Por Que Algumas Pessoas Têm Sucesso e Outras Não: 7 Fatores de Diferenciação

Quem não quer ter sucesso?

Quem não quer ser feliz e bem-sucedido, vivendo em grande estilo, com muita qualidade de vida?

Todos nós desejamos ter sucesso, isso é algo intrínseco.

Mas, apesar disso, por que nem todos fazem tanto sucesso?

Por que nem todos conseguem alcançar os maiores sonhos que têm na vida e acabam deixando de lado o máximo potencial que podem desenvolver?

De fato, por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?

Será que é sorte? Será que são oportunidades? Será que é talento?

Se você não quiser amargurar uma vida infeliz e malsucedida, você precisa descobrir o que eu vou falar para você agora.

Neste artigo você vai descobrir quais são os 7 fatores que diferenciam as pessoas que alcançam o sucesso daquelas que não alcançam.  

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

O Que é Sucesso?

Antes de tudo, o que é sucesso?

Preciso deixar claro este ponto porque, certamente, o sucesso é muito subjetivo e individual.

O sucesso é uma busca de cada um, e difere bastante de pessoa para pessoa.

Mas, para que eu possa deixar bem claro, sucesso, significa, neste caso, traçar uma meta e alcançar a meta.

A sua meta é ficar rico? Então esse é o seu sucesso. A sua meta é passar em um concurso público? Então esse é o seu sucesso.

A sua meta é ganhar músculos ou emagrecer? Então esse é o seu sucesso.

A sua meta é encontrar o amor da sua vida, casar e formar uma família? Então esse é o seu sucesso.

A sua meta é ter muita saúde? Então esse é o seu sucesso. A sua meta é ter tudo isso e mais um pouco? Então esse é o seu sucesso.

Sucesso é querer alguma coisa e consegui-la, ponto.

Por outro lado, o fracasso é falhar naquilo que se quer conseguir.

E por que as pessoas falham? Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?

Seguem abaixo os 7 fatores que diferem as pessoas que têm sucesso das pessoas que fracassam.

1. Autolimitações

As pessoas que fracassam na vida possuem muitas limitações autoimpostas. Ou seja, limites que elas criaram para si mesmas, consciente ou inconscientemente.

Pessoas de fracasso tendem a falar frases como “eu não consigo fazer isso”, “eu não consigo administrar um negócio de sucesso”, “eu não sou bom em matemática”, “eu não tenho sorte no amor” e assim por diante.

Essas são apenas desculpas para que as pessoas mirem em um objetivo baixo o suficiente para não errarem.

Mas você nunca alcançará grande sucesso mirando em objetivos pequenos.

O fato é que as pessoas de grande sucesso miram alto e conseguem quebrar as próprias limitações para que alcancem seus grandes sonhos.

Em um momento da vida elas entenderam que poderiam realizar aquilo que queriam, caso acreditassem em si mesmas.

A autoconfiança é fundamental para que você consiga atingir um grande objetivo.

Sabe por quê?

Porque se você não acredita que pode alcançar determinado patamar, o seu cérebro faz com que você se autossabote, para que você não gaste energia e preserve a sua sobrevivência.

Então, se inconscientemente você não acredita em si mesmo, mesmo que conscientemente você tente alcançar a sua meta, você falha.

Sendo assim, se você quiser ter sucesso, primeiro quebre as suas limitações e depois desenvolva a autoconfiança necessária para acreditar que você, de fato, é capaz de fazer o pretende fazer.

No meu treinamento online avançado de desenvolvimento pessoal eu mostro exatamente como você pode quebrar limitações e desenvolver autoconfiança.

2. Ficar à Deriva

As pessoas que fracassam estão à deriva na vida porque não têm metas e objetivos claros.

Elas não conhecem os próprios valores, pouco sabem de si mesmas e, definitivamente, não definem o que desejam para si mesmas.

Aqueles que fracassam seguem o fluxo, permitem que sejam levados pela maioria e não têm a força de caráter necessária para se desgarrarem dos padrões impostos pela sociedade para trilharem o próprio caminho.

Estar à deriva é não ter voz própria, é aceitar tudo o que os outros falam, é se omitir e se fragilizar diante de críticas alheias e seguir pelo rumo da vida, durante décadas, aceitando passivamente tudo o que aparece pela frente.

É, literalmente, deixar a vida tomar as rédeas sem fazer nada a respeito.

As pessoas que não fazem sucesso são pouco opinativas, têm medo de tomar decisões e aceitam ser marionetes das circunstâncias.

Se der deu, se não der, paciência…

Eu não queria mesmo.

Este é um pensamento clássico de quem está alienado, vivendo à deriva.

Pessoas de sucesso nunca estão à deriva porque pensam por conta própria, emitem opiniões próprias e decidem claramente aonde querem chegar na vida.

As pessoas de sucesso não estão à deriva porque estão comandando o próprio barco, que segue em velocidade máxima.

As pessoas que fazem sucesso são, definitivamente, aquelas que comandam a própria vida.

