que qualquer pessoa pode se tornar um visionário.

Mesmo que muitos digam que ser visionário é um dom, ou seja, é algo inato, acredite, qualquer habilidade e pensamento pode ser desenvolvido.

O que separa você de um visionário?

Ser um visionário está longe de ser algo impossível de ser alcançado, então descubra agora 8 ideias para que você consiga desenvolver a sua visão.

ATENÇÃO
Antes de continuar você pode baixar gratuitamente o livro As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Engrandece.com

*Você prefere este conteúdo em áudio, vídeo ou texto?*

Fique à vontade para escolher 🙂

Áudio


Vídeo

Texto

O Que é Um Visionário?

Um visionário é alguém que tem ideias fora do padrão, e por isso muitas vezes pode ser considerado um sonhador e utopista.

Um visionário é alguém que, em essência, tem ideias inovadoras.

Ser um visionário é remar contra a maré. Afinal, isso é o que significa inovar, ir contra tudo o que já existe, fazendo algo novo.

Enquanto todos se locomoviam com cavalos e desejavam ter animais mais rápidos, Henry Ford inovou no transporte, substituindo-os por automóveis.

Quem, em um mundo onde o principal meio de transporte era um cavalo, poderia pensar em criar um carro com motor?

Na verdade, todos, na época de Henry Ford, provavelmente sabiam que os cavalos eram limitados porque não havia como arranjar cavalos muitos mais rápidos, que não ficassem cansados ou doentes.

Mas quem, de fato, tomou uma ação para mudar a situação?

Não é que os visionários tenham uma bola de cristal e por esse motivo sabem exatamente o que fazer e quando fazer, na verdade, eles têm a capacidade de colocar as suas visões em prática incansavelmente até o fim.

Ser visionário está muito mais associado com a forma com que você enxerga, pensa e, principalmente, age.

Existiam muitas pessoas com “maior potencial” do que Henry Ford e Steve Jobs, eles não tinham QIs de gênios, mas mesmo assim foram brilhantes.

Se você insistir em acreditar no contrário, não adianta descobrir como ser um visionário, afinal, você, ao invés de fazer o que precisa, vai perder tempo pensando sobre o que não é, não tem e não aprendeu.

Portanto, não se sabote, não seja você mesmo o responsável por limitar a si próprio e a sua capacidade de ser um visionário.

Como Ser um Visionário

1. Obtenha Conhecimento Profundo

Se você quer ser um visionário, o primeiro passo que você precisa dar é pensar em qual área você quer ser um visionário.

Você precisa de uma compressão clara e profunda a respeito da área em que você quer desenvolver a sua capacidade de visão e inovação.

E aí, depois disso, você precisa estudar muito, tudo o que você puder sobre a sua determinada área.

Os visionários estão sempre curiosos a respeito daquilo que está acontecendo em seus setores e realizam um grande esforço para coletar informações, o que os ajuda a fazer boas observações precisas a respeito da área em questão e desenvolve suas visões.

2. Desenvolva a Criatividade

Para ser um visionário, você precisa desenvolver a sua criatividade. Porque, na verdade, nada de novo é 100% novo, tudo é uma combinação.

Visionários são, em maioria, extremamente criativos.

Inovar é criar algo novo, mas para criar algo novo, você precisa de engenhosidade e criatividade.

Se você quiser entender como ter mais criatividade, dê uma olhada nessas técnicas para ser criativo.

Uma excelente ideia para você conseguir desenvolver a sua criatividade é, também, além de estudar muito sobre a determinada área que você quer ser um visionário, aprender coisas totalmente distintas.

Porque como eu falei, a inovação surge da combinação. E quando você aprende assuntos bastante diferentes, você consegue criar algo único e totalmente inédito, justamente porque você aprendeu muitas coisas diferentes.

Portanto, invista o seu tempo aprendendo muito sobre muitas coisas para que você consiga, conscientemente e inconscientemente, juntar conceitos e ideias bastante diferentes para criar algo completamente inovador, que jamais poderia ser criado de outra maneira.

Quando você conecta ideias e conceitos díspares, o resultado é algo muito inovador.

3. Cultive Relacionamentos

Muitos visionários admitem que o que os torna realmente visionários são seus amigos, colegas e conhecidos.

Você tem tempo e recursos limitados para adquirir conhecimento e se tornar um especialista em uma determinada área, mesmo que você estude muito, como eu falei no primeiro tópico.

Simplesmente, é impossível que você saiba tudo. Mas você pode obter acesso ao conhecimento por meio dos relacionamentos com outras pessoas.

É por isso que todos os visionários em formação precisam cultivar grandes relacionamentos, com pessoas interessadas em impulsionar a inovação.

4. Adote a Perspectiva de Alguém de Fora

Ter a perspectiva de alguém de fora é fundamental para que as suas ideias sejam questionadas, até mesmo aquelas que você considera totalmente certas.

Assumir o ponto de vista de alguém de fora leva à iluminação. Essa prática intelectual proporciona insights que nunca aconteceriam caso ela não fosse utilizada.

A perspectiva de alguém de fora abre os seus olhos para que você reexamine as suas crenças e paradigmas mais arraigados, fazendo com que você consiga perceber novas formas de inovar.

A perspectiva de alguém de fora sempre é extremamente útil, principalmente quando vem de pessoas bem diferentes de você, porque a intersecção de personalidades distintas apresenta uma capacidade de inovação extraordinária.

5. Confie em si Mesmo

Os visionários são muito confiantes a respeito de suas ideias.

Afinal, caso não fossem, nunca teriam a coragem de nadar contra a maré e propor uma substituição tão impactante.

Se você não se sentir confiante, não vai conseguir realizar o que deseja. Portanto, é preciso confiar plenamente em você, nas suas ideias e no seu trabalho.

Muitos visionários, mesmo quando não conseguem concretizar suas ideias, não deixam de acreditar em si mesmos. Até porque ninguém acerta todas.

E, na verdade, o mais importante de tudo não é confiar plenamente nas suas ideias, nas quais você também deve confiar, claro, mas principalmente confiar plenamente em si mesmo.

Porque se não for com uma ideia, será com outra, e se não for com a outra, será com a outra.

A autoconfiança, na verdade, é fundamental para qualquer pessoa, em qualquer área da vida, por isso não seria diferente quando você quer ser um visionário.

6. Blinde-se Emocionalmente

Quando você tentar inovar, em qualquer área, você será, muito provavelmente, desestimulado pelas outras pessoas.

Abalar o status quo dos outros e sair impune é muito difícil, porque isso mexe diretamente com a zona confortável das outras pessoas, e elas não querem que você as tire do conforto.

Olhando para a história da humanidade, você vai perceber que todos os grandes visionários, em um primeiro momento, foram desacreditados, perseguidos, humilhados e, muitas vezes, constantemente ridicularizados.

Mas o tempo provou que eles estavam certos e vários sistemas de crenças, ideias e paradigmas foram quebrados por causa de suas visões.

Por isso, ter um bom desenvolvimento emocional faz parte do perfil visionário.

Você vai escutar muitas coisas que não quer ouvir, será desacreditado, e talvez você mesmo comece a duvidar de si próprio, por isso você só será capaz de continuar caso saiba lidar com as suas emoções.

Um visionário é uma pessoa que sonha grande, sonha tão alto a ponto das pessoas comuns acharem que o visionário é maluco, porque, justamente, elas não têm a visão que ele tem.

Por isso, para que você consiga sonhar grande, mas realmente muito grande, não permitindo ser desencorajado pelos outros, é preciso se blindar emocionalmente.

Desenvolver a inteligência emocional não é algo que você faz da noite para o dia, mas é fundamental para o progresso da sua vida, sendo um visionário ou não.

7. Teste Sua Visão Repetidamente 

Os visionários sabem que coletar dados, absorver informações e desenvolver uma visão é somente uma parte do jogo.

A outra parte é baseada em testar repetidamente a visão e obter feedback das outras pessoas.

Depois de desenvolver um pressentimento que permite que você faça a diferença, entre mudanças de curto e longo prazo, é hora de testar as suas ideias.

Primeiro, pergunte para pessoas de confiança o que pode estar errado com a sua linha de pensamento. Será que você perdeu algo fundamental e não percebeu?

Depois, coloque em prática a sua visão. Vá para o campo de batalha. Não procrastine. Comece o quanto antes a transformar a sua visão em realidade.

Os testes vão ajudar você a identificar possíveis desafios para a sua visão e, gradualmente, farão com que você consiga expandir e aprimorar a sua visão, até que ela se transforme em sua melhor versão e, de fato, se torne realidade.

8. Seja Persistente

Mesmo que você acredite ter se preparado para todos os cenários possíveis, os obstáculos vão aparecer mais cedo ou mais tarde. Não adianta, ninguém vence uma luta sem levar, ao menos, um soco.

Todos falam: “Não desista no primeiro obstáculo”, mas ninguém diz que depois do primeiro vai vir o segundo, o terceiro, o quinto e o décimo.

Ninguém sabe ao certo quantas falhas ou dificuldades você vai precisar vencer para conseguir alcançar a vitória.

Porém, os visionários não desistem nunca de si mesmos, mesmo que eles errem, errem e errem.

Muito provavelmente, a sua visão vai demorar para se tornar realidade. O processo sempre é mais longo do que nós imaginamos e queremos.

Por isso, primeiro aprenda a ser persistente em suas ideias.

Inclusive, a persistência e a confiança andam lado a lado, então trabalhe para ter uma e a outra também.

Conclusão

Como disse Thomas Edison, talento é 1% inspiração e 99% transpiração.

E, na verdade, o visionarismo também. Depois de ter uma visão, você terá que trabalhar muito, muito e muito para que você consiga torná-la realidade.

Na verdade, as pessoas têm muitas visões, todos os dias, em vários momentos, mas o que mais impede que elas transformem suas visões em realidade é o fato de elas não colocarem em prática aquilo que elas enxergam.

Você precisa ter a visão, a coragem para tomar uma ação e a competência para, de fato, transformar a sua visão em uma realidade.

Se você escolher não agir, nada vai acontecer, e você ficará sempre na mesma, estagnado, dentro da sua zona de conforto.

Mas se você agir, pode ter certeza que, as suas chances de que se torne um visionário, transformando a sua visão em realidade, aumentam muito.

Uma pessoa de ação é uma pessoa que vive em alta performance e desenvolveu um grande nível de poder pessoal.

Se você quiser se tornar uma pessoa de ação, aumentando a sua capacidade de performar, e desenvolvendo ao máximo o seu poder pessoal, baixe de graça o meu livro As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui agora.

Forte abraço!

Sobre o autor

Rafael da Luz

Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Não existem limites, existe conhecimento. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
WhatsApp