Como Parar de Procrastinar: 13 Simples Infalíveis Dicas

Sexta-feira você decidiu que segunda você começa!

Você vai sentar na mesa e vai estudar por horas e horas.

Você vai abrir o notebook no escritório e, com foco total, só vai sair dali quando terminar de fazer tudo o que precisa ser feito.

Você vai levantar pulando da cama quando o despertador tocar às 6h e vai direto para a academia.

Na teoria é assim. Só que na prática, quando chega a segunda-feira, o que acontece?

Você senta na mesa, olha para os livros e não passa do primeiro parágrafo. Você senta no escritório e, antes de começar, vai “dar só uma olhadinha no Instagram”. O despertador toca e você vai ficar “só mais 5 minutinhos” na cama.

As horas passam, as semanas passam, os meses passam e você continua adiando.

Ao mesmo tempo em que o prazer de procrastinar é muito forte, a dor de não fazer o que deve ser feito é extremamente cruel.

Esse misto de sensações é angustiante porque ao mesmo tempo em que é prazeroso gera ansiedade, desmotivação, estresse e medo.

Você já sabe que se não entender como se livrar da procrastinação, os anos vão passar e você vai continuar na mesma, sem evoluir e sem realizar os seus sonhos.

Então o que fazer?

Você precisa entender claramente:

  • O que significa procrastinar
  • Por que procrastinamos
  • Quais são as causas da procrastinação
  • Como parar de procrastinar de uma vez por todas

Essas são todas as questões que eu vou responder para você agora, mostrando 13 simples e infalíveis dicas para que você descubra como vencer a procrastinação.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

O Que Significa Procrastinar?

Como Parar de Procrastinar: 13 Simples Infalíveis Dicas 1

Segundo o dicionário, procrastinar significa:

Como Parar de Procrastinar: 13 Simples Infalíveis Dicas 3

São os famosos…

Tá tudo certo, tem um mês ainda, começo semana que vem.
Antes de começar, só vou olhar a timeline do Face.
Meu deus, acabou o prazo. Tô ferrado.

Ok, você já sabe. Mas por que mesmo sabendo, nós continuamos a fazer isso?

Por Que Procrastinamos?

Como Parar de Procrastinar: 13 Simples Infalíveis Dicas 5

É impressionante, mas é quase como um vício.

Você fica preso em um ciclo de procrastinação que envolve prazer, estresse, ansiedade e medo. E mesmo sabendo disso tudo, você ainda continua adiando.

A procrastinação ocorre, principalmente, por causa de como 2 dos maiores motivadores do ser humano, dor e prazer, nos influenciam.

Dor e prazer estão sempre nos movendo. Você procrastina porque no momento que procrastina, o prazer de adiar uma tarefa, ficar sem fazer nada, não gastar energia e não sair da zona de conforto, é maior do que a dor de não fazer.

Só que quando o prazo aperta, a dor de não ter feito – e as consequências que surgem – se torna maior que o prazer de não sair da zona de conforto.

A natureza da tarefa, prazerosa ou dolorosa, influencia bastante para que você procrastine ou não.

A procrastinação ocorre entre a intenção e a atitude. Você quer fazer algo, mas o desejo de fazer outra coisa é mais forte que o seu primeiro desejo.

Por exemplo, você quer escrever um relatório, que pode ser algo doloroso, mas você acaba assistindo um vídeo engraçado no YouTube porque é prazeroso.

Quando você decide que vai assistir uma série antes de dormir, você procrastina? E quando você decide que vai ler um livro antes de deitar na cama?

Existem 6 principais causas da procrastinação:

  1. Atividades desagradáveis: tarefas dolorosas.
  2. Impulsividade: atividades que geram prazer imediato.
  3. Distração: interrupções que tiram o foco.
  4. Falta de foco: não saber claramente o que fazer.
  5. Falta de motivação: não ter vontade de fazer.
  6. Falta de autoconfiança: dúvidas sobre a capacidade de realizar a tarefa.

A partir do momento que você encontra as causas, você se torna preparado para encontrar as soluções.

Como Parar de Procrastinar

1ª Dica: Clareza

Como Parar de Procrastinar: 13 Simples Infalíveis Dicas 7

Antes de qualquer coisa, para evitar a procrastinação, você deve ter clareza sobre as suas metas e sobre os seus planos.

O que você realmente quer? Quais são os resultados que você deseja alcançar? O que você quer no trabalho? O que você busca estudando? Qual é o seu objetivo com a atividade que você vem procrastinando?

Quando você não tem clareza a sua mente fica desorganizada e a sua vida vira uma grande bagunça, além de que você não se motiva. Por isso é preciso deixar claro para si mesmo qual é o seu grande intuito.

Quando eu estava na escola, cursinho pré-vestibular e faculdade – que eu desisti no terceiro semestre – eu era um grande procrastinador porque eu não sabia claramente o que eu queria com aquilo.

Eu não estudava nada porque eu não tinha clareza sobre os resultados que eu desejava alcançar. Eu não sabia claramente porque eu precisava fazer aquilo.

Hoje eu tenho muita clareza sobre o meu propósito no meu trabalho: transformar o mundo através do desenvolvimento pessoal. E isso me motiva de uma maneira que eu passo por cima da procrastinação como um trator.

E só quando você tem a clareza total da sua intenção que você para de procrastinar, então pense a respeito para você encontrar a clareza da sua intenção.

2ª Dica: Causa

Como Parar de Procrastinar: 13 Simples Infalíveis Dicas 9

Depois disso, pare e pense o porquê de você estar procrastinando.

Você encontrou este artigo porque pesquisou sobre como parar de procrastinar, certo? E por que você pesquisou sobre isso? O que você quer deixar de procrastinar? Qual é a principal atividade que você vem procrastinando?

Quando você identifica claramente a atividade que deseja parar de adiar, você é capaz de identificar a grande causa da procrastinação.

Então qual é a sua causa? Por que você está adiando o que deve ser feito?

É uma atividade chata? São as distrações? É falta de clareza sobre o que você quer? É falta de autoconfiança? Falta de motivação? Você é muito impulsivo?

Quando você detecta a grande causa, fica muito mais fácil acabar com a procrastinação porque você entende qual problema deve ser atacado.

3ª Dica: Lista de Atividades

Como Parar de Procrastinar: 13 Simples Infalíveis Dicas 11

Chega até ser desnecessário dizer que você precisa criar uma lista de atividades e categorizar cada uma das atividades por ordem de prioridade.

Essa é uma atitude fundamental para que você consiga vencer a procrastinação.

Quais são as atividades que você vai realizar amanhã, seja nos estudos, no trabalho ou onde quer que seja?

Quando não cria uma lista você não sabe o que fazer e nem por onde começar. Lembre-se sempre que uma mente bagunçada é uma mente procrastinadora.

Clareza e intenção geram foco e produtividade. Você precisa começar o dia já sabendo exatamente o que vai fazer.

4ª Dica: Parte Por Parte

Como Parar de Procrastinar: 13 Simples Infalíveis Dicas 13

Muitas vezes uma atividade pode parecer gigantesca, e assim você não tem motivação nem para dar o primeiro passo.

Quebrar grandes atividades em partes menores permite que você diminua a ansiedade, mantenha o controle, o foco e gere recompensas cognitivas.

Se você olha para uma atividade enorme, a percepção de dificuldade pode gerar bastante ansiedade, medo, sensação de impotência e falta de controle.

Por isso você deve ter em mente que não é preciso escrever um relatório. Você só tem que escrever um parágrafo. Só um. Depois você pensa no outro. Mas você começa só com um e quando terminar faz uma pausa e se recompensa.

Você não tem que ler um livro inteiro. Você só tem que ler um capítulo. Só um. Você lê um capítulo e se recompensa.

Quando eu escrevo um artigo, eu escrevo por partes.

Primeiro eu crio um “esqueleto” definindo os pontos-chave que serão abordados no texto. Depois eu escrevo a introdução. Em seguida eu escrevo o corpo do artigo. Só que como eu já defini cada ponto a ser abordado eu escrevo tópico por tópico, e não tudo de uma vez só. Por último, eu escrevo a conclusão.

Fazendo isso eu não sinto medo e nem ansiedade porque eu realizado apenas uma pequena atividade por vez. Eu me sinto sempre no controle e com muito foco para realizar aquela pequena parte. E quando eu finalizo cada pequena parte, eu faço uma pausa e me recompenso, eu celebro a pequena vitória.

5ª Dica: Força de Vontade

Como Parar de Procrastinar: 13 Simples Infalíveis Dicas 15

Eu já escrevi um guia sobre a força de vontade aqui no blog, mas de maneira resumida: a força de vontade é como um músculo.

Você não vai ter força de vontade o dia inteiro. Ela começa alta e vai diminuindo ao longo do dia. É por isso que quanto mais você deixa para o fim do dia para realizar as atividades importantes, mais você tende a procrastinar.

Por isso é preciso utilizar a sua força de vontade de maneira inteligente, realizando aquela atividade que você sempre procrastina como sendo a primeira atividade do dia.

Se você não consegue ir de jeito nenhum para a academia pela noite, depois que volta do trabalho, porque você já está sem força de vontade nenhuma, comece a dormir e acordar uma hora mais cedo para ir para a academia de manhã, antes de começar a trabalhar, por exemplo.

A manhã é um horário em que a sua força de vontade estará em alta. Então, se você usa essa estratégia, você utiliza a sua força de vontade de maneira inteligente.

6ª Dica: Ladrões de Tempo

Como Parar de Procrastinar: 13 Simples Infalíveis Dicas 17

As distrações geram muita procrastinação, isso é fato.

Se você percebeu que as distrações representam a causa número um da sua procrastinação, é preciso criar estratégias para se blindar contra elas.

Talvez a maior distração de todas seja a tecnologia: aplicativos, redes sociais, sites.

Se esse for o seu caso, é preciso usar a força de vontade e tomar a decisão de deixar o seu smartphone bem longe de você, ou pelo menos no modo avião, quando você for realizar o que precisa ser feito.

Outra grande distração é o ambiente no qual que você se encontra. Se você está em um lugar barulhento, caótico e desorganizado – e você percebe que ele faz você procrastinar – é preciso se proteger. Blinde-se.

Você pode, por exemplo, colocar um fone de ouvido com uma batida binaural ou um tom isocrônico específico para foco, comprar um tapa ouvidos ou ir para um local completamente silencioso.

E também, muitas vezes quem gera distração são as pessoas que vão conversar com você. Se as pessoas são a principal causa, seja franco e converse com elas, explique o porquê você precisa se manter 100% focado naquele momento.

Explique claramente que quando alguém o interrompe, é difícil para retornar o foco depois.

7ª Dica: Queimar a Ponte

Como Parar de Procrastinar: 13 Simples Infalíveis Dicas 19

Conta a lenda que em tempos remotos um grande general chinês foi para a guerra com sua tropa e, ao chegar no local da batalha, havia uma grande ponte que deveria ser atravessada.

Quando percorriam a ponte, muitos soldados aparentavam medo com a possibilidade de perder a guerra, enquanto que outros falavam que se as coisas começassem a dar errado eles poderiam recuar até a ponte e fugir.

Naquela hora, o experiente general soube claramente o que deveria fazer. Quando todos os soldados atravessaram a ponte o general queimou a ponte, tirando assim qualquer possibilidade de recuo e desistência.

Dessa forma o general deixou claro sua intenção: era vencer ou morrer. Não existia outra opção, a não ser lutar com toda a força.

Mas no mundo real, o que significa queimar a ponte? Significa criar uma situação “de vida ou morte” onde você avança de qualquer maneira ou fracassa miseravelmente, entendeu?

Assim o seu instinto de sobrevivência não vai permitir que você continue adiando.

Por exemplo, se você procrastina para iniciar um negócio próprio que sonha iniciar há tempo, uma possibilidade é pedir demissão do seu emprego.

Sem a renda mensal fixa que um salário gera você será obrigado a parar de procrastinar, fazendo tudo o que for necessário para que a sua empresa gere lucro o mais rápido possível.

Outra situação pode ser largar o seu estágio – ou emprego mal remunerado –, voltar a morar com os seus pais e se dedicar de corpo e alma para passar em um concurso público que, teoricamente, vai gerar “estabilidade financeira” na sua vida.

Mas é muito importante eu ressaltar que queimar a ponte, em qualquer situação, é uma decisão que precisa ser muito bem calculada. Calculada e planejada de acordo com a sua vida, as suas possibilidades, o seu contexto e a sua personalidade.

8ª Dica: Por Pouco Tempo

Como Parar de Procrastinar: 13 Simples Infalíveis Dicas 21

Se concentre no jogo, não no que está em jogo.

Você já ouviu essa frase?

Você já sabe que a procrastinação pode ser gerada a partir de medo e ansiedade. E se concentrar no que está em jogo pode gerar medo e ansiedade, por exemplo:

Se eu não passar nesse concurso eu vou ficar mais um ano atrasado na vida e, pior, vou ter que estudar tudo de novo por mais um ano, mas olha só quantas questões eu preciso responder, meu deus do céu.

E assim, por medo e ansiedade, você procrastina.

Só que medo e ansiedade são baseados no futuro. Por isso, para dribla-los, você pode criar metas de curto prazo, se concentrando no jogo.

Quando você se concentra no jogo, no agora, e não no jogo, no resultado final, você controla a ansiedade e o medo e tende a não procrastinar.

Quando se compromete com metas de curto prazo você diminui bastante a ansiedade e o medo porque passa a focar no momento presente e não no futuro.

Então quando você sentir que está procrastinando, crie uma meta de curto prazo. Fale para si mesmo que você só vai fazer o que precisa ser feito por 5 minutos. Só 5 minutos e mais nada.

Quando faz isso, além de diminuir medo e ansiedade você cria embalo e acaba fazendo muito mais do que 5 minutos. Você engana o seu cérebro.

Várias vezes eu não estava com vontade e nem inspiração para escrever. Mas conhecendo o poder dos 5 minutos eu me comprometia em escrever somente a primeira parte da introdução do texto, e nada mais.

Quando eu fazia isso o resultado sempre era o mesmo: o impulso inicial gerava combustível, motivação e inspiração para que eu fizesse mais e mais. E quando eu percebia eu não queria mais parar de fazer.

9ª Dica: Prazer em Dor

Como Parar de Procrastinar: 13 Simples Infalíveis Dicas 23

Como eu falei no início, um dos grandes motivos da procrastinação é a relação entre dor e prazer. O prazer de curto prazo é um motivador mais forte do que a dor a médio e longo prazo.

Ficar sentado assistindo um vídeo de comédia é mais prazeroso do que gastar energia para pensar e escrever ou estudar.

Por isso quando você se perceber procrastinando, uma dica muito boa é você transformar o sentimento de prazer imediato em dor, vivenciando a dor futura.

Quando você não estiver fazendo o que precisa ser feito, feche os olhos e imagine mentalmente as consequências negativas que você vai gerar para si mesmo por estar procrastinando.

Por exemplo, se é quarta-feira e você não está escrevendo o seu relatório porque você só precisa entregar na segunda, imagine você tendo que ficar sábado e domingo em casa o dia inteiro para escrever o relatório.

Isso funciona, mas só funciona se você mentalizar vividamente as imagens. Para que consiga tornar a dor real e imediata você precisa imaginar como se realmente estivesse vivendo a situação ruim, porque é só assim que a dor passa a ser mais forte que o prazer atual da procrastinação e você faz o que precisa ser feito.

10ª Dica: Hábitos

Como Parar de Procrastinar: 13 Simples Infalíveis Dicas 25

Hoje eu sou uma pessoa altamente produtiva, mas eu não preciso usar mais a minha força de vontade para lutar contra a procrastinação, sabe por quê? Porque eu transformei as atividades mais importantes da minha vida em hábitos.

No começo eu enrolava para ir para a academia, para ler, para meditar, para trabalhar etc., mas realizando essas dicas que estou ensinando aqui eu fui criando consistência em realizar cada uma dessas atividades até que elas se tornaram hábitos.

E quando você cria um hábito é muito difícil deixar de fazê-lo, porque o comportamento se torna automático. Você não precisa mais pensar, gastar energia e nem usar a força de vontade. Você simplesmente vai lá e faz.

Quando eu criei o blog, não era fácil escrever artigos. Eu adiava bastante. Hoje eu escrevo no mínimo um artigo por dia porque essa atividade já se tornou um hábito.

O hábito é criado a partir da repetição. E você consegue repetir usando a sua força de vontade inteligentemente, ou seja, priorizando a atividade que você mais procrastina.

11ª Dica: Aprimoramento

Como Parar de Procrastinar: 13 Simples Infalíveis Dicas 27

Como eu disse, uma das causas da procrastinação pode ser a falta de confiança em si mesmo para realizar determinadas tarefas.

Se esse for o seu caso, a melhor solução é se aprimorar estudando sobre isso que você precisa fazer. Então leia livros, assista vídeos, realize cursos.

Quando eu comecei a escrever no blog e gravar vídeos para o YouTube, eu era horrível em desempenhar essas duas atividades.

Então o que eu fiz? Comecei a me especializar. Fiz cursos e li livros para aprender a escrever melhor e para aprender a me comunicar de uma maneira mais eficaz.

A falta de confiança sempre está ligada com a falta de habilidade. E como eu sempre falo, qualquer habilidade pode ser desenvolvida. Você só tem que adquirir o conhecimento e treinar, praticar.

12ª Dica: Prazo Final

Como Parar de Procrastinar: 13 Simples Infalíveis Dicas 29

O cérebro humano é mais produtivo quando trabalha com prazos, eu já falei várias vezes sobre isso.

Quando não cria um prazo final para entregar um determinado resultado você tende a  sempre adiar a atividade que precisa ser feita, não adianta.

Com um prazo você sempre procrastina menos porque você fica mais focado, concentrado e objetivo.

E se você já tem um prazo definido, mas mesmo assim procrastina, corte o seu prazo pela metade e crie uma punição para si mesmo, caso você não faça o que precisa ser feito até a data final do novo prazo criado.

Essa é uma das técnicas que eu explico em detalhes no artigo em que abordo 3 úteis técnicas de produtividade.

13ª Dica: Ajuda

Como Parar de Procrastinar: 13 Simples Infalíveis Dicas 31

Para finalizar, se você percebe que está procrastinando, seja pelo motivo que for, e não consegue sair da inércia, peça ajuda.

Peça ajuda para os seus amigos ou familiares quando uma atividade ficar difícil demais e você não souber nem como começá-la ou terminá-la.

E indo além, se as pessoas mais próximas de você também não souberem o que fazer, pesquise na internet por pessoas que já fizeram e aprenda passo a passo como elas realizaram o que você precisa realizar.

Conclusão

Eu perdi a conta de quantas vezes, quando eu estava na escola ou faculdade, deitei a cabeça no travesseiro domingo à noite e pensei “meu deus, eu não fiz nada”.

Ou quando eu já era empresário, sentava no meu escritório e ficava parado olhando para a parede, completamente imóvel, sem fazer nada por muito tempo.

Por isso que eu fui entender como parar de procrastinar. E quando eu aprendi as causas e as soluções para acabar com a procrastinação, eu consegui vencê-la conscientemente e estrategicamente.

É isso o que você também deve fazer.

Você precisa se comprometer em parar de procrastinar. Porque se não descobrir como parar de procrastinar você vai adiar eternamente a realização dos seus sonhos e consequentemente os resultados mais satisfatórios da sua vida.

O hábito da procrastinação precisa ser vencido diariamente, através de consistência. Assim como você, bilhões de pessoas procrastinam. Procrastinar é normal.

O que não deveria ser normal é aceitar a procrastinação sem fazer nada a respeito. O primeiro passo você já deu, que foi pesquisar sobre como acabar com a procrastinação.

Só que este artigo não pode ser um “…eu tô procrastinando lendo um artigo sobre como acabar com a procrastinação…. hahaha….”

Não!

Agora você precisa colocar as dicas em prática. Porque a decisão é somente sua. Você decide começar a agir pelos sonhos neste exato momento? Ou vai começar na semana que vem?

Faça acontecer!

E por favor, me conte agora nos comentários: quais são as suas dicas para acabar com a procrastinação?

Para finalizar, se você está buscando de verdade a mudança na sua vida e quer parar de procrastinar de uma vez por todas, eu convido você a conhecer o meu método avançado de transformação de vida.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

12 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket