Como Ter Mais Energia: 15 Dicas Altamente Aplicáveis

Cada vez mais a vida exige que você estude, trabalhe e produza em alta performance.

Mas, ao mesmo tempo, parece que você tem cada vez menos energia para desempenhar as atividades do dia a dia, não é mesmo?

Em muitos dias você acorda cansado, com pouca força de vontade, sem disposição e energia.

Nessas horas, a vontade de ficar na cama e mandar tudo para o espaço é muito grande, mas devido a todas as suas obrigações, simplesmente você não pode fazer isso, mesmo que você queira muito.

Portanto, o que você deve fazer não é fugir das atividades e procrastiná-las até não poder mais, porque isso é terrível e só atrasa a sua vida.

O que você deve fazer é entender como ter mais energia e disposição no dia a dia para que você consiga, de fato, realizar tudo o que precisa, da maneira que precisa e no tempo que você tem disponível.

Isso é possível e você pode conseguir.

Se você quiser entender, de uma vez por todas, o que fazer para ter mais energia, é exatamente isso o que você vai aprender agora através de 15 dicas simples.

ATENÇÃO
Antes de continuar você pode baixar gratuitamente o livro As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Engrandece.com

*Você prefere este conteúdo em áudio, vídeo ou texto?*

Fique à vontade para escolher 🙂

Áudio


Vídeo

Texto

Como Ter Mais Energia e Disposição no Dia a Dia

1. Controlar o Estresse

O estresse consome grande parte da sua energia, por isso você precisa evitá-lo a todo custo.

Se relacionar com pessoas queridas, entrar em um grupo de apoio ou começar a fazer psicoterapia pode ajudar você a eliminar o estresse da sua vida.

Além disso, terapias de relaxamento como a meditação e o ioga podem te ajudar muito a relaxar e reduzir o estresse.

2. Definir Prioridades

Uma das razões da fadiga é o excesso de atividades, todas as suas tarefas relacionadas ao trabalho, família e vida social.

Por isso, para ter mais energia, aprenda a definir prioridades.

O que é mais importante para você?

Não tente fazer tudo, faça aquilo que realmente vale a pena ser feito.

Quando você age dessa maneira, além de economizar grande parte da sua energia, você ainda faz as coisas da forma mais eficaz possível.

3. Realizar Exercícios Físicos

O exercício físico alivia o estresse, relaxa, acalma e faz com que você durma melhor.

Além disso, o exercício físico faz com que o seu corpo libere epinefrina e norepinefrina que, em quantidades moderadas, fazem com que você se sinta energizado.

Se você é muito sedentário, até mesmo uma caminhada moderada pode gerar benefícios.

4. Parar de Fumar

Você já está cansado de saber que o cigarro diminui bastante a sua saúde, além de aumentar muito a sua chance de desenvolver câncer.

Mas o que você pode não saber é o que o cigarro drena a sua energia e pode causar insônia.

A nicotina no tabaco é estimulante, por isso ela acelera a frequência cardíaca, aumenta a pressão sanguínea e estimula as ondas cerebrais que elevam o estado de vigília, o que dificulta o sono.

Por isso, para conseguir acabar com este vício problemático, uma boa ideia inicial é parar de fumar pelo menos pela noite, porque isso fará com que você consiga dormir melhor e tenha mais energia.

5. Evitar Picos de Insulina

Quando você faz uma grande refeição, com muitos carboidratos simples, o pâncreas eleva a insulina, para que ela estabilize o açúcar no sangue.

Carboidratos refinados, de alto índice glicêmico, geram um pico de energia seguida por uma brusca queda da mesma.

Por isso, ingerir carboidratos de baixo índice glicêmico, cujos açúcares são absorvidos mais lentamente, além de rechear o seu prato com verduras, vegetais fibras e proteína, fará com que você tenha um pico de insulina menor e, por consequência, um nível de energia mais estável, sem altos e baixos.

6. Limitar o Consumo de Álcool

O álcool desidratada o seu corpo, o que, naturalmente, suga a sua energia. O álcool impede que vitaminas e minerais sejam bem absorvidos pelo seu corpo, o que, também, diminui a sua energia.

O álcool pode embaralhar a sua mente, o que, por consequência, também diminui a sua capacidade mental e cerebral.

Enfim, eu poderia falar bastante dos malefícios do álcool para a sua energia, mas acredito que você já sabe disso.

Não consuma álcool em dias que você precisa de muita energia e também nos dias anteriores aos dias que você precisará performar no seu máximo.

7. Beber a Quantidade de Água Ideal

Talvez você também se pergunte o que tomar para ter mais energia, não é verdade?

Bem, dica mais clichê do que essa é impossível.

Mas fazer o quê?

Se o seu corpo não tem fluidos, um dos primeiros sinais é uma sensação de fadiga. Por isso você precisa beber água.

E quanto você precisa ingerir de água por dia?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, de 30 a 50ml de água por quilo corporal.

Ou seja, se você pesa 70kg, precisa ingerir de 2,1 litros até 3,5 litros de água todos os dias, dependendo da sua rotina.

8. Beber Café na Hora Certa

Grande parte das pessoas, logo depois de acordar toma aquele belo café preto, com ou sem açúcar.

Eu entendo bem quem faz isso, porque por muito tempo eu também fiz parte desta turma.

O problema é que, na verdade, beber café de manhã cedo não é a melhor coisa a ser feita. Porque, dessa forma, você acaba queimando a largada.

Quando acorda, naturalmente, os seus níveis de energia estão mais altos, então não faz sentido ingerir café de manhã cedo.

Você deve ingerir a cafeína de maneira estratégica, ou seja, naquele momento em que você sente menos energia.

A melhor hora para você tomar café pode ser no final da manhã, para dar aquele gás extra no final do período de produção pré-almoço, depois do almoço, para combater aquela sonolência característica que muitos sentem ou no meio da tarde, para aumentar a sua energia quando ela está começando a cair.

Porém, tome cuidado para não ingerir cafeína em até 6 horas antes de dormir porque ela pode causar insônia, o que acabará com a sua energia no dia posterior.

9. Cuidar Com os Cochilos

Quem não gosta de dar uma cochiladinha, principalmente apertando o botão soneca, logo pela manhã, ou depois daquele almoço farto?

O problema é que o cochilo pode ser uma faca de dois gumes porque ao mesmo tempo em que pode ser revigorante, pode acabar com a sua energia.

Se você for cochilar, não faça isso por mais de 20 minutos.

Quando você cochila por mais de 20 minutos, pode entrar em um estágio de sono que, quando você é acordado, volta sem nenhuma energia.

E isso vai acabar com o resto do seu dia.

Portanto, se você gostar muito de cochilar, programe o seu relógio para despertar em no máximo 20 minutos.

10. Se Expor ao Sol

Se for possível para você, logo que acordar, se exponha ao sol.

A luz do sol faz com que o seu corpo entenda que o dia chegou e faz com que o seu corpo pare de produzir melatonina, um hormônio que induz o nosso sono.

Além do mais, o sol estimula a sua produção de vitamina D, um hormônio que desempenha inúmeras funções no nosso organismo e, certamente, aumenta muito o seu nível de energia.

11. Suplementar

Quando você está sob muito estresse, certos nutrientes importantíssimos podem se esgotar no seu organismo, como vitaminas do complexo B e magnésio.

Portanto, se você vem se sentindo muito cansado, estressado e sem energia, faça um teste e comece a suplementar com vitaminas do complexo B e magnésio, que ajuda a acalmar o seu sistema nervoso e deve ser ingerido pela noite.

Além disso, você também pode experimentar a Rhodiola rosea, que é uma erva adaptógena e ajuda a eliminar o estresse a fadiga.

12. Mudar a Forma de Relaxar

Se você costuma relaxar fazendo sempre as mesmas coisas, como maratonar no Netflix durante o final de semana inteiro, renove a sua forma de relaxar.

Faça diferente, procure outra atividade para que você possa obter relaxamento.

Uma grande ideia é sair para passear na natureza, respirar ar puro e fresco, em um local que contenha muitas árvores.

Passar um tempo na natureza diminui a pressão arterial e melhora a saúde mental.

13. Socializar Diariamente

As conexões sociais são extremamente importantes para que você mantenha uma boa saúde, inclusive, fundamentais para que você seja feliz.

Em áreas do mundo com taxas extraordinariamente baixas de doenças e um elevado número de pessoas que passam dos 100 anos de idade, um dos fatores comuns é uma forte rede social.

De fato, as pessoas que tem redes sociais fortes têm mais saúde física e mental à medida que envelhecem.

E quando eu falo redes sociais, são redes sociais reais, não as redes sociais da internet.

Sempre que você estiver cansado e desanimado, socialize com outras pessoas. Isso aumentará muito o seu nível de energia.

14. Tomar um Banho Frio

Você já ouviu falar dos benefícios do banho frio?

Tomar um banho frio pela manhã pode aumentar os seus níveis de energia porque ele aumenta a sua atenção e melhora a sua circulação.

A água fria proporciona alívio de ansiedade, depressão, dor, inflamação, pode aliviar o estresse e aumentar a produtividade.

15. Fortalecer a Sua Mente

A energia, além de ser física, é muito mental.

Quanto mais energia mental você conseguir desenvolver, mais energia física você terá.

A energia mental, na verdade, é força de vontade pura. Quando desenvolve força de vontade, você desenvolve energia para tudo na sua vida.

Para desenvolver a sua força de vontade, desenvolva alguma força íntima. Uma força íntima é uma atividade que você faz metodicamente, todos os dias, no mesmo horário e no mesmo local, mesmo que você queria ou não realizá-la.

Com o passar do tempo, quanto mais você fizer a atividade quando não quiser fazer, mais força de vontade e, por consequência, energia, você desenvolverá em si mesmo.

Conclusão

Como você percebeu, não existe mistério nenhum para que você entenda como ter mais energia e disposição no dia a dia.

Na verdade, viver com bastante energia não passa de adotar os hábitos certos. Se hoje você está sem energia, muito provavelmente, adotou os hábitos errados.

Não é normal se sentir, na maior parte do tempo, sem energia. Por isso, se você vem sentindo muita indisposição há muito tempo, faça mudanças de hábitos.

Tudo o que eu falei aqui, certamente, caso seja realizado, aumentará bastante a sua energia.

O que você nunca pode fazer é aceitar viver sem energia e não fazer nada para mudar.

Porque viver sem energia é como morrer por dentro, a vida perde a graça e o sentido.

Não aceite viver sem energia, viva com muita energia, porque qualquer um pode conseguir atingir um grau altíssimo de energia no dia a dia.

Como eu falei no último tópico, a energia é muito mental.

Por isso, se você quiser aprender como fortalecer a sua mente, e também mudar os seus hábitos, eu te convido a baixar de graça aqui o meu livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites.

Grande abraço!

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Não existem limites, existe conhecimento. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
WhatsApp