Por Que Você Sente Insatisfação Com a Vida e o Que Fazer?

Você tem um emprego, um teto para dormir, comida na mesa e bons amigos?

Então você tem uma vida ótima e muitas pessoas gostariam de estar no seu lugar.

Mas mesmo que tudo pareça perfeito externamente, internamente você sente uma insatisfação pessoal constante?

Por que será que, lá no fundo, parece que alguma coisa falta na vida? Por que sentimos insatisfação com a vida, sendo que não nos falta nada?

Porque se você está lendo este artigo, você tem acesso à internet. E se você tem acesso à internet, me desculpe, mas você tem uma boa vida.

Não falta nada para você. Não falta nada para nós.

Apesar disso, uma pesquisa feita pelo IBOPE, em 2016, mostrou que a satisfação do brasileiro com a vida é a menor desde 1999.

Por que parece que, não importa o que você faça, o sentimento de insatisfação sempre se mantém presente?

E mais importante, como lidar com a insatisfação? Como é possível se satisfazer com a vida?

Leia o artigo para entender tudo isso.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Por Que Somos Eternos Insatisfeitos?

Por Que Você Sente Insatisfação Com a Vida e o Que Fazer? 1

Quando somos crianças, queremos ganhar um brinquedo. Quando ganhamos o brinquedo, logo a felicidade vai embora e passamos a desejar outro brinquedo.

Quando somos jovens pré-adolescentes, queremos entrar na adolescência o quanto antes.

Quando estamos no ensino médio, queremos entrar o mais rápido possível na faculdade. Quando nos formamos na faculdade, queremos arranjar um grande emprego.

Quando arranjamos um emprego, queremos uma promoção. Com a promoção, queremos um comprar um bom carro. Depois uma boa casa. E depois queremos viajar.

E aí, quando já estamos mais velhos, lembramos do tempo que éramos mais jovens e pensamos em como seria bom voltar para a juventude.

Mas lá na juventude, queríamos envelhecer.

Não é?

E depois? O que nós queremos? Aliás, por que sempre existe um depois?

Se você sente insatisfação com a vida, saiba que você não está sozinho. Não é um “privilégio” dos brasileiros, mas dos seres humanos.

Afinal, por que nunca nos satisfazemos?

Existem algumas respostas para essa pergunta.

O Mito da Felicidade

Por Que Você Sente Insatisfação Com a Vida e o Que Fazer? 3

Por Que Você Sente Insatisfação Com a Vida e o Que Fazer? 5No livro O Mito da Felicidade, a filósofa Jennifer Michael Hecht afirma que experimentamos diferentes tipos de felicidade, mas muitas vezes eles não se complementam e até entram em conflito.

Por exemplo, você quer ser bem-sucedido na carreira, na vida amorosa, na saúde e nos seus relacionamentos sociais.

Mas, na maioria das vezes, é difícil conciliar tudo ao mesmo tempo e você acaba pendendo mais para um lado do que para o outro.

Para que você seja bem-sucedido no trabalho, é preciso em muitas ocasiões deixar de lado os amigos ou até viagens de férias com a sua mulher ou marido.

Por isso se torna difícil ser simultaneamente feliz em todas as áreas da vida. Quando a felicidade em uma área da vida aumenta, ela abaixa em outra.

São essas partes incongruentes que geram insatisfação com a vida, a sensação de que falta alguma coisa.

Princípio de Pollyanna

Por Que Você Sente Insatisfação Com a Vida e o Que Fazer? 7

Psicólogos identificaram um conceito chamado de Princípio de Pollyanna.

Segundo o princípio, nós lembramos mais das informações agradáveis do que das informações desagradáveis do passado.

Quando eu era criança, era tudo tão bom. Quando eu estava na faculdade, a vida era maravilhosa. Quando eu morava em tal lugar, eu era feliz. Quando eu fazia isso, quando eu fazia aquilo...

Ou seja, você pode lembrar que quando estava na faculdade você tinha muitos amigos e a sua única preocupação era passar de semestre.

Mas você esquece que tinha pouco dinheiro, nenhuma liberdade financeira, passava duas horas por dia dentro de um ônibus e dividia uma casa com mais 5 pessoas.

Facilidades e Escolhas

Por Que Você Sente Insatisfação Com a Vida e o Que Fazer? 9

Para Eugenio Mussak, médico, escritor, palestrante e professor, a insatisfação é uma característica que se encontra na origem do desenvolvimento humano. Para Mussak, a insatisfação é positiva, porque fez o ser humano se movimentar para evoluir.

O problema é que, com todas as facilidades do mundo moderno, os padrões de satisfação se elevaram demais e a nossa exigência de satisfação aumentou drasticamente.

E todas as facilidades também nos permitem fazer muitas e muitas escolhas.

Por Que Você Sente Insatisfação Com a Vida e o Que Fazer? 11Para o psicólogo Barry Schwartz, autor do livro O Paradoxo da Escolha, mais é menos.

Para Barry, que também abordou o assunto em uma palestra do TED, quanto mais escolhas você tem, mais paralisado e infeliz você se sente.

Como dizia o vocalista Chorão da banda Charlie Brown Jr., cada escolha traz uma renúncia. Só que, no mundo atual, para cada escolha que fazemos, renunciamos a centenas de outras. E isso gera insatisfação.

O Ponto de Equilíbrio da Felicidade

Por Que Você Sente Insatisfação Com a Vida e o Que Fazer? 13

A felicidade tende a estagnar em um ponto de equilíbrio.

É isso o que a teoria da adaptação hedônica sugere.

A adaptação hedônica é tendência que o ser humano tem para retornar rapidamente a um nível de felicidade relativamente estável, apesar de acontecimentos extremamente negativos ou positivos que possam ocorrer.

Por exemplo, ganhar na loteria ou sofrer um grave acidente, por mais incrível que pareça, são eventos que não alteram o nível de felicidade de uma pessoa em longo prazo, em função da adaptação hedônica.

Os seres humanos tendem fortemente a manter um nível médio de satisfação na vida. Independentemente dos eventos positivos ou negativos, nós sempre retornamos ao nível mediano de felicidade.

Esteira Hedônica

Por Que Você Sente Insatisfação Com a Vida e o Que Fazer? 15

Outro fenômeno que gera a insatisfação com a vida é a esteira hedônica, conceito modificado da adaptação hedônica, baseado na idealização da felicidade futura.

Os desejos nunca acabam.

O salário maior vai gerar satisfação, o carro do ano vai gerar satisfação, o apartamento novo vai gerar satisfação, mudar de cidade vai gerar satisfação, a viagem dos sonhos vai gerar satisfação, e assim por diante.

Só que quando você concretiza um objetivo o prazer da conquista rapidamente passa e a insatisfação volta, como sempre.

Assim você sempre coloca mais um objetivo futuro que teoricamente o fará feliz. Mas quando quando você chega lá, a mesma coisa acontece.

Estamos sempre visando outro prazer futuro que teoricamente nos trará felicidade. Imagine um hamster dando voltas em uma rodinha. É mais ou menos isso o que acontece.

Como Lidar Com a Insatisfação Com a Vida

Por Que Você Sente Insatisfação Com a Vida e o Que Fazer? 17

Entenda que não há como ser 100% feliz em 100% do tempo. A felicidade perpétua é uma utopia e acabaria com a sua vontade de realizar qualquer coisa na vida.

Mas mesmo que a insatisfação com a vida sempre tenda a existir, você não pode se resignar, ou seja, aceitar a situação passivamente.

Você tem que agir para ser o mais satisfeito e feliz possível.

É por isso que eu vou mostrar 5 dicas essenciais para que você se torne o mais satisfeito possível.

1ª Dica
Onde Está?

Por Que Você Sente Insatisfação Com a Vida e o Que Fazer? 19

Você já parou para pensar o porquê você está insatisfeito?

Onde está a insatisfação da sua vida?

Como entendeu anteriormente, a insatisfação com a vida pode ser gerada porque vivemos vários tipos de felicidades. E quando uma está em alta, outras podem estar em baixa.

Então qual é hoje a sua grande insatisfação?

Será que você tem um ótimo emprego, mas a sua vida amorosa vai de mal a pior? Ou você tem uma vida sexual ativa, mas o seu emprego é um inferno?

Se o seu caso for o trabalho é preciso aprender a lidar com a insatisfação profissional.

Mas se não for o seu caso, qual é então?

Depois de descobrir qual é a parte que atualmente gera maior insatisfação na sua vida, pense mais a respeito.

Como você ficaria satisfeito? O que faria você se sentir satisfeito?

Crie estratégias para gerar satisfação na área da sua vida que está em baixa agora.

Mas lembre-se sempre que, na busca pela satisfação, uma área sempre vai falar mais alto do que as outras. E quando você começar a priorizar fortemente uma das áreas, as outras inevitavelmente podem baixar.

Por isso é preciso buscar o equilíbrio de satisfação entre todas as áreas mais importantes da sua vida. Mesmo que, de tempos em tempos, você tenda a priorizar mais uma delas, não se pode deixar de dar atenção para as outras.

É o jogo do equilíbrio.

Você precisa aprender a equilibrar os pratos da vida.

2ª Dica
Controle Interno

Por Que Você Sente Insatisfação Com a Vida e o Que Fazer? 21

A satisfação da sua vida jamais pode estar atrelada a pessoas ou situações. Quando você baseia a sua satisfação pessoal no mundo externo, você se torna altamente insatisfeito porque não há como controlar pessoas ou situações.

Se respondeu ao questionamento do item passado você pode ter dito que a insatisfação está no seu casamento porque a sua mulher não faz isso ou aquilo, ou porque o seu marido tem determinadas atitudes. Ou ainda, que a insatisfação está no seu ambiente de trabalho, que é muito ruim.

Mas você não pode controlar outra pessoa ou situação. E quando você tenta insistentemente controlá-los, você gasta energia à toa e constantemente se frustra, porque em muitas ocasiões as pessoas não vão agir como você quer e as coisas não vão acontecer da maneira que você deseja.

Então é preciso desenvolver o seu autocontrole, o controle interno. Você precisa aprender a controlar como você se sente e age em relação à outra pessoa ou situação.

Muitos estudos apontam que estar no controle de si mesmo faz com que você aumente gradativamente o seu nível de satisfação com a vida.

3ª Dica
Divirta-se Com Seus Amigos

Por Que Você Sente Insatisfação Com a Vida e o Que Fazer? 23

Quantos amigos você tem?

Você tem o hábito de realizar alguma atividade com os seus amigos, pelo menos uma vez por semana?

Diversos estudos provaram que cultivar amizades e se relacionar com os seus amigos regularmente aumenta consideravelmente a sua satisfação.

É difícil não sentir satisfação quando você está com os seus amigos. Então se hoje você está se sentindo insatisfeito, pense nas suas amizades.

Como são as suas relações sociais? Você tem?

Eu não falo dos colegas do trabalho. Eu não falo de amizades virtuais. Eu não falo de redes sociais. Eu falo de amigos de verdade. Amigos do peito.

Programas reais, cara a cara com os seus amigos. Você tem o hábito?

Além disso, quantos amigos você deixou para trás? Você se lembra de grandes amizades que ficaram no passado? Por que elas ficaram no passado?

Retome as suas antigas e grandes amizades, construa novos e engrandecedores relacionamentos e comece a marcar programas regulares com os seus amigos.

Conviver com os seus amigos aumenta muito a sua satisfação na vida.

4ª Dica
Permaneça em Movimento

Por Que Você Sente Insatisfação Com a Vida e o Que Fazer? 25

Permanecer em movimento significa se manter fisicamente e mentalmente ativo.

Não é novidade que pessoas que se exercitam regularmente sentem mais satisfação com a vida. Isso acontece porque o exercício físico libera um neurotransmissor que justamente injeta satisfação e bem-estar no seu cérebro.

A satisfação e a felicidade são muito mais científicas do que filosóficas. São muito mais reais do que abstratas. Inclusive, eu falo sobre os hormônios da felicidade.

O fato é que a felicidade é química, ela é real. São reações bioquímicas que ocorrem no seu cérebro e que geram o sentimento de satisfação na sua vida. E o exercício físico induz as reações químicas da felicidade no seu cérebro.

E manter-se mentalmente ativo é tão importante quanto ser fisicamente ativo. Se manter ativo mentalmente significa se manter sempre aprendendo coisas novas.

Para se sentir consistentemente satisfeito é preciso manter o seu cérebro ativo, sempre em desenvolvimento

Além disso, quando você se mantém sempre aprendendo e evoluindo, a autoconfiança e o sentimento de realização se mantêm constantemente presentes na sua vida.

Portanto mantenha-se sempre curioso, explorando o mundo. Pessoas curiosas sabem que explorar a curiosidade constantemente é desconfortável. E é este caminho que as torna mais sábias e consequentemente mais satisfeitas.

5ª Dica
Viva o Presente

Por Que Você Sente Insatisfação Com a Vida e o Que Fazer? 27

Talvez a maior causa da sua insatisfação com a vida seja não saber viver o momento presente.

Estamos sempre no passado ou no futuro, pensando em tudo que foi bom e já passou e em tudo que queremos conquistar lá na frente.

Mas isso gera uma grande insatisfação com a vida.

O passado pode gerar ansiedade, angústia e insatisfação porque acreditamos que vivemos tempos bons que não vão voltar mais.

Por outro lado, quando pensamos no futuro sempre existe algum desejo por trás. E o objeto do desejo gera insatisfação, porque não o temos.

A solução, por mais clichê que pareça, é viver no presente.

Pense no presente. Exatamente no momento presente. Sim, neste milésimo de segundo em que você lê estas palavras. Neste milésimo de segundo existe insatisfação? Não!

Não existe insatisfação no momento presente, apenas no passado ou futuro.

Voltar a viver no presente é um treino. Você aprende a se colocar e se recolocar no presente toda vez que sentir que está divagando.

Eu criei um artigo falando como é possível treinar viver no presente.

Dica Extra
Procure Ajuda

Por Que Você Sente Insatisfação Com a Vida e o Que Fazer? 29

Eu tenho uma dica extra para você.

Talvez você não esteja vivenciando apenas a satisfação mediana do ser humano - que sempre sente uma pitada de insatisfação, aquele algo a mais faltando. Muitas vezes, a causa da sua insatisfação com a vida pode ser mais profunda do que você pensa e sabe.

Se for o seu caso é preciso procurar ajuda profissional, como a de um psicólogo ou psicanalista. Infelizmente, a maioria das pessoas cronicamente infelizes se recusam a pedir ajuda. E assim vivem insatisfeitas pelo resto de suas vidas.

Se você acredita que possa ser o seu caso, não deixe que isso aconteça com você. Procure ajuda o mais rápido possível.

Ninguém precisa de ajuda, todos merecem.

Conclusão

A insatisfação com a vida, como você percebeu, é natural do ser humano. Sinceramente, não há como não sentir insatisfação, por todos os fatores apresentados.

Mas isso não quer dizer que você deve aceitar essa condição naturalmente humana sem fazer nada a respeito. Porque se você aceitar, aí sim você vai passar a maior parte da vida como uma pessoa infeliz e insatisfeita.

Entenda porque você está insatisfeito hoje, decida conscientemente acabar com essa insatisfação específica e comece a equilibrar cada vez mais as áreas da sua vida.

Controle-se internamente, permaneça curioso e em evolução, conviva regularmente com os seus grandes amigos, aprenda a viver o presente e, se for o caso, procure ajuda profissional.

Não sentir plena satisfação na vida é normal, só não é normal aceitar essa condição passivamente. Aja, porque só depende de você viver o mais satisfeito possível.

Quais são as suas maneiras para lidar com essa eterna insatisfação do ser humano?

Por favor, me fale aqui embaixo nos comentários!

E se você está comprometido em se desenvolver ao máximo como ser humano, eu te convido a conhecer aqui o meu treinamento online avançado.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket