Resumo do Livro O Poder Dos Inquietos (Chris Guillebeau)

Resumo do Livro O Poder Dos Inquietos (Chris Guillebeau) 1

Mesmo sendo uma pessoa criativa, que tem muita energia para realizar e fazer diferente, você já se sentiu sufocado pelos conselhos e regras que escuta de outras pessoas que visam manter tudo como está?

O mundo sempre nos fala a mesma coisa, devemos nos ajustar a um sistema que já existe.

Mas você pode fazer as suas próprias regras e mudar o seu mundo. Este é o poder dos inquietos.

Para libertar o seu máximo potencial você precisa arriscar, experimentar e, acima de tudo, criar um ambiente para que você consiga desenvolver e colocar em prática as suas ideias.

Chris Guillebeau, no livro O Poder dos Inquietos, mostra como você pode explorar as suas ideias, criar metas mais estimulantes e encontrar maneiras de trabalhar usando as suas maiores habilidades para viver a vida como uma aventura feliz.

Como elaborar um plano para você viver como realmente deseja e de quebra fazer o mundo um lugar melhor?

É isso o que você vai aprender agora no resumo do livro O Poder Dos Inquietos.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Nunca se Esqueça: A Vida é Curta

Geralmente, temos a tendência de nos arrependermos mais das coisas que não fizemos do que daquilo que fizemos.

De maneira parecida, a maior parte das pessoas começa a pensar em deixar um legado somente no final da vida.

Se você ainda não pensou em qual será o seu legado, comece imediatamente a pensar seriamente no que você quer deixar para os outros. Em seguida, comece a viver com essa visão na cabeça.

A vida é curta demais, por isso pense, o quanto antes, em como você quer deixar a sua marca no mundo.

Se você não fizer ideia de por onde começar, pense nas suas motivações. O que motiva você? Por que você quis ler este livro?

Se você ainda está dormindo na vida, chegou a hora de acordar.

Começa aqui a sua jornada.

Estabeleça os Termos Para a Sua Vida Extraordinária

O caminho para você realizar qualquer coisa que deseja, ou dominar o mundo, começa com a sua clareza.

O que, claramente, você quer da vida?

A partir do momento que você começar a levar as suas ambições a sério, você irá realizar a maior parte das coisas em menos tempo do que imagina.

No fim, se trata somente de você. Nem todo mundo irá entender quando você começar a fazer alguma coisa que você realmente quer.

Mas não se preocupe com isso, trata-se apenas de você, porque é a sua vida.

Derrube a Muralha do Medo

É normal sentir medo.

A meta não é evitar ou fingir que o medo não existe, mas vencer o medo.

O medo de mudar deve se tornar mais fraco do que o medo de permanecer na sua situação atual.

Nem as pessoas mais extraordinárias são extraordinárias de nascença. Na realidade, elas fizeram escolhas cruciais ao longo de suas trajetórias que as ajudaram a vencer os seus medos.

Para que você consiga colocar as grandes decisões em perspectiva, pergunte-se: “Qual é a pior coisa que pode acontecer”?

Conteste e Vença a Autoridade

Se você não estiver satisfeito com alguma situação, não é preciso aceitá-la. Guardiões são figuras de autoridade que estão prontos para restringir as escolhas das outras pessoas – você pode fazer A ou B, mas não X ou Y.

Guardiões sempre justificam suas ações através de um raciocínio circular, eles são ótimos nisso. Um guardião, tipicamente, fala o seguinte: “Se todos estão fazendo, por que você não faz também?”

Confrontar diretamente uma autoridade nem sempre é o melhor caminho. Ao invés disso, use a estratégia do azarão, ou seja, sempre que for possível mude as regras do jogo.

Tudo Aquilo Que Você Não Precisa

Quando você de deparar com os obstáculos internos da insegurança e do medo, junto com os obstáculos externos representados pelos críticos e guardiões, será fácil se sentir intimidado e desistir.

Felizmente, muito daquilo que, várias vezes, nós consideramos ser pré-requisitos para o sucesso, são coisas relativamente desnecessárias.

Parando para pensar, com certeza, você concordará com duas questões essenciais: é fácil pedir perdão e você, na realidade, não precisa da permissão de ninguém para fazer nada, podendo fazer praticamente o que você quiser.

E a lista não para por aí. Existem algumas outras coisas que não são necessárias para o seu sucesso.

A experiência é uma delas. Você não precisa de experiência. A experiência, eventualmente, pode ajudar, mas o que importa de verdade é onde você está e para onde vai.

Você não precisa de anos de preparação. Na verdade, você já se preparou. Isso se chama vida. Não importa o que levou você até a sua vida atual, isso é suficiente para te levar aonde você quer ir em seguida.

Você também não precisa de burocracia. Certificados, diplomas, endossos, licenças, recomendações, indicações etc., tudo isso é burocracia.

Você não precisa de um mentor. Ninguém vai ter mais interesse no seu desenvolvimento do que você mesmo.

Você nunca pode terceirizar a responsabilidade pelo seu planejamento de vida.

Aquilo Que Você Realmente Precisa

Se você não precisa da maioria das coisas, então do que você precisa?

Você precisa ter paixão, ser absolutamente apaixonado pelas suas crenças. Se você não tiver paixão por alguma coisa, provavelmente ainda não encontrou o seu talento. Então continue procurando.

Você também precisa de uma visão e uma tarefa. A visão mostra onde você está indo e a tarefa mostra o que você deve fazer para chegar lá.

Você precisa responder as duas perguntas mais importantes do universo:

  • O que você realmente quer fazer da vida?
  • Como você pode ajudar os outros de um jeito que ninguém mais pode?

Além disso, você precisa se comprometer e manter a sua direção. Muitos desistem cedo demais.

Você consegue se manter na sua jornada por 10 mil horas ou mais? Se sim, então está no caminho certo.

Sabe qual é a grande diferença entre as coisas que você precisa e as coisas que não precisa? A maioria das coisas das quais você não precisa dependem dos outros. As coisas que você precisa só dependem de você.

Acima de tudo, você precisa apenas do suficiente. Dinheiro suficiente, tempo suficiente, coragem suficiente e por aí vai. E o quanto é suficiente? Isso depende da sua meta, então a cabe você decidir.

A Competência é Sua Segurança

Ninguém é mais responsável por você ou se interessa tanto pelo seu bem-estar como você próprio. Você pode criar a sua segurança trabalhando por si próprio ou em um emprego convencional.

Uma mudança lenta e gradativa pode gerar grandes melhorias se for feita sistematicamente com o tempo.

Alguns acreditam que ser autônomo é arriscado, mas o verdadeiro risco está em manter a sua segurança em uma fonte externa.

Não se limite a escapar de alguma coisa, escape para alguma coisa.

Pós-Graduação

Não use a pós-graduação, ou outro curso, para evitar a vida. Relacione a sua educação com o que você realmente quer fazer.

Só faça o curso se você tiver uma boa razão. Grande parte da educação superior se traduz em tirar boas notas. É uma habilidade essencial, mas você também pode aprender outras coisas.

Não importa o que você pensa a respeito de uma instituição de ensino superior, para ampliar o seu conhecimento, leve em consideração alguma outra forma de aprendizado alternativa.

O Seu Pequeno Exército

Pense com cuidado a respeito de como você pode ajudar as pessoas a obterem o que elas desejam. Se você inspirar os outros ou satisfizer uma importante necessidade, você está no caminho certo.

Crie pelo menos três maneiras pelas quais os seus seguidores vão poder se conectar com você, como um blog, um perfil em uma rede social e um podcast, e se comunique em, pelo menos, dois veículos.

Crie uma meta: dentro dos próximos X meses, eu terei Y seguidores no meu pequeno exército.

Finanças Pessoais

Felicidade e dinheiro estão correlacionados até certo ponto, mas não muito depois disso.

O seu comportamento relacionado ao dinheiro precisa se alinhar com os seus valores. Pense em “investir em si mesmo” vivendo experiências, ao invés de comprar “coisas”.

Além disso, um ótimo programa de investimentos também inclui investir nas outras pessoas.

O Que os Outros Falam Sobre os Vencedores

Ao se dedicar em uma jornada não convencional, você chamará a atenção e será alvo de críticas. E se você tiver sucesso, atrairá ainda mais atenção e críticas.

Algumas pessoas, que têm uma perspectiva de escassez, adoram falar mal das pessoas de sucesso. Isso é normal.

A visão dessas pessoas é a de que para que alguém ganhe, outros devem perder. Mas essa é uma grande falácia.

É interessante saber o que os outros falam, mas você não pode deixar que elas te impeçam de atingir as suas metas.

Quando você começar a atrair críticos, você estará no caminho certo. Não desista.

Abundância e Exclusão Radical

Provavelmente você poderá ter tudo o que quiser, mas talvez não ao mesmo tempo. Excluir radicalmente significa eliminar o desnecessário ou até abrir mão de quase tudo por um tempo.

Criar uma lista de coisas para você deixar de fazer te ajuda a eliminar muitas horas de tarefas ao longo da semana.

Após eliminar o que é desnecessário, comece a fazer tudo o que você sempre quis fazer. Não se trata de um paradoxo, mas de uma vida abundante.

Aventuras Econômicas

Quase todo mundo tem, pelo menos, um lugar que gostaria de conhecer “algum dia”.

Se você poupar oito reais por dia, provavelmente você conseguirá chegar lá em dois anos ou menos.

Trabalhar de qualquer lugar do mundo não é fácil e não é para qualquer um, mas pode valer muito a pena.

Se você decidir levar a sério a ideia de viajar, você vai encontrar jeitos alternativos de atingir praticamente qualquer meta que traçar.

O conceito de travel hacking te ajuda a diminuir os custos e permite que você viva experiências mais interessantes do que um planejamento usual de viagens.

O seu estilo particular de viajar é muito melhor do que a ideia de diversão e aventura de qualquer outra pessoa.

Então descubra aquilo que você gosta e estruture as suas viagens de acordo com as suas preferências.

Resumo do Livro O Poder Dos Inquietos

E aí, gostou do resumo do livro O Poder Dos Inquietos?

Qual é a sua opinião sobre o livro?

Se você deseja comprar o livro, compre aqui agora.

Se quiser ler o próximo resumo, leia o resumo do livro Superprevisões.

P.S.: Para baixar de graça o meu livro digital, As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites, clique aqui agora.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
WhatsApp