Como Mudar o Mindset: Um Guia Prático de 9 Passos

Você sabia que o seu mindset é o grande responsável pelos resultados, bons ou ruins, que você obtém na vida?

Você sabia que existem 2 tipos de mindset, um positivo e um negativo, e que um deles predomina na sua vida? Se você está aqui, é muito provável que você já saiba disso.

Por isso agora você quer descobrir como mudar o mindset para colocar a sua vida na direção do sucesso, certo?

No livro Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso, Carol S. Dweck explica que no centro do mindset de crescimento está a ideia de que todas as habilidades humanas podem ser lapidadas e melhoradas através de esforço e dedicação.

Ela também fala o seguinte:

Meu trabalho faz parte de uma tradição da psicologia que mostra o poder das crenças pessoais. Podemos ter ou não consciência dessas crenças, mas elas têm forte influência sobre aquilo que desejamos e sobre nossas chances de consegui-lo. Essa tradição demonstra também como a mudança de crenças individuais, mesmo as mais simples, é capaz de produzir efeitos profundos.

Ou seja, a mudança do mindset fixo para o mindset de crescimento pode ser a chave para você conquistar tudo o que você deseja.

Então se você quiser descobrir como transformar o seu mindset, que pode ser moldado através de esforço e dedicação, é exatamente isso o que eu vou ensinar para você agora a partir de 9 passos práticos.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Como Mudar o Mindset

1º Passo: Conheça os Mindsets

Como Mudar o Mindset: Um Guia Prático de 9 Passos 1

O primeiro passo para mudar o seu mindset é, justamente, conhecer os 2 tipos de mindset.

Segundo Carol Dweck:

[…] à medida que você começa a compreender os mindsets fixo e de crescimento, passa a ver exatamente como uma coisa leva a outra – como a crença de que suas qualidades são imutáveis gera diferentes pensamentos e atos, e como a crença de que as qualidades são suscetíveis de serem cultivadas gera diferentes pensamentos e atos, guiando-o por um caminho completamente distinto.

Por isso a minha recomendação é que, se você ainda não leu o meu primeiro artigo sobre mindset, não continue neste texto sem fazer a leitura dele primeiro clicando aqui.

Porque sem entender como os 2 mindsets funcionam, você não vai conseguir seguir os próximos passos

2º Passo: Analise o Seu Sistema de Crenças

Como Mudar o Mindset: Um Guia Prático de 9 Passos 3

O segundo passo para desenvolver o seu mindset é analisar o seu sistema atual de crenças.

Para fazer isso basta pensar em como você reage às situações que acontecem no dia a dia. Para descobrir em que áreas você precisa melhorar o seu mindset, pense em situações que aconteceram recentemente.

Em seguida, analise como você reagiu a essas situações. Perceba que tipo de pensamentos e ações essas situações fizeram você ter.

Como você já conhece bem os 2 tipos de mindset, vai ficar fácil saber quando você está pensando a partir do mindset de crescimento e quando você está pensando a partir do mindset fixo.

Qual é o Seu Mindset?

Em seu livro, Carol Dweck usa algumas questões para ajudar você a descobrir o seu tipo de mindset predominante. Responda para si mesmo se você concorda ou não concorda com cada uma das afirmações.

  • Sua inteligência é algo muito pessoal, e você não pode transformá-la demais.
  • Você é capaz de aprender coisas novas, mas não pode mudar seu nível de inteligência.
  • Qualquer que seja seu nível de inteligência, sempre é possível modificá-la bastante.
  • Você é capaz de mudar substancialmente seu nível de inteligência.

Quais das afirmações acima mais representam você?

É importante que você seja extremamente sincero porque isso vai moldar todos os próximos passos. O seu sucesso em mudar o seu mindset depende disso.

As duas primeiras alternativas se referem ao mindset fixo, enquanto que as duas últimas se referem ao mindset de crescimento. Por isso procure perceber quais delas fazem mais sentido e parecem verdadeiras para você.

Dweck também sugere as seguintes afirmações na hora de descobrir qual é o seu mindset:

  • Você é certo tipo de pessoa, e não há muito o que se possa fazer para mudar isso.
  • Independentemente do tipo de pessoa que você seja, sempre é possível modificá-lo substancialmente.
  • Você pode fazer as coisas de maneira diferente, mas a essência daquilo que você é não pode ser realmente modificada.
  • Você é capaz de modificar os elementos básicos do tipo de pessoa que você é.

E aí, concorda ou discorda de cada afirmação?

Nesses casos, a primeira e a terceira alternativa se referem ao mindset fixo e a segunda e a quarta ao mindset de crescimento.

Se você percebeu que você tem um mindset muito fixo, fique calmo, lembre-se que no artigo anterior eu falei que você pode ter diferentes mindsets para diferentes áreas da vida, isso é normal.

O que você deve fazer é identificar em quais áreas da vida você adota o mindset fixo. É nessas áreas que você vai se concentrar. Se for preciso, pegue papel e caneta e faça anotações sobre essas áreas e sobre os tipos de situações que você costuma adotar o mindset fixo.

De qualquer maneira, honestidade e clareza são fundamentais para que você consiga mudar. Assim você garante que as mudanças que você fará serão realmente significativas e duradouras.

3º Passo: Longo Prazo e Paciência

Como Mudar o Mindset: Um Guia Prático de 9 Passos 5

A verdade é que você passou boa parte da vida adotando um mindset fixo. Por isso aceite e se mantenha consciente para o fato de que essa mudança não vai acontecer de um dia para o outro.

As suas crenças pessoais a respeito de inteligência, sucesso e fracasso foram construídas em grande parte quando você ainda era criança. Você formou as suas crenças através das suas experiências pessoais, de tudo aquilo que você viu e ouviu dos seus pais, dos seus professores e da sociedade como um todo.

Foram décadas de ensinamentos que criaram e fortaleceram cada vez mais o seu mindset fixo, por isso vai levar tempo e você vai precisar se esforçar para conseguir mudar o seu mindset.

Começar com isso em mente, dando pequenos passos e visando o longo prazo, é essencial. Mudança exige paciência, você não muda na mesma proporção que a tecnologia muda.

Você funciona na velocidade da natureza, só que é muito comum que as pessoas desejem resultados rápidos. E quando o assunto é desenvolvimento pessoal, isso nem sempre é possível.

A paciência é uma das grandes chaves para obter sucesso, incluindo mudar o seu mindset. É somente com paciência que você realiza mudanças verdadeiras e duradouras na sua vida. A mudança duradoura é muito mais importante do que resultados rápidos.

4º Passo: Como Você Agiria?

Como Mudar o Mindset: Um Guia Prático de 9 Passos 7

Como você agiria baseado no mindset de crescimento? Já parou para pensar nisso?

Você entendeu algumas situações em que você sempre age a partir do mindset fixo, então a ideia é pensar em como você agiria a partir do mindset de crescimento.

Novamente, pequenas mudanças.

Primeiro pense em uma situação em que você agiu baseado no mindset fixo. Agora feche os olhos e imagine tudo o que você faria se você tivesse um mindset de crescimento.

Imaginou?

O simples fato de avaliar as mesmas situações a partir dos 2 mindsets faz com que você se conheça melhor e, a partir desse autoconhecimento, consiga tomar a atitude de alguém com um mindset de crescimento quando uma situação parecida ocorrer.

5º Passo: Acostume-se Com o Desconforto

Como Mudar o Mindset: Um Guia Prático de 9 Passos 9

Como eu falei, a intenção é fazer pequenas mudanças a cada dia e começar a colocar em prática o conceito do mindset de crescimento.

Quando você começar a fazer isso, nas primeiras vezes você vai se sentir desconfortável. Esse desconforto é normal. E encarar o sentimento desconfortante é fundamental.

Você já deve ter ouvido a frase:

Todo progresso acontece fora da zona de conforto.

Além de fazer você evoluir, o desconforto vai ajuda-lo a perceber que você está se movendo no caminho certo.

Como diz aquela frase atribuída a Albert Einstein:

Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

Essa frase define bem a importância da mudança de mindsets. Nesse exato momento da sua vida, você já sabe aonde vai chegar se continuar tomando as mesmas decisões e adotando o mesmo comportamento que adotou até aqui.

E se você deseja conquistar coisas que você ainda não conquistou, é inevitável ter que fazer coisas que você não está acostumado a fazer. Então aprenda a se acostumar com o desconforto, aprenda a gostar do desconforto.

Depois de começar a treinar se sentir desconfortável, você perceberá que o desconforto se transformará em entusiasmo e até mesmo prazer, porque cada vez que você encarar e vencer o que é desconfortável, você perceberá que evoluiu mais um pouco, perceberá que está desenvolvendo um mindset de crescimento.

Quando encarar desafios desconfortáveis se tornar algo que faz você se sentir bem, você estará vivendo com base no mindset de crescimento e parte da mudança já terá acontecido.

 Passo: Mude o Foco e Celebre as Vitórias

Como Mudar o Mindset: Um Guia Prático de 9 Passos 11

A maior parte das pessoas infelizmente passa boa parte da vida olhando para os próprios defeitos e falhas. Só que isso faz com que você desenvolva um mindset fixo.

Por isso é muito importante mudar o foco e celebrar as pequenas vitórias. É fundamental apreciar o seu progresso.

Quando você se deitar na cama para dormir, ao invés de remoer o que você fez de errado ou ficar pensando no que você é ruim, pene  no que você fez de certo e no que você é bom. Pensa em como você foi bom, pense no porquê você se sente orgulhoso de si mesmo.

Não importa qual seja o tamanho da ação ou do resultado obtido, coloque em foco o resultado ou ação positiva. Essa é uma grande diferença entre pessoas que têm um mindset de crescimento em relação às pessoas que têm um mindset fixo.

A vida inteira você foi treinado para pensar no lado ruim, então você precisa iniciar um novo treinamento: a adoção da perspectiva do mindset da grandeza.

 Passo: Crie um Ciclo de Feedback Constante

Como Mudar o Mindset: Um Guia Prático de 9 Passos 13

O seu nível de desconforto, paciência consigo mesmo e a sua capacidade de celebrar as suas pequenas vitórias mostram o quanto você está desenvolvendo um mindset de crescimento e o quanto ainda está vivendo com um mindset fixo.

Então o que você deve fazer é criar um caderno de feedback. Um caderno no qual você anote o seu progresso baseado em todas essas 3 variáveis: desconforto, paciência e capacidade de celebração em cada uma das situações que você vive.

Criar um caderno de ciclo de feedback permite que você meça etapa por etapa a sua própria evolução pessoal. Você começa a avaliar a si mesmo com muito mais precisão e assim sabe claramente quais são as áreas em que você está na direção certa ou não.

Essa visão extremamente clara sobre si mesmo é algo que 99% das pessoas nunca alcança.

Sabe por quê?

Porque as pessoas não querem sair da zona confortável. Criar um caderno exclusivo para um ciclo de feedback é desconfortável, é claro que sim. Mas você já entendeu, uma pessoa que desenvolve um mindset de crescimento abraça o desconforto.

As suas escolhas definem os seus resultados.

 Passo: Mude o Significado de Sucesso

Como Mudar o Mindset: Um Guia Prático de 9 Passos 15

Ao longo do tempo, seguindo todos os passos citados até aqui, você vai perceber que conceitos importantes, como o de sucesso e fracasso, vão começar a ser naturalmente redefinidos por você.

O sucesso, nesse caso transformar o seu mindset em um mindset de crescimento, não é um ponto de chegada.

O sucesso é o processo. O sucesso não é chegar um dia e pensar “…caramba, mudei meu mindset, agora eu sou um monstro”. Não. Porque o processo é contínuo, é eterno.

Quanto mais você adota o mindset de crescimento, mais você percebe que não há uma linha de chegada. Entender isso é fundamental. O sucesso está em todo e pequeno passo em direção à sua meta.

O sucesso se encontra em todas as pequenas vitórias diárias e, mais importante ainda, na sua evolução pessoal para chegar em cada novo patamar que você estabelece para si mesmo.

Portanto transforme a palavra “sucesso”  em “evolução”.

Eu não tive sucesso, eu evoluí.

 Passo: Mindset é Contagioso

Como Mudar o Mindset: Um Guia Prático de 9 Passos 17

Este talvez seja o passo mais importante de todos.

Você sabe por que o mindset é contagioso? Porque todas as pessoas que vivem ao seu redor exercem grande influência sobre a sua vida. Isso não é algo novo.

Em algum momento da vida, provavelmente você ouviu a frase:

Diga-me com quem andas e te direi quem és.

Shakespeare também opinou sobre o assunto falando:

A sabedoria e a ignorância se transmitem como doenças; daí a necessidade de se saber escolher as companhias.

E mais recentemente Jim Rohn, considerado o “pai da indústria do desenvolvimento pessoal”, também ofereceu seu ponto de vista através de uma de suas frases mais famosas:

Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive.

Bem, é fato que essa ideia não é nenhuma novidade. Mas nós continuamos ignorando constantemente este poderoso ensinamento.

Monkey See, Monkey do

É a velha questão do“Macaco vê, macaco faz”.

Tem uma história que conta que um grupo de pesquisadores decidiu avaliar como o comportamento alheio pode afetar os outros. E para fazer isso eles separaram um grupo com 5 macacos.

Eles colocaram os macacos em uma gaiola com um cacho de bananas bem além do alcance dos macacos, assim como uma escada embaixo das bananas.

Toda vez que um dos macacos decidia tentar pegar as bananas os pesquisadores jogavam um forte jato de água fria em todos os macacos.

Após algumas vezes, sempre que um dos macacos começava a subir a escada, antes mesmo do jato de água fria acontecer, os outros macacos batiam no macaco que tentava subir a escada para evitarem o sofrimento causado pelo jato de água.

Depois de um tempo os cientistas começaram a trocar os macacos um por um. Sempre que um novo macaco era colocado na gaiola, a mesma coisa acontecia. Ele tentava subir a escada e todos os outros batiam nele.

Mas o curioso foi que, em uma dada hora, os novos macacos que entravam na gaiola e tentavam pegar as bananas apanhavam até daqueles macacos que não tinham entrado em contato com nenhum jato de água fria.

No final do experimento nenhum dos 5 macacos do grupo original foi deixado na gaiola e, apesar de nenhum dos 5 novos macacos terem entrado em contato com a água fria, todos os macacos tinham aprendido a nunca tentarem pegar as bananas.

Os macacos adquiriram esse comportamento pela simples repetição do comportamento dos outros macacos.

Cuidado Com o Contágio

Nós não somos macacos, mas agimos de maneira muito parecida. Nós repetimos o comportamento de quem está ao nosso redor, mesmo sem nem prestarmos atenção nisso.

Só que com o tempo, essas ações se tornam nossos hábitos. E mesmo que esses hábitos não façam sentido, nós continuamos a agir dessa forma.

A própria Carol Dweck conta em seu livro que uma de suas professoras costumava organizar a sala de aula de acordo com o Q.I. dos alunos. Ela fala como isso fez com que ela desenvolvesse a crença de que “…as qualidades humanas eram esculpidas em pedra. Ou você era inteligente ou não era”. Foi só após muitos anos de estudo que a Carol Dweck descobriu que as coisas não funcionam dessa forma.

Por isso é muito importante que você saiba disso: mesmo que você tenha consciência ou não, as pessoas que estão ao seu redor influenciam demais você e a sua vida. Em outras palavras, o mindset é contagioso.

Então o que você deve fazer?

Modelos de Sucesso

Você deve entrar em contato com modelos de mindset de crescimento constantemente, todos os dias. Você deve modelar o sistema de crenças das pessoas de sucesso, das pessoas que têm um mindset de crescimento.

E sabe como que você modela? Entrando em contato com as mentes dessas pessoas, entrando em contato com os ensinamentos delas.

Os livros são fantásticos para mudar o seu mindset. Não importa se você quer desenvolver um mindset de sucesso, um mindset vencedor, um mindset inovador, um mindset de abundância, um mindset de alta performance, um mindset para resultados.

Você sempre encontrará nos livros grandes mentores e modelos de mentalidade de crescimento. Eu mudei muito o meu mindset e desenvolvi um mindset de crescimento a partir dos livros.

As 7 Poderosas Crenças Para Viver…

E se você ainda não baixou o meu livro digital chamado As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites é só você entrar aqui agora e baixar de graça porque ele é capaz de ajudar você a transformar, e muito, o seu mindset.

Hoje, mais do que nunca, você tem infinitas possibilidades. Ao acompanhar os canais de mídia da Engrandece.com, YouTube, Blog, Facebook, Instagram e Podcast, você vai desenvolver cada vez mais um mindset de crescimento porque a minha missão é criar o melhor conteúdo de desenvolvimento pessoal possível.

Enfim, a minha grande recomendação é que você passe a conviver – fisicamente e virtualmente – com pessoas de sucesso.

Ao conviver constantemente com pessoas de sucesso você vai inconscientemente modelar o mindset delas. A consequência disso é que você também vai modelar as atitudes e os resultados delas.

Por isso leia livros, assista vídeos, vá em eventos, realize cursos online. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para conviver com pessoas de sucesso.

E outra dica excelente é encontrar a sua comunidade, a sua tribo. Faça parte de uma comunidade de pessoas que desejam a mesma coisa que você, a mesma coisa que eu, a mesma coisa que nós, as pessoas que buscam o desenvolvimento pessoal. Encontre pessoas que visam a mesma coisa que você e cerque-se dessas pessoas.

Em breve eu vou criar uma comunidade focada em desenvolvimento pessoal, então fique ligado nas novidades!

Conclusão

Aprender como mudar o mindset é simples, em um artigo você aprendeu, mas de fato mudar o mindset não é uma tarefa fácil.

Não é fácil porque você passou décadas da sua vida desenvolvendo e fortalecendo o mindset, provavelmente fixo, que você tem hoje. Por isso a mudança de mentalidade realmente pode ser lenta.

E sabe o que acontece quando você adota um mindset de crescimento? Tudo muda e a sua vida se transforma.

A maneira como enxerga desafios, fracasso, obstáculos, sucesso e inteligência muda. Além disso, a sua concepção sobre o esforço muda porque do ponto de vista do mindset de crescimento todo esforço é válido, independentemente dos resultados obtidos. O esforço passa a ser enxergado como algo valioso.

Se esforçar, indiscutivelmente, sempre gera sucesso porque ele faz você evoluir. E quando você evolui, você muda o mindset.

Ao chegar nesse nível, ter sucesso em qualquer coisa que você deseje será apenas uma consequência natural porque você entenderá que pode adquirir qualquer habilidade e desenvolver qualquer capacidade, através de esforço e dedicação.

Resumindo, para mudar o mindset você deve:

  1. Conhecer os 2 tipos de mindset;
  2. Analisar o seu sistema de crenças;
  3. Adotar o longo prazo e ter paciência;
  4. Pensar em como você agiria com base no mindset de crescimento;
  5. Se acostumar a se sentir desconfortável;
  6. Mudar o foco e celebrar as pequenas vitórias;
  7. Criar um ciclo de feedback constante;
  8. Redefinir o significado de sucesso;
  9. Entender como contagiar o seu mindset da melhor maneira.

E para finalizar, para começar a mudar o seu mindset ainda hoje, eu convido você a conhecer o meu treinamento avançado de mudança de vida. 

Um abraço e até mais!

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

13 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket