O Segredo do Sucesso: Por Que Você Precisa Fazer Isso?

Qual é o segredo do sucesso?

Segredos do sucesso realmente existem?

Todo ser humano nasce intrinsecamente desejando ter sucesso. Não há como negar, somos famintos pela vitória e realização.

É uma necessidade interna que eu e você temos.

Eu venho buscando pelo sucesso em múltiplas áreas há mais de 10 anos e, nesse longo processo de desenvolvimento pessoal, eu aprendi muitas coisas.

Eu li centenas de livros, vi inúmeros vídeos, assisti bastante palestras, fui em vários eventos e escutei uma infinidade de áudios sobre sucesso.

Muito é falado sobre sucesso, mas o maior segredo de todos é pouco explicado.

É por isso que eu sei que, se você não aprender o grande segredo do sucesso que eu vou ensinar neste artigo, provavelmente, por mais que conquiste coisas na vida, você nunca vai se sentir verdadeiramente feliz e realizado.

Caso não descubra o grande segredo do sucesso a sua vida pode ter consequências muito piores do que apenas não ser bem-sucedido, porque talvez você se sinta triste e infeliz.

Continue comigo para descobrir do que eu estou falando.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Qual o Segredo do Sucesso na Vida?

Você conhece Abraham Maslow?

Maslow foi um psicólogo americano famoso por criar a Hierarquia de Necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow.

Segundo Maslow, os seres humanos apresentam 5 necessidades básicas:

  1. Necessidades fisiológicas: na primeira e mais baixa camada da pirâmide se encontram as nossas necessidades básicas como a respiração, a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo etc.
  2. Necessidades de segurança: na segunda camada estão presentes as nossas necessidades de segurança, que variam desde você ter uma casa para morar, uma fonte de renda estável e um plano de saúde, por exemplo.
  3. Necessidades sociais: a terceira camada é formada pelas nossas necessidades sociais e amorosas. Precisamos ter bons amigos, fazer parte de um grupo e amar outras pessoas.
  4. Necessidades de estima: a quarta camada representa a nossa necessidade de reconhecimento, tanto o reconhecimento que você sente por si mesmo, o seu amor próprio, como o reconhecimento dos outros perante você.
  5. Necessidades de autorrealização: a quinta e última camada representa a nossa necessidade de autorrealização. Você precisa se sentir realizado porque é assim que se sente pleno. Segundo Maslow, você alcança a autorrealização quando se torna aquilo que pode ser.

O psicólogo afirma o seguinte a respeito da última e mais alta camada da pirâmide:

What humans can be, they must be: they must be true to their own nature! – O que os humanos podem ser, eles devem ser: eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza!

 

Abraham Maslow

Mas o Que Isso Tem a Ver Com o Sucesso?

Tudo!

Cada nível da pirâmide de Maslow representa um nível de sucesso. Só que a maioria das pessoas não consegue chegar ao grande e primordial patamar.

O que surge a sua mente quando você pensa em ter sucesso?

Geralmente, nos imaginamos em um iate bebendo espumante. Sonhamos com uma linda mansão e uma Ferrari na garagem. Pensamos em um armário com as roupas mais caras do mundo. Vislumbramos viagens para a Europa em que ficamos nos melhores hotéis do mundo. E assim por diante, não é verdade?

E eu não estou dizendo que isso não é sucesso, que você não deva almejar viver essa vida. Se esses são alguns dos seus objetivos, ótimo.

O sucesso financeiro também faz parte do sucesso – e eu falo sobre ficar rico daqui a pouco –, mas não é o grande segredo do sucesso.

Coisas não são o que realmente traz felicidade. Família, amigos, boa saúde e a satisfação de fazer alguma diferença positiva são o que realmente importa.

 

Richard Branson

O dinheiro supre as suas necessidades fisiológicas? Algumas sim, outras não. O dinheiro supre as suas necessidades de segurança? Sim, provavelmente todas.

O dinheiro supre as suas necessidades sociais/amorosas? Não de forma legítima. Não há como comprar um amigo ou um amor verdadeiro. O dinheiro supre as suas necessidades de estima? Não legitimamente.

O dinheiro supre a sua necessidade de autorrealização? Não.

A grande questão é que o mais alto nível de sucesso se encontra na autorrealização.

Você pode ser extremamente rico. Mas caso não se sinta autorrealizado, você acredita que alcançou o sucesso?

Ganhar dinheiro é uma felicidade. Mas fazer outras pessoas felizes é uma superfelicidade.

 

Muhammad Yunus

Não importa o quanto você ame a si mesmo, quantos amigos tenha, o quanto se sinta feliz no amor, o quanto se sinta seguro e estável, não importa qual seja o tamanho do seu patrimônio.

Porque enquanto não se sentir autorrealizado você não será capaz de se sentir plenamente bem-sucedido.

E a autorrealização surge quando você se torna aquilo que você pode ser, aquilo que você realmente nasceu para fazer no mundo, de forma que você ajude as outras pessoas através da sua função única no mundo.

Fazer a diferença na vida das pessoas – e ver isso com seus próprios olhos – é talvez a coisa mais gratificante que você vai fazer. Se você quiser desfrutar plenamente a vida, doe. E se você quiser fazer alguma coisa para seus filhos e mostrar o quanto você os ama, a melhor coisa – de longe – é apoiar organizações que irão criar um mundo melhor para eles e seus filhos. Em longo prazo, eles serão beneficiados mais pela sua filantropia do que pelo seu testamento.

 

Michael Bloomberg

Por Que Ajudar Faz Tão Bem?

Acredite, ajudar os outros faz mais bem para você do que para quem é ajudado.

Ajudar traz senso de propósito, pertencimento, felicidade e realização. Você se sente verdadeiramente feliz e autorrealizado quando ajuda os outros.

Ajudar cria conexão e laços fortes, de longo prazo, com as outras pessoas. Laços que muitas vezes geram oportunidades únicas.

Estudos científicos mostram que ajudar os outros:

  • Aumenta o seu bem-estar, saúde e longevidade;
  • Faz você se conectar verdadeiramente com outras pessoas;
  • Eleva a satisfação na sua vida;
  • Amplia a sua sensação de competência;
  • Melhora o seu humor;
  • Livra a sua mente da fixação nos seus problemas;
  • Libera hormônios da felicidade e alegria;
  • Proporciona senso de sentido;
  • Aumenta a sua autoestima;
  • Reduz o estresse.

Para escrever este artigo eu estou dedicando tempo e esforço para entregar o melhor conteúdo que eu posso para você. E eu não estou esperando nada em troca, nem mesmo um obrigado.

Essa é a verdadeira ajuda. Ajudar sem esperar nada em troca, nem mesmo um agradecimento ou elogio.

E por que eu faço isso? Porque eu amo ajudar as pessoas, é assim que eu me sinto verdadeiramente autorrealizado. É assim que eu alcanço o mais alto grau de sucesso, o verdadeiro sucesso. Ajudar me faz feliz, me torna pleno.

Com certeza você já sentiu a sensação de receber um “Obrigado”, por parte de alguém que você ajudou de verdade, quando não estava esperando receber o agradecimento.

Então você sabe que essa sensação não tem preço, é o que realmente deixa você feliz e realizado.

Esse é o grande segredo do sucesso: ajudar os outros.

O melhor modo de encontrar a si mesmo é se perder servindo aos outros.

 

Mahatma Gandhi

Ajudar Pode Torna-lo Financeiramente Rico

Você pode pensar que esse papo de ajudar é muito bonito e gratificante, mas não funciona para você. Não funciona no seu caso porque você tem contas para pagar, precisa sobreviver e nutre muitos desejos materiais.

Você entrou neste artigo com outra intenção, você queria descobrir um grande segredo que é capaz de torna-lo rico financeiramente?

Se a sua resposta foi “Sim”, então você também está no artigo certo.

Além de suprir a sua necessidade de autorrealização, fazendo com que você chegue ao verdadeiro sucesso, o ato de ajudar outras pessoas pode torna-lo financeiramente rico.

Sabe por quê?

Porque o seu sucesso financeiro é proporcional a quantidade de pessoas que você ajuda a ter sucesso. O seu sucesso financeiro é a média do sucesso das pessoas que você ajuda.

A Lei da Reciprocidade

Essa é a lei da reciprocidade: quando você ajuda outras pessoas, as pessoas tendem a ajudar você em troca.

Ao ajudar 100 pessoas, 100 pessoas estarão dispostas a ajuda-lo. Ao ajudar 1.000 pessoas, 1.000 pessoas estarão dispostas a ajuda-lo. Ao ajudar 1.000.000 de pessoas, 1.000.000 de pessoas estarão dispostas a ajuda-lo.

Por que um youtuber famoso, com milhões de visualizações, ganha muito dinheiro? Porque ele ajuda muitas pessoas a mudarem o estado de espírito.

Por que um cantor famoso ganha muito dinheiro? Porque ele gera inúmeros sentimentos e sensações em multidões.

Por que um empreendedor de sucesso ganha muito dinheiro? Porque ele vende produtos que ajudam as pessoas a melhorarem de vida.

Por que os homens mais ricos do mundo são os homens mais ricos do mundo? Porque eles ajudam as pessoas em uma escala global.

É sempre assim. Pesquise a história das pessoas mais ricas do mundo e me mostre alguma delas que não esteja ajudando, direta ou indiretamente, milhões de pessoas.

Você é recompensado de muitas maneiras quando ajuda os outros. Além de sentir a autorrealização máxima, você consegue fazer fortuna ajudando os outros.

Você pode ter tudo o que quiser se fizer esforços para ajudar outras pessoas a terem o que elas querem.

 

Zig Ziglar

O Ciclo do Sucesso

Quanto mais você ajuda, mais se sente bem e mais dinheiro ganha. E quanto mais dinheiro você ganha, maior se torna a sua capacidade de ajudar os outros. Quanto mais pessoas você ajuda, cada vez mais você sente a autorrealização. E assim continua.

É um ciclo que se alimenta sozinho.

Só que não necessariamente você vai se tornar rico ajudando os outros porque você precisa aprender, de alguma forma, a monetizar (eu falo sobre isso daqui a pouco).

Mas antes, grave na sua mente: ao ajudar os outros você vai descobrir o verdadeiro significado de sucesso.

A reação da minha família e minha à nossa extraordinária boa sorte não é de culpa, mas sim de gratidão. Se fôssemos usar mais de 1% dos meus “cheques” para nós mesmos, nem a nossa felicidade nem o nosso bem-estar aumentariam. Por outro lado, os restantes 99% podem ter um enorme efeito sobre a saúde e o bem-estar dos outros. Essa realidade define um caminho óbvio para mim e para minha família: mantenha tudo o que podemos precisar e distribua o resto para a sociedade, para as suas necessidades.

 

Warren Buffett

Give And Take

Adam Grant, pesquisador e professor da Wharton School, apresenta livro Dar e Receber, através de suas investigações pioneiras, uma visão sobre o sucesso diferente das visões tradicionais

Dar e ReceberPor que alguns alcançam o mais alto patamar do sucesso, enquanto que outros vivem uma vida na média?

Para Adam Grant, a chave é a doação. Doar, ao invés de competir, é o grande segredo do sucesso. Grant afirma que as pessoas mais bem-sucedidas são também as mais altruístas e generosas.

O autor apresenta inúmeras histórias de grandes personagens extremamente bem-sucedidos que alcançaram o maior grau do sucesso doando.

E doar não está necessariamente ligado ao dinheiro. Você pode doar conhecimento ou tempo. Você se doa sempre que agrega valor para a vida das outras pessoas.

Sinceramente, não depende apenas da pequena minoria que tem dinheiro de sobra; mudança duradoura exige que todos nós trabalhemos juntos em todos os setores e culturas. Nosso desafio comum não é necessariamente sobre dólares investidos; trata-se de descobrir o uso mais eficiente e eficaz dos nossos recursos e de deixar um legado de esperança para aqueles que virão.

 

Pierre Omidyar

Adam Grant afirma que existem 3 tipos de perfis que definem o nosso jeito de ser:

  • Tomador
  • Compensador
  • Doador

Tomador

O tomador não se doa, ele procura conseguir para si próprio o máximo possível e acredita que a vida é um jogo de soma zero, por isso ele não pensa no coletivo. Para o tomador, para que ele ganhe alguém precisa perder. É a pessoa com a mentalidade ganha/perde, abordada no livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen Covey).

Compensador

O compensador busca o equilíbrio entre doar e receber. Apesar de realizar favores, doar dinheiro, tempo e conhecimento, o compensador doa com a intenção de obter alguma vantagem ou favor futuro. Para que o compensador doe, é necessário que alguma recompensa posterior chegue até ele.

Doador

Já o doador é a pessoa que se doa de forma genuína, sem criar expectativas. Para Grant, o doador também busca os próprios interesses, mas ele se doa mais do que recebe. É a pessoa disponível, solícita, que não espera futuramente receber um favor em troca. O doador tem a intenção de fazer a diferença para melhor.

O livro aborda bastante o lado profissional, mostrando como podemos ter sucesso como profissionais nos tornando doadores, mas os conceitos podem ser muito bem aplicados em todas as áreas da vida.

É um livro, acima de tudo, sobre comportamento humano. Não importa qual seja o tipo sucesso que você esteja buscando, vale a pena ler o livro – e começar a doar. Você vai entender o grande poder de ser um doador.

Então Como Monetizar?

Se você se interessou quando eu disse que você pode ficar rico ajudando os outros, você pode ter pensado: Ok, mas como?”

Você já percebeu como as pessoas vêm se alavancando através da internet? Muitos profissionais que criam conteúdo de valor na internet se tornam autoridades em seus campos e conseguem clientes até “dizer chega”.

Empresas e empresários vêm aumentando o faturamento em alguns dígitos apenas porque passaram a criar conteúdo de valor para as pessoas.

Então qual é a sua função? Qual é o seu trabalho? Quais são os seus hobbies? Quais são os assuntos que você domina ou que gostaria de estudar, praticar e dominar?

Eu recomendo que você comece a se doar para outros, não importa qual seja a sua função.

Você pode começar um canal no Youtube, um blog, uma página no Facebook, uma conta no Instagram, um Podcast.

Crie conteúdo com dicas para a vida das pessoas, solucionando problemas e gerando valor para a vida delas.

E ao mesmo tempo que cria conteúdo, se questione:

Como eu posso vender o meu serviço ou algum produto a partir do meu conteúdo?

Acredite, a lei da reciprocidade funciona. Mas primeiro você precisa ajudar pessoas sem esperar nada em troca.

Conclusão

Não importa o que o sucesso signifique para você, não interessa qual seja a profissão e nem quais sejam as maiores ambições da sua vida.

O fato é que o segredo do sucesso reside no ato de ajudar as pessoas.

Quando se torna um doador você se torna capaz de chegar ao sucesso máximo. Sucesso interno e sucesso externo. Dinheiro e autorrealização. É isso que você consegue quando passa a se doar consistentemente para as outras pessoas.

Eu colei a seguinte frase na parede da minha sala de trabalho:

Eu sou o maior gerador de valor do mundo.

Colei essa frase há algum tempo e leio ela todos os dias, de modo que me conecto cada vez mais com essa missão de ajudar as pessoas. Cada vez mais isso fica mais forte em mim. Cada vez mais eu me doo e ajudo mais.

Você deve gerar valor para o mundo. Gere.

Esse é o grande segredo do sucesso: ajudar. E não porque você quer isso, mas porque você precisa. É intrínseco. Se realmente se empenhar em se doar você pode conquistar tudo o que mais sonha e necessita na vida.

Você concorda com o que foi exposto neste artigo? Discorda?

Para você, qual é o grande segredo do sucesso?

Baixe agora de graça antes que você perca a chance!

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

13 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket