Lei da Atração Funciona? Muito Cuidado Com Ela!

Você sabe, exatamente, o que é a lei da atração?

Será que a lei da atração funciona mesmo?

Ou será que a lei da atração não funciona?

É preciso tomar muito cuidado quando falamos em lei da atração porque este tema, apesar de muito difundido, contém mitos que precisam ser quebrados.

Você precisa tomar muito cuidado para não ser enganado por mentiras que, de tanto repetidas, se tornam verdades “incontestáveis” – porque acreditar nessas mentiras pode fazer com que você mesmo sabote o seu sucesso.

Pensando nisso, eu resolvi criar um guia completo sobre a lei da atração.

Por isso, se você quer realmente saber tudo sobre a lei da atração, pegue agora um delicioso café e boa leitura, porque você vai descobrir:

  • A História da Lei da Atração
  • O Que é a Lei da Atração
  • A Veracidade e o Funcionamento da Lei da Atração

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

A História da Lei da Atração

Como surgiu a lei da atração?

O Novo Pensamento, que enfatiza crenças metafísicas, é um movimento espiritual que começou nos Estados Unidos no início do século XIX a partir dos ensinamentos de Phineas Quimby, filósofo, hipnólogo e inventor.

Phineas Quimby, no começo da vida, foi diagnosticado com tuberculose. Sem conseguir se recuperar através do tratamento medicinal, Quimby passou a andar em uma carruagem em sua cidade natal e, pouco tempo depois, conseguiu se curar e recuperou sua saúde.

Isto o fez falar, indiretamente, sobre a teoria da lei da atração. Quimby dizia que a doença se desenvolve na mente do homem que nutre falsas crenças.

O princípio se fundamentava no ensino de que o corpo era uma “casa” para a mente habitar e que se houvesse um “inimigo” instalado no corpo, isso ocorria por uma crença errada da mente, portanto a mente adoecia o homem.

Quimby falava que entrava na “casa” com o poder da mente, expulsava o inimigo, corrigia as “impressões erradas” da mente estabelecendo a verdade, que era a cura, e assim restaurava sua saúde e felicidade.

Este foi o início da teoria da lei da atração.

Mais tarde, em 1887, o termo “Lei da Atração” foi publicado, pela primeira vez, pela oftalmologista russa Helena Blavatsky em um livro que falava sobre o poder existente entre os elementos do espírito.

Mas foi Prentice Mulford, figura central no desenvolvimento do Movimento do Novo Pensamento, quem articulou a lei da atração como princípio geral, em sua série de ensaios denominados Your Forces And How To Use Them, publicada em 1888.

No início do século XX, Thomas Troward, outro homem que influenciou fortemente o Movimento do Novo Pensamento, disse que o pensamento antecede a forma física.

Nas palavras de Troward:

A ação da mente planta o núcleo que, se puder crescer sem interferência, eventualmente irá atrair para si todas as condições necessárias para sua manifestação em uma forma visível.

William Walker Atkinson, em 1906, usou a frase de Troward em seu livro Thought Vibration or the Law of Attraction in the Thought World.

Em 1907, Elizabeth Towne, editora do The Nautilus Magazine, a Journal of New Thought, publicou o livro Prosperity Through Thought Force, de Bruce MacLelland.

No livro Bruce resumia o princípio da lei da atração nas seguintes palavras:

Você é o que você pensa, não o que você pensa que é.

Anos depois, houve um aumento substancial de interesse a respeito do tema com alguns relevantes livros sobre a lei da atração, como:

Livro O Segredo

No século XXI a lei da atração foi bastante difundida através do documentário O Segredo, de 2006, que deu origem a um livro de mesmo nome, lançado no mesmo ano, escrito por Rhonda Byrne.

Recebendo grande atenção da mídia, principalmente nos programas Saturday Night Live e The Oprah Winfrey Show, nos Estados Unidos, o filme e o livro se tornaram grandes sucessos.

Oprah Winfrey chegou a dedicar dois episódios de seu programa para falar a respeito da lei da atração e discutir o filme.

O Que é a Lei da Atração?

Antes de eu falar se a lei da atração funciona mesmo, eu preciso dizer o que é a lei da atração.

Primeiramente, o que é uma lei?

Segundo o dicionário, a palavra “lei” significa:

  • Preceito ou regra estabelecida por direito.
  • Norma, obrigação.
  • Religião.
  • Relação constante entre fenômenos da Natureza, ou entre as fases de um mesmo fenômeno.
  • Quantidade de metal precioso que deve entrar em cada quilograma de metal preparado ou cunhado.

Segundo essas definições, podemos chegar à conclusão que a lei da atração pode ser definida como uma regra ou preceito que atrai algo ou uma relação constante entre fenômenos da natureza que atrai algo.

Tornando mais claro, os defensores da lei da atração afirmam que os seus pensamentos, conscientes ou inconscientes, criam a realidade da sua vida atraindo aquilo que você pensa.

Em essência, se você realmente deseja algo e acredita verdadeiramente que é possível conseguir você vai conseguir porque os seus pensamentos emitem energia que atrai o mesmo tipo de energia.

Por outro lado, se você colocar toda a atenção dos seus pensamentos em alguma coisa que você não quer conseguir você também não vai consegui-la.

De acordo com a lei da atração, o poder da mente pode traduzir o conteúdo dos seus pensamentos materializando-os em realidade.

Segundo a lei da atração o universo é composto por átomos e os átomos emitem ondas eletromagnéticas, e isso te aproxima ou te afasta daquilo que você quer.

Os defensores da lei da atração dizem que os pensamentos são magnéticos e emitem um tipo de frequência poderosa que pode influenciar as coisas e pessoas que estão em sua volta.

Sendo assim, quando você pensa positivo, entra em uma frequência positiva que atrai coisas positivas para a sua vida. Pensar de forma negativa, por outro lado, causa o efeito contrário.

Basicamente, para a lei da atração, basta você pensar, acreditar e receber.

Segundo o documentário O Segredo é preciso seguir 3 simples passos para praticar a lei da atração e conseguir o que você deseja: pedir, acreditar e receber.

  1. Pedir: peça aquilo que você quer, não necessariamente com palavras, mas com pensamentos.
  2. Acreditar: acredite que você recebeu aquilo que pediu, mesmo que não tenha recebido. É preciso acreditar profundamente, agindo como se você realmente tivesse recebido aquilo que quer.
  3. Receber: receba aquilo que você pediu e agradeça por ter recebido.

Segundo Rhonda Byrne, no livro O Segredo:

No momento em que você pede alguma coisa, e acredita, e sabe que já a tem no invisível, o Universo inteiro se move para deixá-la visível.

Mas será que isso realmente é verdade e funciona?

A Lei da Atração Funciona?

Se você já tentou usar a lei da atração, através da prática citada, sem conseguir resultados, você pode ter se perguntado: “Por que a lei da atração não funciona comigo?” ou “Será que a lei da atração não existe?”

Bem, eu acredito que, para obtermos uma resposta para estas perguntas, é preciso analisar o que a ciência nos diz sobre a lei da atração.

A lei da atração possui alguma comprovação científica?

Primeiramente, o que a ciência faz?

A ciência, basicamente, valida uma hipótese através da experimentação.

Para que um estudo científico seja levado a sério, muitas normas devem ser seguidas. É necessário observar um fenômeno, desenvolver uma hipótese para explicar o fenômeno, coletar dados que estão relacionados com o fenômeno estudado para, assim, validar – ou não – a hipótese.

A hipótese da lei da atração não foi validada e não existem estudos científicos reconhecidos que comprovem a teoria da lei da atração.

Muitos autores que falam a respeito da lei da atração apresentam relatos de indivíduos que afirmam terem tido sucesso com as técnicas, mas, por mais fantásticos que sejam, relatos isolados não provam coisa alguma.

E apesar de muitas pessoas falarem que a lei da atração é embasada na física quântica, alegando que os pensamentos possuem energia que atrai energia semelhante, esta afirmação não procede.

Apesar das ondas cerebrais realmente possuírem sinais elétricos, os princípios da física quântica não funcionam da maneira que a lei da atração descreve.

Como eu disse, até hoje não existe nenhuma comprovação científica séria de que se eu apenas pensar em ganhar muito dinheiro ou encontrar o amor da minha vida eu vou atrai-los magneticamente para mim.

Mas apesar de não possuir comprovação científica, a lei da atração pode te ajudar, caso você faça algumas coisas a mais do que simplesmente tentar atrair tudo até você através da energia universal.

Como Usar a Lei da Atração?

Mesmo que a lei da atração não tenha nenhuma comprovação científica, você pode usar esta teoria a seu favor, você pode entender como praticar a lei da atração, você pode entender como fazer a lei da atração funcionar.

Sabe como?

Agindo!

Não espere que pensar positivamente e esperar sentado lhe trará coisas maravilhosas, e é isso o que muitas pessoas fazem.

A sua atitude mental é sim muito importante para que você tenha sucesso em qualquer área da sua vida, mas, unicamente, ela não faz milagres.

Ou seja, se você pensar em atrair dinheiro e ficar o dia inteiro em casa assistindo TV, o dinheiro nunca chegará até você.

Se você pensar em atrair o amor da sua vida e ficar o dia inteiro deitado no sofá olhando para o teto, você nunca vai atrair o amor da sua vida.

Se você pensar em atrair uma ótima saúde e continuar a comer fastfood com Coca-Cola, você nunca terá uma boa saúde.

Mas, por outro lado, se você pensar e agir de acordo com o seu pensamento, as suas chances de alcançar o seu objeto de desejo aumentam bastante.

A lei da atração pode não funcionar no sentido literal, exatamente como os defensores pregam, mas ela pode te ajudar a conseguir o que você quer.

Pensar positivo vai te ajudar, certamente, mas não apenas pensar positivo.

É o pensamento positivo somado com atitudes inteligentes, estratégias, consistentes, persistentes e condizentes com o seu objetivo que irão fazer você realizar o seu objetivo.

Eu não sou um hater da lei da atração. Eu gosto da teoria. E que bom se tivesse comprovação científica. Seria ótimo, por que não?

Mas, infelizmente, até agora não existem evidências científicas comprovando a veracidade da lei da atração.

Mas você pode aproveitar a lei da atração de alguma forma.

Pense positivamente e pense naquilo que você deseja atrair para a sua vida, mas não espere que nenhuma mágica aconteça caso você não levante a bunda da cadeira agindo massivamente para ter sucesso.

Então, se você quer ser bem-sucedido em alguma coisa, crie um plano de ação estratégico.

Coloque no papel o que você quer alcançar. Coloque no papel os passos que você tem que dar para alcançar os seus objetivos e crie uma estratégia para segui-los.

Defina claramente como você vai medir o seu sucesso, passo por passo, e continue implementando a sua estratégia até chegar ao seu sucesso.

Mas nunca, em hipótese alguma, acredite na esperança passiva, não aguarde passivamente esperando que o “Universo” te entregue alguma coisa.

Não é o seu pensamento que atrai magneticamente alguma coisa que está conectada com a mesma energia daquilo que você pensou, é a sua atitude intencional direcionada a algum objetivo que faz você alcançar o que quer.

O pensamento positivo pode ajudar? Claro que sim, ele pode aumentar a sua autoestima e a sua autoconfiança, mas ele, por si só, não faz milagres e não materializa o objeto do seu desejo.

Não pense na lei da atração como um fim em si mesma, mas um meio que pode te ajudar a chegar em determinados fins.

“O segredo” é pensar positivamente no sentido de que você pode conseguir aquilo que deseja conseguir e agir proativamente, tomando atitudes práticas para conseguir o que você quer, sem esperar que as coisas aconteçam por mágica.

Conclusão

A lei da atração funciona?

Pode ser que sim, pode ser que não. Tudo depende de como você interpreta e age baseado na sua interpretação.

Existe comprovação científica de que a lei da atração funciona?

Até hoje nenhum estudo sério conseguiu provar a hipótese. Mas não é por isso que você não possa usar a teoria a seu favor.

Pegue dela o que há de bom, o pensamento positivo, e tome ações reais, a partir de um claro plano de ação, para atingir os resultados que você deseja.

Não espere que a lei da atração, por si só, faça alguma coisa por você. Mas se você pensar positivamente e agir com consistência de acordo com o seu pensamento, as suas chances de criar – e não atrair – o seu sucesso aumentam muito.

Qual é a sua opinião sobre o assunto?

Deixe um comentário aqui embaixo e enriqueça a discussão!

E se você quiser dar o próximo passo em direção ao topo da sua vida, conheça aqui o meu treinamento online avançado de desenvolvimento pessoal.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket