O Que é Mindset e Como Isso Vai Mudar a Sua Vida Radicalmente?

Você já ouviu falar de “mindset”?

O que é mindset?

Esse conceito já vem sendo estudado pela psicologia há várias décadas, só que muita gente ainda não entende bem o que é mindset.

Principalmente nos últimos anos esse termo veio ganhando um espaço importante no mundo todo, inclusive no Brasil.

E isso é muito bom porque entender o que significa a expressão mindset pode revolucionar a maneira como você entende e dá significado para a inteligência, para o fracasso, para o sucesso e para o modo como você enfrenta as dificuldades.

Por isso você vai descobrir neste artigo o que significa o termo mindset, quais são os 2 tipos de mindset que existem e como você pode transformar radicalmente a sua vida.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

O Que Não é Mindset?

O Que é Mindset e Como Isso Vai Mudar a Sua Vida Radicalmente? 1

Antes de falar para você o que é mindset, eu preciso dizer o que não é mindset.

Infelizmente muitas pessoas confundem o conceito de mindset com a ideia de, simplesmente, pensar positivo. E assim essas pessoas vendem a ideia errada de que para mudar o seu mindset e a sua vida basta pensar positivo.

A ideia de pensar positivo é muito antiga. Há mais de 2.500 anos o Sidarta Gautama, o Buda, disse que:

A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria. O que você sente, você atrai. O que você acredita, torna-se realidade.

Assim como muitos outros pensadores, Buda afirmou que nós somos aquilo que pensamos. O problema é que não podemos desconsiderar todo o resto.

Se você conhece um pouco da história do Buda, você sabe que ele não somente mudou a própria maneira de pensar. Na busca pela iluminação, Buda abdicou da vida de riquezas que sua família proporcionava para ele e decidiu construir o próprio caminho.

Ele abriu mão de tudo por anos e viveu apenas com o mínimo necessário. Só que depois ele percebeu que esse também não era o caminho para a iluminação.

O que Buda percebeu era que a iluminação é algo que vem de dentro, sim, mas que as mudanças de comportamento também são necessárias. E, como eu disse, isso é algo que muitas pessoas se esquecem de considerar.

Em algum momento da vida provavelmente você ouviu falar daqueles programas de afirmações positivas, certo?

Na época das fitas cassete, muita gente ficou milionária vendendo aqueles programas. E, infelizmente, a realidade de muitas pessoas que seguiram os programas não mudou tanto assim.

Mesmo que as pessoas tenham passado a seguir a rotina de repetir centenas de vezes por dia, coisas como: “Eu sou próspero, eu sou feliz, eu sou realizado…”, a vida daquelas pessoas não se transformou como elas desejavam.

E, talvez, agora, você esteja se perguntando: “Rafael, mas o que isso tudo quer dizer?”

Não me entenda mal, eu acredito que pensar positivo é importante. Você tem que ser uma pessoa otimista e positiva. Porque viver sempre pensando que tudo vai dar errado com certeza não é promissor.

Só que em algum momento da sua vida você já deve ter percebido que só pensar positivo, não muda nada, não é? Porque se mudasse seria muito fácil conquistar tudo o que você quer. Para conquistar tudo o que você quer é preciso ir muito além do pensamento positivo. E é aí que entra a importância do mindset, porque ele vai muito além disso.

O Que é Mindset e Como Surgiu?

O Que é Mindset e Como Isso Vai Mudar a Sua Vida Radicalmente? 3

Quando falamos em mindset estamos falando sobre um conjunto de crenças que temos a respeito de nós mesmos e de alguns conceitos – inteligência, sucesso, fracasso etc.

O Que é Mindset e Como Isso Vai Mudar a Sua Vida Radicalmente? 5

A palavra mindset vem da língua inglesa. Em português, o termo pode ser traduzido como “modelo mental”, “padrão mental” ou até“mentalidade”.

Carol Dweck é uma das especialistas no assunto. Ela dedicou boa parte da vida ao estudo do mindset. Carol é autora do livro Mindset – a Nova Psicologia do Sucesso, que se tornou um best-seller mundial.

No livro, ela afirma o seguinte:

Minhas pesquisas ao longo de vinte anos demonstraram que a opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva sua vida. Ela pode decidir se você se tornará a pessoa que deseja ser e se realizará aquilo que é importante para você.

Mas talvez agora você esteja se perguntando como foi que ela chegou a essa conclusão. No começo do livro, Dweck explica a razão pela qual escolheu dedicar boa parte de sua vida ao estudo desse tema.

Ela disse o seguinte:

Quando eu era uma jovem pesquisadora em início de carreira, aconteceu algo que mudou minha vida. Eu era obcecada pela ideia de compreender como as pessoas lidam com fracassos, e resolvi estudar esse tema observando como os estudantes enfrentavam problemas difíceis. Assim, levei várias crianças, uma de cada vez, a uma sala na escola delas, onde as deixei ficar à vontade com uma série de quebra-cabeças para resolver. Os primeiros eram bastante fáceis, mas os seguintes iam ficando mais difíceis. Enquanto as crianças resmungavam, suavam e se esforçavam, eu observava as estratégias delas e investigava o que pensavam e sentiam. Esperava encontrar diferenças no modo como elas enfrentavam as dificuldades, mas percebi uma coisa que jamais havia imaginado.

Diante dos quebra-cabeças mais difíceis, um menino de 10 anos puxou a cadeira para mais perto, esfregou as mãos e exclamou: ‘Adoro um desafio!’ Outro, lutando com os quebra-cabeças, ergueu os olhos com uma expressão satisfeita e disse, com ar de autoridade: ‘Sabe, eu já esperava aprender alguma coisa com isso!’ ‘O que há de errado com eles?’, pensei.  Sempre havia achado que uma pessoa ou sabia lidar com o fracasso, ou não sabia. Nunca imaginara que alguém pudesse gostar de errar e falhar. Essas crianças seriam excepcionais ou teriam encontrado alguma coisa nova?

Naquele momento, Carol Dweck percebeu que havia encontrado algo importante.

Ela não havia encontrado apenas 2 tipos de pensamentos totalmente distintos. Mas ela também percebeu que os 2 tipos de pensamentos davam origem a 2 tipos de comportamentos bem diferentes.

Os 2 tipos de pensamentos moldaram toda a teoria da psicóloga sobre o mindset.

Dweck também afirma que, naquele momento, houve uma grande mudança em sua própria perspectiva. No livro, ela fala:

[…] achava que as qualidades humanas eram esculpidas em pedra. Ou você era inteligente ou não era, e o fracasso significava que não era. Simples assim. Se conseguia planejar os êxitos e evitar os fracassos (a qualquer custo), poderia continuar sendo inteligente. Os esforços, os erros e a perseverança não faziam parte desse panorama.

O Debate Sobre as Qualidades Humanas

O Que é Mindset e Como Isso Vai Mudar a Sua Vida Radicalmente? 7

Como você já deve saber, o debate sobre as qualidades humanas é muito antigo.

Ao longo da história da humanidade muitos pesquisadores decidiram estudar e entender como isso funciona, o que deu origem há muitas teorias.

Alguns pesquisadores acreditavam que as nossas qualidades humanas, como a inteligência, a moral, a bondade, a fidelidade etc., eram definidas de acordo com a nossa fisiologia.

Há muito tempo, isso deu origem a teorias que diziam que essas qualidades eram definidas pela forma e pelo tamanho dos nossos crânios. E mais recentemente, que elas eram definidas pela nossa genética.

Do outro lado, há aqueles estudiosos que acreditavam que as qualidades não eram definidas dessa forma. Na verdade, elas seriam definidas por outros fatores, como o meio em que vivemos e a maneira como somos criados.

Segundo Carol Dweck, hoje se acredita que o conjunto de todas essas variáveis pode influenciar em nosso desenvolvimento.

E, mais do que tudo isso, ela também descobriu como nossas crenças pessoais, ou seja, nosso mindset – nosso modelo mental – influencia também nesse aspecto. Essa é uma das principais contribuições de Dweck a todas essas teorias.

Atualmente não apenas Carol Dweck, mas muitos outros cientistas e estudiosos vêm comprovando cada vez mais que podemos desenvolver nossas capacidades e habilidades.

Diferentemente do que se pensava, as qualidades humanas não são estáticas ou completamente inatas.

E é aí que entra outra contribuição de Dweck para esse campo de estudo. Algo muito importante que Carol Dweck descobriu e vem estudando ao longo de todos esses anos é que existem 2 tipos de mindset: mindset fixo e mindset de crescimento.

O Que é Mindset Fixo?

O Que é Mindset e Como Isso Vai Mudar a Sua Vida Radicalmente? 9

Quem tem um mindset fixo acredita que as qualidades e capacidades humanas são inatas e imutáveis. Ou seja, nascem com você ou não e não podem ser mudadas.

Assim sendo, uma pessoa com um mindset fixo acredita que se ela“nasceu com uma quantidade limitada de inteligência”, ela terá esse nível de inteligência para o resto da vida.

Uma pessoa com o mindset fixo é aquela que pensa, por exemplo, que “o inglês não entra na cabeça dela, que não adianta estudar porque ela nunca vai conseguir aprender”.

No sistema atual de ensino, por exemplo, a maioria das instituições e professores ainda avaliam os alunos do ponto de vista do mindset fixo.

As provas e avaliações têm um objetivo bem claro: descobrir se o aluno aprendeu o conteúdo em questão ou não. Se ele domina o conteúdo, ele recebe uma nota alta. Caso contrário ele recebe uma nota baixa, o que é um símbolo de que ele não sabe algo que  deveria saber.

Em outras palavras, ou o aluno tem sucesso ou ele fracassa na prova. Não se considera o desenvolvimento do aluno, essa possibilidade está fora de questão.

Isso exemplifica bem o significado do mindset fixo. A pessoa com o mindset fixo costuma atrelar a personalidade dela aos fatos. Por exemplo, “…eu tirei uma nota baixa, então eu sou burro”.

O mindset fixo é muito bem representado pela frase “…eu nasci assim, eu cresci assim, eu vou ser sempre assim”.

Ou você é bem-sucedido, ou você fracassa. Não existe meio-termo.

O Que é Mindset de Crescimento?

O Que é Mindset e Como Isso Vai Mudar a Sua Vida Radicalmente? 11

Para quem tem um mindset de crescimento, tudo o que há no meio dessas duas extremidades – sucesso e fracasso – é considerado valioso.

Ou seja, o mais importante para quem cultiva um mindset de crescimento não é o sucesso ou o fracasso em si. O que essas pessoas realmente valorizam é o aprendizado e o progresso que ocorre no meio do caminho.

Tanto o sucesso quanto o fracasso não são formas para você avaliar a si mesmo. São apenas maneiras de avaliar o seu progresso na área em questão.

Se você fracassou, você não é um fracassado. Você aprendeu mais uma coisa que você não deve fazer. Você progrediu. Você subiu mais um degrau. Você evoluiu.

Quem tem um mindset de crescimento entende que toda e qualquer habilidade pode ser desenvolvida e, principalmente, sempre melhorada. Esse é um dos principais pontos da mentalidade de crescimento.

As pessoas que cultivam a mentalidade de crescimento entendem que, assim como um diamante leva tempo para ser lapidado, suas habilidades pessoais serão lapidadas através de tempo e esforço.

Então a “quantidade de inteligência” com a qual você nasceu é apenas um ponto de partida. E nada mais do que isso.

Enquanto alguém com um mindset fixo acredita que está destinado a viver de acordo com o seu nível de inteligência – e de capacidades –, alguém com um mindset de crescimento acredita no poder do desenvolvimento das habilidades pessoais e, assim, tem a convicção que pode dominar qualquer área da vida.

Carol S. Dweck afirma que:

A paixão pela busca de seu desenvolvimento e por prosseguir nesse caminho, mesmo (e especialmente) quando as coisas não vão bem, é o marco distintivo do mindset de crescimento. Esse é o mindset que permite às pessoas prosperar em alguns dos momentos mais desafiadores de suas vidas.

O que nós podemos concluir dessa reflexão é que a maneira como você pensa define as suas ações. E as suas ações definem os resultados que você obtém na vida. É todo esse conjunto que vai definir como você vai se sair em qualquer situação.

Entender como funciona o seu mindset é importante demais porque a visão que você tem de si mesmo e das habilidades humanas influencia diretamente o que você faz com os resultados que obtém.

Carol Dweck afirma o seguinte sobre o mindset:

De fato, permeia cada parte de sua vida. Uma parcela significativa do que você acredita ser sua personalidade na verdade é gerada por esse ‘mindset’. E muito do que impede a realização de seu potencial também é produto dele.

Se eu penso que inglês “não entra na minha cabeça porque eu nasci assim”, eu nunca vou estudar inglês, nunca vou aprender inglês e nunca vou ter a chance de viver com todas as possibilidades que o domínio do inglês me proporciona.

Se eu penso que “eu não nasci para empreender porque eu não tenho talento para empreender”, eu nunca vou empreender e vou permanecer a vida inteira preso em um emprego.

Mindsets e Fracassos

O Que é Mindset e Como Isso Vai Mudar a Sua Vida Radicalmente? 13

Outro ponto fundamental dos estudos sobre o mindset envolve a maneira como lidamos com o fracasso.

Como eu expliquei acima, quem tem o mindset fixo enxerga o fracasso como algo pessoal. E, mais do que isso, como uma prova de que ele não é bom o suficiente, não é inteligente o suficiente.

Já para quem tem o mindset de crescimento o fracasso é, simplesmente, um sinal de que é preciso continuar melhorando.

Dessa forma o sucesso não é visto como uma linha de chegada. Porque essas pessoas entendem que tanto o sucesso quanto o fracasso são apenas degraus na escada do desenvolvimento pessoal.

Ambos servem de motivação para que as pessoas com o mindset de crescimento continuem se esforçando para desenvolver a habilidade em questão.

Para você entender claramente, imagine que 2 alunos fazem uma prova e os 2 vão mal.

Um deles, com o mindset fixo, tem pensamentos do tipo“…não sou bom o suficiente, não sou inteligente o suficiente, eu nasci burro mesmo”. Esses pensamentos geram outros pensamentos como“…na próxima prova eu não vou nem perder o meu tempo estudando”.

No fim das contas o aluno para de estudar, para de se esforçar e por consequência os resultados ruins se tornam uma constante em sua vida. O processo se torna um grande ciclo vicioso. O pior de tudo é que esse modelo mental é replicado para as outras áreas da vida sem que a pessoa saiba que está agindo dessa maneira.

Já para o segundo aluno, que tem um mindset de crescimento, o problema está naquela situação específica e não nele mesmo. Por isso ele pensa: “…preciso me dedicar para estudar mais sobre esse tema. Talvez eu precise mudar a maneira como estou estudando. Estarei mais preparado na próxima prova”.

O fato é que a pessoa com o mindset de crescimento sempre assume a responsabilidade pelo fracasso e pelo sucesso.

Como você pode perceber, o mindset de cada pessoa determina o que vai acontecer no futuro de cada pessoa. São futuros completamente diferentes. Não apenas em termos de pensamentos, mas também de ações, comportamentos e resultados.

Mindsets e Desafios

O Que é Mindset e Como Isso Vai Mudar a Sua Vida Radicalmente? 15

Como você pode imaginar, ao encontrar desafios, pessoas de mindsets diferentes reagem de maneiras bem diferentes.

As pessoas de mindset fixo se sentem ameaçadas pelos desafios. Por isso elas evitam os desafios sempre que podem. Elas têm medo de falhar e têm ainda mais medo de pensar em como a falha pode afetar a imagem delas. Então elas não correm riscos e permanecem na zona de conforto.

Por outro lado, as pessoas com o mindset de crescimento adoram os desafios. Elas abraçam constantemente os desafios porque os enxergam como grandes oportunidades.

Elas sabem que podem não estar preparadas para os desafios. Mas elas valorizam todo o esforço que realizarão para vencerem os desafios.

As pessoas com o mindset de crescimento enxergam os desafios como ferramentas, instrumentos que oferecem oportunidade de crescimento pessoal e desenvolvimento superior às habilidades que elas já possuem.

Um exemplo clássico desse caso é aquela velha história da empresa de sapatos em que o chefe manda 2 empregados para a Índia para que eles coordenem um novo projeto de exportação.

Ao chegar lá, o primeiro empregado manda uma mensagem para o chefe pedindo que ele cancele totalmente o projeto porque, segundo ele, na Índia ninguém usa sapatos.

Já o segundo empregado, ao perceber a mesma situação, age de forma diferente. Ele manda uma mensagem ao chefe dizendo que, como ninguém usa sapatos no país, eles devem triplicar a produção dos calçados.

Essa história exemplifica bem como os mindsets – fixo e de crescimento – podem reagir de forma diferente à mesma situação.

Enquanto o primeiro empregado vê o desafio como algo desestimulante, o outro funcionário enxerga uma oportunidade e se sente estimulado para ir além.

Mindsets e Obstáculos

O Que é Mindset e Como Isso Vai Mudar a Sua Vida Radicalmente? 17

Quando você está frente a frente com um desafio, na maioria das vezes, você tem o poder de escolher enfrentá-lo ou não.

Já quando falamos em obstáculos, na maior parte das situações, você não tem esse mesmo poder de decisão. Você precisa enfrentar o obstáculo de qualquer jeito.

No entanto, o comportamento dos 2 mindsets é parecido com o que citei no tópico acima.

Uma pessoa com o mindset fixo, só de pensar em enfrentar um obstáculo, se sente desanimada, desencorajada e desmotivada. A tendência é que ela desista rapidamente.

Já as pessoas com o mindset de crescimento continuam tentando até conseguir resolver o problema. Para elas vale aquela velha máxima de Nelson Mandela:

Eu nunca perco. Ou eu ganho, ou eu aprendo.

Esse é um exemplo claro de mindset de crescimento.

Mindsets e Críticas Construtivas

O Que é Mindset e Como Isso Vai Mudar a Sua Vida Radicalmente? 19

A maneira como os diferentes mindsets reagem às críticas construtivas também é bem diferente.

Pessoas de mindset fixo enxergam as críticas de forma pessoal. Elas ignoram as críticas construtivas ou as tomam como ofensas. A tendência é que elas sempre fujam da responsabilidade e culpem um fator externo, como outras pessoas ou as condições que se apresentaram.

Já as pessoas com o mindset de crescimento acreditam que as críticas construtivas são muito bem-vindas. Eles entendem que as críticas servem apenas como feedback para o desenvolvimento e aprimoramento pessoal.

Elas também têm a capacidade de considerar o que as outras pessoas estão dizendo. Por si mesmas decidem se as críticas são válidas ou não. Dessa forma elas adotam o que acreditam ser necessário e, simplesmente, se esquecem do resto.

As pessoas com o mindset de crescimento estão sempre nesse “loop de feedback”, tanto externo como interno, que se torna muito produtivo para suas vidas.

Mindsets e Sucesso Alheio

O Que é Mindset e Como Isso Vai Mudar a Sua Vida Radicalmente? 21

Aqui os comportamentos também são bem diferentes. É bem provável que você identifique várias pessoas ao seu redor com cada comportamento específico.

Para alguém com uma mentalidade fixa o sucesso alheio é visto como algo ameaçador. É comum as pessoas com o mindset fixo pensarem que “só um certo número de pessoas pode ser bem-sucedida.” Dessa forma, se outra pessoa é bem-sucedida, é como se diminuíssem as chances de quem tem o mindset fixo ser bem-sucedido.

Para um ganhar, o outro precisa perder. Esse é o padrão de pensamento da mentalidade fixa. Um exemplo claro são as pessoas que dizem que alguém que ficou rico financeiramente precisou “tirar de muitas outras pessoas para enriquecer.”

Por outro lado, quem tem um mindset de crescimento se inspira em quem é bem-sucedido. O indivíduo com o mindset de crescimento se espelha em modelos de sucesso.

As pessoas com o mindset de crescimento procuram descobrir o que as pessoas de sucesso fizeram e tomam ações parecidas para chegarem aos mesmos resultados.

As pessoas que cultivam a mentalidade de crescimento sabem que para um ganhar o outro não precisa perder. Elas sabem do poder da mentalidade ganha/ganha. Ao invés da competição, o principal fator é a cooperação.

Mindsets e Esforço

O Que é Mindset e Como Isso Vai Mudar a Sua Vida Radicalmente? 23

Quem tem um mindset fixo acredita que o esforço é algo ruim. Sendo assim, sempre que possível, ele deve ser evitado. Em parte isso acontece porque se esforçar, na prática, não garante resultados. Ou seja, muitas vezes, mesmo que você se esforce muito, ainda assim, você pode falhar.

Então para essas pessoas o esforço parece algo sem valor e sem sentido. Se tentando ou não tentando elas podem falhar, elas não veem sentido em tentar. Logo elas não tentam porque assim não correm riscos e não gastam energia.

Já para quem desenvolveu um mindset de crescimento, todo e qualquer esforço é válido. Cada vez que as pessoas com a mentalidade de crescimento precisam se esforçar para realizar qualquer coisa, elas entendem que isso as levará um passo a frente do que estavam.

O mindset de crescimento está sempre aprendendo. Isso implica em alcançar muito mais e chegar a um patamar muito mais alto do que as pessoas de mindset fixo, em qualquer área.

As pessoas que adotam o mindset de crescimento são aquelas que se tornam imbatíveis, imparáveis, inabaláveis. São aquelas que alcançam tudo o que querem na vida.

Conclusão

Primeiramente, você entendeu o que é mindset. O seu mindset é o seu modelo mental, é a programação do seu cérebro que faz você agir do jeito que age.

Além disso, existem 2 tipos de mindset: mindset fixo e mindset de crescimento.

Quem tem o mindset fixo pensa que não pode mudar, encara a vida geralmente de forma negativa e não lida bem com fracassos e decepções.

Quem tem o mindset de crescimento encara a vida como uma escada de evolução pessoal e sabe que, se não sabe, pode aprender, pode crescer e conquistar tudo o que quiser na vida.

Também é importante destacar que é normal que em algumas áreas da vida você tenda mais para um tipo de mindset do que para o outro. Ninguém é 100% um ou outro. Muita gente tem facilidade em encarar desafios, enfrentar fracassos, ultrapassar obstáculos e aceitar críticas em algumas áreas enquanto que em outras não é tão fácil assim.

E se você chegou até aqui, eu tenho uma boa notícia e um conselho para você.

A boa notícia é que é bem provável que em grande parte você tenha um mindset de crescimento. Afinal de contas, se você não acreditasse que suas habilidades podem ser desenvolvidas, você não teria lido este artigo inteiro. Concorda?

E isso é extremamente importante! Porque como você viu acima, ter um mindset de crescimento é o que faz você ser capaz de conquistar tudo o que você desejar.

O meu conselho é o seguinte: é possível mudar o seu mindset. E para que você consiga mudar o seu mindset eu tenho duas sugestões pra você.

A primeira é você baixar de graça o meu livro digital As 7 Poderosas Crenças Pra Viver uma Vida Sem Limites clicando aqui.

A segunda sugestão é que você leia o meu próximo artigo sobre mindset. Nele eu vou continuar falando sobre mindset e vou explicar para você como é possível transformar um mindset fixo em um mindset de crescimento.

Então, se você quiser, aprenda como mudar o seu mindset agora mesmo.

E se você gostou desse artigo, compartilhe-o com as pessoas que você mais gosta. Principalmente com aquelas – que você sabe – que têm o mindset fixo 🙂

Para finalizar, se você estiver interessado em mudar a sua vida radicalmente, passo a passo, eu te convido a conhecer o meu treinamento online avançado Sem Limites, que vai mostrar como você pode se tornar um sucesso em tudo na vida.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

17 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket