Resumo do Livro Sonho Grande (Cristiane Correa)

Resumo do Livro Sonho Grande (Cristiane Correa) 1No resumo do livro Sonho Grande você vai conhecer os grandes ensinamentos do maior empreendedor do Brasil.

Sonho Grande conta a história do homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, que junto com seus dois sócios, Beto Sicupira e Marcel Telles, criou em menos de 40 anos um império bilionário e se projetou mundialmente ao comprar marcas icônicas americanas como Heinz, Burger King e Budweiser.

Além disso, o trio de empreendedores criou o Banco Garantia, comprou as Lojas Americanas, a cervejaria Brahma, que após aquisições e fusões se tornou a maior cervejaria do mundo, a AB InBev, criou a Fundação Estudar, fundou a GP Investimentos, a 3G Capital, entre outros grandes feitos.

Cristiane Correa, autora do livro Sonho Grande, por muitos anos tentou entrevistar o trio de ouro do empreendedorismo brasileiro, mas não conseguiu.

Sendo assim, o livro é o resultado de uma grande pesquisa e entrevista com mais de 100 pessoas, incluindo até mesmo Warren Buffett.

Meu amigo – e agora sócio – Jorge Paulo e sua equipe estão entre os melhores homens de negócios do mundo. Ele é uma pessoa fantástica e sua história deveria ser uma inspiração para todos os brasileiros, assim como é para mim.

Warren Buffett

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

PSDs

Resumo do Livro Sonho Grande (Cristiane Correa) 3

Desde quando Jorge Paulo Lemann fundou o seu primeiro negócio, ele tinha um lema: contratar os famosos PSDs.

PSD é uma sigla em inglês que significa Poor, pobre; Smart, inteligente; e Desire to get rich, desejo de enriquecer.

Os profissionais contratados eram aqueles que estavam realmente preparados para fazer o negócio acontecer. O perfil dos profissionais buscados por Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles era o de jovens inteligentes e ambiciosos. Trabalho em primeiro lugar, isso era muito valorizado pelo trio empreendedor.

Banco Garantia

Resumo do Livro Sonho Grande (Cristiane Correa) 5

O banco Garantia, comprado inicialmente como a correta de valores Garantia por Jorge Paulo Lemann na década de 1970 e depois transformado em banco, era um banco de investimentos que sempre valorizou profissionais workaholics, pessoas que passavam, literalmente, o dia inteiro trabalhando.

No banco Garantia, os profissionais que sobreviviam eram aqueles que deixavam de lado a vida pessoal para perseguir uma carreira profissional de altíssimo crescimento.

Meritocracia e Partnership

Resumo do Livro Sonho Grande (Cristiane Correa) 7

Duas grandes características do Garantia para atrair e reter os maiores talentos eram a meritocracia e o sistema de partnership.

Através da meritocracia as pessoas cresciam e eram promovidas conforme as suas contribuições para a empresa, além de que os bônus eram extremamente altos.

Já o sistema de partnership significava que os melhores dos melhores tinham a opção de se tornarem sócios da empresa.

Naquela época isso era um tanto incomum no Brasil, mas Jorge Paulo Lemann, que estudou em Harvard, entendeu que esse era o modelo de empresa que precisava construir.

Ele sabia que quando alguém se sente “dono do negócio”, a pessoa se torna altamente motivada e comprometida.

Para Lemann e seus sócios, recrutar as pessoas certas era crucial para criar uma empresa realmente grande, porque sozinho ninguém cria um grande negócio.

Além disso, outro dos lemas dos empresários era treinar e manter os excelentes profissionais na empresa. Diplomas e títulos não eram necessários, desde que a empresa fosse capaz de treinar adequadamente os funcionários.

20-70-10

Resumo do Livro Sonho Grande (Cristiane Correa) 9

Na época do banco Garantia, o trio brasileiro implacável de empreendedores utilizava na empresa o sistema 20-70-10, adotado por Jack Welch, CEO da General Electric.

O sistema funcionava da seguinte forma: anualmente a companhia concedia prêmios para os 20% melhores profissionais, 70% continuavam trabalhando na empresa e os 10% piores eram demitidos.

Isso fazia com que os melhores trabalhadores tivessem segurança, além de fazer com que aqueles que não estavam na melhor forma se esforçassem para performar em alto nível.

Os 10% demitidos não eram profissionais ruins, apenas não eram os melhores para trabalhar no banco Garantia.

O Garantia era comandando por fortes líderes, pessoas que sonhavam grande, sabiam correr riscos e agir nos momentos certos.

Frugalidade, Informalidade, Simplicidade

Resumo do Livro Sonho Grande (Cristiane Correa) 11

Outras características marcantes de Jorge Paulo, Beto Sicupira e Marcel Telles eram a frugalidade, a informalidade e a simplicidade. Todos preferiam trabalhar com roupas casuais e prezavam pelo corte de gastos em tudo que fosse possível.

Luxo e extravagâncias nunca existiram nos negócios dos empresários. Eles sabiam que a redução de custos aumentava o lucro e maximizava o valor dos acionistas.

As empresas do trio não tinham paredes, as pessoas dividam as mesas e todos, não importando a hierarquia, trabalhavam em uma área comum.

Copiar, Fluxo de Caixa, Métricas

Resumo do Livro Sonho Grande (Cristiane Correa) 13

Mais uma regra de sucesso de Jorge Paulo Lemann era copiar o que funcionava. Tudo o que ele aprendia com empresas similares americanas, era implementado em suas empresas brasileiras.

Junto com um time formado por talentos, criar um sistema replicável que permitia o rápido crescimento da empresa era um grande foco de Jorge Paulo e seus sócios.

Meritocracia, fluxo de caixa em dia e métricas para melhoria contínua eram 3 pilares que solidificavam todas as empresas do grupo.

Sócios Diferentes

Resumo do Livro Sonho Grande (Cristiane Correa) 15

Além disso, para que uma parceria funcione tão bem por décadas, como a do trio brasileiro, é necessário buscar sócios com perfis diferentes, pessoas que compartilhem dos mesmos valores, mas que se complementem.

Estilos diferentes, visão única, visão de longo prazo. Não infle o ego lutando por crédito, mas sim pelos resultados da empresa. O mérito das vitórias sempre é de todos.

Escalabilidade, Dinheiro, Riscos

Resumo do Livro Sonho Grande (Cristiane Correa) 17

Para uma empresa continuar crescendo sem parar, é preciso ter ganhos de escala, pois a escala permite comprar com custos reduzidos.

O dinheiro deve sempre se manter em movimento com o intuito de desenvolver cada vez mais o negócio.

Além do mais, assumir riscos é importante para uma empresa conseguir resultados fora da curva. Profissionais que corriam riscos por contra própria sempre foram valorizados nas empresas de Jorge Paulo Lemann.

As pessoas sonham alto quando têm a certeza de que não serão penalizadas caso alguma coisa dê errado, desde que elas executem tudo conforme o planejado.

Aquisições e Reinvestimento

Resumo do Livro Sonho Grande (Cristiane Correa) 19

Comprar rivais e iniciar novos negócios sempre foi uma forte característica de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.

Quando uma empresa tem muito dinheiro parado no caixa, é preciso encontrar oportunidades para adquirir competidores ou iniciar novos empreendimentos.

Sempre que adquiriam novas empresas, Jorge Paulo Lemann e seus sócios mandavam os melhores profissionais para assumir novos cargos e implementar a cultura certa na no novo negócio.

A história de Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles, vale a pena ser estudada a fundo.

O sucesso que o trio obteve em grande parte de suas iniciativas empreendedoras é indiscutível. Além de lições importantíssimas sobre negócios, podemos aprender lições fundamentais para a vida com o primeiro, terceiro e quarto homens mais ricos do Brasil.

Resumo do Livro Sonho Grande

E aí, gostou do resumo do livro Sonho Grande?

Qual é a sua opinião sobre o livro?

Se você deseja comprar o livro, compre aqui agora.

Se quiser ler o próximo resumo, leia o resumo do livro 10% Mais Feliz.

P.S.: Para baixar de graça o meu livro digital, As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites, clique aqui agora.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

11 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket