O livro Pai Rico, Pai Pobre, escrito por Robert Kiyosaki, nos leva a pensar sobre como podemos controlar nossa vida financeira.
É preciso aprender sobre inteligência financeira já que, quando somos crianças, não nos ensinam nada sobre isso.
Você aprendeu a lidar com o dinheiro? Eu não.
As crianças que não aprenderam a lidar com as finanças se tornam adolescentes e adultos que compram muitas coisas, mas não sabem nada sobre gastos excessivos, sobre como poupar e investir ou sobre como evitar e lidar com dívidas.
É assim que uma bola de neve se inicia. Crianças que não aprenderam nada sobre inteligência financeira na infância, se tornam pais que não sabem ensinar aos próprios filhos como utilizarem o dinheiro.
São poucas as crianças que são criadas por pais financeiramente instruídos, e que por consequência conseguem gerenciar muito bem as finanças.
Então, se você não foi uma criança financeiramente instruída, veja agora o resumo do livro Pai Rico, Pai Pobre e eduque-se sobre este assunto extremamente importante.
ATENÇÃO
Antes de continuar você pode baixar gratuitamente o livro As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.
*Você prefere este conteúdo em áudio, vídeo ou texto?*
↓
Fique à vontade para escolher 🙂
Áudio
Vídeo
Texto
Um Pai Rico, Um Pai Pobre
Kiyosaki conta que teve o privilégio de ser criado por 2 pais, um pai rico e um pai pobre.
O pai pobre era seu pai biológico que, apesar de ser professor universitário, sempre enfrentou dificuldades financeiras. O pai rico era um empreendedor bem-sucedido e pai de seu amigo Mike.
Depois de ouvir opiniões tão diferentes em relação ao dinheiro vindas de seus 2 “pais”, Kiyosaki conta que decidiu seguir os conselhos de seu pai rico.
Atitudes de Pais Ricos
Pais ricos e pais pobres têm atitudes muito divergentes em relação ao dinheiro.
Pais ricos incentivam os filhos a empreenderem e assumirem ricos. Pais ricos estimulam os filhos a encontrarem jeitos para comprar o que querem.
Um filho de pais ricos é encorajado a refletir sobre o dinheiro, a não aceitar a incapacidade de pagar as coisas que quer, a descobrir modos de ganhar o dinheiro necessário para comprar o que ele deseja.
Pais ricos defendem a independência financeira, e não a dependência financeira, seja de um patrão ou do governo.
O pai rico sabe que após seu filho aprender como as finanças funcionam, ele pode utilizar o dinheiro para trabalhar a seu favor e, dessa forma, acumular riqueza.
É preciso estimular as crianças para que aprendam sobre dinheiro desde muito novas.
Inteligência Financeira
Pessoas de classe média e pessoas pobres optam por um caminho mais seguro, elas focam em conseguir e se manter em um emprego, para não enfrentarem riscos.
Para o autor, existem dois motivos para isso: medo e ganância.
O medo de parar de ganhar dinheiro caso deixe seu emprego faz com que você continue nele, mesmo que você odeie o que faz.
Assim se inicia um ciclo onde você ganha, paga e gasta. E como aquilo que você compra gera uma alegria passageira, você desenvolve a ganância de ganhar mais para comprar mais.
É um ciclo que se retroalimenta e faz com que muitas pessoas fiquem presas pelo resto de suas vidas como empregadas.
Para se tornar rico, Kiyosaki diz que é preciso deixar de lado o medo e a ganância, é necessário explorar novas maneiras de fazer o dinheiro trabalhar a nosso favor e passar a pensar como empresário, e não como empregado.
Para Robert, você deve se educar financeiramente, e não ficar apenas nas mãos de especialistas em finanças que podem dar conselhos e investir o seu dinheiro para você.
É preciso ser questionador e fazer perguntas ao invés de simplesmente aceitar o que um expert financeiro diz para você.
Quando tem conhecimento sobre o dinheiro você desenvolve o faro para encontrar raras oportunidades de investimento, ao invés de se tornar uma pessoa inflexível que se torna completamente avessa à riscos e investe apenas em opções extremamente seguras.
Poupar e Investir
O quanto você poupa para o futuro é muito mais importante do que quanto você ganha.
A pergunta mais importante que você deve se fazer é a seguinte: quantos passivos e ativos eu tenho?
Um ativo é todo investimento que rende dinheiro e um passivo é qualquer investimento que faz com que você perca dinheiro.
Enquanto os ricos investem em ativos, a classe média e os pobres investem em passivos pensando que investiram em ativos.
Para se tornar rico, é preciso investir em ativos. Os ativos garantem um fluxo de renda constante para você. E assim você consegue comprar mais ativos e multiplica cada vez mais a sua riqueza.
Alguns exemplos de ativos:
- Ações;
- Títulos públicos;
- Empreendimentos que funcionam sem que você precise trabalhar;
- Royalties de propriedades intelectuais;
- Fundos mútuos;
- Imóveis.
Profissão vs. Negócio
Kiyosaki fala que a nossa profissão é diferente do nosso negócio, e para enriquecer você deve se focar nessas duas coisas.
A sua profissão faz com que você ganhe dinheiro, que não irá durar muito tempo. Já o seu negócio diz respeito aos seus ativos, e não à sua renda.
Nunca ignore o seu próprio negócio, foque-se em investir cada vez mais em ativos sólidos. Comece investir o quanto antes, mesmo que você ainda seja um jovem morando com os pais.
Além disso, você deve se policiar para nunca comprar coisas desnecessárias antes de se tornar rico.
Kiyosaki também fala que uma das maneiras de pagar menos impostos é se tornando dono de uma empresa porque assim você pagará seus impostos como pessoa jurídica.
Mente > Dinheiro
A sua mente é mais importante que o dinheiro.
A sua mente é seu maior ativo. Por isso, para que você não seja eternamente uma pessoa conservadora e preocupada com riscos, aprenda muito sobre finanças. Estude sobre contabilidade, investimentos e direito.
Segundo Kiyosaki, um investidor que constrói o próprio portfólio tem muito mais probabilidade de enriquecer do que um investidor que adquire pacotes de investimento.
Para se tornar um investidor de sucesso, aprenda a identificar oportunidades deixadas de lado pelos outros, explorar estratégias criativas, escolher seus mentores com muita sabedoria e trabalhar com pessoas mais inteligentes do que você.
Habilidades de Riqueza
É também muito importante que você desenvolva habilidades capazes de torná-lo rico: comunicação, marketing, vendas e negociação.
Não trabalhe somente para ganhar dinheiro, mas também para aprimorar e desenvolver capacidades.
Muitas vezes, optar por um emprego que fornece maiores oportunidades de aprendizado é capaz de expandir as suas competências e aumentar o seu potencial de ganhos.
5 Atitudes Destrutivas
Kiyosaki também fala a respeito das 5 atitudes que impedem pessoas financeiramente inteligentes de construir ativos: medo, cinismo, preguiça, maus hábitos e arrogância.
Ele conta que pessoas ricas já perderam dinheiro. O melhor jeito de enfrentar o medo de perder dinheiro é começar desde cedo e se planejar.
Além disso, é preciso parar de desconfiar de todas as oportunidades de investimento porque você pode estar perdendo excelentes chances de expandir o seu patrimônio.
Para perder a preguiça você deve perguntar para si mesmo o que você vai ganhar ao investir inteligentemente.
Os maus hábitos podem acabar com as suas finanças. Uma dica importantíssima nesse sentido é criar o excelente hábito de pagar a si mesmo primeiro. Isso ainda vai obrigá-lo a ser criativo para encontrar jeitos de gerar rendas adicionais e pagar suas contas.
Por último, a atitude mais produtiva é sempre ser humilde e aprender sobre o dinheiro, ao invés de pensar que sabe tudo.
10 Passos Para Acordar
Seu Gênio Financeiro
1º Passo:
Seus Reais Motivos
O primeiro passo é descobrir quais são os seus reais motivos para querer enriquecer e entender o que você não quer mais ser obrigado a fazer.
Por que você quer se tornar rico? O que você não aceita mais, de maneira nenhuma, ser obrigado a fazer na vida?
2º Passo:
Escolher Como Investir
Todos os dias você pode escolher.
Você pode escolher como vai investir cada centavo que ganha na vida. Você vai investir em um passivo ou em um ativo?
A escolha está nas suas mãos e ela determina quem você vai se tornar.
Além disso, escolha também como utilizar o seu tempo. Investir tempo para se educar financeiramente é sinônimo de utilizar produtivamente as suas horas livres.
3º Passo:
Escolher Suas Amizades
O terceiro passo consiste em escolher sabiamente as suas amizades.
Você deve buscar conseguir extrair o melhor conhecimento que cada um de seus amigos pode ensinar para você sobre dinheiro.
Faça um esforço consciente para aprender com todos os seus amigos.
4º Passo:
Fórmulas de Multiplicação
Aprenda várias fórmulas para multiplicar o seu dinheiro. Procure pelas fórmulas que você possa aprender rapidamente. Após aprender sobre uma delas, parta para a próxima.
Se você ganha pouco ou está cansado do que faz, procure por outra fórmula para ganhar dinheiro.
5º Passo:
Disciplina Para Pagar-se Primeiro
Seja disciplinado para pagar primeiro a si próprio.
Se não desenvolver a autodisciplina necessária para controlar a si mesmo, dificilmente você conseguirá enriquecer.
Para conseguir pagar primeiro a si mesmo baseie-se em duas regras:
- Seja fiel ao lema de pagar a si mesmo primeiro. Mesmo em um aperto, invista o dinheiro.
- Não se endivide e, se por ventura se endividar, nunca utilize seus investimentos ou sua poupança para pagar as dívidas, mas use a sua criatividade para encontrar novas formas de ganhar dinheiro e pagar o que você deve.
6º Passo:
Pesquisar e Pagar Bem Seus Corretores
O sexto passo consiste em pesquisar e pagar muito bem os seus corretores. Um bom corretor é aquele que também investe e dedica tempo para ensiná-lo. Um excelente corretor vai ajudá-lo a enriquecer, por isso você deve pagar o que ele merece.
7º Passo:
Tempo de Retorno
Pergunte-se quanto tempo vai demorar para recuperar o seu dinheiro quando estiver pensando em investir em um determinado ativo. Esteja atento à capacidade de retorno financeiro.
Muitas vezes, você pode investir até “de graça” em um ativo.
Por exemplo: imagine investir em ações de uma empresa que, por algum motivo, você saiba que se elevarão.
Você investe nas ações, os preços das mesmas sobem, você vende um pouco das suas ações apenas para conseguir a soma inicial investida e para de se preocupar com as flutuações de mercado.
O que vier é lucro e, tecnicamente, você investiu de graça.
8º Passo:
Use o Luxo Como Motivação
Use a sua vontade de comprar itens luxuosos como motivação para investir em ativos. Seja mais esperto que o dinheiro e faça ele trabalhar por você. Não trabalhe a vida inteira pelo dinheiro.
9º Passo:
Seguir Grandes Investidores
Encontre e siga grandes investidores. Aprenda com os maiores investidores do mundo, leia o que eles escrevem, ouça o que eles falam, entenda como eles pensam e agem.
Tenha heróis para se inspirar.
10º Passo:
A Lei da Reciprocidade
Entenda o poder da lei da reciprocidade. Se você deseja alguma coisa, primeiro é preciso dar. Ensine e você receberá.
Sempre que você sentir falta de algo em sua vida, primeiro doe. Porque depois aquilo que você doou retornará aos montes para você, sejam sorrisos, amizade, dinheiro ou amor.
O mais importante de tudo neste momento é que você comece a sua jornada em direção à riqueza financeira, mesmo que com uma pequena atitude.
Aja e comece imediatamente.
Resumo do Livro Pai Rico Pai Pobre
E aí, gostou do resumo do livro Pai Rico Pai Pobre?
Qual é a sua opinião sobre o livro?
Se você deseja comprar o livro, compre aqui agora.
Se quiser ler o próximo resumo, leia o resumo do livro Ansiedade.
E para baixar de graça o meu livro digital, As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites, clique aqui agora.