Elas são os líderes do próprio destino, os capitães da própria alma. E elas aceitam pagar o preço que a posição de líder da própria vida exige.

3. O Mito do Talento

Pessoas que fracassam, geralmente, atribuem o sucesso daqueles que têm muito êxito ao talento, sorte, inteligência, estudo, oportunidades, genética, dinheiro etc.

Elas acreditam que quem se destaca nasceu predestinado para se destacar e ter sucesso. Elas acreditam no QI e na genialidade.

Acreditar nisso também é uma autolimitação.

Se eu acredito que não tenho talento ou não nasci com habilidades naturais para determinada área, eu nem me esforço, afinal, por que gastar a minha energia se, por mais que eu tente, não serei bem-sucedido?

Porém, as pessoas que fracassam desconhecem uma verdade fundamental: a consistência e o trabalho duro vencem o talento – que é bastante discutível.

Será que as pessoas nascem talentosas por natureza?

Este é um assunto bastante debatido e discutido, mas apesar disso, é inegável o fato de que o talento pouco adianta sem consistência e trabalho duro.

Quem não nasceu com “talento” para determinada área, mas está disposto a trabalhar duro por muito tempo, se torna melhor do que os “gênios” que nasceram com grandes habilidades para realizar tal atividade.

Ao analisar a história da humanidade, você constatará que duas grandes chaves para que alguém se torne mestre em alguma área são o trabalho duro e a consistência.

Não existe ninguém que se tornou um verdadeiro mestre em alguma determinada área que não tenha praticado, desenvolvido e lapidado a excelência na própria arte por muito e muito tempo, através de muito trabalho duro e consistência.

As pessoas de sucesso sabem muito bem deste fato. E por isso elas trabalham duro, todos os dias, com muito foco e determinação, até que se tornem mestres nas áreas que desejam ter êxito.

4. A Hora Perfeita

Você sabe qual é a hora perfeita para agir em favor dos seus sonhos?

É agora, neste exato momento.

Este é outro fator que diferencia as pessoas que têm sucesso daquelas que fracassam.

Existe uma velha máxima, que diz o seguinte:

A chave do sucesso é começar antes de estar pronto.

E esta é uma grande verdade. Sabe por quê?

Porque você nunca vai se sentir pronto, sempre vai pensar que ainda não está preparado, sempre vai encontrar coisas novas para fazer antes de começar.

As pessoas que fracassam, por esperarem demais, nunca dão o primeiro passo para iniciarem seus projetos, e por isso se mantém em um ciclo de eterna procrastinação.

As pessoas que têm sucesso agem rápido, elas não esperam, elas entram em campo o quanto antes, porque sabem que aprenderão a jogar durante o jogo.

Muitas vezes, na prática, a teoria é completamente diferente. Então não espere para começar. Simplesmente dê o primeiro passo e faça.

Mesmo que seja um mínimo passo, este pequeno passo fará com que você saia da inércia. É o ponto de partida inicial que você precisa para realizar um grande projeto.

O primeiro passo pode ser o mais difícil, mas é o mais importante porque coloca você no jogo. E quando você entra no jogo, você passa a gostar e quer jogar cada dia mais, cada vez melhor.

Portanto, não espere se sentir preparado. Estude, analise, crie uma estratégia, mas aja rápido, mesmo sem estar preparado.

Fazer alguma coisa, mesmo desajeitado, é melhor do que nunca fazer nada.

5. O Valor do Tempo

As pessoas de sucesso desenvolveram uma consciência muito clara do quanto o tempo é valioso.

O tempo é o nosso bem mais precioso, por isso as pessoas que têm sucesso sabem valorizá-lo e utilizá-lo da melhor forma possível.

As pessoas que fracassam são muito dispersas, elas estão em toda parte, em quaisquer lugares, a qualquer hora, fazendo qualquer coisa, “matando o tempo”, porque não estão focadas em dedicar tempo a suas próprias metas.

Ano após ano, mesmo que façam muitas promessas, as pessoas que fracassam não conseguem concretizá-las, porque não se planejam para agir em prol dos próprios objetivos e, de fato, nunca agem.

Por outro lado, as pessoas de sucesso sabem que só têm 24 horas em um dia e, por isso, desenvolveram a fundamental habilidade do gerenciamento de tempo.

As pessoas que têm sucesso desenvolveram um foco raio laser. Elas sabem que não podem se comprometer com tudo e com todos, por isso elencam muito bem as atividades para as quais irão dedicar tempo e energia.

Aprender a definir prioridades, para saber quais compromissos realmente importantes você deve assumir, além de conseguir dizer “não” com firmeza, é fundamental para que você tenha sucesso em qualquer coisa.

6. Associações Erradas

Hoje, quem está na sua volta?

As pessoas que fracassam andam com pessoas que também fracassam. Elas escolhem, conscientemente e inconscientemente, as pessoas erradas.

Associações com pessoas de fracasso fazem com que você também se torne uma pessoa de fracasso.

Sabe por quê?

Porque você adquire, tacitamente, inconscientemente, paulatinamente, a mentalidade daqueles com quem você mais convive.

Se você passa a maior parte do tempo com pessoas que não têm sucesso, você, sem perceber, se torna igual a essas pessoas.

A sua mentalidade é contaminada pelo fracasso e a consequência é que você passa a tomar atitudes de fracasso.

Se você faz parte de um grupo e quando propõe algo inovador todos dizem que vocês não conseguirão fazer porque é muito difícil, você tende a tomar como verdade as perspectivas do grupo.

Por outro lado, mesmo que você não acredite que é capaz de realizar algo, quando convive em um grupo em que todos acreditam, você passa a acreditar que pode realizar aquilo que deseja.

Na verdade, seguir o grupo está ligado com a nossa evolução como espécie. Resumindo, é benéfico para nós adotarmos a posição do grupo.

Portanto, é preciso escolher sabiamente de qual grupo você irá fazer parte e irá seguir na vida.

Pessoas de sucesso, certamente, fazem as associações certas. Elas conversam, andam, consultam e convivem com pessoas de sucesso, pessoas com mentalidade e atitudes prósperas.

Tubarão nada com tubarão, sardinha nada com sardinha.

Com quem você está nadando?

7. O Valor de Dar Tempo ao Tempo

As pessoas que fracassam querem tudo para ontem e não conseguem se manter firmes em uma trajetória por muito tempo.

As pessoas que falham são imediatistas, não conseguem suportar as emoções negativas e a pressão das derrotas temporárias, por isso deixam de lado os próprios sonhos.

As pessoas que fracassam tentam uma, duas, talvez três vezes, quando muito, e desistem.

Elas aceitam deixar para lá seus próprios grandes sonhos porque “é muito difícil”, “dá muito trabalho” e “vai demorar muito”.

O problema é que nenhuma trajetória de sucesso é construída, salvo raras exceções, da noite para o dia.

O sucesso é uma estrada íngreme, cheia de buracos, armadilhas e obstáculos. Somente os verdadeiros determinados conseguem passar por ela com êxito.

Portanto, quem não entende o valor de dar tempo ao tempo, para que as coisas comecem a funcionar, desiste e fica no meio do caminho.

Não vai ser fácil, não vai ser simples, não vai ser rápido. Vai demorar muito e vai ser muito difícil. As pessoas que têm sucesso têm a plena consciência disso.

E elas aceitam pagar o preço.

É por isso que a persistência é uma das maiores características de uma pessoa bem-sucedida.

Quem desenvolve uma persistência incansável, inabalável e imbatível, inevitavelmente, leve o tempo que levar, sempre acaba vencendo.

Nada é capaz de resistir a disciplina de se tomar todos os dias ações voltadas para o sucesso por muito e muito tempo, até que se consiga chegar no destino, custando o que custar.

Quando você entende que se persistir até chegar lá, inevitavelmente, você chega, 90% do seu sucesso já está garantido.

Conclusão

Certamente, sem sombra de dúvidas, existem muitos outros fatores que diferenciam as pessoas de sucesso daquelas que fracassam.

Eu poderia escrever um livro apenas para falar sobre este assunto, que é bastante extenso e complexo.

Mas se eu precisasse responder por que algumas pessoas têm sucesso e outras não em poucas palavras, estes seriam os 7 principais fatores que eu abordaria primeiro.

O sucesso, com toda a certeza, é uma decisão.

Não depende de sorte, talento, inteligência ou dinheiro. Depende de você estar disposto a definir, claramente, o que você quer e trabalhar duro pelo tempo que for necessário até que você consiga chegar lá.

Se você realmente tem um grande sonho, não aceite viver uma vida inteira sem realizá-lo.

Porque, dessa forma, no futuro você se arrependerá amargamente de aceitar ser mais um mero coadjuvante e, talvez, pior ainda, figurante da sua própria história.

Eu tenho certeza de que não é isso o que você deseja para si mesmo, não é verdade?

Então escolha se tornar o protagonista da sua história, alcançando todo e qualquer sucesso que você realmente desejar para si mesmo.

Você é o único responsável pelo seu próprio sucesso. Então faça da vida aquilo que você quiser, porque você é capaz e tudo está ao seu alcance.

Ao longo dos últimos 11 anos eu venho vivendo um processo de desenvolvimento incrível e altamente transformador, como atleta e empresário.

O resultado disso é o treinamento Sem Limites, um curso online de desenvolvimento pessoal extremo.

Eu vou pegar você pela mão e, passo por passo, ensinar um método baseado em neurociência, psicologia, estratégia, produtividade e inteligência emocional para que você consiga evoluir 10 anos em 15 horas, para que seja capaz de realizar qualquer sonho que você tem na vida.

Se você quiser, ainda dá tempo para se inscrever com um desconto promocional, que logo vai se encerrar.

É só clicar aqui e fazer parte desta experiência incrível e extremamente transformadora.

Eu garanto para você que será um marco na sua história. Existirá você antes e você depois do treinamento Sem Limites.

Eu aguardo você do outro lado!

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket