Como Ser Bem-Sucedido: As Suas Duas Grandes Inteligências?!

Eu já perdi a conta de quantos livros, vídeos, palestras e áudios eu consumi sobre este tema que todos querem entender: como ser bem-sucedido?

Eu não sei se você me conhece, mas eu venho trilhando um caminho de desenvolvimento pessoal incrível como atleta e empresário nos últimos 10 anos.

Uma década atrás eu era tímido, infeliz, com baixa autoestima. Eu não enxergava muito sentido na vida. Eu não acreditava em mim e no meu potencial.

Foi naquela época que eu encontrei o mundo do desenvolvimento pessoal. Desenvolvimento pessoal. Entendeu? Você se desenvolve como pessoa. Qualquer um consegue se desenvolver, não importa quem você seja ou onde esteja.

De lá para cá eu pude realmente conhecer a ciência que existe por trás do sucesso, e não apenas porque eu li, vi ou ouvi muito, mas porque eu vivi na pele o processo do sucesso, o processo de desenvolvimento.

Porque para se tornar bem-sucedido, você precisa passar por um processo.

Ser bem-sucedido não ter. É ser.

Você não tem sucesso. Você é o sucesso.

Existe um método para ser bem-sucedido, em qualquer área que você queira. É um sistema que pode ser replicado por qualquer um.

Um método que faça você se tornar o sucesso. E quando você se torna bem-sucedido, qualquer sonho fica ao seu alcance, porque você descobriu a fórmula.

Dentro da infinidade de ensinamentos que você vai encontrar quando pesquisar por “como ser bem-sucedido”, as duas grandes inteligências que você precisa desenvolver estão aqui, contidas neste artigo.

É por isso que este é um dos textos mais importantes da sua vida. O que você vai descobrir agora pode mudar completamente o seu destino.

Mas você não vai precisar viver 10 anos da sua vida para descobrir como ser uma pessoa bem-sucedida, caso continue aqui comigo.

Preparado? Vamos lá!

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

O Adulto e o Mastodonte

Como Ser Bem-Sucedido: As Suas Duas Grandes Inteligências?! 1

Um ser humano que viveu há 10.000 anos na América do Norte, possivelmente se deparou com mastodontes.

O mastodonte, uma espécie já extinta, era um animal ligeiramente parecido com um elefante. Com cerca de 2,80m de altura e pesando aproximadamente 8 toneladas, o mastodonte era um animal realmente poderoso.

Fantasiosamente, imagine que você conseguiu voltar no tempo e se transportou para a época em que mastodontes e seres humanos conviviam no mesmo habitat.

Você está na selva, parado, quando de repente um mastodonte aparece na sua frente. Você, muito corajoso, sobe em uma árvore e se joga em cima do mastodonte.

Heroicamente, de alguma maneira você consegue se segurar sem ser derrubado e tenta dar ordens para o mastodonte.

Você fala para o mastodonte ir para a direita, mas ele vai para a esquerda. Você diz para o mastodonte andar, mas o mastodonte se deita. Você pede para que ele pule, mas o mastodonte furiosamente joga você no chão.

Você sai correndo, volta para a máquina do tempo e consegue voltar para casa são e salvo.

Agora você não está mais na selva, você está no conforto da sua casa, e, algumas semanas depois, passado o susto e recuperado, você continua tentando bem-sucedido, mas você não consegue.

Sabe por quê?

Porque é exatamente isso o que acontece quando você tenta ser bem-sucedido: você é jogado com força para o chão pelo mastodonte.

Aprender como ser bem-sucedido é como aprender a subir em cima de um mastodonte e fazer com que ele obedeça as suas ordens.

Você já vai descobrir sobre o que eu estou falando.

Por Que é Tão Difícil?

Como Ser Bem-Sucedido: As Suas Duas Grandes Inteligências?! 3

O cérebro é o seu principal órgão e o centro do seu sistema nervoso.

Ao longo de milhares de anos, o cérebro foi se desenvolvendo em camadas, regiões distintas responsáveis por diversas áreas que se conectam através de caminhos cerebrais formados pelos neurônios.

Existem inúmeras teorias que propõem como o cérebro é formado, mas apesar de todas as teorias os cientistas concordam em um ponto: somos ao mesmo tempo racionais e emocionais.

A camada mais externa do cérebro é rica em neurônios e chamada de córtex cerebral. Já o neocórtex – o córtex mais recente – é formado pelas partes mais desenvolvidas do córtex. É a parte do cérebro que comanda a razão.

Existe outra unidade do cérebro chamada Sistema Límbico, que é responsável pelas emoções, comportamentos emocionais e sociais, motivação, entre outras coisas.

Logicamente, o cérebro é muito mais complexo do que isso, mas assim você pode entender que, sim, somos ao mesmo tempo racionais e lógicos e emocionais e instintivos.

E a grande chave para descobrir como ser bem-sucedido é aprender a desenvolver a sua inteligência racional e sua inteligência emocional para esse fim.

Por que, na maioria das vezes, quando tenta ser bem-sucedido você falha?

Porque mesmo que pelo lado racional você entenda o que é preciso fazer, as suas emoções sabotam o seu desempenho e os seus resultados.

Você sabe o que precisa fazer para emagrecer: comer menos e fazer mais exercícios físicos. Mas por que é tão difícil, de fato, fazer?

Você sabe que para enriquecer é preciso gastar menos, poupar mais e investir de maneira inteligente o seu dinheiro. Mas por que poucas pessoas conseguem ficar ricas?

Você sabe que para ter um bom relacionamento um diálogo inteligente e racional é fundamental. Mas por que muitas vezes acabamos brigando com aqueles que gostamos?

Você sempre sabe o que deve ser feito – ok, as vezes nem tanto –, mas de maneira geral, pelo lado racional, você sabe o que deve fazer.

O problema é o lado emocional.

O adulto é a sua razão, o mastodonte é a sua emoção.

Quando você, o adulto, consegue domar o mastodonte, sentar em cima dele e comandá-lo com eficácia, você se torna capaz de realizar qualquer coisa na vida.

Como Ser Bem-Sucedido?

Como Ser Bem-Sucedido: As Suas Duas Grandes Inteligências?! 5

Aprenda a estratégia racional para chegar aonde você quer chegar e aprenda como dominar as suas emoções para conseguir trilhar o caminho até chegar lá.

Essa é a resposta para a pergunta acima.

Desenvolver a inteligência racional e estratégica é relativamente fácil, afinal você aprendeu isso desde cedo na vida – apesar de que talvez não tenha aprendido a ser bem-sucedido como você deseja, mas isso é assunto para outro artigo.

O mais difícil, com certeza, é desenvolver a sua inteligência emocional, porque você não foi ensinado a fazer isso.

Sente, escreva, leia, resolva problemas matemáticos, aprenda sobre a história do mundo, a história do Brasil, sobre geografia, física, química, e por aí vai.

Não é isso que fazemos desde a infância até a faculdade?

E as emoções?

Por que não nos ensinam sobre o nosso próprio e tão importante mundo emocional?

Inteligência Racional

Como Ser Bem-Sucedido: As Suas Duas Grandes Inteligências?! 7

A partir da inteligência racional você cria uma estratégia para ser bem-sucedido. A estratégia representa o caminho entre o seu estado atual e o estado desejado. Você está em um ponto A e quer chegar em um ponto B.

A estratégia envolve alguns elementos fundamentais:

  • Qual é a sua meta? Aonde você quer chegar?
  • O que você precisa fazer, passo a passo, para chegar à sua meta?
  • Como você vai fazer? Como será o seu plano de ação?
  • Quais são os seus recursos internos e externos e quais precisam ser desenvolvidos?
  • Qual é o seu ambiente? Por qual ambiente você precisará passar para chegar à meta?

No seu ambiente atual, no seu contexto, dentro da sua realidade, como você faz o que precisa ser feito, desenvolvendo ou usando aquilo que é necessário, para chegar ao resultado que você deseja?

Essa é a primeira parte do processo.

Inteligência Emocional

Como Ser Bem-Sucedido: As Suas Duas Grandes Inteligências?! 9

A segunda inteligência que você precisa desenvolver é a inteligência emocional.

Desenvolver a inteligência emocional é a parte mais difícil da equação porque nos ensinaram muito pouco sobre inteligência emocional durante a vida.

Só que a inteligência emocional é a mais importante porque ela é o combustível para que você consiga continuar perseguindo a sua meta até conseguir realiza-la.

Determinar aonde você quer chegar, descobrir o que e como fazer, entender seus recursos e o seu ambiente, é infinitamente mais fácil do que aprender a comandar as próprias emoções, de modo que você se torne mestre de si mesmo.

O campo das emoções é altamente influenciador, e nós pouco entendemos dele.

A inteligência emocional é formada por:

  • Auto-observação
  • Autoconsciência
  • Autogestão
  • Habilidades socioemocionais

A auto-observação representa a capacidade de observar atentamente o que está acontecendo com você, é perceber o seu próprio estado emocional.

A autoconsciência é a consciência da consciência. Você tem consciência que tem consciência, entendeu? Autoconsciência emocional é quando você tem consciência do que está sentindo, seus sentimentos e emoções, sabe o porquê está sentindo e como cada sentimento e emoção ajuda ou prejudica você.

A autogestão é o gerenciamento das próprias emoções através de técnicas de inteligência emocional para que você produza o melhor resultado possível em todas as situações.

As habilidades socioemocionais permitem que você desenvolva a empatia e passe a gerir as emoções dos outros de forma eficaz.

Quando desenvolve empatia você se conecta com a outra pessoa porque sente a mesma emoção que ela está sentindo. E quando sente uma emoção, através da autogestão, você é capaz de geri-la.

Por isso, ao sentir a emoção da outra pessoa e saber gerir essa emoção em si mesmo, você se torna capaz de gerir a emoção dela também.

Você Sem Limites!

Como Ser Bem-Sucedido: As Suas Duas Grandes Inteligências?! 11

Sabe como você pode se tornar uma pessoa sem limites?

Depois de 10 anos eu entendi: para descobrir como ser bem-sucedido é preciso descobrir como alinhar a razão com a emoção.

Se você tem uma boa estratégia, mas não tem as habilidades emocionais bem desenvolvidas, uma hora ou outra você acaba falhando porque não tem combustível emocional para seguir no caminho até chegar lá.

Por outro lado, se você aprendeu a dominar o seu mastodonte – o que poucas pessoas conseguem –, mas não sabe criar uma estratégia, então você não tem um rumo, não sabe o que fazer e nem como fazer, não entende os seus recursos e nem o seu ambiente. E aí você também acaba falhando.

Mas quando une a inteligência racional com a inteligência emocional você se transforma no senhor da própria vida, no senhor da própria mente e no senhor do próprio cérebro. Você se transforma em uma pessoa sem limites.

Independentemente do que “ser bem-sucedido” signifique para você, qualquer sonho se torna possível quando você tem uma fórmula.

A Fórmula do Sucesso

Como Ser Bem-Sucedido: As Suas Duas Grandes Inteligências?! 13

É essa fórmula que eu explico em detalhes no meu treinamento online avançado Sem Limites, criado após mais de 10 anos estudando sobre desenvolvimento pessoal, aplicando todo o conhecimento adquirido e vivendo o processo do sucesso na pele, como atleta e empresário.

Se você se sente estagnado, insatisfeito, angustiado e ao mesmo tempo sabe que pode chegar muito mais longe, mas não sabe como, e quer descobrir como começar a desenvolver o seu máximo potencial, o treinamento Sem Limites é para você.

Se você empurra a vida com a barriga porque é difícil sair da zona de conforto, se você não enxerga perspectiva de grande evolução no futuro, se você sente que está preso a uma vida insatisfatória, o treinamento Sem Limites é para você.

Se você tem muito medo de arriscar e fracassar, se você tem medo de ir contra tudo e contra todos, se você não corre atrás dos seus sonhos e é esmagado pela vida ao invés de lutar contra essa força, o treinamento Sem Limites é para você.

Se você não se sente livre, se você sente que não tem autonomia sobre si mesmo, se você sente que tem pouco controle emocional, se você sente que não sabe o que fazer da vida e está perdido, o treinamento Sem Limites é para você.

Se você está desanimado, se você não tem sem motivação, se você não tem consistência, se você não acredita que é capaz de conseguir, se você tem vontade de desistir de muitas coisas e já não sabe mais o que fazer, o treinamento Sem Limites é para você.

Como ser bem-sucedido naquilo que você quiser ser? É isso o que eu vou mostrar para você dentro do meu programa avançado Sem Limites.

Mas calma, porque o treinamento Sem Limites não é para todos. Eu quero apenas pessoas realmente comprometidas em assistir o conteúdo e aplicar os ensinamentos propostos, porque caso contrário você não vai transformar a sua vida.

E a minha missão é transformar vidas. Eu estou aqui para ajudar você a se transformar. É por isso que eu faço o que eu faço.

Então se você estiver realmente comprometido com o seu sucesso, adquira acesso exclusivo a área de membros.

Mas, por favor, se você não for uma pessoa realmente comprometida não adquira o seu acesso.

E como eu confio demais no meu trabalho, eu resolvi conceder 30 dias de garantia incondicional caso você entre para a próxima turma ainda hoje.

Você tem 30 dias de acesso exclusivo e ilimitado para assistir o treinamento e, caso não se sinta 100% satisfeito ao final dos 30 dias, pode solicitar todo o seu dinheiro de volta com apenas um clique.

Esse é o meu compromisso com você. Então se você tiver interesse em se tornar uma pessoa sem limites, entre ainda hoje para a próxima turma do treinamento Sem Limites.

Clique aqui agora para entender como tudo funciona e quais são os bônus que você vai receber ao se inscrever para fazer o curso que é 100% online e pode ser feito através do seu notebook, tablet ou smartphone, no seu tempo e em qualquer lugar que você quiser.

Conclusão

A verdade é que razão e emoção andam juntas o tempo inteiro. O cérebro é muito complexo e existem muitos mecanismos que ainda não conseguimos desvendar.

Mas uma coisa é certa: para descobrir como ser bem-sucedido em qualquer área é preciso descobrir como desenvolver a sua inteligência racional e a sua inteligência emocional.

Você, adulto, precisa aprender a direcionar e domar inteligentemente o mastodonte.

Desenvolver a sua inteligência estratégica é fácil. Desenvolver a inteligência emocional é mais difícil, mas completamente possível.

Para você ser bem-sucedido, é preciso aprender o que fazer, como fazer e como conseguir continuar a fazer o que precisa ser feito até ter sucesso.

Essa é a fórmula que eu ensino passo a passo, detalhadamente, no programa online avançado Sem Limites.

Como você pode se tornar uma pessoa sem limites?

Clique aqui e faça a sua inscrição agora!

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket